terça-feira, 2 de setembro de 2014

Uma modinha e milhões de motos originais perigosas

Apareceu uma modinha que é sem dúvida uma das piores coisas que você pode fazer em sua moto. 

Farol com pisca embutido.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kdjkBD1i-g8

A adaptação chama a atenção da galera que nem imagina que sua vida pode ir pro ralo (do asfalto) por causa disso.


Além da adaptação no farol original da honda CB 300, também existem no mercado faróis não originais de reposição para outros modelos, incorporando os piscas embutidos (pleonasmo intencional).

Imagem: Pesquisa google

Por que esse tipo de farol é um tremendo perigo?

Porque de dia com o farol alto ligado e de noite com o farol baixo aceso, os piscas junto ao farol ficam totalmente invisíveis para os motoristas.


Você está dando seta, mas ninguém está vendo — adivinha quem é que vai se ferrar?


Por que você acha que a honda nem sequer lançou a CB 300 com piscas integrados, apesar de existirem os pontos para a furação na carcaça?

Por que você acha que em 2014 a honda abandonou o uso do farol com piscas integrados dos modelos Jaspion CG 2009 a 2013, voltando aos piscas afastados do farol?

Por causa disso aqui, ó:


Imagem: Montagem sobre divulgação do lançamento da honda CG modelo 2014

Os novos piscas atendem às normas internacionais, os piscas das CG 2009 a 2013 não atendiam e tinham têm péssima sinalização.

As normas (e o bom senso que faltou para os designers e engenheiros submissos ao design) determinam um afastamento mínimo de 100 mm entre a borda do farol e os piscas para que eles não sejam ofuscados pela luz intensa.

E o modelo Jaspion de piscas integrados no conjunto do farol usado nas CG 2009 a 2013 não atendia a essa legislação internacional.

Motor Vehicle Act Regulations - Canadá e outros países — abra em outra página que aumenta e fica legível. http://www.bclaws.ca/Recon/document/ID/freeside/26_58_01


Traduzindo, os piscas têm que ser visíveis pela frente, pelos lados a uma distância de 100 metros com luz solar normal e em ângulo de 45 graus em relação ao veículo, e o centro dos piscas deve ficar a 10 centímetros da borda do farol baixo, coisa que a CG 2009–2013 não atende de jeito nenhum. 


Compare a diferença de visualização entre o farol de uma CG 2009 a 2013 e uma YBR (mas poderia ser uma CG de qualquer outro ano):
Imagem: https://carros.uol.com.br/ultnot/2009/03/06/ult5498u190.jhtm

Poxa, mas a hooonda fazer uma dessas?

Pois é, pois é... mais uma obra da nova geração de engenheiros.

Esse tipo de farol integrado é uma armadilha. 

Caso compre uma dessas motos com piscas embutidos no farol, nunca confie que estejam vendo sua sinalização em uma conversão, seja de dia ou de noite.

Aliás, essa é uma boa prática de pilotagem defensiva:

Nunca confie que estejam te vendo.

E tire da cabeça fazer uma adaptação como aquela mostrada lá em cima.

Caso você tenha ou venha a comprar uma moto com essa adaptação, retorne a moto para sua condição original.

Modificações no sistema elétrico, como a modificação da posição dos piscas (e também a inclusão de novos piscas) podem causar apreensão da moto para o pátio, dependendo do mau humor do seu gualda.

A beleza da modificação não compensa o risco que você passará a correr.

Um abraço,

Jeff

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