quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Novo golpe na praça?


(...) ao sair [da concessionária] na moto [zero km] senti que estava muito barulhenta, quando cheguei em casa resolvi drenar o óleo e para minha surpresa havia menos de meio litro (...)

Até onde vai o interesse do pessoal em lucrar à custa do prejuízo dos outros?

Lendo esse depoimento, você conclui que pelo menos algumas pessoas nessa concessionária (será a única?) estão ansiosas pelo retorno do seu cartão de crédito.

Neste caso nem dá para botar a culpa no óleo 10W-30 muito fino: meio litro de óleo não desaparece em apenas 25 km. 

Para mais de meio litro de óleo desaparecer em 25 km, esse motor teria de deixar um rastro de óleo por onde passasse. Ou parecer um avião da Esquadrilha da Fumaça.

Essa moto saiu da concessionária sem metade do óleo previsto, que já não é suficiente, apesar de as motos serem obrigatoriamente revisadas antes da entrega. 

Entregar uma moto sem óleo, contando que isso não será descoberto porque a primeira revisão ocorre muito cedo, é uma atitude criminosa.

Como pode o cara se descuidar de algo tão importante, básico, fundamental como isso?

Descuido do mecânico que fez a entrega? Desvio de material? 

Fica difícil não pensar outra coisa, que esse motor (e provavelmente todas as motos entregues por essa concessionária) estão sendo sabotados para benefício de alguém. 

Ou querem que o motor pife logo, ou tem funcionário desviando material, dando baixa no estoque de 1 litro de óleo e colocando só a metade em cada moto, embolsando a diferença no final do mês. 

Você que está comprando moto nova fique esperto, não confie que uma moto zero km estará livre de problemas. 

O pessoal sem escrúpulos faz qualquer coisa para arrancar dinheiro — dos patrões ou dos consumidores incautos. 

Precisamos separar o joio do trigo, não é todo mundo que recorre a essa prática desonesta (estarei sendo muito otimista?), mas se você não ficar atento, a dor de cabeça sobrará para você.

A chance de ser golpe de alguém desviando material é grande, porque a concessionária nem precisaria recorrer a esse tipo de manobra... 

Vai demorar só um pouco mais, mas o motor dará problema mesmo saindo das revisões com a quantidade de óleo sintético especificada por eles (e já abaixo do ideal).


Moral da história: 

Nunca confie em ninguém. 


Verifique o nível de óleo antes de sair da concessionária e novamente no dia seguinte pela manhã exatamente de acordo com o procedimento detalhado no manual do proprietário, e complete conforme necessário.

Comentário enviado pelo amigo Daniel (que não é o autor da denúncia) sobre esta postagem e que pode ajudar a entender melhor o caso:

Só lembrando que o óleo é colocado na fábrica, no final da linha de montagem. Mesmo com pouco óleo, em 25 km esse óleo teria que ter um aparência limpa, de óleo novo, mesmo que sejam apenas 500ml, pede para ele enviar as fotos para você.


O dever da cc é revisar a moto (revisão de entrega) antes da entrega e certificar-se de que o produto está dentro dos padrões previstos para a entrega para o consumidor final (...). Que pelo que parece, não chegou nem perto! 


Outra hipótese é de terem drenado o óleo novo e posto um óleo usado, ou terem rodado com a moto com o cabo do velocímetro desligado.


São possibilidades para as quais eu não tinha atentado. 


Vou tentar descobrir de onde veio essa informação que eu tinha na cabeça de que o abastecimento definitivo de óleo seria feito na concessionária após ser escoado depois do teste do motor na linha de montagem. 


Agradeço ao depoimento do leitor Daniel Soares que vem confirmar de maneira surpreendente nossa denúncia. 

Ou ajudar a descobrir um novo golpe na praça.


Atualização:

Novas informações fornecidas pelo Daniel Soares, autor da denúncia:

A revisão no caso não foi feita na concessionária onde comprei a moto, a matriz (onde devem ter feito a lambança) fica na capital, de lá eles mandam as motos para diversas cidades do estado, aqui na minha cidade eles apenas te entregam a moto e dizem que está tudo ok, antes de sair com a moto fui logo checando o "óleo genuíno Honda" que me disseram que estava nos conformes, o resto da história você já sabe. A paranoia e as informações do blog me foram de boa ajuda, aliados ao curso básico de mecânica de motocicletas que fiz no Senai, onde o professor defendia o óleo 20w50.

Valeu pelas informações, Daniel!

Sério que você também acha o blog paranoico? Preciso reclamar com o autor... hahaha

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Experiência própria, comprei minha moto em uma revendedora honda bem famosa aqui no rio, o nome eh uma mistura de moto com carro. Quando sai com a moto, uma fan 150, percebi que nao havia freio traseiro e os pneus estavam absolutamente descalibrados, vasios mesmo, não me atentei ao detalhe do óleo, mas já na manhã seguinte fiz o procedimento correto ee mesmo estava no nível correto, ao menos isso! Enfim, não tiveram o capricho de revisar a moto na entrega, se eu fosse crú, teria me ferrado legal.

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