Vamos fazer um teste?
Você está rodando com sua moto por um percurso nunca antes percorrido, tudo é novo para você.
Você não faz ideia do que encontrará na próxima esquina e terá que identificar as situações e os riscos na medida em que eles forem se tornando visíveis.
Vamos começar:
Quantos riscos potenciais você consegue identificar nesta cena?
Imagem: Google Street View
Muito bem!
Tenho certeza de que você não viu todos eles:
- os problemas no asfalto à sua direita;
- o ciclista na contramão;
- o carro prateado que poderá mudar de faixa na sua frente para ultrapassar o furgão lá na frente, desrespeitando a faixa contínua (é, aquela faixa está ali justamente para evitar isso...);
- o muro azul que pode ocultar uma criança correndo atrás de uma bola, ou quem sabe um vira-lata;
- o semáforo que poderá fechar repentinamente;
- a faixa de pedestres... onde tem faixa sempre pode ter um avoado;
- o cruzamento que alguém pode desrespeitar.
Agora você avançou um pouco mais, desviou para passar em segurança pelo ciclista (é o que você pensa) e está quase ultrapassando o carro prateado:
Imagem retocada: Google Street View
O que você faz agora?
Primeiro, você paga uma penitência por ultrapassar o carro prateado pela direita, mesmo sabendo que ele poderia te fechar.
Os motoristas não esperam que alguém os ultrapasse por onde eles têm menos visão, e o ponto cego do espelho direito é maior — ele está invariável e burramente ajustado para facilitar as manobras de estacionamento.
Ajustar o espelho assim é errado, mas a vida é como ela é. Esticar um pouco o pescoço só na hora de estacionar, que seria o lógico, dá um trabaaaalho...
Você se colocou bem no ponto cego do espelho bem na hora de cruzar com o ciclista.
O motorista do carro prateado só vai te ver depois que você passar por ele; se ele mudar de faixa, você irá trombar com o ciclista ou com o poste. Ou com os dois.
E colisão com ciclista ou poste/árvore/muro, mys friendes, é game over, amém.
Bom, voltemos ao jogo. Como está a situação agora?
Imagem retocada: Google Street View
Ah, o sinal amarelou.
Decida rápido: o farol amarelou, você segue ou usa os freios?
"Ah, está amarelo, eu avanço!"
Será que é a melhor decisão?
Considerou que o furgão de entregas pode estar procurando aquela empresa na alça à direita e poderá te cortar à frente para não ter que fazer o retorno lá na ponte que partiu?
Você pensou na possibilidade de uma criança sair correndo de trás do ponto de ônibus?
Perdeu os pontos, passe uma rodada na prisão. (Você já jogou Banco Imobiliário, né? Ah, sorry, agora é monopoly...)
Olhe de novo:
Imagem retocada: Google Street View
Tem outra faixa de pedestres e outro farol logo ali na frente. Não é um cruzamento simples, é um cruzamento duplo com alças e faixas de pedestres.
Ih, deu um apagão, ou o semáforo pifou!
Poxa, essa é uma das piores armadilhas que você poderá encontrar.
Agora você consegue visualizar que se trata de uma encrenca que costuma causar muitos acidentes, um duplo cruzamento com alças em uma via de mão dupla.
Imagem: Google Street View
A vista aérea do satélite (eu sei!) dá uma ideia melhor de como esse trevo está configurado:
Imagem: Google Street View
Ao decidir avançar com o farol no amarelo, ou com a sinalização apagada, você estará se arriscando a passar pelo próximo cruzamento e pela outra faixa de pedestres com o trânsito liberado para os veículos da alça.
Você estará na situação deste cara aqui, que cruzou no amarelo e ainda não chegou do outro lado (a vista agora é pelo lado oposto, a partir da segunda faixa de pedestres, de alguém na outra mão de direção.):
Imagem: Google Street View
(Se você já percebeu, não fale pra ninguém... daqui a pouco eu explico.)
Ao decidir avançar, não dará tempo de passar o segundo cruzamento.
Se houver um veículo esperando para cruzar ali, o motorista estará esperando a luz verde e sairá acelerando sem lembrar de olhar para ver se vem uma moto.
Com a sinalização apagada, ele poderá cruzar no automático, pensando que foi só a lâmpada verde que não acendeu para ele.
Se você fosse um carro, talvez fosse percebido pelo canto do olho; mas uma moto passará batida. Nos dois sentidos.
É esse tipo de atitude, eliminar margens de segurança contando com a sorte, que causa a maioria dos acidentes.
Aproveitar o amarelo pode ser uma das piores decisões tomadas; mas parar subitamente no amarelo também pode causar um acidente.
Você terá de avaliar o que representa o menor risco para você e suas amadas, caso esteja com garupa. Antes de frear, verifique o espelho e nunca se descuide de quem vem atrás.
Bom, voltemos ao ponto onde estávamos, o outro lado do cruzamento:
Imagem: Google Street View
Você avançou e ultrapassou o furgão, novamente pela direita. Perde os pontos e fica três rodadas sem jogar.
Agora você percebe que não há outro farol à sua frente... o semáforo é só para a faixa de pedestres, somente do outro lado da rua.
Mas que coisa, você não lembra de ter visto um cruzamento assim em toda sua vida. Nem eu. Fico imaginando se não ocorrem vários acidentes ali por causa dessa carência semafórica...
Mas como o objetivo é perceber e avaliar rapidamente os riscos, essa é uma situação válida: sua primeira percepção pode estar errada. Essa é outra causa de acidentes graves.
Prossigamos com o jogo:
Ao chegar no cruzamento, enquanto você estava no ponto cego do motorista do furgão (epa!), você se lembrou de que esqueceu o celular no pu...ahn... leiro e entra imediatamente na fissura de voltar desesperado para achá-lo antes que alguém dê uma bispada, decide fazer o retorno sem pensar e joga a moto para a alça lateral.
Imagem: Google Street View
Pois é, você escolheu um péssimo momento para mudar de trajetória...
O retorno está coberto de terra solta, você deveria ter identificado esse risco já na foto número 4. No máximo na foto seguinte na sequência, antes de fazer a ca... ca... burrada de se jogar numa curva com areia.
"Ah, mas você não falou pra procurar..."
O motociclista SEMPRE deve estar tentando identificar os riscos, o tempo todo. Sua vida depende disso. Perde os pontos, volta para o início e fica sem jantar esta noite.
Imagem: Google Street View
Decisões no impulso podem ser fatais. Mais prudente é fazer o retorno lá na ponte que partiu do que improvisar.
Você entrou na alça sem pensar, sua roda dianteira escorregou antes que você terminasse de falar PU... e agora tomou um belo de um capote, sua moto foi parar na guia da calçada da empresa, em cima da faixa de pedestres. Você não foi tão longe, mas se ralou mais.
Ralou mão, joelho e cotovelo, rasgou a calça, se sujou todo, sua moto quebrou pedaleira, espelho, manopla, manete e amassou o tanque, quebrou a abinha (só essa coisica de prástico custa uns uns 150 reais), entortou o guidão, arranhou a pintura, e você nem vai poder telefonar para avisar o chefe que vai chegar atrasado(a).
Enquanto isso, o motorista do furgão fica rolando de rir enquanto você tenta desesperadamente desligar o motor e não consegue alcançar a chave, até lembrar que o corta-corrente está lá para facilitar sua vida. (Se é que o fabricante da sua moto não eliminou o interruptor para economizar custos...)
Sem calças resistentes, jaqueta ou luvas, você vai ficar se xingando de dor, porque aquelas pedrinhas vão entrar fundo na carne... agora já era, é tratar de desinfetar, fazer um curativo e tomar uma antitetânica, porque o reforço da vacina precisa ser tomado de 5 em 5 anos e é claro que você não fez isso.
Tétano é terrível, mata sem dó e não se pode descuidar. Não pense que apenas pregos e cercas enferrujados podem
provocar a doença, já dizia o dr. Drauzio Varela. Vacine-se preventivamente nos postos de saúde.
Não desanime por causa do tombo! (Muitos outros virão!)
São essas pequenas bobeiras que nos tornam bons motociclistas. Elas nos ensinam a evitar as grandes, e dão boas histórias para rir com os amigos.
Mas tome muito cuidado!
Qualquer um desses descuidos simples também pode nos levar para o além, como infelizmente aconteceu neste acidente de ontem nessa mesma estrada:
Reportagem: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2014/09/noticias/cidades/1496765-motociclista-perde-controle-da-moto-bate-em-poste-e-morre.html
Foi na tentativa de localizar o local do acidente que acabei encontrando o trevo didático desta postagem.
Para conferir o local no Google Street View, a coordenada inicial é esta aqui.
Um abraço,
Jeff
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