Muitos motociclistas ignoram esse cuidado básico, e o resultado pode ser este aqui:
Duas motos seguiam na mesma direção sentido leste (à direita no mapa) pela BR-282, perto de Xaxim, SC, e durante a ultrapassagem sem uma distância de segurança, acabaram se abalroando (resvalando uma na outra).
Reportagem e imagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/09/moto-bate-em-outra-e-motociclista-jovem-morre-embaixo-de-carreta.html
A Titan foi parar na contramão embaixo de uma carreta, a Phanton caiu e a motociclista sofreu apenas ferimentos leves.
É por isso que em uma ultrapassagem a distância de segurança precisa ser respeitada.
A moto que você está ultrapassando pode ser obrigada a desviar de um buraco, um pedaço de banda de rodagem, um gambá morto, seja o que for.
Imagem: Google Maps |
Há uma estrada vicinal ali; teria uma das motos sido obrigada a desviar de outro veículo que ameaçava entrar na rodovia?
É uma possibilidade. Eram cerca de 17:50, horário de lusco-fusco e sol baixo na direção oeste (pelas costas dos motociclistas).
A visão de um condutor saindo da vicinal seria ofuscada e isso poderia fazer com que ele avançasse mais do que o devido, obrigando uma das motos a desviar e se chocar com aquela que realizava a ultrapassagem.
Imprevistos acontecem, mas muitos são previsíveis. Daí a necessidade das margens de segurança.
Em um trânsito civilizado, não se fazem ultrapassagens a milímetros um do outro, como nas pistas de corrida.
Aguarda-se um momento oportuno para ir para a outra faixa ou pista e fazer a ultrapassagem da mesma maneira que um carro faria.
É exagero?
Não.
Isso garante que ambos os motociclistas terão espaço para manobrar diante de imprevistos, preservando a segurança de ambos.
Pela dinâmica deste acidente, muito provavelmente a moto que tentou a ultrapassagem foi a Titan do piloto que morreu.
A menos que a garota com a Phanton estivesse cortando a Titan pela direita, o que me parece bastante improvável.
Estatisticamente, garotas costumam pilotar menos agressivamente e ter mais juízo no trânsito do que os rapazes. Além disso, eu já testei uma dayun Phanton (aí do lado).
Em condições normais, na estrada, ela não alcançaria uma CG — basicamente são motores
Ou seja:
Respeitar e alertar o piloto sendo ultrapassado acaba salvando em primeiro lugar a sua própria vida.
Se não tiver outro jeito, se for necessário fazer a ultrapassagem sobre outra moto, dê uma buzinadinha antes de iniciar a manobra.
Dessa maneira o outro piloto estará consciente de sua presença e, se for necessário desviar de um buraco, ele o fará para o lado livre.
Fazendo isso, é você quem mais se beneficia.
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário