segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Até onde posso inclinar minha moto?

Até onde posso inclinar minha Titan nas curvas?

Uma das melhores respostas que encontrei para sua pergunta está no blog do Amaral, instrutor de pilotagem defensiva. 


Esta foto é de lá, dê uma conferida, vale a pena a visita, tem motos para todos os gostos:



Imagem: http://amaralinstrutor.blogspot.com.br/2011/12/afinal-qual-e-o-limite-ate-quanto-voce.html

Ele responde de maneira objetiva e exemplifica com fotos dos vários tipos de motos fazendo curvas fechadas.

Como você pode ver nesta imagem de uma Titan da yamaha (eu sei!), a moto começa a raspar no chão muito antes de o pneu ficar em um ângulo que ameace deslizar. (Esse ângulo varia para cada moto.) 

A foto foi feita com pista seca e asfalto liso; em outros tipos de pavimento, ou pista molhada, com areia, óleo, ou irregularidades, o pneu poderá escorregar antes de a pedaleira, o escape ou o cavalete central rasparem o chão, de acordo com a velocidade da moto. A percepção de todas essas variáveis é um aprendizado que vem com o tempo.

Esse ângulo é muito menor do que aquele possível com uma moto esportiva ou trail de pedaleiras altas. E é maior do que para uma moto custom, daí a importância de conhecer muito bem os limites de sua moto. 


Agora, caro leitor, existe uma diferença entre conhecer o limite de inclinação da moto para saber o que esperar no caso de ser obrigado a fazer uma curva mais fechada do que o previsto, e outra em conhecer o limite para pilotar agressivamente no trânsito.


Pensar que é um Valentino Rossi fora de uma pista de competição é burrice, pedir pra morrer, ser freguês do SAMU. 


O único cara que eu conheço que não se quebrou inteiro fazendo isso parou de pilotar em menos de três anos, voltou depois de vinte e oito, e hoje tem um blog falando de segurança na pilotagem. 

E não se achava um Valentino, no máximo um Dieter Heinen.


O outro único cara é o Daniel, mas o cabra é piloto, nasceu piloto, tem o dom. E muita sorte.


Diversos fatores importantes influem sobre o limite de inclinação da moto: velocidade, condição dos pneus, qualidade e limpeza do asfalto, faixas demarcadoras escorregadias, tachões (muito cuidado com eles!).


Ao buscar o limite de inclinação, sua atenção estará voltada para isso, e poderá se descuidar da atenção na trajetória. Muita gente boa encerrou a carreira por desgarrar na curva testando os limites de inclinação da moto.


Então conheça os limites, mas não para abusar deles. 


Para competir, existem as pistas e as escolas de pilotagem esportiva. Pilotagem é algo que ninguém nasce sabendo.*

Outras postagens deste blog que abordam o tema:

Trocar marcha ou frear em curva


A vida é injusta, não é? com vídeo


Curvas e o limite da moto com vídeo


Curvas Parte I com vídeos


Curvas Parte II com vídeo

Virei para um lado e a moto foi pro outro


Centro de gravidade e pilotagem

Leitura obrigatória com link 


Tá lá a poça de óleo na curva 




Mudando de assunto:

Ter recebido esta pergunta é uma daquelas coincidências incríveis proporcionadas pelo blog. 


O Amaral vem a ser da mesma cidade que eu nasci e vivi até 2010 — Santo André, SP.


Apesar disso, somente o conheci agora. Ele também tem um site sobre o tema.


Gostei do lema adotado por ele, "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina", frase da pessoa maravilhosa que foi, é e sempre será Cora Coralina. 


Da próxima vez que voltar à minha terra, tentarei conhecê-lo pessoalmente.


E se puder, farei mais um curso de pilotagem defensiva. Isso nunca é demais, vá atrás de um. Existem cursos pagos e também promocionais gratuitos. Invista em você mesmo.


O curso de pilotagem defensiva é a melhor maneira de aprender em segurança a pilotar com segurança. 


Nunca cansarei de dizer que foi meu aprendizado no curso de 1980 que permitiu que eu sobrevivesse à minha fase de novato


Um abraço,


Jeff

* Menos o outro cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário