Até onde posso inclinar minha Titan nas curvas?
Uma das melhores respostas que encontrei para sua pergunta está no blog do Amaral, instrutor de pilotagem defensiva.
Esta foto é de lá, dê uma conferida, vale a pena a visita, tem motos para todos os gostos:
Imagem: http://amaralinstrutor.blogspot.com.br/2011/12/afinal-qual-e-o-limite-ate-quanto-voce.html
Ele responde de maneira objetiva e exemplifica com fotos dos vários tipos de motos fazendo curvas fechadas.
Como você pode ver nesta imagem de uma Titan da yamaha (eu sei!), a moto começa a raspar no chão muito antes de o pneu ficar em um ângulo que ameace deslizar. (Esse ângulo varia para cada moto.)
A foto foi feita com pista seca e asfalto liso; em outros tipos de pavimento, ou pista molhada, com areia, óleo, ou irregularidades, o pneu poderá escorregar antes de a pedaleira, o escape ou o cavalete central rasparem o chão, de acordo com a velocidade da moto. A percepção de todas essas variáveis é um aprendizado que vem com o tempo.
Esse ângulo é muito menor do que aquele possível com uma moto esportiva ou trail de pedaleiras altas. E é maior do que para uma moto custom, daí a importância de conhecer muito bem os limites de sua moto.
Agora, caro leitor, existe uma diferença entre conhecer o limite de inclinação da moto para saber o que esperar no caso de ser obrigado a fazer uma curva mais fechada do que o previsto, e outra em conhecer o limite para pilotar agressivamente no trânsito.
Pensar que é um Valentino Rossi fora de uma pista de competição é burrice, pedir pra morrer, ser freguês do SAMU.
O único cara que eu conheço que não se quebrou inteiro fazendo isso parou de pilotar em menos de três anos, voltou depois de vinte e oito, e hoje tem um blog falando de segurança na pilotagem.
E não se achava um Valentino, no máximo um Dieter Heinen.
O outro único cara é o Daniel, mas o cabra é piloto, nasceu piloto, tem o dom. E muita sorte.
Diversos fatores importantes influem sobre o limite de inclinação da moto: velocidade, condição dos pneus, qualidade e limpeza do asfalto, faixas demarcadoras escorregadias, tachões (muito cuidado com eles!).
Ao buscar o limite de inclinação, sua atenção estará voltada para isso, e poderá se descuidar da atenção na trajetória. Muita gente boa encerrou a carreira por desgarrar na curva testando os limites de inclinação da moto.
Então conheça os limites, mas não para abusar deles.
Para competir, existem as pistas e as escolas de pilotagem esportiva. Pilotagem é algo que ninguém nasce sabendo.*
Outras postagens deste blog que abordam o tema:
Trocar marcha ou frear em curva
A vida é injusta, não é? com vídeo
Curvas e o limite da moto com vídeo
Curvas Parte I com vídeos
Curvas Parte II com vídeo
Virei para um lado e a moto foi pro outro
Centro de gravidade e pilotagem
Leitura obrigatória com link
Tá lá a poça de óleo na curva
Mudando de assunto:
Ter recebido esta pergunta é uma daquelas coincidências incríveis proporcionadas pelo blog.
O Amaral vem a ser da mesma cidade que eu nasci e vivi até 2010 — Santo André, SP.
Apesar disso, somente o conheci agora. Ele também tem um site sobre o tema.
Gostei do lema adotado por ele, "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina", frase da pessoa maravilhosa que foi, é e sempre será Cora Coralina.
Da próxima vez que voltar à minha terra, tentarei conhecê-lo pessoalmente.
E se puder, farei mais um curso de pilotagem defensiva. Isso nunca é demais, vá atrás de um. Existem cursos pagos e também promocionais gratuitos. Invista em você mesmo.
O curso de pilotagem defensiva é a melhor maneira de aprender em segurança a pilotar com segurança.
Nunca cansarei de dizer que foi meu aprendizado no curso de 1980 que permitiu que eu sobrevivesse à minha fase de novato.
Um abraço,
Jeff
* Menos o outro cara.
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