sexta-feira, 16 de maio de 2014

Qual a marcha correta para cada velocidade?

Para andar a 60 km/h na moto, devo usar a 5ª ou 6ª marcha?

Essa é uma pergunta que não dá para responder sem esclarecer um monte de coisas.

Primeiro, qual a velocidade máxima de sua moto?

Supondo que seja a moto mais comum do Brasil ou assemelhadas, uma 125/150, a velocidade real máxima dela será na casa dos 105 km/h.

"Ah, qualé, na minha 125 eu chego a 140 km/h!!"

Você está enganado. 

Quem chega a 140 é só o ponteiro do seu velocímetro.

Todo velocímetro tem um erro para mais a fim de evitar que você seja multado. 

Nas motos, esse erro passa de 10% e em alguns modelos chega a 20 ou 25%. (Na minha é ainda maior...) Ou bem menos, se for um velocímetro digital.

Esse erro aumenta com a velocidade, então vamos considerar que 60 km/h no velocímetro correspondam a uma velocidade real de uns 50 km/h.

Aí vem a outra questão: em que condições você está rodando a esses 60 que na verdade são 50 km/h?

No plano, sem ventos fortes, em uma moto de baixa cilindrada com 5 marchas, essa é a velocidade mínima para se usar a 5ª marcha; mas se precisar acelerar, você primeiro terá de reduzir para a 4ª marcha, senão a moto não terá força.

Em uma moto de baixa cilindrada com 6 marchas, essa velocidade estaria no início da faixa de uso da 4ª marcha. 

"Cê tá brincando, para que andar forçando o motor se pode colocar uma marcha mais alta?"

É verdade, você consegue sim rodar na boa em marchas mais altas. 

O problema é que se acontecer qualquer coisa que te obrigue a acelerar fundo para escapar de uma encrenca, uma marcha mais alta não terá força para arrancar a moto.

Rodando muito acima da faixa, você precisaria reduzir duas marchas para poder arrancar com vontade.

O ideal é sempre rodar em uma marcha adequada para a velocidade em que você está rodando. 

Se quiser andar de boa, nada te impede, mas você terá de sempre lembrar de reduzir quando precisar aumentar a velocidade rapidamente. 

Para saber a velocidade ideal de cada marcha, é só fazer as contas (vou limitar a 100 km/h e arredondar os valores para facilitar):

O escalonamento do câmbio de uma moto de 5 marchas é mais ou menos de 20 em 20 km/h reais. O velocímetro vai marcar bem mais, mas cada moto tem seu erro, você precisará descobrir o erro da sua.

1ª — 00 a quase 20 km/h
2ª — 20 a quase 40 km/h
3ª — 40 a quase 60 km/h
4ª — 60 a quase 80 km/h
5ª — 80 a quase 100 km/h

O escalonamento do câmbio de uma moto de 6 marchas é mais ou menos de 18 em 18 km/h reais. Idem quanto ao velocímetro. Os valores foram arredondados para múltiplos de 5 para facilitar a memorização.

1ª — 00 a quase 20 km/h
2ª — 20 a quase 35 km/h
3ª — 35 a quase 55 km/h
4ª — 55 a quase 70 km/h
5ª — 70 a quase 90 km/h
6ª — 90 quase 105 km/h

Mas isso não encerra o assunto. 

A marcha ideal para uma velocidade no plano não é a mesma quando aparece uma subida. 

Ao sair do plano para uma subida, a técnica é não perder o embalo. Não espere a moto pedir marcha, senão ela perderá muita velocidade. 

Sentiu que a moto perdeu um pouco de fôlego, troque de marcha e já entre com a rotação do motor lá em cima.

Só tome cuidado para não trocar de marcha antes da hora, senão seu motor poderá se danificar seriamente.

Com carga ou sem carga, subindo ou descendo, com vento a favor ou contra, a moto precisará fazer mais força, e cada situação exigirá que você sinta o que sua moto está pedindo naquele momento. 

A faixa de trabalho ideal de um motor de baixa cilindrada varia de 3 a 7 mil rpm. Abaixo disso, o motor não terá boa força (torque) para empurrar a moto. 

Acima disso, ele não conseguirá produzir mais torque, e a resposta ficará cada vez mais fraca — quando mais você exigir do motor, mais ele se aquecerá, mais depressa se desgastará, mais manutenção ele pedirá.

Desenvolver esse ouvido e tato leva algum tempo, mas quando você chega a um bom entendimento com sua máquina, ela agradece te dando ótimos momentos. 

Atualização:
Tem novidade sobre este assunto nesta nova postagem.

Um abraço,


Jeff

66 comentários:

  1. Cara, muito boas suas dicas" mais acontece que minha moto está com um problema sèrio- bem vou contar como aconteceu
    . Eu comprei minha moto modelo fan 150 de ano 2013. E com mais ou menos um ano e meio,ela começou a pedir peças pois é minha ferramenta de trabalho e utilizo muito ela' então.. com o motor já amaciado .sempre na reta ela iria a 120 sem perder força,e logo mais com qualquer laderinha ela iria a 140 k/h.. bem. Um dia ela prcisou trocar auguma coisa da marcha. Pq o dispositivo estava com defeito e quando eu parava no sinal lá mesmo eu ficava .porque ela nao permitia eu colocar uma primeira. Augo mole nem subia nem descia.. entao levei ao mecânico e ele trocou augo lá.. entao minha moto nao ficou mais a mesma.. antigamente ela dava 140 na quinta marcha & agora ela sò dar 120 e ainda fica forçando o motor... cara me ajuda. Oque pode ter acontecido?? Eu já levei aos mecanicos inclusive ao que trocou a peça lá. E elles nao me dam esperança auguma.. to muito triste. Pois. Minha 150 agr parace uma pop 100....

    ResponderExcluir
  2. Pra nao trocar a peca de novo troque o piao por um maior

    ResponderExcluir
  3. Pra nao trocar a peca de novo troque o piao por um maior

    ResponderExcluir
  4. E minha titan 2005 que esguelando não passa dos 70km/h, logico com garupa...kkk

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma titan 2004 ela não passava de 100 com garupa ou sem garupa ela chegava a 100 fácil nas retas fazendo 35 com um litro..

    Levei em vários mecânicos e nada

    Até conhecer um mecânico
    Em Brasília que me garantia resolver o problema ou devolver meu dinheiro..

    Levei pra ele mexer

    Fiquei com medo da minha moto
    Na reta ta fazendo 45 com um litro e passando dos 130km na reta...o cara é tipo astronômico.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa as dicas. Mas deixa eu contar o que aconteceu comigo e vê se alguém pode me esclarecer.
    Eu estava de moto à alguns dias na BR já de 5 marcha, quando cheguei atrás de um carro. Então reduzir quando o carro acelerou eu joguei a 5 marcha e mantive atrás dele só que a corrente soltou. Não era porque a corrente estava frouxa e nem pela relação pois havia uns 3 dias que eu havia trocado. Entao, este foi o que acontece, passar de marcha rapidamente como eu fiz antes do tempo pode ocasionar isto. Fazer com que a corrente solte??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jean!
      Somente hoje vi sua pergunta. Trocas de marcha feitas sem respeitar o tempo correto dão trancos na corrente capazes de fazer o que você disse se a corrente estiver com grande folga. Talvez a porca do eixo não tivesse ficado bem apertada depois da regulagem anterior e afrouxou rapidamente sem que você percebesse.
      De qualquer forma, evite trancos durante a redução de marchas abrindo um pouco o acelerador durante a troca. Ao entregar a nova marcha reduzida com o motor em rotação mais alta você minimiza o esforço excessivo da transmissão.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. Ahahahaha queria uma resposta também.... tenho uma bros 125,e quando vou pra estrada da qui do meu interior...acelero um pouco,mais minha moto não passa de 80 km porque gente???? quando bate 80 km o motor parece força! Tô frustrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia!
      Uma Bros tem cinco marchas, todas elas estão funcionando?
      Se estão, pergunto se a relação de transmissão de sua moto é original. Podem ter colocado uma relação reduzida, e aí o motor não consegue atingir boa velocidade sem forçar o motor.
      Na dúvida, peça para alguém conferir esses detalhes na sua moto.
      Tudo de bom,
      Jeff

      Excluir
  8. Olá Jeff. Ouvi dizer que trocar de marcha rápido economiza gasolina...
    tenho uma CB300/2015 e gostaria de saber se isso procede, e se for prejudicial quais os danos.
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ney!
      Você diz trocar de marcha rápido sem deixar o motor subir muito de giros?
      o ideal é trocar perto da rotação de torque máximo do motor, que é menor do que a rotação máxima, fica na casa de 80% dela. Você obtém a melhor aceleração com o melhor consumo se dosar gradualmente o acelerador. O que faz gastar mesmo é usar o acelerador somente em duas posições, ou totalmente aberto ou totalmente fechado.
      Trocar abaixo disso te obriga a acelerar por mais tempo para ganhar velocidade, o que aumenta o consumo, apesar da ilusão de economia.
      Acelerando gradualmente, eu diria que a diferença em consumo será pouca diante do benefício de sair na frente dos carros no semáforo. Mas é questão de gosto pessoal encontrar o seu próprio estilo de pilotagem.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Leve em conta que meu raciocínio é sempre feito em cima da primeira moto, que na imensa maioria dos casos é uma 50/125/150.
      No caso da CB 300, que tem muito mais torque, você consegue atingir boa velocidade sem precisar abrir o acelerador na mesma proporção, então a pilotagem com mão leve gera economia maior.
      Tudo e bom,
      Jeff

      Excluir
    3. é a minha primeira moto rs
      Costumo trocar pelo som do motor, mas procuro acompanhar os giros e trocar nessa faixa de 70/80%.
      Tava numa curiosidade imensa quanto a isso rs
      Muito grata pelas dicas:)

      Excluir
    4. E eu te peço desculpas, Nay... preciso trocar de óculos (mesmo).
      Agora que vi que não é e, é a (os borrõezinhos que eu vejo na tela são tão parecidos...)
      Tudo de bom,
      Jeff

      Excluir
    5. hahaha Entendo bem esse probleminha. Está desculpado!
      Tudo de bom à você tbm.

      Excluir
  9. Jeff,eu tenho uma cb 300,ontem na dutra eu cheguei a 155km/h em um pequeno declive,e a moto não sei dizer chegou na rotação máxima é voltou pra 151km/h,e de sei lá 10mil rotações pra 8, algo parecido,sabe dizer o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela voltou a funcionar normalmente depois disso, é porque o motor superaqueceu naquele momento (você estava exigindo o máximo). Se não voltou, vá preparando o bolso que o seu motor já não é mais o mesmo de antes e vai precisar de oficina. Se agora ela não consegue manter a marcha lenta, seu cabeçote trincou.
      Ele chegou bem perto de fundir e eventualmente travar, por isso que a rotação despencou. Você escapou de cair na Dutra com os caminhões passando ao lado. Ou por cima...
      É por isso que insisto tanto para o pessoal não rodar com óleo baixo, óleo baixo facilita o superaquecimento do motor e esse tipo de coisa pode acontecer.
      Você sabe que sua moto usa 1,8 litro na troca de óleo e não 1,5 litro, quando você faz o procedimento e mede corretamente conforme o manual, né? Sempre verifique o nível de óleo, mesmo que sua moto tenha acabado de sair da revisão da concessionária. Não pense que o óleo não abaixa no intervalo entre trocas. Ele precisa ser reposto e o nível mantido sempre perto da marca superior da vareta medidora.
      Um abraço e boa sorte com seu motor,
      Jeff

      Excluir
  10. Boa noite tenho uma Suzuki 150,ela sempre subiu Serra na quarta marcha, e agora só consigo de segunda marcha,e Olha QUE fiz a troca de kit relação a pouco tempo,alguem pode me dizer o que tá havendo com a minha magrellinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você está comparando situações idênticas? Mesma serra, mesmo peso (garupa, bagagens)?
      Esse problema surgiu após a troca da relação? Qual a quilometragem de sua moto? Motores cansados perdem potência.
      Se o motor é novo, como estão seus componentes? Vela, filtro de ar estão em perfeitas condições de manutenção?
      A nova relação é idêntica à anterior? Variações do número de dentes de pinhão e coroa alteram o torque (força do motor) possível de transmitir à roda.
      Se a parte mecânica e elétrica do motor estão normais e sua moto só consegue subir a mesma serra em uma marcha mais reduzida, pode indicar que a nova relação está muito longa.
      Relações longas permitem ganho de velocidade final, mas reduzem a capacidade da moto fazer força (o torque aplicado à roda).
      Isso aparece na hora de subir uma ladeira, a moto não tem força suficiente.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  11. Boa noite tenho uma Suzuki 150,ela sempre subiu Serra na quarta marcha, e agora só consigo de segunda marcha,e Olha QUE fiz a troca de kit relação a pouco tempo,alguem pode me dizer o que tá havendo com a minha magrellinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Moisés!
      Somente hoje vi sua pergunta, não fui informado pelo sistema do blog.
      Pela sua descrição, se o problema começou imediatamente após a troca, colocaram uma relação diferente da anterior. Se ficou fraca, ela deve ser mais longa que a anterior, tipo uma coroa com menos dentes ou um pinhão com mais dentes, ou ambos. Se não teve relação com a troca, limpe os filtros, troque a vela de ignição, ajuste a folga de válvulas. Se não resolver, pode ser que a faísca esteja fraca por conta de um problema na bobina, está a ponto de queimar de vez. Se não for nada disso, pode ser perda de compressão por desgaste, aí só fazendo retífica e trocando as peças.
      Boa sorte (se bem que a esta altura você já deve ter resolvido o problema)...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  12. Minha 125 ela quando me abaixo pra cortar vento ela chega aos 128 ela e uma 2014 com 18mil rodados noto que quando forço assim e faço uma parada e saio em seguida noto uma ganho de forla o que será

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodando a essa velocidade você entrou na faixa vermelha do motor, que é aquela que não pode ser mantida a não ser para uma condição excepcional como uma ultrapassagem em que sua vida depende de conseguir sair dali antes de bater contra alguém.
      Se você usar isso rotineiramente, seu motor irá se desgastar muitíssimo mais rápido.
      Pior ainda, poderá estourar por falta de sincronismo entre a abertura e fechamento das válvulas e a subida do pistão. É uma situação que pode provocar a quebra da biela com perfuração da carcaça e vazamento de óleo no caminho da roda traseira, fazendo você cair na frente de um caminhão.
      E a prova é justamente esse ganho de potência do motor após forçar o motor:
      A carcaça se aquece a ponto de facilitar o funcionamento do motor por aumento das folgas internas acima da condição de projeto.
      É um estágio antes de tudo se travar por insuficiência de lubrificação ou de ocorrer a flutuação de válvulas.
      Para saber mais a respeito, leia a postagem:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/07/coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-limite.html
      Um abraço, e avalie bem se vale a pena continuar arriscando a vida dessa maneira,
      Jeff

      Excluir
  13. Minha fan 125 2014 tem 18 mil rodados e quando me abaixo na descida ela chega a 128 km/h quando paro e saio em seguida sinto um desempenho melhor em relaçao a força o que pode ser

    ResponderExcluir
  14. Jeff bom dia
    Meu nome é Fábio, possuo uma FAN 125 2008 e estou meio que perdido com um problema dela. Ela infelizmente está engasgando muito e quando diminuo as marchas para parar no acostamento a moto morre. Fiz limpeza do caeburador e do filtro semana passada. Isso costuma acontecer com maiorincidência quando estou com carona. Quando começa a engasgar na 5 marcha eu costumo diminuir para a 4 marcha e acelero mas chega um ponto que ela volta a engasgar novamente e quando paro no acostamento ela morre. Não sei o que poderia ser isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio!
      Engasgar em 5ª marcha é sintoma de falta de gasolina. Não gasolina do tanque, mas de gasolina no carburador.
      Causas possíveis são entupimento do filtro na torneirinha do tanque ou desregulagem da boia da cuba do carburador. Pela idade da sua moto, deve estar na hora de regular ou trocar essa boia.
      A boia tem de ficar a uma altura exata dentro da cuba, mas com o tempo os componentes se desgastam e deformam, e ela deixa de abrir como deveria, ou então para de flutuar corretamente. Avalie se vale a pena recondicionar o carburador ou trocar o conjunto inteiro (se trocar, guarde o antigo). Também pode ser sintoma de superaquecimento por sobrecarga, já que só acontece com o peso de garupa. Você ajusta o freio traseiro e a pressão dos pneus para levar garupa?
      O peso da garupa faz a suspensão abaixar, motos bem rodadas abaixam ainda mais porque as molas dos amortecedores estão cansadas. Isso faz as lonas do freio traseiro permanecerem em contato direto com o tambor, provocando superaquecimento e resistência ao movimento. Quem faz a força é o motor, que acaba se aquecendo demais e pedindo para parar. Se a quilometragem do seu motor for elevada, ele também não aguentará mais ser exigido com tanto empenho como quando ele era jovem. Motores cansados pedem moderação no acelerador.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  15. Olá, Jeff... Tenho uma suzuki 150 (gsr - 6 marchas). É minha primeira moto, e a tenho desde fevereiro. Mesmo tendo pouquissima experiencia, pude perceber alguns detalhes que não batem com o que pesquiso em foruns e sites especializados no assunto e gostaria que me explicasse melhor:
    Li que a troca deve ser feita na rotação de torque máximo (na minha, é 8.000), porém, pelo som, vibração no guidão, etc, sinto que cada marcha troca mais "suave" e sem aqueles tranquinhos numa rotação diferente... da 1ª pra 2ª, é melhor perto de 3 mil; da 2ª pra 3ª, é melhor entre 4 e 5 mil; da 4ª pra 5ª, é melhor entre 5 e 6 mil... só na 5ª e na 6ª é que a troca fica suave em 8 mil (e geralmente o faço com 7 mil)... Isso, falando apenas pra aumentar a marcha, pois pra reduzir os valores da rotação acabam sendo diferentes a cada troca de marcha...
    Já tentei mudar so em 8 mil da 3ª em diante, mas dá até dó do motor, do tanto que ele grita...
    Essas coisas dá pra perceber pq ando todos os dias 68 km em rodovia pra ir trabalhar (34 ida, 34 volta), e em rodovia dá pra "sentir" mais a moto...
    Quando comparo o que pesquiso com o que aprendo na experiencia, as coisas não batem... Justamente por ter pouquissima experiencia (aprendi a andar de moto, tirei cnh e comprei a moto, tudo entre agosto/15 e fevereiro/16) fico na dúvida se percebi certo ou se estou viajando demais na imaginação...
    Abraço,
    André (Legionário)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!
      O que falei sobre torque máximo é uma condição teórica ideal. Cada piloto adota na prática o regime em que se sente melhor, aquele que mais lhe agrada.
      Minha primeira moto tinha conta-giros, mas isso foi há quase 40 anos... Fiquei sem pilotar durante quase 30 anos, e as duas motos que tive recentemente não possuem conta-giros. Então falei baseado na lembrança e no estilo de pilotagem que eu tinha então, quando era, digamos, menos pacato (e caí 12 vezes em 2 anos...).
      Seu motor tendo torque (força) suficiente para a moto trocar de marcha e entrar vigoroso na marcha mais alta já é o suficiente, o importante é que ela não perca o fôlego. Isso é especialmente importante em subidas e ultrapassagens.
      Pilote sempre da maneira que você curte, porque em uma moto não valem as regras, mas a alegria (e a segurança) da pilotagem.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  16. Respostas
    1. Olá, Pâmela!
      Esbarrei em um botão errado e acabei excluindo sua pergunta sem querer, me desculpe.
      Sua dúvida era que sua moto está sofrendo para rodar a 80 km/h, correto? Primeira coisa, precisamos saber como você mediu esses 80 km/h. Se foi por GPS, essa velocidade não está muito longe da máxima normal para uma Intruder. A velocidade real máxima dela fica na casa dos 95-100 km/h. No painel da moto a indicação pode ser bem maior, porque sempre existe um erro. Se você viu essa indicação de 80 km/h no painel, pode haver algo errado com sua moto sim, mas talvez não seja nada grave. Comece revisando a limpeza de filtro de ar, veja se há necessidade de troca da vela de ignição, calibre os pneus com a pressão correta (isso rouba muito desempenho do motor), limpe e lubrifique a corrente de transmissão, e mantenha o nível de óleo próximo do máximo medindo do jeito correto conforme o manual, ligando e desligando o motor.
      São cinco pequenos cuidados que melhoram muito o desempenho da moto. Verifique se a relação de coroa e pinhão dela está correta. Se por um acaso colocaram uma coroa maior que a original, seu motor gritará e nunca passará de uma velocidade menor que a normal. Pesquisei na internet e vi que os proprietários reclamam de que a 5ª marcha deixa o motor gritando mesmo. Experimente conversar com outros proprietários na sua região para ver se há realmente algo anormal com sua moto ou é só falta de costume (algumas motos giram em regimes mais altos que outras para manter a velocidade máxima).
      Uma maneira de deixar o motor mais suave é colocar uma relação de transmissão que permita ao motor girar em uma rotação mais baixa para a mesma velocidade. Normalmente isso é obtido com um pinhão com um dente a mais, ou uma coroa com dois dentes a menos. Não sei se alguém fabrica essas relações alternativas para a Intruder, mas para as honda são comuns.
      Me desculpe mais uma vez por apagar sua pergunta.
      Tudo de bom,
      Jeff

      Excluir
  17. Ola tenho uma fan 160 comprei zero ela atinge 142, fiz revisão de 18mil foi trocado o kit colocado original mais a moto nao atinge mais essa velocidade maximo 128 sem garupa na decida se esguelando oque pode ser alguem pode me responder?

    ResponderExcluir
  18. Ola tenho uma fan 160 comprei zero ela atinge 142, fiz revisão de 18mil foi trocado o kit colocado original mais a moto nao atinge mais essa velocidade maximo 128 sem garupa na decida se esguelando oque pode ser alguem pode me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,
      142 km/h é velocidade máxima normal esgoelando para motos de cilindrada 250.
      128 km/h é velocidade máxima esgoelando para motos de cilindrada 160.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  19. Olá,tenho uma Twister q estranhamente não passa de 90km/h ficando acelerada d+ é com o conta giros lá em cima.
    Em certos momentos chegou a não passar de 40km/h mesmo colocando a 3°.
    O q será q houve?
    Ela estava normal e parece q foi só Eu deixar a gasolina cair pra reserva q deu esse problema.Agora com tanque cheio ela apresenta esses sintomas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando!
      Isso é sintoma de embreagem patinando. O motor gira, mas uma parte das rotações se perde na embreagem e não chega até o câmbio e roda.
      A gasolina na reserva foi coincidência, ou você colocou na reserva justamente porque a moto perdeu potência quando a embreagem começou a patinar, daí ficou com essa impressão.
      Se uma regulagem do cabo não resolver, talvez seja preciso trocar os discos. Já aproveite para mandar limpar o filtro interno do motor.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Olá Jeff,levei ao mecânico e assim q tiver resposta já informo pra vc o q houve.Obrigado!

      Excluir
  20. Olá Jeff, realmente a moto estava com a embreagem patinando e o diafragma do carburador furado.
    Valeu Jeff!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que é uma coisa simples, Orlando!
      Quando acontecem dois problemas simultâneos, o diagnóstico fica complicado, uma coisa interfere na outra.
      E motos adoram pregar essas peças na gente...
      Um abraço, e obrigado pelo retorno da informação,
      Jeff

      Excluir
    2. Olá Jeff última pergunta.
      Essa é minha primeira moto(Twister 2002) é o dono falou a ela tem 5 marchas.
      Eu pesquisei e todos falam q tem 6 marchas.
      São 5 + neutro ou são 6 + neutro.
      Estava a 120km numa rodovia e dei um toque pra cima (pra ver se tem 6°),o câmbio deu uma subida mas a moto deu uma acelerada forte no motor q pensei q iria explodir.
      São 5 ou 6 marchas sem contar o neutro?
      Ou a 6° dá minha moto está com problemas.

      Excluir
    3. Olá, Orlando!
      Todas as Twister, tanto as primeiras quanto o relançamento agora em 2015 têm Neutro + 6 marchas, sendo a primeira para baixo e todas as outras para cima.
      A rotação subir indica que a marcha não entrou, pode ser um problema no seletor de marchas. Comece investigando a estrelinha (came seletor) que aí só precisa abrir a tampa direita do motor. Se tiver que abrir o câmbio, o serviço será bem mais caro.
      Outra coisa que pode ter acontecido é que o antigo dono da sua moto precisou trocar o câmbio e colocaram um de CB 300 no lugar, as 300 têm uma marcha a menos, mas as dimensões do câmbio são as mesmas.
      Seria bom conversar com alguém que possa ver e testar sua moto.
      Boa sorte com sua máquina!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  21. Valeu Jeff.
    Tem algum truque para não embaçar a viseira.
    Hoje peguei chuva e como uso óculos de grau ele ficou todo embaçado e tive que andar com a viseira aberta,mesmo molhando o óculos.
    Hoje foi um dia difícil para um novato de moto..... Rsrsrsrsr.
    Estou pensando no que fazer para não embaçar a viseira e os óculos.
    Acho q vai me ver muito aqui Jeff..... Rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando!
      Geralmente os dois embaçam... tem o truque de usar xampu, uma camada fina e remover o excesso sem enxaguar.
      Também tem os produtos específicos, nunca usei nenhum.
      Na hora H, o que funciona mesmo é deixar uma abertura de um centímetro e aguentar um pouco de água na cara, pelo menos não embaça.
      Tanto.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  22. Bom dia Jeff!Eu aqui outra vez.... rsrsrsrs.
    Twister usa pneu 100/80 na dianteira e queria saber se dá algum problema colocar o 110/70 pois o 100/80 tá difícil encontrar onde moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando!
      O Felipe Valenzuela teve esse problema recentemente e descobriu uma coisa interessante:
      A pirelli grava uma medida de um lado da carcaça e outro do outro lado... se não me engano, é esse mesmo pneu.
      Os vendedores não se ligam nesses detalhes, se o sistema do computador está registrado 100/80, eles nem imaginam que do outro lado está outra medida que eles também poderiam estar vendendo para quem procura.
      Confere se essa informação é válida para o seu modelo de pneu.
      Essa mudança de medida é bem pequena, não comprometerá muito a pilotagem.
      O grande problema de usar pneu fora de medida é quando a diferença é grande, tipo colocar pneu de moto 250 em 125. Aí complica.
      Foi muito bom você ter perguntado isso, porque conversei muitas vezes com o Felipe sobre esse assunto e teria condições de fazer uma postagem muito interessante, mas tinha me esquecido completamente.
      É postagem, é trabalho, é família, é cachorro no quintal, gato do vizinho... acabo ficando perdidão.
      Um abraço, e boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  23. Olá Jefferson!
    Então Eu verifiquei a numeração e tem a mesma numeração nos dois lados do pneu.
    Vou dando um trato na moto aos poucos.
    Semana q vem vou mandar ver um barulho q está fazendo na moto.
    É tipo um tambor quando vc gira ele é tem sujeira dentro.....tá assim....troquei o pneu e a impressão é q o barulho está + alto.
    Semana q vem mando ver pois seja o q for e na roda da frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando!
      Se a causa do ruído não for as pastilhas de freio gastas, sujeira nas pastilhas ou disco de freio sulcado, pode ser rolamento de roda desgastado ou falta de graxa na engrenagem sem fim do cabo do velocímetro.
      Boa sorte e um abraço,
      Jeff

      Excluir
  24. Olá Jeff!,a moto estava com o rolamento gasto.
    Só problemas nessa moto(Twister),tô desanimado já.
    Está vazando óleo ali perto do tensor da corrente de comando(pra mim é na própria peça),mandei ver e o cara trocou a junta q fica ali.
    Chegando do trampo hoje vi q tensor da corrente estava brilhando d+ e passei o dedo.
    Está vazando óleo ali ainda.
    É que não sei se aqui consigo mandar fotos pra vc ver.
    Já desanimei com a moto Jeff.
    Desde q a peguei já troquei o diafragma do carburador,2 pneus, rolamento dianteiro e traseiro,caixa de direção, guidão e relé de partida.
    Agora tem esse vazamento q mesmo o cara trocando a junta perto do tensor não resolveu foi nada,pois a impressao q tive hoje foi q o vazamento aumentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando!
      Meu email é jefferson.tradutor@gmail.com
      Se uma junta nova não resolveu, talvez o vazamento seja pela rosca, tome cuidado se decidir usar um selante porque qualquer gota de selante químico ou fiapo de teflon que entre no motor poderá causar o entupimento de uma galeria de óleo, fundindo o motor.
      Pequenos vazamentos fazem parte da rotina de um motor e não chegam a ser preocupantes, ainda mais em motores arrefecidos apenas a ar ou ar e óleo como é o caso da Twister.
      Boa sorte com sua máquina,
      Jeff

      Excluir
    2. Bom dia Jeff,mandei as fotos pra vc.

      Excluir
    3. Olá, Orlando!
      Recebida e respondidas! Dependendo do tipo de óleo, aqueles vazamentos não são preocupantes. 10W-30 se infiltra com maior facilidade pelas juntas. Mas um mecânico poderá detectar ao vivo na moto se não é o caso de reapertar os parafusos de fixação do cilindro.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  25. Bom dia Jeff favor me de uma luz . tenho uma vblade 250 motor virago . com a relação original nao conseguia passar dos 100kmh a quinta marcha parecia uma quase quarta. Bem depois de algumas tentativas reduzi de 16/43 para 14/30 a moto agora parece um guepardo vai a 100kmh de quarta de boa . porém ao engatar a quinta ela perde bem o ímpeto desacelerando . li sobre escalonamento e degraus nas engrenagens da caixa de marcha . o q vc pode me dizer sobre este acontecimento q ficou mais evidente ao reduzir a relação. Fiz isto pq vi q só as motos com motor virago possuíam pinhões grandes nas motos 250cc me de uma luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonio Carlos!
      Gosto da V-Blade, é a verdadeira irmã maior da Kansas 150, ambas fabricadas pela zongshen!
      A transmissão é um compromisso entre torque e potência.
      Torque é a força que o motor consegue fazer, potência é a capacidade de fazer força em um intervalo de tempo.
      Um grande torque permite alta capacidade de aceleração, enquanto uma alta potência garante alta velocidade.
      A transmissão (câmbio e relação) alteram a relação entre esses dois fatores.
      O câmbio pega o torque do motor e o multiplica, mas a potência gerada pelo motor tem um valor máximo que não pode ser multiplicado. Cada marcha adapta a condição oferecida pelo motor para a situação que você precisa em cada momento:
      Um alto torque em primeira marcha para tirar a moto da inércia, mas que só permite uma baixa velocidade.
      Passando pelo escalonamento das marchas, você chega à última marcha, que proporciona um torque baixo, mas alta velocidade: depois que a moto está embalada, não é necessário muito torque para manter a velocidade.
      A relação final transmite o jogo variável do câmbio para a roda, então o segredo é encontrar qual a relação de pinhão e coroa que conseguirá aproveitar melhor o que o conjunto motor/câmbio conseguem entregar em função do diâmetro da roda/pneu traseiro.
      Sua primeira relação estava muito reduzida, limitava a velocidade máxima possível da moto.
      A segunda relação está pouco reduzida, o torque que ela entrega à roda é baixo comparado à resistência oferecida pela roda, o que faz o motor perder o ímpeto — ele é fraco para empurrar a moto naquela velocidade final.
      Uma relação intermediária entre essas duas será a melhor solução possível de se encontrar. Mas o jogo de relações nunca permitirá que um motor que empurra uma moto a 130 km/h faça ela andar a 160 km/h, não é possível obter uma velocidade final significativamente maior do que a original:
      Você só consegue ganhar cerca de 10% na final sacrificando 10% na arrancada (torque), não tem jeito.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Fraco para empurrar a moto naquela velocidade final com aquela relação, bem entendido.

      Excluir
    3. E 10% é um valor otimista. 5% está mais próximo da realidade, foi o que obtive com a Kansas trocando o pinhão de 15 dentes por um de 16 e mantendo a coroa. O ganho maior foi em suavizar o motor na velocidade de cruzeiro.

      Excluir
  26. Fala Jeff!,eu aqui outra vez.
    Minha Twister está apresentando um probleminha no câmbio.
    O câmbio enrosca ao subir a marcha e a moto apenas acelera como se tivesse no neutro e se eu tento reduzir a marcha acontece um estralo.
    Tipo uma engrenagem girando rápido e ao tentar reduzir a um atrito entre duas peças.
    Eu tenho q tentar reduzir até dar o encaixe perfeito parece.
    Hoje enroscou e estava a 60km ,joguei a marcha pra baixo três vezes e não desceu (ouve o atrito ou batida) de engrenagens girando sem estar sincronizada (vamos dizer assim).
    Só consegui na quarta tentativa.
    É a terceira vez em um tempo de 40 dias q acontece isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando!
      Parece ser um problema de desgaste da ranhura de guia do tambor seletor.
      Quando a gente move o pedal do câmbio por uma marcha, uma ranhura gravada em diagonal em um tambor acoplado ao pedal do câmbio move um garfo que empurra uma engrenagem contra a outra.
      Possivelmente essa ranhura está deformada e não guiando corretamente o garfo.
      Outra possibilidade para investigar primeiro é o desgaste da estrelinha posicionadora do tambor seletor.
      Essa pode ser trocada sem abrir o motor, ela está dento da tampa direita da carcaça do motor. Já a troca do tambor seletor exige remover e desmontar totalmente o motor.
      Tomara que seja o problema mais simples.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Ah, eu nem perguntei, né?Mas é claro que o nível de óleo está correto no seu motor. É sempre a primeira coisa a verificar quando ocorrem problemas de engrenamento de marchas.
      Eu de novo,
      Eu

      Excluir
  27. Cara eu comprei uma fan 125 és a partida á três messes atrás.ai o motor tava fumaçando,ele la onde comprei si ele disse que iria troca a parte de força da moto. Ele trocou. Só que a moto não é mais a mesma. Antes eu butava nela 120 na reta e agora não passa de 80. Cara me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro!
      Se ele retificou e trocou os componentes do motor, sua moto está na fase de amaciamento e o desempenho ficará presou por algum tempo.

      Tentar colocar a velocidade máxima nessa fase só estragará o motor mais rápido.
      Mas uma queda de rendimento tão grande não é normal.

      Troque uma ideia com um mecânico na sua cidade que possa ver o motor funcionando, ele estará em melhor condição de te ajudar do que eu.
      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

      Excluir
  28. Jeff.tenho uma cb 300 2012 estou com um probleminha,ela na rodovia acelerando tudo só chega nos 127 km. É não passa dos 8 mil giros... o que pode ser isso ?

    ResponderExcluir
  29. Jeff tenho uma cb 300 2012 e ela não passa dos 127 km... E tbm não passa dos 8 mil rpm. Oque pode ser isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz Ricardo!
      Pode ser uma série de coisas que roubam potência do motor, frequentemente muitas delas atuando em conjunto.

      Desde um filtro de ar entupido por poeira, velas de ignição desgastadas, combustível ruim, falta de regulagem de válvulas (proprietários de CB 300 costumam negligenciar o pastilhamento porque é um serviço mais caro do que simplesmente ajustar a folga com parafusos de regulagem, as pastilhas são caras).

      Oxidação dos contatos do conector da vela de ignição entre cabo e conector e entre conector e vela, atrito excessivo por óleo inadequado, molas de válvulas cansadas, válvulas e sedes do cabeçote carbonizadas ou desgastadas... pode ser muita coisa, inclusive a famosa trinca do cabeçote. Sua moto costuma morrer em marcha lenta e falhar na aceleração? Muita gente associa isso à famosa trinca, mas verifique primeiro os outros fatores de menor custo.
      Um abraço, e boa sorte com sua moto,
      Jeff

      Excluir
  30. Tenho uma CG titan 160CC EX 2017 ,Como seria o escalonamento dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!
      Sua moto tem escalonamento de 5 marchas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  31. Oi Jeff, mas tenho uma fan 125 ano 2005, e sempre dentro da cidade que eu moro tem que andar a uns 40km/h e de 3° ela fica engasgando e de segunda fica barulhenta, tipo pedindo marcha, o que pode ser? Ou é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitor!
      Ela deveria andar de boa em terceira marcha a 40 km/h. Ela engasgar nessas condições pode indicar falta da potência normal do motor.

      Verifique inicialmente se o filtro de ar está limpo, se a vela está com a folga de eletrodos correta,se as conexões do cabo de vela estão boas.

      Se isso estiver normal, a compressão pode estar baixa por desgaste do cilindro ou as molas das válvulas podem estar fracas.

      Somente um mecânico experiente vendo a moto poderá avaliar a situação do motor.

      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir