Não coloco óleo acima do recomendado pela Suzuki, sem filtro é 850ml com filtro 950ml...se vc por mais que isso, os retentores e juntas vão sofrer com a pressão e logo vem os vazamentos, uso há anos esses motores Suzuki Intruder 125cc e 250cc.
É isso que o pessoal não entende em relação à denúncia A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo quanto à quantidade de óleo do motor.
Obrigado pela oportunidade, vou tentar explicar com mais clareza:
A quantidade especificada pelo fabricante não é suficiente para atingir o nível de óleo recomendado pelo fabricante quando você faz o procedimento de medição determinado pelo fabricante.
Percebeu onde está a pegadinha?
Todo mundo mede errado, pensando que não precisa ligar o motor com a moto fria e nivelada. E se medir logo após a troca ainda com o motor quente, o óleo estará dilatado, dando um resultado falso.
O fato é que depois de colocar a quantidade recomendada você precisa medir o nível ligando e desligando o motor, e é aí que você descobre que sempre é necessário completar com mais um pouco de óleo...
Mas ninguém mede o nível corretamente, apenas confia cegamente na quantidade indicada e não faz o que o fabricante manda fazer.
A própria concessionária faz o procedimento errado, pode conferir com os mecânicos — o pessoal de vendas pode até falar o procedimento correto, mas na hora em que você confere o trabalho do mecânico, descobre que ele coloca apenas a quantidade indicada, sem completar até o nível máximo, apesar de isso ser determinado nos manuais de treinamento.
Depois de meses, voltei a encontrá-lo e ele confirmou que agora com o óleo no nível correto a moto está funcionando e passando marcha melhor do que antes.
Veja:
Em nenhum momento eu falo para fazer qualquer coisa em desacordo com o que é especificado pelos fabricantes.
O engraçado é que as pessoas não leem o manual do proprietário, e dizem que eu estou recomendando algo errado e prejudicial ao motor. Não estou.
Apenas estou alertando sobre aquilo que os fabricantes determinaram como sendo o correto e as pessoas desconhecem. Porque não leem o manual do proprietário.
Faça um favor a você mesmo, se dê ao trabalho de ler o manual do proprietário da sua moto e comprove o que eu digo com seus próprios olhos, senão você estará simplesmente praticando achismo.
Você acha que com a quantidade certa de óleo seu motor acumulará pressão. Você acha que seus retentores e juntas sofrerão com a pressão. Você acha que seu motor vazará óleo — coisas que realmente aconteceriam se houvesse de fato excesso de óleo no motor.
Mas não é o caso, porque se trata simplesmente de manter o nível correto determinado pelo fabricante por meio da fórmula "coloque X litros e complete conforme necessário."
Quem não completa, dança.
Olha só:
Você nem sequer verificou se a sua própria moto está com o nível baixo quando medido pelo procedimento correto do manual do proprietário.
Atualização:
Veja este vídeo do leitor Osmar Takashi que constatou o fato em sua kawasaki voltando da revisão.
O Takashi já fez vídeos sobre essa questão do óleo na moto anterior, uma suzuki GSR 150i, e agora nessa sua nova moto.
Você pode ver os outros vídeos no canal dele no youtube neste link.
Voltando à postagem original...
Na boa:
Você pode usar esses motores há anos, e até pode estar satisfeito com eles.
Mas não entendeu que seus motores precisaram (ou precisarão) de retífica com metade da quilometragem que poderiam atingir.
Eles poderiam durar o dobro da quilometragem sem passar por retífica, caso fossem mantidos com o nível de óleo correto determinado pelo procedimento esperto do fabricante, que mascara os fatos.
O pessoal pensa que é normal um motor de moto durar apenas 60 ou 80 mil quilômetros para a primeira retífica porque é o que todos duram: simplesmente, o pessoal não conhece coisa melhor, não imaginam que estão tomando prejuízo e se conformam com isso.
Mas veja:
Ninguém é obrigado a fazer o que eu digo. Seja feliz com os teus motores, coloque a quantidade de óleo que quiser, a bomba não vai estourar na minha mão mesmo.
O último cara com quem eu tive esse tipo de conversa perdeu o motor com uns 40 mil km e achou normal.
Minha moto do mesmo modelo está com 75 mil km e ainda tem muita estrada pela frente.
Fazer o quê, né?
Cada um é cada um.
Boa sorte,
Jeff
usar o molicote para chegar no nível é saudável para o motor?
ResponderExcluirEu tinha uma Burgman 125 2009, as informações sobre ela são divergentes. No manual diz uma coisa e no corpo do motor diz outra. Ela não tem vareta de medição, tem o visor, e seguindo o procedimento de esquentar e esperar sempre dava no meio ou um pouco abaixo do máximo utilizando 850ml com troca de filtro, porém, certa vez levei numa oficina YAMAHA, os caras praticamente gastaram um litro de óleo, normalmente levava o resto pra casa nas outras oficinas, mas nesse dia não sobrou nem 50ml, no outro dia a moto estava com o suspiro de óleo cheio, subiu quase um copo de 150ml.
ResponderExcluirEncher demais também é prejudicial, especialmente nas Suzuki (pra quem só trabalha com Honda), já vi mecânico torcer o nariz ao olhar o carburador dessa Burgman, talvez o certo seria deixar pra completar no dia seguinte.
Obrigado pelo depoimento, Roberto!
ExcluirNão conheço a mecânica da Burgman, vou procurar obter informações a respeito!
Um abraço,
Jeff
Minha moto é honda fan 160 cilindrada entao a quantidade de oleo certo é 1200ml?
ResponderExcluirMelhor do que me perguntar é conferir na sua própria moto.
ExcluirOlá Jefferson, postei aqui o vídeo comprovando a sacanagem das concessionárias. Dá uma olhada e veja o que acha. https://www.youtube.com/watch?v=wefHPYAXstE&feature=youtu.be
ResponderExcluirNível de óleo é o que anda detonando os motores por aí afora. Abraços!
Muito obrigado, Takashi!
ExcluirFico contente que você pôde constatar essa prática nociva do mercado e fico muito grato pelo vídeo!
É muito triste ver as concessionárias de todas as fabricantes sabotando nossos motores, isso é muita sacanagem.
Programarei uma postagem com o seu vídeo para logo depois do feriadão, provavelmente na terça!
Só dois comentários:
Nunca deixe o motor esquentar parado por 10 minutos, irá empenar o cabeçote e aí começará a misturar fluido de arrefecimento com o óleo, ou vice-versa, ou haverá perda de compressão, aí só retificando a face de contato do cabeçote.
E também não deixe a moto esquentando no cavalete lateral, isso força o conjunto de pistões/bielas e virabrequim para um dos lados, resultando em desgaste localizado na lateral dos cilindros. Também só resolve com retífica dos cilindros.
A postagem que irá ao ar na segunda será sobre o vídeo com câmera de infravermelho e as temperaturas encontradas ali. Preciso postar primeiro ela porque assim poderei comentar o uso do termômetro infravermelho que você fez, comparando a diferença dos resultados encontrados.
Valeu pela menção ao blog!
Forte abraço,
Jeff
Eu de novo!
ExcluirIncluí o seu vídeo nesta postagem e postei link para o seu canal.
Mais uma coisa:
Li os comentários lá no seu vídeo, e fique atento para o seguinte:
Você espera todo o óleo escoar por 20 minutos somente quando vai fazer a troca do óleo.
Nenhum procedimento de medição do nível pede uma espera como essa.
É tudo questão de ler o manual e fazer o que está descrito lá.
E por favor, quando fizer o tira-teima da troca do óleo com seu amigo , faça outro vídeo, será muito legal de assistir.
Um abraço,
Jeff
Olá, eu que agradeço. Seu blog é muito bem intencionado e com certeza muita gente assim como eu tira proveito das informações aqui contidas. Deixei a moto ligada por menos de 10 minutos, o suficiente pra esquentar o motor e medir as condições do óleo. Também não deixo ela ligada sempre no cavalete lateral, deixei no vídeo por conveniência do momento. Logo pela manha eu já ligo ela montado e aguardo 30 segundos pro óleo subir pro cabeçote e já saio com ela (sempre na manha até aquecer). O termômetro usei pra comprovar a temperatura alta e possivelmente do óleo lá dentro do bloco, pra não deixar dúvidas quanto ao aquecimento do motor. Abraços.
ExcluirPor favor corrija meu nome! É Osmar Takashi hehehehe. Abraços!
ExcluirCorrigido, mil perdões!!!!
ExcluirJorge Takashi foi um colega de escola querido nos tempos do colégio técnico... não o vejo há quase 40 anos, mas a cabeça da gente faz associações incríveis.
Um abraço, e desculpe a mancada,
Jeff