domingo, 7 de setembro de 2014

O que é fundir o motor?

O que é fundir o motor? O que é motor travado? Como saber se o motor fundiu?

Bom, só posso falar pelo que eu vi e vejo por aí, porque nunca fundi nenhum, sempre tratei meus motores muito bem... hehehe

Mas pelo que tenho visto, é algo assim:


Dica encontrada no google+

Esse caso é bem dramático.  

Se fosse um motor de Kansas, eu ia achar que era da moto de um conhecido meu — ele também quebrou tudo, moeu pistão, empenou a biela, estourou válvulas... 
só não trocou a corrente de comando porque todo mundo sabe que motor varetado não usa corrente de comando. (hahahahahahaha... é uma longa história... Foi mal aí, conhecido! Mas deixe pra lá, afinal sua Preciosa chegou aos 30 mil km sem problemas sempre usando apenas 1 litro de óleo e eu era só o cara interessado em denegrir a imagem da dafra, lembra? O facebook não esquece... A propósito, Jezebel completou 75 mil km e manda lembranças!)

O que causou a quebra do motor?


Podem ser vários motivos... acreditar na quantidade do manual e não verificar o nível corretamenterodar com pouco óleo, óleo de viscosidade inadequada para nossa temperatura, não repor o óleo entre as trocas, achar que amaciar o motor é bobagem, brincar de cortar giro, fazer wheelie, empinar, dar o gás, fazer zoeira, etc., etc., etc.

Em resumo, ser um cupim de ferro.


Qual a diferença entre travar, fundir e estourar o motor?


Apesar de o pessoal em geral não fazer distinção, eu uso fundir, t
ravar e estourar como maneiras de dizer que o motor sofreu um dano interno muito grave (pede retífica e troca de anéis, no máximo também o pistão), gravíssimo (retífica e troca de várias peças caras como biela e rolamento do virabrequim — é o caso acima) ou desesperador (seu motor já era, bateu com as 10, pode sair mais barato comprar outra moto e uma coroa de flores do que consertar esse motor)

Mas há quem chame um motor fundido de travado, porque travar é o sintoma do motor fundido. Motor travado é do vídeo. Já motor estourado eu uso quando a carcaça também trinca ou se parte em pedaços. 

É, pode acontecer, e a carcaça desse motor aí de cima não estourou por muito pouco. Se é que uma inspeção mais detalhada posterior não irá mostrar trincas não percebidas durante a desmontagem.

Em todos os casos, sua moto irá para a oficina e você vai gastar a maior grana se quiser que ela volte a viver. Se a carcaça estourar, não terá salvação; aí, só trocando o motor inteiro.

Uma travada dessas acontece porque o motor se superaquece (por abuso ou falta de óleo), as peças se dilatam além dos limites de projeto, se derretem ou acabam travando e se quebrando.

Pelo estrago desse motor aí de cima, ou ele sempre rodou com óleo abaixo da quantidade correta, ou permaneceu um bom tempo na faixa vermelha (sabe aquela modinha de manter o acelerador no máximo com a moto parada para ver o motor cortar giro, ou seja, atuar a proteção do motor? Pois é...).



Mas o limitador de giro não é uma proteção para impedir que o motor estoure?

Não exatamente. O limitador não é santo milagreiro.

O corte de giro é uma proteção para uma ocasião excepcional, tipo você ser obrigado a fazer uma ultrapassagem desesperada reduzindo marcha porque vem vindo um caminhão na contramão. Uma vez na vida e outra nunca mais.

A limitação eletrônica da rotação ou número de giros do motor (rpm = rotações por minuto) existe porque, se esse limite do motor for ultrapassado, as molas do cabeçote não terão tempo de empurrar as válvulas de volta contras as sedes, elas sairão de sincronismo e continuarão abertas durante a subida do pistão, trombando com ele. 

O resultado final seria o mesmo do vídeo, somado com a perda das válvulas, balancins e até o próprio cabeçote. 

Se realmente o motor travou por ficar muito tempo em rotação excessiva, e o cabeçote ficou inteiro (conforme o mecânico diz), pode ser porque a proteção do corte de giro tenha feito seu papel. 

Ué... Se foi por acelerar demais e o corte de giro funcionou, por que o motor estourou?

Nesse caso, o motor teria estourado porque, mesmo superaquecido, continuou em alta rotação sem arrefecimento (sem ventilação).

Assim, ó:



Os caras lá fora se divertem esmerilhando motores e motos que chegaram ao fim da vida útil porque no exterior moto é coisa barata; moto usada é descartável, sai mais barato jogar fora do que consertar para tentar vender. 

Esse cara aí estourou o motor na frente de todo mundo para dar showzinho pra galera, e aí os manés tupiniquins veem o vídeo, acham bonito queimar pneu, acham que o cara deu azar, que não vai acontecer com eles, fazem a mesma coisa com motos novinhas e as destroem por burrice. 

O resultado para o motor é o que se vê: 


Com o excesso de calor, os pistões se dilatam, perdem a resistência (amolecem), o esforço do motor é máximo, os anéis travam contra o(s) cilindro(s), a(s) biela(s) continua(m) seu movimento, força(m) o(s) pino(s), arrebenta(m) a bagaça e aí danou-se tudo. 


O segundo motor não apenas fundiu, ele estourou. Deu pt (perda total) da carcaça.


Se o motor tivesse estourado com a moto em movimento, as peças poderiam ter entrado no câmbio e travado a roda traseira, derrubando o piloto. 

Será que aquele primeiro motor fundiu por falta de óleo ou óleo de viscosidade incorreta, como você sempre fala no blog e avisa todo mundo?


Quando o motor abre o bico apenas por lubrificação inadequada, ele 
pifa com a moto em movimento e o acontecimento tende a ser um pouco menos dramático (para o motor, não para o proprietário)

O motor dá sinais de que está prestes a morrer e vai perdendo potência, soltando muita fumaça (como no vídeo), você percebe que algo está errado, encosta a moto e o motor bate as botas mesmo é na hora em que para de girar, aí os anéis do pistão superaquecidos se fundem com a parede do cilindro.



Para o motor travar (fundir), não precisa estourar os componentes, basta que a biela ou outras peças se deformem que o motor ficará travado.

Em alguns casos, você poderá até ficar em pé sobre o pedal de partida com o câmbio em neutro que o motor não irá girar:




Nos motores normais esse travamento geralmente ocorre antes que o pistão exploda, mas o estouro com quebra de biela é comum de acontecer nos motores mexidos (os famosos "kits de cilindro e cabeçote 225cc para moto 150").

Nesses motores envenenados, a nova parte de cima faz mais força do que a velha parte de baixo foi projetada para aguentar, aí estoura biela/pistão, estoura rolamento do virabrequim, periga trincar até a carcaça, é perda total igual no segundo vídeo.

Se uma travada do motor ocorre no trânsito de uma avenida ou rodovia movimentada, pode causar um acidente muito sério porque ninguém espera que você vá diminuir a velocidade sem motivo aparente e sem acender a luz de freio. O óleo na roda traseira também não ajuda.

Se quele primeiro motor estourou no meio de um bobódromo, com o cara parado se exibindo para os amigos, 
não deve ter machucado nada além do ego. Tomara que alguém no bobódromo tenha filmado o e colocado no youtube.

Agora um alerta para os amantes do contato com a lama natureza:

Motos de trilha são bastante vulneráveis a fundir ou estourar o motor.

Trabalhando sempre em giro alto, motor muito exigido, sendo empinadas frequentemente, muito provavelmente descuidadas quanto à reposição do óleo...

Assista o vídeo abaixo e veja um monte de motos de trilha fundindo e estourando o motor. 

É bom para saber o que esperar caso isso aconteça, mas torço que você nunca passe por essa situação (Por causa do uso severo, as otos de trilha consomem muito óleo em poucas horas, e nunca vi trilheiro carregando óleo de reserva. As fábricas adoram os trilheiros.)



Quase ao final do vídeo, uma moto laranja se revolta por ser tão maltratada e mostra ao piloto que não está feliz. 
Não é por nada não, mas essas ruivas têm personalidade.

Talvez você estranhe o barulho dos motores, porque hoje em dia não se fabricam mais motos com motores 2 tempos no Brasil; apenas uma das motos do filme usa motor de 4 tempos iguais aos nossos, é aquela branca que aparece aos 1:45.

Motores de 2 tempos trabalham muito quentes porque geram muita potência (quase o dobro dos motores 4T) e no ato de fundir, furam o pistão. Não deixa de ser uma fusão do metal.

Atualização:
Para mais informações sobre motores fundindo e estourando, veja as postagens:

Coisas que você não sabe sobre o limite de giros do motor 

O motor da minha moto vive fundindo

Um abraço,

Jeff

22 comentários:

  1. Cara!! Muito fera esse post! Está de parabéns!
    Vou recomendar pra uns amigos para que eles aprendam a cuidar melhor da moto deles

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  2. Texto bem esclarecedor, me tirou muitas dúvidas. Parabéns pelo blog!

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  3. Gente o motor da minha Titan125 ks parou de funcionar do nada, eu cheguei em casa do trabalho, tudo normal, parei a moto e celerei, e percebi que saiu uma fumaça preta do cano aí ela se desligou, aí foi que eu liguei outra vez e acelerei de novo aí ouve um barulho no motor a fumaça preta saiu de novo é o motor parou de funcionar e também o kick endureceu, o que pode ter acontecido????

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    1. Olá, Cidini!
      Pela sua descrição, parece que aconteceu isso mesmo que você pensou, motor travou.
      Uma válvula pode ter se quebrado e travado o pistão, ou se o motor estava muito quente ele pode ter fundido anéis na camisa.
      Se puder, descreva pra gente o resultado e mais informações, tipo a quilometragem da moto, óleo que você usa, quantidade em cada troca, intervalo de troca, frequência de verificação e complementação do nível.
      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

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    2. Troco o óleo de 3 em 3 meses, uso o óleo lubrax.

      Deoois de fazer a retifica do motor ele fica como um motor novo?

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    3. Uma retífica bem feita deixa o motor em uma condição muito boa.

      Mas note que ele precisará ser amaciado novamente: nada de rodar forçando o motor pelos primeiros 5 mil km para que as peças possam se assentar umas com as outras.

      E fique de olho no nível de óleo, porque um motor zero km de novo consome um pouco mais de óleo do que o normal para um motor já amaciado.

      Tudo de bom,
      Jeff

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    4. Valeu pelas informações e muito obrigado

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  4. Tenho uma XJ6, o motor quebrou andando a 150km/h. Não estava forçando ela, a rotação nao estava nem perto do vermelho. A biela quebrou no encaixe do virabrequim e furou o bloco do motor. A roda nao travou e não ouvi barulho de peças moendo. O que sera que aconteceu? Sera que é possivel retificar?

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    1. Olá, dono da XJ6!
      Muito provavelmente aconteceu aquilo que denunciamos aqui no blog:

      Apesar de o manual da kawasaki (e de todas as outras montadoras) afirmarem a necessidade de manter o nível de óleo na marca de máximo, as próprias concessionárias não o fazem.

      Elas entregam as motos das revisões apenas com a quantidade insuficiente especificada no manual e não fazem o procedimento correto de completar até a marca de máximo.

      Existe até o vídeo de um proprietário de uma Z300 que confirmou esta denúncia, e relatos de proprietários de XJ-6 confirmando essa prática lesiva aos proprietários.

      Dê uma olhada nas postagens:

      https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/04/o-caso-da-kawasaki-z300-quase-sem-oleo.html

      https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/12/denuncia-de-oleo-baixo-na-kawasaki-z300.html

      https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/09/como-nao-perder-seu-motor-zero-km-e.html

      Ao atingir uma alta velocidade com óleo muito baixo, o mancal da biela superaqueceu e enfraqueceu a biela, que não aguentou o esforço.

      O pessoal sempre coloca a culpa em um defeito do material, e fecha os olhos para admitir que o motor estoura por culpa deles mesmos.

      Quando a culpa é de um defeito de material, paciência, foi azar.

      Também nunca admitiriam que entregaram a moto com óleo insuficiente da revisão, a culpa (e a desculpa) sempre será que a responsabilidade de conferir o nível do óleo é do proprietário.

      Agora, se você não leva mais a moto para revisões, quem é que está fazendo a troca do óleo?

      Os mecânicos e os proprietários se limitam a colocar a quantidade insuficiente recomendada e conferir o nível sem ligar o motor, o que é errado.

      O nível precisa estar na marca de máximo com a moto fria, nivelada e depois de ligar o motor pelo número de minutos especificado no manual (Em outras marcas de moto, o nível é verificado totalmente a quente, não é o caso das kawasaki).

      Todo mundo que não completa o nível de óleo está correndo o risco de quebra da biela e estouro da carcaça do motor, com grande possibilidade de jogar óleo na roda traseira e causar um tombo no meio da rodovia a 150 km/h.

      Você teve muita sorte de vir poder contar sua história aqui no blog.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Retificar somente será possível se o cilindro não estiver muito riscado. Se foi perfurado, já era. Se o rompimento foi na carcaça, o certo é substituir a peça destruída. Grande chance de perda total do motor, se estiver na garantia será uma briga boa.
      Boa sorte!
      Jeff

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  5. Tenho uma XJ6, o motor quebrou andando a 150km/h. Não estava forçando ela, a rotação nao estava nem perto do vermelho. A biela quebrou no encaixe do virabrequim e furou o bloco do motor. A roda nao travou e não ouvi barulho de peças moendo. Troco oleo a cada 3 mil, utilizo apenas motul 5100. O que sera que aconteceu? Sera que é possivel retificar?

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    1. Olá, Ecg55.

      Estranhamente, não recebi aviso de sua mensagem, só publiquei agora;

      Você já deve ter descoberto isso, mas retífica não resolve carcaça quebrada. Muito possivelmente é perda total.

      O motivo para isso acontecer é falta de óleo. Temos denunciado que as concessionárias não colocam o nível correto de óleo, colocam apenas a quantidade recomendada que não permite atingir o nível correto.

      Ora, a obrigação das concessionárias é fazer o serviço direito, e o correto é entregar a moto com o nível máximo de óleo e orientar o cliente sobre o procedimento correto de medição, que é ligar e desligar o motor frio antes de medir, e completar o nível até atingir a marca de máximo.

      Aí o proprietário roda a 150 km/h, abaixo da capacidade desse motor, mas ele está sem óleo suficiente, a primeira coisa que quebra é o mancal da biela.

      Você escapou de morrer vítima do estouro da carcaça despejando óleo no pneu traseiro.

      Depois um caminhão passa em cima da gente na estrada e a manchete é "motociclista perde controle da moto e é atropelado".

      Um abraço, e lamento que meu aviso não tenha chegado a tempo,
      Jeff

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  6. Olá jeff, estou prestes a pegar uma twister 250 que está com o cabeçote da cb 300 ela esta fumando um pouco ao ligar, segundo o dono é por que como o cabeçote da cb 300 era de injeção eletrônica e foi colocado numa moto carburada ela dá um excesso de combustível que faz fumacar, mas ao inserir o dedo na descarga notei que saiu um pouco melado, isso é indicio que o motor pode estar prestes a bater?

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    1. Olá, Osmir!
      Escapamento melado com óleo é sinal de desgaste de cilindro e anéis do pistão, uma quantidade de óleo maior que a normal está passando para a câmara de combustão através da folga dos anéis.

      Não tem nada a ver com o cabeçote ou com ser carburada ou injeção eletrônica. Um cabeçote de 300 é por natureza menos confiável, espaço de metal menor para a rosca da vela.

      Veja bem se vale a pena correr esse risco.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Como bem disse, é um risco,vou analisar melhor a situação, muito obrigado amigo!
      Abraços.

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  7. Amigo,como saber se o motor da minha moto já foi retificado?

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    1. Olá, L!
      Só dá para descobrir com certeza abrindo o motor e vendo a medida dos anéis de pistão e pistão instalados.
      Uma indicação externa pode ser a aparência das juntas de fechamento do bloco do motor. Se tiverem aparência de novas, não umedecidas com óleo, mostram que o motor foi aberto recentemente. Com o tempo, fica cada vez mais difícil descobrir.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Se somente a junta da tampa direita do motor for nova, pode indicar apenas a troca de embreagem ou limpeza do filtro.

      Se a junta central (depende do motor; isso vale para as monocilíndricas) e a junta da tampa esquerda e entre o bloco e o cilindro forem novas, aí sim é certeza de que o motor foi aberto.

      Não necessariamente é prova que o motor foi retificado. Já troquei as engrenagens do câmbio da minha moto e o pistão, anéis e camisa do cilindro continuam originais.

      Eu de novo,
      Eu

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  8. Minha moto ta fazendo barulho, perdeu um pouco da força. O que pode ser? Sei que foi por falta de óleo, porque os outros entregadores não ajudam a cuidar das motos aqui no deposito de gás, então o que pode ser no geral?

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    1. Olá, leitor!
      O motor da sua moto trabalhou sem óleo e agora precisa de uma retífica.
      Desgaste por falta de óleo não tem como eliminar sem retífica e troca de peças.
      Boa sorte,
      Jeff

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  9. E aew Jeff susse ? Minha moto é uma fan 2009, foi colocado o kit da CRF andei poucos meses , travou o Kick e a vela derreteu provavelmente foi o pistão né ? Abraço, muito bom esse blog...

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    1. Olá, leitor!
      Tudo num motor é projetado com tolerâncias estreitas e detalhes às vezes imperceptíveis a olho nu.

      Pistão derreter a vela para mim é novidade, mas já vi vela derreter pistão por causa do grau térmico incorreto.

      Grau térmico é especificado no código da vela, há velas que trabalham dissipando mais calor que outras, ou no caso, acumulando mais calor a ponto de derreter e furar o pistão.

      Para a vela derreter, só imagino ela exposta a uma tensão mais alta do que o projeto.

      Colocar um cilindro de uma moto mais potente em uma carcaça que não foi projetada para aguentar esse esforço pode provocar a ruptura dos mancais e carcaça, uma situação que pode despejar o óleo do motor na frente da roda traseira.

      É algo que pode causar um acidente sério.

      Um abraço,
      Jeff

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