sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vazamento de gasolina pela mangueira do carburador

Vazamento de gasolina pela mangueira do carburador: 

* Para vazamento pela tampa do tanque de combustível, veja esta postagem aqui.


Minha motoca aprontou. No sábado quando acordei, notei um cheiro fraco de gasolina, olhei e percebi que havia vazado um pouco de gasolina pelo respiro do carburador. Sequei e achei que tivesse sido algo ocasional. 

Hoje (Domingo) havia uma poça enorme na garagem. Abri e fechei com força o parafuso do ladrão, mas não adiantou. Fechei a gasolina do tanque mas não dá pra andar com a moto assim. Alguém tem ideia de como resolver o problema?

Imagem: http://nachomolinablog.blogspot.com.br/

A primeira coisa:

Para interromper o vazamento, a primeira coisa é fechar o registro de combustível (a torneirinha). A posição fechada é com a haste horizontal, e se mesmo nessa posição a gasolina continuar a vazar, então a vedação do seu registro precisa ser trocada
(é, esses dois problemas podem acontecer ao mesmo tempo...)

Para tentar resolver o problema, coloque a moto no cavalete central, se existente, e dê uma pancadinha leve na parte reforçada do carburador com o cabo de uma chave de fenda ou martelo. Resolve em 90% dos casos. 

É mais raro, mas o eixo da boia (explicado abaixo) também pode ter saído de seu alojamento, aí somente desmontando parcialmente o carburador. 


Se for o caso, o procedimento de desmontagem parcial do carburador é explicado na postagem Minha moto ficou parada vários dias e agora não liga.


Para entender como funciona a válvula de controle da entrada de gasolina no carburador e evitar que o problema volte a acontecer, continue a leitura desta postagem.

Primeira coisa a verificar: 


O que causou o vazamento pela mangueira do carburador?


A entrada de gasolina no carburador é controlada por uma válvula de boia igual à da caixa d'água da sua casa — quando o nível sobe, ela gira sobre seu eixo e fecha automaticamente a entrada de combustível para impedir que ele continue a fluir para dentro do carburador.


Essa válvula pode ser impedida de fechar por um cisquinho preso entre a sede e a extremidade da válvula, ou a boia pode ter ficado emperrada por atrito ou restos de gasolina evaporada, principalmente se a moto estiver apoiada no cavalete lateral (o peso da boia inclinada a desloca para o lado e esse atrito pode ser suficiente para impedir que ela se mova: a famosa boia "encantada").

Fechar o parafuso de drenagem do carburador não impedirá que a gasolina continue a vazar, isso não é possível. Ele só serve para escoar uma gasolina contaminada de dentro da cuba.

Não é possível fechar totalmente esse parafuso porque a abertura é necessária para servir de saída de emergência ("ladrão") justamente para deixar a gasolina escoar para fora do motor em caso de encantamento / emperramento da boia.

Se a gasolina não vazasse pela mangueira do ladrão, ela iria lá para dentro da câmara de combustão e, na hora de dar partida, a pancada do pistão contra aquela quantidade de líquido presa ali dentro seria suficiente para empenar a biela. Perda total, aí só abrindo o motor e trocando as peças.


E não sairia barato.


Outra coisa que pode acontecer é a boia do carburador necessitar de um ajuste para garantir uma boa vedação. Nesse caso, será necessário remover e desmontar o carburador, algo recomendável somente se você tiver algum conhecimento de mecânica. 


Dicas:

  • Antes de remover e desmontar o(s) carburador(es), experimente dar uma pancadinha na aba reforçada dele(s) com o cabo de uma chave de fenda ou martelo (o cabo, não a ponta). Isso geralmente solta a boia e resolve o problema.
  • A instalação de um filtro de gasolina entre o registro e o carburador diminui muito a ocorrência desse tipo de coisa, evitando a entrada de ciscos no carburador. Uma solução muito barata e funcional.
  • Deixar sua moto sempre no cavalete central (se equipado) também evita muito esse tipo de ocorrência, porque evita o desgaste e atrito entre o mancal e a boia.
  • Manter o registro de combustível aberto durante a noite evita a formação de borra de gasolina evaporada, evitando que a boia fique emperrada na posição aberta e cause vazamentos. Em compensação, pode fazer com que ela fique emperrada na posição fechada, impedindo a partida pela manhã. A solução é a mesma, uma leve pancadinha na área reforçada do(s) carburador(es).
  • Se a pancadinha piorar o vazamento, é porque a boia não estava somente encantada, estava a ponto de perder o eixo e a pancadinha fez o eixo cair de vez. Nesse caso, não haveria outra solução mesmo a não ser desmontar a cuba e reinstalar o eixo e a boia. Agora, se a cachoeira está acontecendo porque a cuba quebrou, é sinal de que a pancadinha não foi feita na parte reforçada, mas na cuba, que se quebrou. Ou então foi uma pancadona...
Um abraço,

Jeff

ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

25 comentários:

  1. Minha CBX estrada está vazando muito pelo respiro será que é esse o problema ?

    ResponderExcluir
  2. Minha CBX estrada está vazando muito pelo respiro será que é esse o problema ?

    ResponderExcluir
  3. A minha ybr factor também esta com esse problema de vazamento pelo respiro, o que é melhor da uma pancadinha no carbu ou leva-la ao mecânico?

    ResponderExcluir
  4. A minha ybr factor também esta com esse problema de vazamento pelo respiro, o que é melhor da uma pancadinha no carbu ou leva-la ao mecânico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Minha tbm é do msm modelo e tá com o msm problema, se você resolveu o seu me ajuda pfv?

      Excluir
  5. Esse problema alem de vazar gasolina no respiro faz com que minha moto em certa velocidade 120km por exemplo, ao reduzir não consiga mais acelerar, embola, paro e dou umas batidas no carburador e volta, salve a Twister 2008 rs

    ResponderExcluir
  6. Minha Yes 125 estava com esse problema depois que minha esposa deixou a moto cair no chão quando tentou montar nela para andar, fiz o que você disse, dei uma batidas no carburador e não é que deu certo (kkkk) obrigado awe meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Estou com a minha primeira moto, titan es 150cc 2008. Estamos em outubro de 2016 e você acabou de resolver meu problema. Ela estava pingando, não era muita coisa, mas a garagem fedia a gasolina. Dei umas batidas de leve e apertei os parafusos e parou totalmente. Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o agradecimento!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. A minha moto estava com o mesmo problema dei umas batida no carburador a sujeira soltou, e ela parou de vazar gasolina

      Excluir
  8. A minha biz 100 também está com o mesmo problema.je deixei no cavalete,feichei o registro e nada continua vazando.onde é está parte reforçada para eu dar umas pancadinhas de leve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a aba na junção da cuba com o corpo do carburador. Não exagere na força.
      Já vi uma Biz com esse problema e a boia estava desencaixada do eixo, nesse caso pancada não resolve, só abrindo a cuba e instalando de novo.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  9. A minha biz 100 também está com o mesmo problema.je deixei no cavalete,feichei o registro e nada continua vazando.onde é está parte reforçada para eu dar umas pancadinhas de leve?

    ResponderExcluir
  10. A minha fam 150 esta vazando gasolina pelo ladrao (como se estivesse espirrando ) e com isso fica sem forca ao andar ...
    Oque pode ser????
    Me ajudem pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Se a sua moto for carburada, a explicação está no texto da postagem.
      Se ela for injetada, há um problema na sua bomba/tanque de combustível.
      Cuidado com isso porque um incêndio em uma moto é muito difícil de ser apagado e o tanque pode explodir, Queimaduras em grandes áreas do corpo são fatais.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  11. Eu tenho uma biz e há duas semanas tenho notado esse problema de vazamento.
    Levei na oficina e o cara disse ter limpado o carburador (isso tem uns 5 dias) e hj na madrugada qndo tirei a moto do cavalete e pus no pé pra poder pegar meu capacete, ela simplesmente DERRAMOU gasolina,derramou msm,creio que o equivalente a uns 50 ml de combustível, ensopou o chão.
    Oq faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Dyanne! Bom, acho que não começou muito bem, né?
      Já vi isso acontecer em uma Biz, o eixo da boia dentro do carburador deve ter se soltado. Só tem um jeito:
      Abrir a cuba e encaixar o eixo no lugar correto. Só com ferramentas e experiência em mecânica para mexer nisso...
      Boa sorte!
      Jeff

      Excluir
  12. Uma pancadinha com o cabo da chave de fenda e adeus vazamento...

    Intruder 125

    ResponderExcluir
  13. Minha YBR 2008 começou vazando gasolina pelo ladrão qnd estava no cavalete lateral, qnd colocava no central ela parava...troquei o cavalete e o problema foi resolvido...agora ela esta com um vazamento de óleo q devo levar sábado ao mecânico, hj fui dá uma olhada e verificar se o vazamento tinha diminuído, senti um cheiro de gasolina e verifiquei q estava novamente vazando...coloquei a moto no cavalete central e fechei a gasolina...oq pode ser...? alguém ajuda aí...tenho essa moto desde zero...nunca tive problemas e ultimamente tenho tido várias dores de cabeça com ela...elétrico, mecânico...etc...e essa moto não tem nem 60 mil rodados...manutenção feita sempre em dia...se puderem me ajudar meu e-mail é rodrigoignacio1982@gmail.com Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boia encantada do carburador pode ser causada por deslocamento do eixo dentro da cuba. Aliás, eu disse isso na postagem.
      Boa sorte.

      Excluir
  14. Minha cinquentinha ficou alguns dias parada e quando eu fui funcionar ela não tirei do descanso lateral e funcionei ela de lado. Depois de alguns minutos ela começou a vazar gasolina pela mangueira do carburador. Tirei a gasolina do tanque para não vazar mais. Estava com medo de ligar a moto e ela explodir... tem esse risco? Vou tentar dar essa batidinha no carburador...Se não resolver voi ter que levar no mecânico.

    ResponderExcluir