Uma postagem que eu adio sempre por falta de máquina fotográfica e de lembrar de pedir para o Dan fotografar é sobre vazamentos de óleo.
Todo motor vaza óleo. Seja de carro, seja de moto, trem, navio, avião... todos eles mais cedo ou mais tarde vazarão óleo.
Há vazamentos normais que não representam nenhum risco, e vazamentos anormais que precisam ser consertados em curto prazo.
A junta da tampa do cabeçote é de borracha e está exposta a temperaturas bastante elevadas no motor, então é normal que se deforme e em pouco tempo comece a vazar óleo. Acredite, isso acontece até nas hoooonda.
O pessoal fica encafifado achando que é o fim do mundo, mas é um vazamento que só traz prejuízos estéticos.
A turma que não entende nada de Mecânica acha que isso é causado por excesso de óleo no motor. Não é.
O óleo é bombeado para o cabeçote por um tubinho que tem no máximo 5 mm de diâmetro, e lá em cima no cabeçote tem um buraco de saída escancarado medindo 50 mm x 20 mm por onde passam as varetas ou a corrente de comando.
Não existe possibilidade de o óleo ficar retido no cabeçote e isso causar pressão ou vazamentos pela junta da tampa do cabeçote.
Mas tenta explicar isso para o pessoal...
Um vazamento comum, também sem gravidade, é pelo eixo de acionamento da embreagem. O retentor ou anel de vedação se desgasta e uma pequena quantidade de óleo começa a aparecer sobre a tampa lateral — não precisa arrancar os cabelos por causa disso, o único dano é estético.
Outro desses vazamentos que assusta muito o pessoal é o da junta do cilindro, aquela que vai entre carcaça do motor e a base do cilindro.
Essa junta é de papel, o óleo se infiltra e permeia o papel, e é normal aparecer uma mancha de óleo ao longo de toda a volta da base do cilindro.
Não se preocupe com isso:
As moléculas de óleo são atraídas por forças de Van der Waals e percorrem os espaços vazios entre as fibras de celulose, minando do lado de fora do motor.
Esse fenômeno se chama capilaridade. Todo líquido tem a tendência de se infiltrar entre espaços pequenos.
É algo natural, e nesse tipo de vazamento a quantidade de óleo é muito pequena e nunca representará um risco para o motor.
Mas atenção:
Óleo muito fino passa mais facilmente através das juntas, e isso pode ser causado por viscosidade inadequada ou mais provavelmente por aquecimento excessivo do motor devido à pouca quantidade de óleo.
Motores amaciados incorretamente (exigidos demais enquanto ainda estão com as peças se adaptando uma à outra) também trabalham superaquecidos.
Para mim, a principal causa desse motor suzuki vazando óleo aí em cima é o fato de trabalhar muito quente com pouco óleo pelos motivos já explicados aqui nas denúncias sobre a esperteza dos fabricantes.
Vazamentos pelas juntas das tampas laterais muitas vezes são resolvidos apenas com um pequeno aperto dos parafusos.
Mas atenção:
Um aperto feito na sequência errada ou exagerado dos parafusos pode aumentar o vazamento.
Se o vazamento pela junta da tampa for grande a ponto de você encontrar manchas no chão pela manhã, leve a moto a um mecânico.
Um vazamento que realmente deve deixar você preocupado é pelo retentor de óleo do pinhão de transmissão, ou pelo parafuso que fica logo à frente dele.
Esse vazamento costuma ser grande e passa despercebido porque uma boa parte do óleo vai parar na corrente de transmissão.
Isso sim é um vazamento grave:
Não ligue o motor nessas condições, você não conseguirá chegar até a oficina sem fundir ou danificar gravemente o motor.
Descubra primeiro a causa — isso pode ser causado até por uma bobagem: afrouxamento do bujão de drenagem.
Um abraço,
Jeff
Olá, bom dia!
ResponderExcluirVocê poderia me dizer onde fica o pinhão, o qual você se refere no seu texto.
Agradeço antecipadamente.
Fco
Olá,boa noite.
ExcluirO pinhão fica localizado do lado esquerdo do motor da moto. Ele fica próximo a junção da balança.
Pra ficar mais fácil basta acompanhar a corrente da moto no sentido contrário do pneu traseiro.
O pinhão é como se fosse "uma coroa dianteira".
Olá, ótimo artigo. Poderia me dizer se devo me preocupar com o vazamento nessa parte de cima do motor dessa foto: http://imagizer.imageshack.us/a/img922/927/4wA1rQ.jpg
ResponderExcluirDesde já, agradeço
Olá, ótimo artigo. Poderia me dizer se devo me preocupar com o vazamento nessa parte de cima do motor dessa foto: http://imagizer.imageshack.us/a/img922/927/4wA1rQ.jpg
ResponderExcluirDesde já, agradeço
Vc fala merda pra caralho nesse blog ai, vc disse q nao existe possibilidade de oleo ficar retido na tampa do cabeçote e a pressao causar vazamento, essa sua fala contra diz a propria foto. Outro artigo seu q eu li dizia q oleos 20w30 da honda sao piores q oleos minerais por q o brasil é um pais tropical e por q sao oleos mais finos.
ResponderExcluirou vc é burro pra caral** ou ta metendo o loco ai falando merda atras de merda sem embasamento nem 1.
Fala q é mecanico eu duvido q vc seja se for deve se daqueles q so fode moto dos outros.
vai da uma informaçao q presta e verdadeira pra quem ta com duvida ao inves de fica ai inventando merda
HAHAHAHA!!!
ExcluirMe divirto muito quando aparece um pateta desses aqui no blog.
Sem abraço,
Jeff
Este cara que está criticando as informações do colega nos mostra ser um desesperado sem um pingo de educação ...O qual deveria se contentar em manter suas críticas no seu intestino no entanto as vomita pela própria boca. Att. Philippe Houver
ExcluirEste cara que está criticando as informações do colega nos mostra ser um desesperado sem um pingo de educação ...O qual deveria se contentar em manter suas críticas no seu intestino no entanto as vomita pela própria boca. Att. Philippe Houver
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNessas horas que a gente percebe que a educação está indo pelo ralo!!! O dito cujo aí não sabe nem ler corretamente, muito menos aproveitar as preciosidades das informações repassadas repetidamente neste blog. Fora que o comentário dele tá bem bugado, e com muitos erros.
ExcluirOlá Alex e amigos da Receita,
ExcluirObrigado pelo apoio!
Um abraço,
Jeff
Boas informações
ResponderExcluirOlá jeff, minha dúvida é a seguinte eu tenho uma twister/08 e falam que com o tempo terei que trocar o pistão por outro maior. O que você acha? Isso está correto?
ResponderExcluirDeixo já um obrigado
Olá, Watson!
ExcluirIsso é o que se chama de retífica do motor. Quando ele se desgasta, o motor precisa ser desmontado e o cilindro usinado para remover as marcas de desgaste. É retirada uma camada de material para deixar o cilindro com o mesmo grau de acabamento original, o que obriga a usar um pistão e anéis de diâmetro ligeiramente maior. Normalmente o cilindro admite duas ou mais retíficas, depois precisará ser substituído por outro original e recomeçar o processo.
Isso é diferente de aumentar o diâmetro para ganhar cilindrada, o que nunca é aconselhável porque o esforço maior facilita o estouro do motor.
Um abraço,
Jeff
Entendi, obrigado pelo esclarecimento. A minha moto aparece esses vazamentos que você comentou aqui no blog mas como você disse para não se preocupar fiquei mais tranquilo mas só que incomoda um pouco.....kkkk
ResponderExcluirÉ como diz o pessoal das Harley:
ExcluirMoto não vaza óleo, moto marca território...
Um abraço,
Jeff
Depois dessas informações fiquei mais tranquilo com minha fan 125 que ta vazando óleo na tampa do motor.
ExcluirEu mais uma vez kkkkkkk
ResponderExcluirEstou querendo comoprar uma moto apenas para usar no fim de semana, quais as dicas que você tem para que eu não tenha problemas com essa moto?
*No caso teria em mente uma 600cc
Olá, Evaristo!
ExcluirPrimeira coisa, se for zero km, confira o nível de óleo exatamente conforme o manual ao retirar a moto da concessionária. Não acredite na conversa do vendedor mesmo que ele retire e te mostre a vareta medidora — se ele não ligar o motor antes, o procedimento é enganoso.
Segunda dica, verifique novamente o nível de óleo pela manhã, se o procedimento recomendar a medição com o motor frio, ou ao chegar em casa, se o procedimento recomendar a medição com o motor quente (caso das bmw, triumph, harley, indian).
Caso compre uma moto usada, tente descobrir se o antigo proprietário era um cupim de ferro. Se o cara gostava de empinar a moto, tirar rachas, passar sobre lombadas em alta velocidade, essa moto pode estar seriamente comprometida.
Gaste um tempo aprendendo as reações da nova moto. Descubra se ela tem alguma mania na hora de frear, tipo rabear a traseira, ou se o acionamento é brusco a ponto de travar facilmente as rodas. Gaste algumas manhãs de domingo sentindo o comportamento dela em frenagens, slaloms, manobras de emergência e só vá para a estrada depois de estar bem familiarizado com ela.
Não caia na tentação de abusar e lembre-se de que as acelerações serão violentas, o que pode surpreender motoristas e levá-los a cálculos errados da sua distância, induzindo que cruzem sua frente e compliquem as coisas para o seu lado.
Ela também será mais pesada e precisará de mais espaço para parar do que você está acostumado, é importante adquirir essa noção.
Escolha um modelo que você goste em vez de se preocupar com o valor de revenda daqui a alguns anos. Olhar a moto na garagem e sorrir todos os dias vale mais do que qualquer diferença monetária.
Cuide bem dela, não se descuide da manutenção, e programe-se para não ser pego de surpresa na hora de comprar peças comuns... o custo de manter uma 600 é tremendamente mais alto do que manter uma 250.
Descobrindo alguma coisa nova, fale para a gente aqui no blog... tenho poucas informações sobre quantidade real de óleo que vai em motos de maior cilindrada...
Um abraço, e muitas felicidades com sua nova moto!
Jeff
Obrigado mesmo pela informações e agradeço também a paciência é porque sou muito curioso em relação a motos.
ResponderExcluirMoto parada a semana toda e só usando nos fins de semana isso traz algum problema de bateria, óleo ou gasolina?
Tenho essa dúvida porque alguns dizem que descarrega a bateria e que a moto tem que ser usada todo dia aqueles blá blá blás ai fico até meio assim grilado na hora de ter uma 600cc ou até mesmo uma 250cc, mas convenhamos trabalhar de xj6 todo dia é dureza kkkkk
Olá, Watson!
ExcluirUma coisa que descarrega bateria é alarme, mas não tem como fugir disso. Para minimizar o desgaste da bateria, o truque é fazer a moto sempre pegar de primeira e não consumir energia com o motor desligado.
Como fazer isso:
Os maiores consumidores de energia da moto são pela ordem o motor de partida, o farol, a luz de freio e as lanternas. Se puder, evite dar partida com as luzes acesas e o freio acionado.
Motos com injeção eletrônica costumam pegar sempre de primeira. Já motos carburadas são mais temperamentais em função da temperatura ambiente e da maneira como ela passa a noite.
Usar o afogador é fundamental, e usar o afogador somente depois de aumentar a rotação de marcha lenta diretamente na regulagem do carburador. Em dias frios, aumente ainda mais a rotação de marcha lenta antes de tentar ligar a moto. Vá diminuindo a rotação conforme a rotação do motor aumenta durante o aquecimento até retornar à rpm de marcha lenta normal.
Evitar consumir energia com o motor desligado quer dizer apagar o farol ao chegar em casa (se for independente da chave) e desligar a moto na chave, e somente ligá-la depois de manobrar a moto na garagem.
Quando você movimenta a moto com o motor desligado e a chave ligada, toda vez que aciona o manete do freio está roubando carga da bateria.
A lâmpada da luz de freio tem potência entre 2/3 e 1/2 da lâmpada do farol, é um consumo significativo com o motor desligado.
Colocar uma tábua debaixo do cavalete lateral também ajuda porque minimiza a fuga de corrente diretamente para o solo através da haste metálica (se houver uma fuga de corrente na sua moto).
Manter o registro de combustível aberto evita a evaporação do combustível e impede o emperramento da boia do carburador e dificuldades de partida.
São cuidados que tomo com minha moto e a tenho usado muito pouco ultimamente. É frequente ela ficar parada uma semana inteira, mas sempre pega de primeira e olha que a bateria já vai para três anos.
Um abraço,
Jeff
Obrigado jeff, abraço
ResponderExcluirBoa tarde Jeff, comprei uma tornado preparada para trilha! O antigo dono me informou que tinha feito o motor porem ( foi ele mesmo que montou o motor sem nenhuma experiencia ) na minha primeira trilha o motor começou a fumar. No dia seguinte abrir o local onde ficar o filtro de oleo! Foi quando me assustei e vi que o oleo estava cheio de malha! Não abri ainda o motor, o que você acha que pode ser ?
ResponderExcluirOlá, respondi sua dúvida no comentário abaixo.
ExcluirBoa sorte com seu motor,
Jeff
Malha no oleo o que pode ser?
ResponderExcluirOlá, João!
ExcluirEle quis dizer limalha, que é metal moído. São cavacos muito pequenos. É algo entre um pó metálico e cavacos muito pequenos.
Uma porcentagem muito pequena de limalha aparecer no motor não chega a ser preocupante, todo motor se desgasta e solta limalhas depois de rodar dezenas de milhares de km, daí a importância de limpar os filtros periodicamente.
Mas o motor fumar e o óleo estar cheio de limalha indica que esse motor já era, foi montado errado.
Limalha de aço no óleo aparece quando as engrenagens do câmbio são moídas pelo desgaste. Limalha de alumínio indica pistão desgastado e limalha de bronze indica bronzinas de biela desgastadas. A Tornado não usa bronzinas, somente as motos multicilíndricas.
Como esse motor acabou de ser recondicionado, essa limalha pode ter origem nos cavacos de retífica que não foram devidamente eliminados, ou então são remanescentes da causa que levou o motor a necessitar de recondicionamento.
Podem ser descuidos de quem montou o motor sem a devidos limpeza, ou podem ser limalhas novas resultantes da inexperiência do antigo dono. Certamente ele não sabia que depois de abrir o motor é necessário colocar mais do que a quantidade recomendada no manual. Estava acostumado a abastecer apenas 1,5 litro, fez como sempre e esse motor rodou abaixo do nível mínimo em uma das condições mais exigentes sem amaciamento, ou seja, alta rotação do motor com baixa velocidade da moto, o que aumenta extremamente a temperatura do motor.
O meu está respingando óleo por todo o cabeçote da minha Xre 300, não acho que seja problema no cabeçote, pois não tem manchas enormes de óleo e nem marcas no chão, mas fica uns pingos por todo o cabeçote, como se estivesse saindo de algum lugar e respingando, acontece mais quando levo a minha esposa, o que você acha que é? Obrigado por sua postagem.
ResponderExcluirNunca vi esse sintoma. Se a causa não for externa, tipo óleo vindo de outros motores e apenas por coincidência nesse trajeto, esses respingos aparecerem somente quando a moto faz um esforço maior pode indicar que ocorre por superaquecimento do motor. É melhor investigar isso com mais cuidado. Eu suspeitaria de um vazamento pela junta da tampa do cabeçote.
ExcluirUm abraço,
Jeff
A minha moto fan esta com um vasamento na vela, isso apareceu depois q mandei tirar o vazamento em uma das borrachas retentras do motor. Oq pode ser isso,?
ResponderExcluirOlá, Marciano!
ExcluirInfelizmente, vazamento pela região da vela de ignição, se ela não estiver frouxa, é sintoma de trinca no cabeçote. Aconselho levar em um mecânico para uma avaliação antes que o problema piore.
Boas sorte,
Jeff
Então, uma coisa que aprendi na Internet é que não dá pra acreditar em tudo que se lê por aqui. E esse é o caso. Nenhum vazamento de óleo é normal e qualquer mecânico sabe disso e como vc mesmo disse isso mostra que já houve um desgaste de material, no caso dos retentores. E sim a manutenção deve ser feita. Isso é conceito básico pra qualquer motor. Outra coisa que estranhei bastante é vc falar que até a Hondas tem problemas de vazamento, pois sendo vc mecânico de deveria saber que há vários modelos da Honda que tem um problema crônico com vazamento prematuro de óleo. É Harley Davidson com vazamento de óleo só se for as anteriores ao ano de 2000. Galera sempre leiam vários artigos antes de tomar a verdade final sobre um assunto. É aos que criticaram o cara que criticou esse posto, melhor repensar, o cara criticou certo porém concordo que poderia ser de forma mais educado. Abram o olho.
ResponderExcluirQuem me dera se todas as críticas que recebo aqui no blog fossem tão bem escritas, educadas e criteriosas como esta. É um prazer responder.
ExcluirO que o autor não identificado disse está correto, não confie nunca em uma única fonte de informação e pesquise informações não apenas na internet mas principalmente em fontes confiáveis. Há uma enorme quantidade de leigos postando coisas na internet, alguns deles até chegar a trabalhar como mecânicos, mas são mal informados ou mal formados tecnicamente.
Eu não disse na postagem que vazamentos não são um problema. Eu disse que "todo motor mais cedo ou mais tarde vaza óleo e que há vazamentos normais que não representam nenhum risco, e vazamentos anormais que precisam ser consertados em curto prazo".
"Outra coisa que estranhei bastante é vc falar que até a Hondas tem problemas de vazamento, pois sendo vc mecânico de deveria saber que há vários modelos da Honda que tem um problema crônico com vazamento prematuro de óleo."
Bom, não citei a honda em nenhum momento na postagem. O nome foi trazido por alguém que comentou e não se identificou, e o comentário foi tão grosseiro, xucro e ignorante que nem me dei ao trabalho de responder. De qualquer maneira, onde está o motivo de estranhamento que você aponta em relação à honda se eu disse que TODOS os motores vazarão óleo mais cedo ou mais tarde? Inclusive as harleys...
Ao dizer que "o cara criticou certo porém concordo que poderia ser de forma mais educado", eu te pergunto com qual da dezena de "críticas" mal educadas que o cara fez você está concordando.
Sugiro que você comece a aplicar seu próprio critério, pesquise mais por aí, porque apesar de toda sua boa educação, continuam te faltando argumentos embasados para rebater o que eu escrevi na postagem.
Um abraço,
Jeff
Então, uma coisa que aprendi na Internet é que não dá pra acreditar em tudo que se lê por aqui. E esse é o caso. Nenhum vazamento de óleo é normal e qualquer mecânico sabe disso e como vc mesmo disse isso mostra que já houve um desgaste de material, no caso dos retentores. E sim a manutenção deve ser feita. Isso é conceito básico pra qualquer motor. Outra coisa que estranhei bastante é vc falar que até a Hondas tem problemas de vazamento, pois sendo vc mecânico de deveria saber que há vários modelos da Honda que tem um problema crônico com vazamento prematuro de óleo. É Harley Davidson com vazamento de óleo só se for as anteriores ao ano de 2000. Galera sempre leiam vários artigos antes de tomar a verdade final sobre um assunto. É aos que criticaram o cara que criticou esse posto, melhor repensar, o cara criticou certo porém concordo que poderia ser de forma mais educado. Abram o olho.
ResponderExcluirOlá, Rafael!
ExcluirSomente recebi seu comentário identificado depois de ter respondido o anterior. A resposta a este seu comentário está postada logo acima.
Um abraço,
Jeff
Olá jeff, minha moto vaza um pouco de óleo na tampa do cabeçote e na base da junta do cilindro. Li o seu post sobre vazamentos de óleo e isso incomoda, gostaria de saber se isso se resolve trocando as juntas e se for o caso de quanto em quanto tempo elas devem ser trocadas?????
ResponderExcluirOlá, Watson!
ExcluirO vazamento da tampa do cabeçote desaparece trocando a guarnição de borracha, é um serviço simples e barato.
Já a troca da junta do cilindro dá mais trabalho, sai mais caro, mas também resolve o problema.
Para essa guarnição da tampa durar mais, mantenha sempre o nível correto de óleo para evitar o aquecimento excessivo do cabeçote. Minha moto até hoje que eu lembre não precisou trocar a junta do cabeçote, se foi trocada foi por capricho do Daniel quando ele fez o reparo do câmbio e já aproveitou para inspecionar o motor.
Se não foi trocada, já chegou a 100 mil km. Se foi trocada, a guarnição nova está beirando os 50 mil km sem vazar uma gota.
Um abraço,
Jeff
Agradecendo mais uma vez, veleu
ResponderExcluirPessoal, quem tem suzuky já passou pela mesma situação que passei, fui fazer a troca de óleo e o "mecânico" em vês de retirar a tampa do cárter, retirou um parafuso sextavado ao lado caindo uma mola e um pino, alguém sabe o jeito correto de encaixa-los?
ResponderExcluirOlá, N N!
ExcluirDificilmente um proprietário de suzuki irá ler sua mensagem aqui, e eu não conheço bem esses motores.
Acredito que você encontrará ajuda mais rapidamente em fóruns de motos suzuki.
Boa sorte,
Jeff
Bom dia eu tenho uma falcon 2013 ela começou a vazar na junta do meio do bloco devo me preocupar com isso
ResponderExcluirOlá,
ExcluirUm vazamento preocupante é o goteja e forma poças no local onde a moto fica estacionada, a diminuição do nível de óleo é perceptível.
Se for apenas uma infiltração de óleo pela junta, como a das duas primeiras fotos da postagem, não é preocupante, o prejuízo é apenas estético.
Um abraço,
Jeff
Apenas tenha certeza de que o vazamento está ocorrendo na junta e não em alguma trinca da carcaça.
ExcluirTudo bem Jeff! Estou em dúvida se né preocupo ou não com um vazando na parte de baixo do motor entre o cilindro e a região próxima a embreagem, pois o óleo vaza de escorrer quando o motor está quente, mas não chega a sujar o chão.
ResponderExcluirA moto está com 24 mil rodados.... Ano 2008...
Olá, Andre!
ExcluirVazamentos pelas juntas que chegam a escorrer precisam ser resolvidos, eles podem ser perigosos, podem estar afetando a capacidade de o óleo chegar até o cabeçote. E você precisa se preocupar em manter o nível todos os dias, porque a maior parte do vazamento ocorre com o motor em funcionamento.
Se o vazamento for pelo eixo da embreagem, pode ser minimizado com uma arruela de borracha de borracha cortada colocada entre a tampa e o braço da embreagem sem precisar abrir a tampa do motor.
Vazamentos por retentores do eixo do pinhão são preocupantes porque podem aumentar de repente e causar uma grande perda de óleo sem você perceber. Já o retentor do câmbio é raro de dar problema.
Não é recomendável fazer uma viagem sem resolver um vazamento capaz de escorrer.
Um abraço e boa sorte com sua máquina,
Jeff
Boa noite tenho uma bros 2011 na qual troquei o cilindro a menos de um mês na ocasião a moto está escorrendo óleo entre o cilindro e o bloco e segundo o mecânico a moto na foi feita a rosca do bloco e o torneiro não deixou o bloco no mesmo nível sendo isso o motivo do vazamento o mesmo mandou eu procurar um torneiro isso procede?
ResponderExcluirOlá, André!
ExcluirEssa explicação está confusa. Não entendo o que ele quis dizer com "não foi feita a rosca do bloco". Quanto a não deixar o bloco no mesmo nível, se eu entendi o problema, isso poderia ocorrer por um defeito no torneamento da sede, que não teria ficado paralela com a face de assentamento no bloco.
Melhor consultar outro mecânico para uma segunda opinião, mas de qualquer forma, me parece que você não vai escapar de desmontar esse motor para corrigir o problema.
Boa sorte com seu motor, e um abraço,
Jeff
Jeff minha moto esta com vazamento de óleo no no eixo do pedal de cambio só respingos perigoso poucos respingos.XRE 300 com 220 km rodados.
ResponderExcluirOlá, Italo!
ExcluirNão é normal aparecer vazamento com uma quilometragem assim baixa, o retentor pode estar defeituoso ou foi montado incorretamente.
Somente seria perigoso se saísse da posição, aí o vazamento seria grande. Mas ele teria que estar muito mal instalado para isso ocorrer, não acredito que seja o caso.
Cobre da concessionária que resolva isso na garantia.
Um abraço,
Jeff
boa tarde jeff, vou trocar óleo da minha moto e trocar o filtro também. o prblema é comprei o filtro e de vi que não vinha com a borracha de vedar, perguntei ao vendedor da autorizada e ele disse que vendia separadamente mas estava em falta, não só lá em vários outros lugares.
ResponderExcluire agora? posso trocar o óleo e o filtro sem trocar a borracha de vedação?
Olá, Watson!
ExcluirNão é o correto, mas também não é o fim do mundo reaproveitar a borracha usada uma única vez.
Fique de olho para que ele não aumente e reaperte periodicamente o filtro para garantir que ele não se solte de repente.
E não deixe de trocar a vedação na próxima oportunidade.
Um abraço,
Jeff