terça-feira, 23 de junho de 2015

Por que o motor solta fumaça pela manhã?

Primeiro vamos esclarecer uma confusão muito comum:

Nos dias frios é comum ver uma nuvenzinha de "fumaça" branca saindo do escapamento, mas não é fumaça de verdade. É apenas vapor de água se condensando ao sair do cano de escape.


Imagem: http://news.softpedia.com/news/Watch-Here-s-Why-
We-See-Our-Breath-When-It-s-Cold-Outside-470866.shtml
A diferença entre vapor e fumaça é que o vapor é absolutamente normal, resultado da queima da gasolina (água é um dos subprodutos da queima) e do vapor de água que está presente na umidade do ar, mas você só vê no inverno por causa da condensação, que nem aquele bafinho da nossa respiração nos dias muito frios.

Já a fumaça de verdade é uma mistura azulada, cinzenta ou preta de gás carbônico e hidrocarbonetos queimados e não queimados vindos da combustão do óleo e da gasolina.

Aquela fumacinha azulada que aparece logo pela manhã é algo comum que acontece apenas na primeira partida enquanto o motor está frio.

Normalmente isso não deveria acontecer em motos novas, mas também não significa que seu motor esteja precisando de retífica. 

Muito provavelmente essa fumaça matinal poderá ser eliminada com uma simples troca de óleo, como explicado abaixo.

Se isso não resolver, e isso estiver incomodando muito, pode ser feita a troca dos retentores das válvulas, um serviço relativamente barato com peças de baixo custo bem mais simples do que a retífica e que não precisa desmontar o motor inteiro, apenas o cabeçote.

Mas qual a causa dessa fumaça que desaparece logo depois que o motor dá partida?

Essa primeira fumaça da manhã tem como origem principal a infiltração de óleo através dos retentores de óleo das hastes das válvulas durante a noite.

A coisa funciona assim:


Imagem: http://goldwingdocs.com/forum/viewtopic.php?t=9774

As válvulas e demais componentes do comando no interior do cabeçote são lubrificados em banho de óleo porque trabalham com muito atrito e alta temperatura.

No entanto, as válvulas de admissão e escape (aquelas hastes cabeçudas que ficam sendo empurradas para cima e para baixo pelos excêntricos de comando) precisam atravessar a base do cabeçote.

Isso acontece porque a parte inferior delas trabalha dentro dos dutos de admissão e escape e na câmara de combustão, e lá idealmente não poderia entrar óleo nenhum, justamente para não ser queimado e gerar fumaça e carbonização do pistão e cilindro.

O único óleo por ali deveria ficar abaixo dos anéis do pistão para resfriar por baixo o pistão e a biela e lubrificar a parede do cilindro para diminuir o atrito dos anéis.

Então, para que o óleo do cabeçote não vaze para dentro da câmara através das hastes das válvulas, elas são equipadas com retentores de óleo, estas pecinhas aqui:
Retentor ampliado visto de lado e visto por cima
Simplificadamente, é uma borrachinha com mola interna cujos lábios deixam a haste da válvula deslizar e a raspam para impedir a passagem do óleo, como um rodinho circular.

Mas nenhuma vedação consegue ser absolutamente perfeita e quanto mais fino for o óleo, mais facilmente ele passará na minúscula folga que sempre vai existir entre o lábio do retentor e a haste da válvula.

Depois de várias horas durante a noite, um pouco de óleo vai se acumular na câmara de combustão e será queimado assim que o motor der partida, essa é a principal causa da fumaça da primeira partida pela manhã com o motor frio.

Outra parte vem da folga maior existente entre o pistão/anéis do pistão/cilindro ainda frios. 

Com o motor funcionando, o pistão se aquece e se dilata mais do que o cilindro, diminuindo a folga, mas enquanto isso não acontece uma quantidade maior de óleo proveniente da lubrificação da parede do cilindro acaba sendo queimada. 

Então, o motor soltar fumaça pela manhã é algo comum em motos com alta quilometragem, principalmente se ela não tiver catalisador para mascarar o problema.

E você não precisa se preocupar muito com a fumaça matinal, porque um motor fumante só é reprovado no teste de emissões se fumar na hora da medição, e ela é feita com o motor já aquecido.

Mas em uma moto nova bem tratada isso não deveria acontecer, e há algumas causas possíveis para o motor fumar:

1) Óleo velho perto do fim da quilometragem recomendada para a troca (ou que tenha ultrapassado essa quilometragem) perde a viscosidade, "afina" e passa mais facilmente nas pequenas folgas. 

Isso acontece mais com algumas marcas de óleo e menos com outras. Tem óleo por aí super recomendado pelo fabricante que já faz o motor fumar com 700 km rodados. Você confia na palavra do fabricante e cai que nem um pato. 

Se a causa for apenas o óleo, trocar de fornecedor resolverá o problema

2) Quanto menor a viscosidade do óleo, mais facilmente ele se infiltrará e passará pelas menores folgas.

Esse é um dos motivos (mas não o principal) porque óleos de menor viscosidade não são adequados para motores arrefecidos a ar, ainda mais no Brasil, exceto no inverno dos Estados sulinos. 

O motivo principal é que óleos muito finos não lubrificam tão bem quanto óleos de maior viscosidade porque não preenchem tão bem os espaços microscópicos entre as peças metálicas, permitindo o atrito e o desgaste de metal contra metal. 

3) Tem marcas de óleo com muita propaganda e muito famosas no mercado que chegam aos 700 km e já começam a fumar e abaixar o nível ainda mais rapidamente. 

Lubrificar, lubrificam, mas essa característica torna esses óleos inadequados para motos sem radiador de água. 

Depois da metade da vida útil esse tipo de óleo deixa de lubrificar direito, vai embora do cárter e, se o dono da moto não repuser o óleo consumido, ficará rodando com o cárter ainda mais seco, tomando na cabeça.

Curiosamente, um certo fabricante botava a mão no fogo por um desses óleos porque tinha um acordo comercial era o único que atendia seus rigorosos padrões de qualidade. Então tá bom. 

Óleos como Lubrax, Ipiranga e Yamalube não dão problema, envelhecem muito bem no cárter, desde que você não se esqueça da hora da troca.

4) É um motivo mais raro, mas pode acontecer de os anéis do pistão girarem em suas canaletas e as aberturas dos anéis ficarem alinhadas, permitindo uma passagem mais fácil do óleo com o motor frio.  

Não deixando faltar óleo, não é algo tão grave que justifique abrir o motor por conta disso.

5) Comentando a dúvida enviada pelo leitor Deivisson:

Jeff, meu irmão tem uma Fazer 150 e ao trocar o óleo ofereceram pra ele o novo Yamalube 10W-40 semissintetico, normalmente ela usa o oleo 20W-50 mineral. 

A moto está com pouco mais de 12 mil km, porém após a troca do óleo na primeira partida pela manhã, após a moto ficar a noite toda parada, ela sai um pouco de fumaça azulada pelo escapamento e em poucos segundos ela cessa. 


O nível do óleo está correto até porque uso o mesmo tipo de óleo na minha Kawasaki ER-6n e fiz a medição aqui em casa e completei com uns 150 ml aproximadamente pra ficar na marca de máximo. 


Reitero que sai a fumaça por poucos segundos e apenas na primeira partida do dia, depois ela não sai mais fumaça. Será que é pelo fato do óleo mais fino? 


Devo trocar imediatamente esse óleo ou posso usar por um tempo?


Olá, Deivisson, s
ó agora em junho vi esta sua mensagem postada em dezembro... é pena.

Como essa fumaça no motor se relaciona com o fato de você ter mudado o óleo de mineral para semissintético de menor viscosidade?

Primeira pergunta, o cárter foi lavado com o novo tipo de óleo para evitar a formação de borra?

A mistura de óleo mineral com sintético reage quimicamente e o óleo forma uma borra capaz de entupir a galeriazinha fininha que sobe para o cabeçote. 

Chegando pouco óleo no cabeçote ele trabalhará ainda mais quente e por causa disso o motor poderá fumar, mas essa fumaça não desapareceria logo depois da partida. 

6) Qual a diferença que faz um óleo de baixa viscosidade não dar problema em uma moto e na outra o motor começar a fumar?

Uma ER-6n possui arrefecimento líquido, mas uma Fazer 150 trabalha com arrefecimento a ar. 

Ou seja, é um motor que trabalha naturalmente com temperaturas mais elevadas, porque o ar não é tão eficiente quanto a água para roubar calor das partes mais quentes do motor.

O motivo pelo qual eu considero óleos semissintéticos 10W-30 e 15W-40 inadequados para uso nas temperaturas brasileiras é aquela tabela de viscosidade em função da temperatura:
Quanto mais quente a região de uso da moto, maior deve ser a viscosidade do óleo para evitar que fique muito pouco viscoso ("afine") e lubrifique o motor inadequadamente nos dias mais quentes do ano.

A fumaça pelo escapamento de manhã é apenas a face visível do drama que está acontecendo dentro do motor. 

Se você está conseguindo ver fumaça no escapamento de uma moto equipada com catalisador, é porque a quantidade queimada é realmente grande. 

Quando essa moto usava óleo 20W-50 o motor não fumava, aí passou a usar no mesmo motor um óleo 15W-40 semissintético, que deveria ter melhores qualidades contra a degradação, mas ele começou a fumar — a conclusão é evidente, e terá implicações no consumo de óleo do motor.

Se antes esse motor passava uma semana sem abaixar o nível de óleo, agora passará a abaixar mais rapidamente e, se o proprietário se descuidar, poderá prejudicar o motor por falta de reposição.

7) Enquanto isso, Edith minha regal raptor Fenix Gold de arrefecimento líquido está usando óleo 20W-50 e nestes dias frios aqui em Santa Catarina é perceptível como o motor está feliz, silencioso e contente. 

Afinal, está rodando na temperatura para a qual foi projetado lá na China.

Assim que começarem os dias mais quentes em setembro e por todo o verão, rodarei com óleo 25W-60 como já rodo com a Jezebel (minha vetusta Kansas 150)

Fazendo esse rodízio, o motor nem perceberá a mudança das estações, porque estarei compensando a tendência de o óleo afinar.

Era assim que se fazia antigamente e sempre funcionou muito bem, até que essa nova geração de engenheiros e marqueteiros passou uma motoniveladora nas leis da Física e da Mecânica que regem o comportamento dos fluidos lubrificantes e decretou que óleos sintéticos e semissintéticos de baixíssima viscosidade 'agora' são os ideais para seu motor. Até parece.

Engraçado é que nunca foram, e agora passaram a ser... e os motores começaram a pipocar pelo Brasil afora.

Sabe aquela história de time que está ganhando não se muda a escalação?

Pois é.

Um abraço,

Jeff

42 comentários:

  1. Jeff, parabens pelo blog, tenho acompanhado sempre, queria tirar uma dúvida, comprei uma Honda PCX Zero a uma semana e fiquei com uma pulga atrás da orelha, a Honda manda usar o óleo 10w30 e fazer as trocas de 4 em 4mil, o que achei muito, faço a medição conforme o que você nos ensinou e sempre ta dando o óleo no máximo da vareta, por ser um óleo muito fino e eu morar na Região Nordeste você aconselha mudar para o 20w30? Mas se mudar posso perder a garantia... O que fazer nesse caso?

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    1. Olá, Edgar

      Dá uma conferida nesta postagem que ela responde sua dúvida:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/04/oleo-20w-50-em-moto-que-usa-10w-30.html

      Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
      Jeff

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. amigos tenho uma fazer 2011 pela manha ela fumaça ou melhor e só ficar parada por algum tempo que isso acontece oque pode ser

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    1. José, a explicação está no texto acima.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. ola amigao vc ja resolveu o problema de sua fazer
      eu tbm tenho uma fazer 250 e to com o mesmo problema mais so quando troco o oleo dela ai depois para se vc ja resolveu tem como vc entrar em contato comigo fico grato abracos a todos estou passando muito sufoco com esses problema mais uma vez abracos a todos ahh contato zapp 71-98528-2452 welington

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    3. ola amigao vc ja resolveu o problema de sua fazer
      eu tbm tenho uma fazer 250 e to com o mesmo problema mais so quando troco o oleo dela ai depois para se vc ja resolveu tem como vc entrar em contato comigo fico grato abracos a todos estou passando muito sufoco com esses problema mais uma vez abracos a todos ahh contato zapp 71-98528-2452 welington

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    4. Amigos tbm estou com este problema na minha Fazer 250 - 2010.
      Todas as vzs q troco o óleo e ligo a moto a primeira vez no dia ela fumaça e depois para, mas percebi q com o nível do óleo na metade da vareta ela não fumaça mais apenas qnd o nível está acima disso.

      Caso vcs tenham resolvido este problema ficaria muito grato se a solução fosse postada aqui.

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    5. Amigos tbm estou com este problema na minha Fazer 250 - 2010.
      Todas as vzs q troco o óleo e ligo a moto a primeira vez no dia ela fumaça e depois para, mas percebi q com o nível do óleo na metade da vareta ela não fumaça mais apenas qnd o nível está acima disso.

      Caso vcs tenham resolvido este problema ficaria muito grato se a solução fosse postada aqui.

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  4. Minha biz 100 ta fumaçando no união do cabeçote com o escapamento,qual é o problema?

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  5. Amigo minha moto fan 150 2014 eu usava o óleo semi OK. Nunca deu problema porém um amigo onde faço manutenção periódica disse que não havia problema em pular do semi para o mineral até ae blz mais esses dias reparei que de manhã ela sai fumaça tipow de queima de óleo .. Logo para mais sai coisa que não fazia com outro óleo mais tbm sempre deixo passar da troca .. O óleo semi q usava era da bardal e o mineral q estou usando é Mobil.. Teria como esclarecer ?

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  6. Tenho uma cb 450 dx 89 motor novo,4 000 kms rodados,ta assim tambem fumando de manha e o nivel de oleo ta normal o que pode ser Abração.

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    1. Olá, Somente vi sua pergunta hoje, lamento...
      Se começou a fumar sem motivo aparente, pode ser a marca do óleo. Trocou de marca recentemente? Colocaram a marca que você sempre usa ou a preferida da oficina?
      Geralmente, quanto mais propaganda tem o óleo, mais ele fuma... fique atento a isso...
      Um abraço,
      Jeff

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  7. Boa noite!! Tenho uma lander 250 ano 2008 com 92000km!! Ha uma semana fiz a troca de oleo e comecou a fazer barulho como se estivesse batendo motor, e saindo fumaça com motor frio!! Com a ajuda de um amigo abrimos o motor e vimos que o rolamento do comando estava travando e a válvula de scap estava úmida de oleo!! Foi feita a troca de rolamento e retentor de comando!! O barulho sumiu. Porém hoje uma semana depois na primeira partida saiu muita fumaça e so parou quando esquentou bem mesmo!! Alguém pode me dar uma idéia?? Apesar de ter colocado os retentores originais será que deram problemas!!
    Foi verificado o cilindro e aneis e estavam tudo ok!!

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  8. Boa noite!! Tenho uma lander 250 ano 2008 com 92000km!! Ha uma semana fiz a troca de oleo e comecou a fazer barulho como se estivesse batendo motor, e saindo fumaça com motor frio!! Com a ajuda de um amigo abrimos o motor e vimos que o rolamento do comando estava travando e a válvula de scap estava úmida de oleo!! Foi feita a troca de rolamento e retentor de comando!! O barulho sumiu. Porém hoje uma semana depois na primeira partida saiu muita fumaça e so parou quando esquentou bem mesmo!! Alguém pode me dar uma idéia?? Apesar de ter colocado os retentores originais será que deram problemas!!
    Foi verificado o cilindro e aneis e estavam tudo ok!!

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    1. Olá, Felipe! Não recebi aviso desta pergunta,,, uma pena.
      Você já deve ter resolvido o problema... No reparo foi trocado também o retentor da válvula de admissão? Se um estava velho, o outro estava com a mesma idade...
      Se puder contar o que aconteceu, seria legal.
      Um abraço,
      Jeff

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  9. Oi bom dia hoje pela primeira vez depois que fiz o motor da minha cg 150 ela soltou bastante fumaca pela manha bastante mesmo como um caminhao velho fiquei com medo da fumaca o que seria ja rodei os primeiros 1000km de boa e troco oleo a cada 30 dias e so ando 18 km por dia me ajuda amigo

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    1. Olá, Luan!
      Quando fizeram o motor, colocaram 1,2 litro ou apenas 1 litro? Você conferiu e repôs o óleo alguma vez nesses 1000 km? Ele pode estar bastante baixo porque o motor esquenta mais do que o normal durante o amaciamento. Falando nisso, você fez o amaciamento? Motor novo e motor recondicionado precisa rodar de boa durante os primeiros milhares de km para as peças se acomodarem umas com as outras.
      Andar baixas quilometragens por dia faz o óleo abaixar mais do que o imaginado porque o motor trabalha frio e nem tem tempo de esquentar direito você já chegou no destino.
      Que óleo você está usando? 1000 km é hora de trocar o óleo mineral, tem marca que chega nos 700 km e o motor começa a fumar. Pode ser isso também, a marca do óleo. O óleo recomendado pela fabricante que eu usava na minha primeira moto foi o pior óleo que usei na vida. Só a fabricante que achava aquele óleo bom e recomendou por quase 40 anos, depois mudou para um óleo pior ainda...
      Se não for problema do óleo, pode ser que um retentor de válvula tenha pifado. Aí terá de remover o cabeçote para a substituição.
      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

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  10. Boa noite galera, estou com problema na minha Fan 125 ano 09.... Troquei kit pistão e anéis e ela continua fumando quando está fria,alguém já passou por isso,lembrando que que mandei pra retifica o cabeçote e foi trocado retentor e acentamento de válvulas... Me ajudem meu WhatsApp 11985116269, abraço

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    1. Olá, leia a postagem que a resposta está lá.

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  11. Gostaria que alguém tirase minha duvida retifiquei o cilindro do motor da minha Cb400 e troquei os retentores de válvulas e com uns 60 dias ela voltou a dar fumaça e baixar óleo ! Será que vou ter que retificar o cilindro novamente e trocar os kits de anel e piston?

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  12. Gostaria que alguém tirase dúvida retifiquei o cilindro do motor da minha Cb400 e troquei os retentores de válvulas, como uns 60 dias ela voltou a dar fumaça e baixar óleo! Será que vou ter que retificar o cilindro do motor novamente e trocar os kits de anel e piston?

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  13. Gostaria que alguém tirase minha duvida retifiquei o cilindro do motor da minha Cb400 e troquei os retentores de válvulas e com uns 60 dias ela voltou a dar fumaça e baixar óleo ! Será que vou ter que retificar o cilindro novamente e trocar os kits de anel e piston?

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    1. Olá, Jorge!
      Primeira coisa, que óleo você está usando? Alguns fumam mesmo, inclusive os óleos curiosamente recomendados pela honda. Experimente usar um Lubrax, Yamalube ou texaco Havoline, todos 20W-50.
      Outra causa possível é que seu motor já é bem rodado. Trocar os retentores de válvulas não resolverá o problema se as próprias válvulas já estiverem desgastadas.
      Também pode ter acontecido um alinhamento das aberturas dos anéis durante a montagem. Esse é um cuidado que nem todos os mecânicos tomam, e quando todas as aberturas dos anéis ficam alinhadas, fornecem um caminho livre para a passagem do óleo. É um problema grave porque irá marcar a superfície do cilindro em curto prazo, e aí só com retífica.
      Além disso, durante o recondicionamento foi limpo o tubo de sucção da bomba de óleo?
      Se estiver obstruído com sujeira, subirá pouco óleo para o cabeçote, causando superaquecimento.
      Falando em superaquecimento, você está colocando a quantidade certa a cada troca, ou caindo no conto da "medição do nível de óleo é igual carro, é só tirar a vareta"?
      A quantidade de óleo do primeiro abastecimento após desmontagem é maior que a da troca normal.
      Na verdade, a honda nunca recomendou uma quantidade suficiente de óleo para o motor. A cada troca é necessário colocar um adicional não especificado que o proprietário só descobre quando faz a medição do jeito certo orientado no manual, e não como é dito pelos vendedores, que ensinam errado por ignorância ou malícia.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Jeff

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  14. minha é uma bros 2013 e começou a fumaçar mais só quando ligo pela manha,aguem me da uma dica do que possa ser?

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    1. Dica: leia a postagem.
      Isto não é um fórum, é um blog preocupado em passar informações.
      As informações estão na postagem.
      Jefferson

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  15. Ola jeff troquei de marcade óleo,estou usando um 25w50 shell,mas percebir que esta fumacando um pouco sera quer convem fazer a troca dos redentores das valvulas.

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    1. Olá, Hildebrando!
      Se o nível de fumaça for pequeno, é um trabalho e custo que precisam ser avaliados. Manutenção preventiva sempre é melhor do que manutenção corretiva, mas nem sempre as condições permitem. Nesse caso, a chance de prejuízo para o motor por adiar essa troca é pequena.
      Depende de quanto essa fumaça está representando na diminuição do nível de óleo. Pequenos vazamentos já geram fumaça, mas se o nível de óleo não estiver abaixando significativamente, não será um reparo urgente.
      A consequência mais danosa a médio prazo será a carbonização da cabeça do pistão, que se for excessiva poderá causar "batida de pino", o nome popular para pré-ignição, a explosão ocorrer antes da hora certa. Pré-ignição é muito grave para o motor e precisa ser eliminada imediatamente, pode danificar o motor em poucos minutos.
      Mas para chegar nesse ponto, a quantidade de carvão acumulada no pistão precisa ser grande, e a carbonização pode ser combatida periodicamente com um processo de "flushing" (lavagem interna) com produtos químicos.
      É um procedimento que particularmente não gosto, porque parte desse carvão poderá ficar preso nos anéis riscando o cilindro. Mas ocorrendo pré-ignição, precisa ser feito.
      E aí será hora de avaliar novamente a conveniência de trocar os retentores. Não chega a ser um serviço muito caro, a menos que se descubra que as válvulas e suas guias estão desgastadas (e se estiverem desgastadas, agradeça ao maravilhoso óleo recomendado pela honda e seus intervalos de troca miraculosos).
      Um abraço, e boa sorte com sua máquina,
      Jeff

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  16. Bom dia. Comprei uma Biz 125 ks e quando o motor esquenta ela começa a fumacear "branco". O antigo dono trocou o óleo uma semana antes de eu pegar.A moto é 2008 é só tem 23 mil km. A moto tinha pouco uso. Meu marido limpou o tanque e o carburador e estava muito muito sujo... O motor não bate e baixa muito pouco o nível do óleo. O que pode ser?

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    1. Bom dia!
      Pode ser até a marca do óleo. Tem marca por aí que faz muita propaganda e tem esse efeito.
      Dê uma conferida na postagem que lá tem mais detalhes, e também nas perguntas respondidas, você encontrará a explicação.
      Tudo de bom,
      Jeff

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    2. Opa,! Respondendo a pergunta de novo, eu não tinha atentado para o fato de ela fumacear depois que esquenta.

      Se a mudança para outra marca de óleo não resolver e continuar saindo fumaça branca pelo escape com o motor quente, isso indica um motor desgastado.

      O cilindro pode estar precisando de retífica mais troca do pistão e anéis do pistão.

      Verifique se o nível de óleo está correto conforme o manual e as dicas de entendimento do manual daqui do blog (postagem Como ver o nível de óleo da moto).

      Sua moto estar com apenas 23 mil km não quer dizer que ela foi bem tratada pelo antigo dono. Ele certamente não conhecia os macetes denunciados aqui no blog e os motores honda são os que mais sofrem por causa do uso do óleo 10W-30 por quilometragens abusivas entre as trocas.

      Na dúvida, pesquise um mecânico de confiança na sua cidade. Somente vendo e ouvindo o motor funcionando é possível chegar a uma conclusão sobre o problema.
      Boa sorte!
      Eu de novo

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  17. Amigo,mas afinal,qual o melhor óleo para minha moto fan 150 2010? Uso mobil. obrigado

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    1. Cara, por que você quer que eu indique uma marca específica?

      Mantendo sempre o nível correto, qualquer óleo de marca conceituada no mercado fará o trabalho de lubrificar o motor.

      Eu experimentei e usei várias marcas, cheguei à conclusão por mim mesmo, nunca precisei perguntar para ninguém a marca de óleo que devo usar.

      A experiência é quem diz se o óleo atende ao que se espera dele ou não.

      Tem gente que gosta do óleo que eu não gosto, tem gente que não gosta do óleo que eu gosto... isso varia conforme o estilo de pilotagem e a maneira de tratar a moto de cada um.

      Na sua moto você usa a marca que achar melhor, a moto é sua.

      Viver é fazer escolhas de acordo com a própria cabeça e não pela cabeça dos outros.

      Abraço,
      Jeff

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    2. O blog tem mais de 1.000 postagens, várias dezenas delas falam dessa questão de óleo.

      Pesquise e conclua por você mesmo, experimente, pense a respeito... não fique esperando respostas.

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    3. Eu acabei de comprar minha primeira moto,tô com ela vai fazer 1 mês daqui 3 dias. Não entendo nada de moto. Não tenho as manhas!

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    4. Nenhuma marca de óleo consagrada irá danificar o seu motor.

      Use óleos de classificação SL de viscosidade adequada, em 2010 a honda ainda recomendava 20W-50, é a melhor viscosidade para o Brasil.

      Com o tempo você descobrirá qual óleo irá melhor e qual te decepcionará. Há muitas postagens falando sobre óleo aqui no blog. Gosto particularmente de óleos Lubrax, Yamalube, Havoline, Shell, Castrol.
      Felicidades com sua moto,
      Jeff

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    5. Obrigado. Deixa eu te fazer uma pergunta,quando a moto está parada por 6~4 horas e você liga e já sai acelerando tudo,estraga? Falam que isso estraga a moto,mas todo mundo faz isso. Tipo,teve uma vez que precisei ir com urgência em casa e mal liguei já sai com ela nos 100 por hora.

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    6. Não é recomendável forçar o motor sem aquecer um pouco.

      Mas fazer isso uma vez ou outra não resultará em desgaste perceptível, ele ocorrerá em longo prazo.

      Mas emergências são emergências, é questão de ver se um atraso de 2 ou 3 minutos afetará mais o motor ou a solução do problema.

      Excluir
    7. Valeu,vou evitar fazer isso. Quanto tempo eu devo aquecer o motor (e como) antes de usar a potência maxima dele ?

      Excluir
    8. Para pesquisar no blog, digite o endereço do blog https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br e em seguida o assunto que você quer.

      Exemplo:

      https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br como aquecer o motor

      Você encontrará qualquer assunto dessa maneira.

      Boa pesquisa!
      Jeff

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