quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Minha moto ficou parada algum tempo e agora não liga

Esta postagem é sobre motos carburadas. Para motos com injeção eletrônica, veja a postagem neste link. 

No caso de motos paradas por anos, não tem outro jeito — você terá de remover e desmontar o motor, porque lá dentro haverá rolamentos enferrujados que ao serem girados soltarão a ferrugem e esta danificará as peças móveis vitais, como a bomba de óleo, comando, virabrequim, pistão e cilindro.

No caso de motos paradas há alguns dias, ou mesmo de um dia para outro também pode acontecer o seguinte:


Você deixou sua moto parada e agora ela não quer ligar de jeito nenhum, certo?

Até ameaçou pegar, mas depois se calou e não falou mais contigo, só ficou no nhénhénhé, né?





Imagem: http://krazygraphics.com/ decalques para motos

E agora, tem que levar na oficina?

Negativo — se a dica abaixo não funcionar, no máximo vai exigir um pouco de paciência e as ferramentas do kit que vem junto com a moto (nunca saia de casa sem elas!).


Vamos começar pelo mais simples:


Primeira coisa:

Se o seu tanque tiver tampa do tipo aeronáutica (aquela com dobradiça e tampinha para o miolo da chave), antes de qualquer coisa leia esta postagem, macete novo descoberto em setembro de 2015.

Dica:


Dê umas pancadinhas leves na lateral do(s) carburador(es) usando o cabo de uma chave de fenda ou o cabo de um martelo para ver se a boia se solta sem precisar abrir a cuba. 


Geralmente isso resolve, mas pode acontecer de sua moto entrar em funcionamento e começar a morrer toda vez que você aciona a embreagem... aí o problema é a má regulagem do cabo da embreagem, é um problema comum nas motos zero km, dê uma lida na parte que fala da regulagem da embreagem na postagem Minha moto é nova e vive morrendo .


Se não funcionar, leia a explicação abaixo.

Antes de arrancar os cabelos, verifique se a gasolina está chegando ao carburador.

Um tanque cheio de gasolina deteriorada pode ter entupido o filtro interno do registro de combustível, aí a gasolina não sairá pelo registro nem na posição de reserva. Se isso acontecer, remova o tanque esvazie, retire o registro e limpe esse filtro. 

Outra coisa:

Verificar se a gasolina está chegando ao carburador não é a mesma coisa que verificar se ela está saindo do registro do tanque.

Pode ter se formado uma bolha de vapor de gasolina em uma alça da mangueira, aí é só endireitar que ela é eliminada.

A gasolina também pode não estar passando pelo filtrinho da mangueira de combustível, se equipado. Ele se entope com a sujeira e precisa ser limpo ou trocado periodicamente.

Para limpar provisoriamente, até instalar um novo na primeira oportunidade, solte-o da mangueira e bata o lado de entrada na palma da mão, várias vezes. 

Depois de remover o máximo de lama, conecte-o novamente SEM INVERTER a posição, senão o restante da sujeira irá para o carburador e a coisa ficará realmente ruim. O filtro tem uma seta que deve apontar sempre na direção do carburador.

Se a gasolina estiver chegando ao carburador, se estiver boa (não deteriorada) e o problema for apenas a bateria descarregada, e você não tiver uma bateria de reserva, consulte a postagem Como fazer a moto funcionar no tranco.

O que pode estar impedindo a entrada de gasolina no carburador é o próprio mecanismo de controle de entrada de combustível:

O carburador tem um pequeno reservatório de gasolina naquela parte gordinha embaixo dele, e a entrada de combustível é controlada por uma pequena boia igual àquela que tem na caixa d'água da sua casa.

Quando a moto fica parada vários dias com a torneirinha de combustível fechada, a parte volátil da gasolina na cuba evapora e deixa uma borra que funciona como uma cola, a boia fica imobilizada com a válvula grudada contra a sede.

Como a boia está emperrada na posição fechada, ela não desce para deixar entrar a gasolina do tanque.


A boia também pode "encantar" fechada com o registro aberto e a moto no cavalete lateral, até de um dia para o outro, devido à posição forçada que a inclinação da moto impõe à boia. Sempre que possível, deixe sua moto no cavalete central, se disponível.

Para saber se a boia colou ou encantou, abra aquele parafuso que fica na parte mais baixa do carburador, junto à mangueirinha do ladrão.


A aparência e a posição podem mudar, mas ele sempre fica na parte mais baixa da cuba do carburador.

Enquanto a torneira de combustível estiver aberta, a gasolina terá de vazar pelo ladrão. Se vazar só um pouco e parar, é porque a boia está colada na sede.
Se isso não resolver, faça o seguinte:

Feche o registro de combustível e solte a abraçadeira da mangueira do filtro de ar. Ela é flexível, desencaixe-a do carburador. 


Em seguida, solte aquelas duas porcas (em algumas motos, parafusos) que fixam o carburador naquele tubo torto (o isolante).


Não precisa retirar o carburador da moto, basta torcê-lo para ter acesso à cuba e soltar os dois ou três parafusinhos philips. Aí é só abrir a cuba e fazer a boia se mover.

A boia é essa peça laranja, mas geralmente ela é branca ou preta.
Está vendo o eixo que ele está segurando?
Não é necessário remover, mas tome cuidado para que não caia, ele é apenas encaixado.


Imagem: suzuki.org

Não precisa desmontar mais nada, só tome cuidado para não deixar as peças caírem porque elas ficam apenas encaixadas. E às vezes esse eixo se desencaixa sozinho.


Quem controla a entrada de gasolina é a válvula que aparece no centro do quadradinho, aplicar um pouco de spray desoxidante nela ajuda a soltar o conjunto.


Depois de ter certeza que a boia está se movendo e testar se a gasolina está fluindo bem, feche o registro, parafuse a cuba e instale novamente o carburador.


Talvez aquele anel de vedação de borracha dê um pouco de trabalho para ficar encaixado na posição correta (é fundamental que ele fique bem encaixado, senão sua moto não vai funcionar legal).


Instalado o carburador novamente, agora é só abrir o registro de combustível (tinha esquecido, né?) e espere alguns segundos para a gasolina preencher a cuba. 


Sua moto deverá pegar de primeira, se a gasolina ainda estiver boa.


O tanque de combustível tem um respiro e deixa ir embora a parte volátil da gasolina (aquela que evapora mais fácil e que também queima mais fácil). 

Quanto mais tempo parada, mais álcool e água absorvida da atmosfera vão se acumulando no tanque. 

É melhor trocar a gasolina parada há mais de três meses por gasolina fresca. NUNCA JOGUE A GASOLINA VELHA NO RALO!!!! Além de contaminar o meio ambiente, há risco de explosão.

Mas atenção:


Esse procedimento funciona para motos paradas no máximo por um, no máximo uns poucos meses.


Para ressuscitar motos paradas por mais de seis meses, você precisa tomar outras precauções para garantir que o motor não esteja oxidado e seja danificado ao ser colocado em marcha sem a devida preparação.


Certamente será necessário usar gasolina nova. Em filmes estrangeiros você vê motores parados há anos que voltam a funcionar com a mesma gasolina, mas lá a gasolina é de verdade, não essa &*$%@ com álcool que é vendida no Brasil. 

Agradeço ao meu amigo Daniel pela demonstração prática involuntária deste procedimento da última segunda-feira.


PS: Colaboração do leitor Andrés Tissier:


Tive um problema parecido com a minha suzuki yes, Sempre que pesquisava diziam para dar umas pancadinhas no carburador, mas sempre vazava gasolina, até que resolvi encomendar um carburador novo, assim, resolvi abrir o carburador antigo já que se estragasse ele tinha um zero chegando, e ao abrir o bendito descobri a falha:


O eixo da bomba [acho que ele quis dizer eixo da boia] havia saído do lugar, impedindo seu funcionamento, e tapinhas, ou marteladas não iriam resolver o problema. Algo bem simples, mas que não encontrei ninguém comentando sobre.


Fica aí a dica! Obrigado, Andrés!


Um abraço,


Jeff

12 comentários:

  1. Estou com uma cachoeira no ladrão vou tentar isso obrigado

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  2. Obrigado vai me ajuda muito vc explica muito bem valeu

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. A minha bandit 650s estava a um ano parada eu resolvi comprar uma bateria nova,troquei toda gasolina,que era podium por podium nova,ela pegou mas esta esquentando só duas saídas,as outras estão frias,vou tentar as pancadinas na lateral dos carburadores, a centelha verifiquei e estão boas eu acho que o problema e a o combustível que não esta passando pela boia, esta certo meu raciocínio??

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  5. O gel que fica no fundo do tanque passa pelo filtro de gasolina?

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  6. O gel que fica no fundo do tanque passa pelo filtro de gasolina?

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  7. eu tenho uma Tenere 600 1990 e moro em Curitiba, entao qdo o inverno vem, ele vem mesmo!! eu estava fechando o reservatorio de gasolina uns metros antes de desliga-la pra que nao ficasse mto combustivel (normal) gelado parado pelo caminho. Mas assim mesmo ela reina na hora de pegar de manha visto ficar no tempo mtas horas (sem cobertura no condominio) e ta comendo bateria com isso. Vou tentar seguir mais essas dicas!

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  8. Muito útil, deu certinho, a minha intruder ficou parada uns 10 dias parado com o tanque cheio de gasolina aditivada daquela mais cara, dei na partida até acabar a bateria e ela não ligou depois que fiz os procedimentos deu certo funcionando, vlw galera obrigado !

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