quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Passando de motinha no tachão tuplec tuplim caplof ai...

A imprensa noticiou um acidente, mas não investigou as causas. Quem vê, pensa que o motociclista bateu porque quis, mas uma análise mostra que não foi isso que ocorreu.

Olha só que coisa maviosa essa montagem feita pelo terra:

Reportagem do terra: http://tecnologia.terra.com.br/google-street-view-flagra-queda-de-motociclista-em-sc,e97f982a7ac38410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
Reportagem do g1: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/09/google-maps-flagra-acidente-de-moto-em-blumenau-sc.html

Esse acidente foi registrado pelo Google Street View na rua Sete de Setembro em Blumenau em janeiro deste ano.

O gif do terra só mostra ele caindo, não mostra a causa do acidente. 


Tanto a reportagem do terra quanto a do g1 só se preocupam em noticiar o feito do google e mostrar o motociclista caindo; lendo as reportagens, você fica com a impressão de que o motociclista se enfiou de bobeira na traseira do carro porque não conseguiu frear.


Não perco meu tempo lendo os comentários postados por lá, mas certamente haverá quem acuse o motociclista de estar bêbado.

Nenhum dos jornalistas se preocupou em investigar o motivo real de o motociclista ter se chocado contra o carro e caído. 

Sabe como é, né?


Para a imprensa, a culpa é sempre do motociclista... (pior que na maioria das vezes é mesmo... ;)

Neste link para o Google Street View você consegue ver a manobra desastrada desde o início e entender o que aconteceu.


Quando estiver no GSView, basta clicar sobre as setas no asfalto que aparecerão para avançar as imagens passo a passo. Quanto mais recuado o clique, menor o avanço da imagem.

Fatos:


Ao ultrapassar o carro branco, o motociclista 
passou sobre os tachões, se desequilibrou e acabou caindo de encontro à traseira do carro prateado.

Esta nova foto é fundamental para entender o que aconteceu realmente:


Imagem: Google Street View


Imagem: Google Street View


Imagem: Google Street View


Imagem: Google Street View

Qual foi a causa primária do acidente?


Fazer uma ultrapassagem imprudente em uma curva com faixa contínua e tachões.


Por que foi uma ultrapassagem imprudente?

Porque o motociclista não manteve distância de segurança dos outros carros, tanto é que ele tentou passar no que seria o corredor (se o trânsito estivesse parado — não existe corredor com trânsito fluindo).


Por que o motociclista não manteve distância de segurança?


O motociclista trafegava por um trecho onde a faixa delimitadora era tracejada, sem tachões e, quando se preparava para mudar de faixa e iniciar a ultrapassagem do carro branco, foi surpreendido pelo início da faixa contínua com obstáculos.


Na tentativa de não cair nos tachões, ele passou colado ao carro branco, mas não foi suficiente; resvalou e se desequilibrou.


Uma velocidade mais próxima do fluxo do trânsito e aguardar um momento melhor para a ultrapassagem após a curva teriam evitado o acidente.


Por que não se ultrapassa em uma curva?

Porque você não tem visão do que virá; se o carro ultrapassado for obrigado a desviar de algum obstáculo, ele jogará o veículo sobre você.


Por que não se deve cruzar faixas contínuas?


Porque elas sinalizam locais onde a mudança de faixa ou pista é proibida por ser perigosa devido à condição naquele trecho.

É por isso que as faixas tracejadas se tornam contínuas nas proximidades de faixas de pedestres e semáforos, curvas, locais de ultrapassagem proibida como pontes, chegada às cabines de pedágios...


Se tiverem tachões então, representam um risco mortal para nós, motociclistas.


Por que não se ultrapassa nas proximidades de tachões?


Porque eles eliminam qualquer margem de segurança. 


Só o fato de desviarem sua atenção do trânsito já é o suficiente para te colocarem em perigo, se você estiver próximo de outros veículos. Resvalar no tachão te desequilibra e você precisa de espaço para se reequilibrar. Foi o que aconteceu.

Pequenos tachões podem te derrubar e te matar.


Os tachões sobre as faixas delimitadoras contínuas são colocados nas ruas por três motivos:


1) Obrigar todos os condutores a respeitar a faixa contínua (o que já é um absurdo: a faixa contínua significa que não deve ser cruzada.);

2) Evitar que os veículos mudem de faixa durante a curva a fim de evitar acidentes;


3) Derrubar motociclistas que ignorem os tachões.

Passar por cima de tachões ou muito perto deles é pedir para cair.


O cara teve a sorte de ser um acidente besta, sem consequência.


Mas ele poderia ter caído embaixo das rodas de um ônibus ou caminhão, e aí as imagens não seriam nada legais de se ver, acredite em mim.


Se isso acontecesse, a imprensa noticiaria apenas como Motociclista morre ao perder controle da moto.


E o coautor da fatalidade continuaria saindo impune, os órgãos públicos que não se lembram dos motociclistas quando sinalizam o trânsito com esses tachões criminosos.


Para saber mais sobre o perigo dos tachões, visite a postagem Malditos tachões.


Outra coisa:



Imagem: Google Street View

Se ele estivesse vestido corretamente para andar de moto, com botas com salto, calças, jaqueta e luvas, nem teria se esfolado.


Um esfoladinho de nada dói pra chuchu, imagina essa raladura que ele levou.


Aproveitando: O uso de capacete aberto com óculos apropriado merece comentário. 

Apesar de ser um capacete para uso fora de estrada, ele é muito usado aqui no Sul por causa do sol baixo na linha do horizonte. 

Essa aba faz uma diferença positiva e tanto contra o ofuscamento, mas dificulta a visualização de semáforos. 

Um abraço,


Jeff

PS: Link para Tuplec tuplim

PS2: 

E o TROFÉU HOMER SIMPSON DE SAGACIDADE, CAPACIDADE DEDUTIVA E BRILHANTISMO INTELECTUAL vai para a suposta reportagem sobre o suposto acidente com a suposta queda do suposto motociclista supostamente noticiado presumidamente pelo UOL: 
Suposta imagem: Suposta manchete do suposto UOL

O suposto estagiário da suposta escola de suposto jornalismo é o suposto autor da suposta pérola supostamente literária supostamente encontrada no suposto corpo da presumida reportagem:

"O Google Maps registrou um possível acidente entre uma moto e um carro no Brasil. A colisão teria ocorrido em Blumenau, SC. Não há informações sobre os envolvidos no incidente e se alguém ficou ferido."


Suposto link: http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/05/30/flagras-do-street-view-reunem-incendio-gente-urinando-e-ate-pedido-de-casamento.htm?abrefoto=147








Nenhum comentário:

Postar um comentário