quinta-feira, 25 de julho de 2013

Como usar a reserva de gasolina

OBSERVAÇÃO:
Motonetas (scooters) tipo honda Biz não usam reserva de gasolina, o registro de combustível funciona de modo diferente e está instalado em outro local. Acredito que outras motonetas de modelos como honda Lead, yamaha Neo, hao bao e similares funcionem do mesmo jeito. Para informações sobre o funcionamento do registro desse outro tipo, vá para este link.

Torneirinha de reserva de gasolina da moto, taí uma coisa que só as motos têm e que pode despertar muita dúvida na hora de usar.

O novato com motos muitas vezes pensa que é obrigatório usar a gasolina até a moto "pedir reserva" para só então reabastecer.


Isso é um erro a ser evitado. O ideal é nunca usar a reserva, por uma série de motivos.



Montagem sobre imagem obtida em: http://www.uxmatters.com/mt/archives/2008/01/motorcycle-ux-riding-in-the-fast-lane.php

Para começar, a reserva é apenas um duto mais curto colocado no fundo do tanque. Não existe um tanquinho de reserva separado lá dentro.


Não existe o risco de a gasolina da reserva ficar velha por falta de uso, porque ela é exatamente a mesma gasolina que você usa todos os dias, não há separação física.

Mas como o duto da reserva é mais curto, e toda a sujeira que entrar ou se formar no seu tanque de gasolina (água, poeira, detritos, corrosão) irá se acumular no fundo do tanque, justamente o local da reserva, essa gasolina sempre estará mais sujeita à presença de contaminantes.

Além disso, ao pedir reserva, o motor rateia, falha ao acelerar, dá umas engasgadas. Isso pode ser um grande risco no meio do trânsito pesado. 

O próprio ato de acionar a torneirinha com a moto em movimento já é arriscado. Você precisa saber fazer isso no automático, sem precisar olhar. 

Treine acionar a reserva, mas preferencialmente nunca a utilize.

Estabeleça uma quilometragem tipo meio tanque e sempre reabasteça antes de a moto pedir reserva; assim você estará evitando uma série de inconvenientes, como a necessidade de parar numa oficina para limpar a sujeira que foi para o carburador.

E um detalhe muito importante:

Muita gente anda por aí o tempo todo com a torneirinha na posição de reserva... na hora que precisar de verdade, vai ter de empurrar a moto até o posto, o que é muito perigoso.


Isso acontece porque a concessionária sempre entrega a moto com a gasolina na reserva. Eles colocam o mínimo apenas para a moto chegar até o posto mais próximo.

Aí o novato nem sabe desse detalhe do funcionamento da torneirinha e começa a andar permanentemente com o registro na posição de reserva.

A posição correta para uso é sempre esta aqui, com a alavanca para baixo:



Imagem: http://www.motosclassicas70.com.br

Regra básica: 

Torneira de gasolina aberta para uso normal com a alavanca totalmente para baixo, torneira de gasolina na reserva com a alavanca totalmente para cima.

Como saber se a torneira de gasolina está fechada? 

Normalmente, a alavanca ficará na horizontal para um lado ou para outro. 


Citando o comentário de meu xará Jefferson Gomes:

Estranho, porque na minha moto a torneira para baixo tem o nome ''Res'' = reserva, e a parte de cima escrito ''ON''. Isso é normal ? Ou todas as motos as torneiras devem ser para baixo?


Que eu saiba, essas posições do registro são quase universais. 


Mas existem torneirinhas onde a reserva fica na horizontal:

Não sei de que moto é, nem se veio para o Brasil, então use seu discernimento para descobrir a posição correta.

É justamente essa gravação que o Jefferson fala que provoca a confusão. 

Todo mundo olha o registro de frente, onde estão gravadas as posições de uso (ON) e reserva (RES).




Ninguém vê a setinha gravada na alavanca do registro e pensa que é a alavanca que tem que ser colocada naquela posição. 


É essa seta quase invisível que tem que ficar apontada para a posição que você deseja usar.


Olha como a coisa é traiçoeira:




Neste registro, a gravação FUEL (combustível) na lateral só causa confusão. 


Pela gravação, muita gente pensa que essa torneira está na posição de reserva, mas não está. O que vale é aquela setinha gravada na alavanca que só o engenheirinho que projetou sabe que existe.


Para solucionar problemas que podem surgir na hora de acionar a reserva, leia esta postagem.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da reserva, dê uma lida neste blog aqui.

E se quiser ver uma restauração completa de uma moto clássica dos anos 70 (e aprender um pouco sobre a mecânica básica de sua moto) no blog de onde tirei a foto da torneirinha, visite este endereço aqui.


Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

42 comentários:

  1. Cara, Boa noite fiquei muito grato com essa explicação. estava confuso e não encontrava no manual. valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a postagem tenha sido útil !
      Essa dúvida é muito comum entre 99% dos proprietários de primeira moto.
      O 1% restante só vai descobrir que a torneirinha está na posição errada quando a gasolina acabar... hehehe
      Acontece com todo novato que não busca informação.
      Um abraço,
      Jef

      Excluir
    2. Obrigado pela explicação, era justamente o fato de eu não ter percebido aquela setinha que me deixava confuso.

      Excluir
  2. minha moto é uma fan 125 ela esta com a lavanca pra baixo...ela está utilizando a gasolina da reserva?

    ResponderExcluir
  3. Minha moto é uma factor YBR o certo de tanque reservaa flechinha
    é para cima ou para baixo ???

    ResponderExcluir
  4. Legal .meu patrão que me explicou como que funcionava esse negócio de reserva .quase cai da moto sem gasolina

    ResponderExcluir
  5. Legal .meu patrão que me explicou como que funcionava esse negócio de reserva .quase cai da moto sem gasolina

    ResponderExcluir
  6. Excelente publicação!muito útil, comprei um Intruder e não sabia se a posição estava correta!obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Excelente publicação!muito útil, comprei um Intruder e não sabia se a posição estava correta!obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Ótima explicação muito útil, sempre me confundi até ficar um dia sem moto por causa de estar na reserva e eu não sabia.

    ResponderExcluir
  9. Ótima explicação muito útil, sempre me confundi até ficar um dia sem moto por causa de estar na reserva e eu não sabia.

    ResponderExcluir
  10. Deixo claro que nenhum tipo de sujeira possa passar ao carburador quando se usa a reserva.
    Existem duas peneiras de limpezas de resíduos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você precisa dizer isso para o meu irmão que precisou levar a moto no mecânico na semana passada...
      Como você disse, há tela e não um filtro. A diferença entre tela e um filtro de verdade é o tamanho da malha que permite (ou não) a passagem de impurezas.
      Aberturas de telas são maiores do que os poros de um filtro avulso com elemento filtrante de papel colocado na linha de combustível.
      Só para deixar ainda mais claro ;)
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  11. Tenho uma Fan 07 ja troquei duas torneiras mais mesmo assim acaba minha gasolina toda do tanque na posição on! Quando vo abri reserva já tá sem gasolina nenhuma ja viu isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo, Alexandre!
      Esse é o primeiro caso que ouço falar.
      Aí vem a pergunta: Você tem certeza mesmo de estar usando na posição correta? Digo isso porque muita gente aprendeu o modo errado e pensa que está usando certo, quando não está.
      E a outra pergunta: Você leu toda postagem? Muita gente só lê o título e não lê a explicação...
      Boa sorte com seu registro de gasolina!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  12. má rapaz e nao é que eu nunca mexi nessa tal pecinha kkkk tomara que o meu mecânico tenha deixado essa a válvula no on porque se for depender de min ja faz 4 anos que eu to andando com a reserva ligada kkkk vou ir la dar uma conferida agora mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não está sozinho nisso... o pessoal recebe a moto da concessionária com muito pouca gasolina no tanque, então a torneirinha está na posição de reserva.
      O novato vai até o posto e abastece sem saber que precisa mudar a posição do registro e roda eternamente consumindo a reserva até o dia em que fica completamente sem combustível no meio da rua — geralmente, bem longe de um posto.
      Só lembrando,motos com injeção eletrônica não usam torneirinha de combustível, então não precisa se preocupar com isso.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. eu comecei a andar na moto do meu cunhado que tinha essa válvula, quando adquiri a minha lembro de ter procurado por ela e encontrei mas não entendi nada então nem mexi por isso do susto, eu fui la ver e nao encontrei quando chegar em casa vou olhar direito... sei la acho que to meio louco hoje. Foi poucas as vezes em que deixei a moto chegar na marcação anterior a reserva, normalmente quando ela chega na metade eu já fico na neurose e todo posto que eu vejo quero abastecer então pra min na metade já é hora de completar. Outra coisa que eu percebo é que quanto menos gasolina no tanque mais lerda/presa/lenta a moto fica parece que não anda.

      Excluir
    3. Reabastecer quando o tanque chega à metade é a melhor coisa.
      A moto muda de atitude com pouca gasolina no tanque por dois fatores:
      Quanto menos combustível, menor a pressão com que ela chega ao carburador, o que provoca respostas menos entusiasmadas (menos gasolina) na pulverização de combustível pelo carburador.
      O outro motivo é que a parte nobre de nossa alcolina (a gasolina) se evapora mais rápido que o álcool devido ao aquecimento do tanque pela ação do sol e calor do motor.
      Quanto mais velho o combustível, menor a capacidade comburente dele, menos entusiasmada a resposta do motor.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. bem isso mesmo! pra min ainda tem aquele agravante dos ventos fortes nas rodovias, com o tanque cheio eu me sinto com mais controle. A moto é IE flex mas nunca gostei de álcool alem de queimar rápido pra caramba não vi diferença nenhuma na potencia. Sempre quis reabastecer com alguma gasolina premium mas no manual diz que não é recomendado, eu fui atras e encontrei uns problemas com proprietários que possuem motos Custom(gasolina) que sofrem por causa da nossa alcolina(algo haver com as mangueiras nao serem progetadas pra isso) e no meu ver é vice e versa

      Excluir
    5. Gasolina Podium só traz vantagem em motores de alto desempenho, com taxa de compressão bem elevada. O pessoal não recomenda aditivada, mas para mim não existe outra gasolina. A perda de desempenho com gasolina comum é sensível. E a dificuldade das mangueiras tem a ver com o álcool, é solvente de borracha.
      É um dos motivos porque o manual de moto importada diz que não pode usar gasolina com mais de 10% de álcool e o manual nacional diz que a mesmíssima moto pode usar gasolina nacional com 27,5% de álcool... ninguém troca as mangueiras, só o texto, mas dane-se o dono, isso aqui é Brasil...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    6. nunca nada ta certo chega a dar desgosto, o jeito é ir levando sem ficar pesando com as neuroses na cabeça porque se não fica louco.
      obrigado novamente.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Tá, a torneirinha serve para fechar a gasolina para a bomba que está dentro do tanque, né?
      Das duas uma: ou você comprou uma moto carburada que te venderam como Titan Mix, ou está tentando trolar.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  14. Cara, não tenho costume de comentar, mas me ajudou muito essa informação. Foi claro e preciso. Muito obrigado e a partir de hj acompanharei suas dicas. Um grande abraço e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcos!
      Fico contente que as informações tenham sido úteis!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  15. Afinal a yes 2007 o normal é para baixo também

    ResponderExcluir
  16. Vlw ai me ajudo ando de moto a muito tempo so que so agora fui possuir a minha e tinha esquecido qual a posição vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Fico contente de ter ajudado!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  17. Jeff, me tira uma dúvida, a reserva começa junto com a faixa vermelha ou quando o ponteiro "cola" no final dela? Pois na minha Bros,quando o ponteiro estana faixa vermelha e eu abasteço, nunca pega mais de 9 litros. No meu último abastecimento, botei 8,6 l e rodei 300Km,quando fui abastecer, pegou os mesmos 8,6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, X@ande!
      Nunca é recomendável esperar a gasolina chegar totalmente na reserva, ainda mais em motos com injeção eletrônica.
      O combustível faz o resfriamento do motor elétrico da bomba de gasolina, e trabalhando sem essa cobertura de líquido a bomba se aquece mais que o desejável, o que certamente diminui sua vida útil e pode até causar falhas de funcionamento do motor por formação de bolhas na linha de injeção.
      Em motos pequenas o recomendável é sempre abastecer o tanque depois de consumir uns 5 ou 6 litros. Isso vale também para motos carburadas, onde uma baixa pressão de entrega do combustível ao carburador pode causar falhas de aceleração. É o tipo de problema que é muito raro um mecânico descobrir a causa.
      Nunca confie nesses marcadores de nível, mesmo porque esses indicadores podem apresentar erros com o passar do tempo e a deformação do braço da boia dentro do tanque.
      Se precisar rodar bastante sem fazer abastecimentos intermediários, procure abastecer assim que chegar à faixa vermelha, não espere chegar até o final.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. *Motos pequenas com tanque de 10 litros, claro.

      Excluir
    3. Salvei a minha bomba por causa disso, sempre manter o tanque acima da metade

      Excluir
  18. Boa tarde,eu fiquei apé várias vezes com minha factor 09/09, eu estava usando a reserva para baixo e chegava em certo ponto a moto começava a embolar e parava passava um tempinho ela pegava e andava um pouco e parava, mas acho que achei o problema, a reserva dá factor é para cima correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Depende do que você chama para baixo.
      A posição de uso é com a alavanca do registro na posição inferior, como mostrada nas fotos.
      A reserva é com a alavanca para cima.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  19. A reserva da minha moto são 3 litros - muitas vezes rodo até uns 85km para reabastecer. A ideia seria que se eu utilizar gasolina ruim, se eu deixar na reserva se misturará com a nova. Também faço isto pois a torneira de gasolina tem um reservatório com o filtro dentro e a sujeira da reserva vai direto para ele - de tempos em tempos eu limpo ele. Assim acho que sempre tenho gasolina limpa no tanque.

    ResponderExcluir