Reportagem em vídeo: http://g1.globo.com/carros/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/acessorios-que-transformam-motos-novas-em-retro/3629094/
O assunto é moto, então a mesma crítica que faço ao instagram faço também a essa reportagem sobre a triumph com cheiro de matéria paga publicada no autoesporte.
Descarta-se a qualidade em prol da modinha tola passageira (sempre visando lucro imediato), com um agravante — capacete aberto, sem viseira, associado a motos de alto desempenho e colocando vidas em risco.
A fabricante pode dizer que o filme não é propriamente da triumph, mas de proprietários, então ela não teria nada a ver com isso.
E o material promocional com caras posudos de capacetão aberto sem viseira nem óculos de segurança? E pilotando displicentemente?
http://www.moto.com.br/testes/conteudo/triumph_bonneville_ t100_uma_lenda_sobre_duas_rodas-57117.html |
Imagem: Propaganda Indian nos EUA http://www.rushlane.com/latest/bikes-news/harley-davidson-bikes/page/9
E nesse marketing, cometem um pecado que para mim é imperdoável:
Associam essa imagem ao uso de capacetes inseguros (como eram os capacetes dos anos 50 e 60).
O filme acima é sobre as Bonnevile, motos que chegam a 190 km/h. Velocidade de esportiva, e capacete inadequado para essa velocidade. Coisa dos anos 60.
Esse é o Steve McQueen com sua própria triumph no começo dos anos 70. Um ator que também competia e dispensava dublês nas cenas de ação. E que só usava capacete aberto por falta de opção.
Imagem: http://publicidadeecerveja.com/2013/04/03/harley-davidson-brasil-apresenta-novas-motos-em-anuncios/dj-2/
Propaganda da yamaha Bolt (EUA) |
Propaganda da honda na veja — que capacete é esse??? |
Só a honda se preocupa em não associar capacete aberto com motos custom (e estão muito certos), nem que a agência publicitária embarque na modinha e eles tenham que reverter apelando para o photoshop:
Afinal, no que essas motos diferem das esportivas na hora em que o piloto rala a cara no asfalto?
Ora, a tecnologia dos capacetes evoluiu.
Os capacetes integrais são muito mais seguros que os capacetes abertos dos tempos pós-segunda guerra mundial. Foram desenvolvidos exatamente para melhorar a segurança dos pilotos, aumentando a proteção contra impactos na área do rosto, a mais atingida em caso de queda.
http://www.cdc.gov/motorvehiclesafety/mc/guide/index.html |
Fala sério... é essa a imagem que eles querem passar? |
Capacetes abertos permitem que o vento e os insetos cheguem aos olhos do piloto, são totalmente inadequados para altas velocidades. São perigosos até para tombos bestas em baixa velocidade.
E a própria harley, em propaganda oficial, ainda comete o descuido de mostrar como NÃO SE USA um capacete aberto:
A viseira precisa estar sempre abaixada porque óculos escuros se estilhaçam com impactos, a menos que sejam óculos de segurança (não me parecem).
É proibido andar de viseira levantada, dá multa e pode resultar em cegueira irreversível ou morte se o piloto perder o controle porque um marimbondo estilhaçou seu óculos e cravou o ferrão no seu globo ocular. Huh, isso deve doer...
O material promocional da triumph faz o mesmo, promove o uso do capacete sem viseira e com óculos estilhaçável (até onde consigo ver) — o que é proibido e perigoso.
E tem mais:
Olha só que lindo se fosse um capacete aberto:
http://www.reddit.com/r/motorcycles/comments/1dbb0q/i_hit_a_few_bugs_on_todays_ride/ |
Mas podiam ser mosquitos, libélulas, mariposas, cupins, cigarras... as baratas costumam voar sozinhas, mas compensam no tamanho — tem umas que batem na viseira e você pensa que é um pardal.
Cada um compra e bota na cabeça o que quiser, não tenho nada a ver com isso, a cabeça não é minha mesmo.
Mas os fabricantes teriam a obrigação e a responsabilidade de não induzir e estimular seus clientes a escolher a opção menos segura à venda no mercado, teriam a obrigação de não incentivar modinhas tolas pensando apenas nas vendas.
Estão brincando com vidas humanas.
Será que vão ter de tomar processos milionários daqueles que certamente irão quebrar a cara (literalmente) com esse capacete inseguro?
Será merecido.
Um abraço,
Jeff
PS: Para saber mais sobre os capacetes abertos e seus riscos — sim há mais riscos do que eu falei, detalhes que eu desconhecia — visite esta postagem do Bayer.
PS2: Tem um vídeo muito instrutivo na postagem Entendeu porque capacete aberto não serve para nada?
Jeff, eu não entendo porque as pessoas andam sem viseira abaixada, eu não consigo de jeito nenhum, em primeiro lugar a 20 km por hora aquele vento no rosto já encomoda e eh forte nos olhos, e segundo que o vento q entra pelo pescoço eh o suficiente. faz até frio.. sinceramente não entendo porque não abaixam a viseira..
ResponderExcluirNem eu. Viseiras sujas e riscadas atrapalham a visão, mas capacetes novos usados nas propagandas não têm justificativa. Ou a visão de quem fez a propaganda é limitada a um estereótipo, ou a visão que eles fazem dos clientes é que é. Triste é o pessoal embarcar na modinha sem pensar e comprar o capacete no estilo da moto somente porque aberto ou coquinho é "mais custom".
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
Ops...Também não há justificativa para rodar com viseiras sujas e riscadas...
ResponderExcluir