quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Olha só o que a tecnologia fará... mas não por você

Sabe o que é esse mostrador no painel?

Reportagem: http://globotv.globo.com/rede-globo/autoesporte/v/conheca-a-vareta-de-oleo-digital/3569703/

É uma "vareta de óleo digital".

Nos carros de luxo europeus, medidor de nível de óleo que precisa limpar com um pano é coisa do passado.


Agora uma luzinha no painel se acende para mostrar que existe um problema, você dá uns toquinhos e aparece o mostrador indicando onde o nível de óleo está e a quantidade que falta.


Você viu onde o nível de óleo está?


Está abaixo do nível mínimo recomendado pelo fabricante. 


Você viu quanto óleo o mostrador está pedindo?


1 litro inteirinho.


Será que removeram (ou deixaram de colocar) 1 litro apenas para facilitar a filmagem? Ou o alarme só dispara quando falta 1 litro?


Fica a dúvida: 


Com quantos km está calibrado o alarme de falta de óleo? 


O alerta de óleo se acende somente 
quando o nível de óleo atinge o mínimo da vareta digital?

O motorista terá acesso à indicação da vareta sem que o alarme seja disparado para o caso de ele preferir completar o nível de meio em meio litro? 

E tem mais: 

O computador avalia se o motor foi submetido a condições de uso severo para abreviar o intervalo de troca. 

Ou prolongá-lo...

Motor de alto desempenho feito para rodar com gasolina de alta octanagem, usando óleo sintético para alta quilometragem, e que ainda cogita prolongar a utilização em função das condições de uso... xiiiii.... danou-se.

O computador analisa condições de uso que ele consegue medir com os sensores existentes: temperatura do óleo, regime de rpm do motor, temperatura externa, tempo de utilização em cada jornada.

Dentro do motor não existe um sensor de viscosidade do óleo, não existe um sensor de degradação do óleo, não existe um sensor de contaminação por gasolina adulterada com álcool, vulgo gasohol. Essas coisas não existem.

Se o óleo estiver em condição inadequada, você não terá como saber.

E o proprietário não terá sequer como tirar a vareta para dar uma olhada na condição do óleo: não existe mais a vareta física, agora ela será digital.

Sabe aquele negócio de dar uma conferida, olhar para aquele café mal coado na ponta da vareta e falar, credo, esse óleo morreu e esqueceram de drenar?


Aquela situação em que um pequeno vazamento na junta do cabeçote faz o líquido de arrefecimento se misturar com o óleo, e ele ficar leitoso, e você identificava o problema antes que o motor sofresse uma perda total? Aí era só trocar uma junta, e não todas as peças do motor?

Pois é, então... isso mixou, acabou, é passado.

Você comprará uma caixa-preta que só a concessionária porá a mão, e será obrigado a confiar que não ocorrerão imprevistos. 

Se o óleo estiver se deteriorando lá dentro, mein Freund, sabe como você ficará sabendo?

Quando seu motor começar a fazer aquele barulho "bonito" de motor detonado.

A culpa será de quem não cuidou direito do motor, mas o abacaxi está em seu nome. Se quiser ser ressarcido, você terá de provar na justiça que não foi você quem se descuidou do reabastecimento de óleo.

Isso já aconteceu com o primeiro lote de veículos europeus importados que vieram para o Brasil com a abertura de importações no governo do ex-presidente impichado que agora é aliado dos impichadores.

O mané tupiniquim endinheirado pagava preço de carro de milionário por carro de classe média europeia, aí colocava aquela gororoba gasolina batizada que nem Podium era, o motor começava a bater pino, o nó cego achava que era normal, o menos nó cego reclamava na concessionária e a concessionária dizia que era normal, e até o menos nó cego acreditava, aí no final sobrou pra todo mundo.

Estou vendo o cenário se repetir... 

E o pior é que logo logo essa maravilha tecnológica vai chegar às motos, fazendo a alegria dos fabricantes, pode apostar.

Em vez de "vareta digital", deveriam chamar essas luzinhas de "vareta virtual".

Algumas definições da wikipedia para virtual:
  • O que existe como faculdade, porém sem exercício ou efeito atual
  • Que não existe como realidade, mas sim como potência ou faculdade
  • Que equivale a outra coisa, podendo fazer as vezes desta, em virtude ou atividade
  • O que está predeterminado, e contém as condições para que seja realizado
Que adianta sua moto transbordar tecnologia se nem a vela de ignição você consegue trocar sem recorrer à concessionária, e para ficar tranquilo prefere despachar a moto em vez de usá-la...

O grande barato da motocicleta sempre foi encarar a estrada e saber que você mesmo conseguiria resolver 90% dos problemas mecânicos que aparecessem. 

Ajustes e reparos de carburadores, velas, platinados (o cdi que usávamos nas cavernas) podiam ser feitos com duas ou três ferramentas, no acostamento da rodovia.    

Infelizmente, cada vez mais ficamos reféns de tecnologias desnecessárias que limitam em vez de libertar.

Um abraço, 

Jeff

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