segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O que é melhor para lubrificar a corrente?

É melhor usar óleo ou graxa na corrente de transmissão? 

Graxa branca é melhor para a corrente?

Lubrificante em aerossol é bom para a corrente?

Graxa líquida funciona?

Bom, vamos lá.

Tem gente que prefere uma a outra, sempre apontando as vantagens de cada uma.

Eu experimentei todas as opções, fiquei um bom tempo com a graxa branca que eu achava a opção mais vantajosa.


A dura realidade é que quem acha a graxa branca a melhor opção se baseia apenas no que vê (menor sujeira da roda).


Você muda de opinião no dia em que retira a tampa do pinhão e descobre que toda a graxa que não sujou a roda foi parar ali dentro, formando um bolo com a poeira e a areia de todos os lugares por onde você passou com sua moto.


Aquilo vai se ressecando e vira uma pedra mole que dá trabalho para retirar esfregando uma chave de fenda. E esse esmeril de pedra mole fica esfregando e desgastando a corrente o tempo todo.


Então o que parece bom acaba não sendo no longo prazo.


Aí experimentei a graxa líquida. Suja menos a roda, mas exige reposição mais frequente, o que acaba custando mais caro. E é incrível como aquilo lambuza, mesmo que você tome todo o cuidado. A graxa líquida sai muito fácil com chuva (todas as graxas e óleos saem com chuva, mas a graxa líquida sai mais fácil). 


Lubrificantes em aerossol são práticos, mas não são bons lubrificantes para correntes porque são muito finos, têm muito pouca viscosidade. 


Correntes e engrenagens precisam de lubrificantes bem viscosos para aguentar a pressão sobre a reduzida área de contato, apenas uns poucos milímetros quadrados em cada elo e dente.


O lubrificante em aerossol tem o inconveniente de ser penetrante e lavar a graxa das boas correntes, aquelas equipadas com retentores.


O que é uma corrente com retentores?


Os retentores são aneizinhos de borracha que retêm uma pequena quantidade de graxa original de fábrica no lugar onde ela deve ficar, a zona de contato entre os pinos e os elos da corrente.


Ao mesmo tempo em que impedem a saída da graxa, os retentores evitam sua contaminação, então essa é uma graxa que não junta poeira. 

O problema do lubrificante em aerossol é que ele se infiltra nos retentores e dilui essa graxa, lava ela embora, e com o tempo sua corrente fica seca por fora (no contato com os dentes de coroa e pinhão) e por dentro (no contato dos roletes com as emendas)

O aerossol vai embora muito rápido, exige reposição frequente, facilita você se descuidar quanto à lubrificação da corrente, você não encontra à venda em todos os lugares, passa mais tempo rodando com a transmissão seca e acaba saindo mais caro do que todas as outras opções.

De todas as variantes testadas, o óleo 90 recomendado pela fábrica (óleo para câmbio e diferencial de carros) foi a opção mais prática e eficaz. Faz sujeira, mas não deixa a corrente na mão quando ela mais precisa. 

Por ser líquido, o óleo facilita a areia ser jogada fora pelo movimento da corrente, e não forma aquele bolo dentro da tampa do pinhão.

Hoje eu uso óleo 140 (óleo para câmbio e diferencial de carros e caminhões), ainda mais viscoso (grosso) do que o óleo 90. Quanto mais viscoso, menor a tendência de ser jogado para fora da corrente. Mas ainda respinga na roda.

Em viagens eu sempre levo um litro de óleo para motor e um litro de óleo para corrente em um dos alforjes. Estou trabalhando em um lubrificador automático, mas o protótipo falhou quando o protetor da corrente quebrou na penúltima viagem. De volta à mesa de projetos.


Uma ideia que não me sai da cabeça é um dia experimentar lubrificar a corrente com um aditivo para óleos puro.

Há aditivos para óleo ainda mais viscosos do que o óleo 140, parecem mel. Se permanecerem por mais tempo do que a graxa líquida, como imagino, serão uma boa solução para a lubrificação da corrente.

Mas só farei a experiência no meu próximo jogo de pinhão, coroa e corrente.

Atualização 1:

O colaborador Ernesto Walter enviou a dica dos lubrificantes líquidos específicos para correntes, no caso de motosserras. 

Faz todo o sentido, não consigo imaginar uma corrente que trabalhe em condições piores do que essa.

Além do Castrol Stihl indicado por ele, há outras marcas originais de fabricantes de motosserras ou fornecedores independentes.


Estão custando na faixa de 14 reais o litro, certamente bem mais barato que o aditivo puro. 


Vou verificar o preço e fazer o teste com esse tipo de óleo antes de tentar a experiência com aditivo puro. Obrigado pela dica, Ernesto!


Atualização 2: Fiz o teste o óleo para corrente de motosserra está aprovado, ele quase não pinga e custa barato. 

Aí você pergunta, mas você não lava a corrente da moto antes de lubrificar?


E eu te respondo, cara, lavar corrente é algo que você só faz uma vez na vida para ganhar experiência  ... depois você chuta o balde e fala dofa-se.


Mas não faça o que eu digo, faça o que eu não faço. ;)

Um abraço,

Jeff

41 comentários:

  1. Sobre lavar corrente. Tbm.não faço, uso óleo 140 e nunca deixo a corrente ficar seca, eh como vc disse, o óleo novo joga fora a terra e outras sujeiras, pelo menos das partes de mais atrito q eh entre a corrente e as rodas dentadas, a minha fica com aspecto de suja, mas só na parte externa das placas.
    Ps: minha relação já está com 25k e parece estar à meia vida.

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  2. Uso na minha xj6 óleo 240 é muito bom. Um colega que é mecânico me disse que aditivo de óleo de motor também é muito bom.
    Em viajem passo o óleo na corrente a cada 500 km. Recomendo. O lubrificante da motul também é muito bom, mas é muito caro.

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    1. Olá, Eder!
      Sempre pensei na possibilidade de usar aditivo tipo B12, mas sempre fiquei com pé atrás por conta do preço.
      Obrigado por confirmar que ele realmente se mantém por longo tempo na corrente. Curiosidade: Ele não retém muita poeira?
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Hj encontrei adquiri um óleo para transmissão de carro de viscosidade SAE 250 no valor de 13 reais, vamos ver no q vai dar o uso na corrente.

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    1. Opa, fico no aguardo para saber o resultado da experiência!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Então, quatro meses de uso extremamente satisfeito com o resultado, e nem sequer chegou na metade do litro rsrs, como teste: fiz uma viagem de Natal à Fortaleza q no total dá em torno no total de 1000km em uma YBR125(com garupa), a lubrificação foi feita apenas na saída de casa, quando cheguei da viagem a corrente ainda havia lubrificante e pelo incrível q pareça não foi necessário ajustar a corrente pois estava do mesmo jeito q sai, super indico e parabéns pelo blog Jeff.

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    3. Olá, David!
      É um indício claro de que ela saiu bem ajustada e rodou bem lubrificada!
      Parabéns pela boa escolha do óleo e obrigado por informar o resultado!
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Eu uso o óleo 250,a minha fazer 250 está com 101.000 km e nunca troquei a relação dela, só o pginhão,o 1°com 39.000,o 2°com 85.000 é o 3° ainda está nela, acho que o 1° não rodou mais,pq comprei ela com 16.800km em outubro de 2013, já esperimentei graxa e outros óleos, comecei a usar esse óleo 250 quando ainda quando tinha YBR,é já percebi melhorias,vale a pena experimentar

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    1. Olá!
      São quilometragens excelentes! Só tome cuidado porque uma relação extremamente gasta pode te deixar na mão longe de qualquer lugar, além de arriscar provocar um acidente, então é o tipo de coisa que vale a pena trocar preventivamente. Usar até o último suspiro pode acabar saindo caro.
      Um abraço,
      Jeff

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  5. Ola pessoal, o oleo 90 é idela pra uma moto pequena q roda pouco?

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    1. Olá, Cristiano!
      Óleo 90 funciona bem na corrente da moto.
      Um abraço,
      Jeff

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  6. Olá Pessoal!
    Faço uso de óleo SAE 140,já rodei 35 mil Km e o sistema de transmissão ,ainda, está ótimo.Vantagens : lubrificante barato e eficaz para uso em corrente. E só lubrificar a cada 200 Km rodado

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    1. Olá, leitor!
      Obrigado pelo depoimento!
      Boa lubrificação é o segredo para a longa vida não só da transmissão, mas também do motor e buchas da suspensão.
      Um abraço,
      Jeff

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  7. Vou espermentar aditivo de motor tecmotor

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    1. É uma opção, assim como bardhal B12, mas será mais caro do que óleo de motosserra.
      Abraços,
      Jeff

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  8. Qual marcas de óleo 140 você me recomenda?

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  9. Bom dia Poderia me indicar uma marca boa de óleo 140 obrigado.

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    1. Olá, Dieferson!
      O óleo 140 é difícil de encontrar, qualquer marca com essa viscosidade dará uma boa lubrificação para a corrente. Não sei te indicar uma marca porque estou usando óleo para corrente de motosserra, e também não me preocupo com marca, o fundamental é a viscosidade espessa a ponto de evitar que o óleo pingue facilmente da corrente.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Olá pessoal
      Óleo 140 é para transmissão de caminhões e tratores
      Vocês encontram em lojas especializadas em oleos, lojas de paças e máquinas agrícolas, postos de troca de óleo de caminhões, oficinas de máquinas pasadas de estrada etc.

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  10. Olá Jeff.
    Estou bem descontente com minha relação que só durou míseros 14.5 mil KM e já não dá mais pra esticar. Vc acha que eu posso retirar alguns gomos ou troco logo a relação? A coroa ainda está nova e o pinhão também. Quanto a lubrificar, estava usando graxa branca mas vou aderir o óleo de motoserra. Também estou pensando em colocar uma relação com retentor pra não ter que esticar toda semana. O que me diz?
    Abraço, tudo de bom.

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    1. Olá, Leonardo!
      Nessas relações de menor custo as engrenagens são de aço comum, a vida útil é limitada mesmo.
      Correntes de aço 1045 são mais duráveis, com retentores são melhores ainda, e o segredo para durarem bastante está em não manter a regulagem muito justa.

      A prática me mostrou que o valor recomendado pelos fabricantes deve ser obtido com alguém (inclusive garupa, se a moto for usada constantemente com carona) sentado nela na hora de fazer a regulagem, coisa que os fabricantes não falam.

      Então quem confere e mantém a regulagem no valor indicado acaba deixando a corrente mais esticada do que deveria, o que diminui a vida útil à metade.

      Então, se você não puder contar com alguém para sentar na moto na hora de fazer a regulagem, acrescente uns 5 a 10 mm na faixa recomendada, isso ajudará muito.

      E claro, não se descuide da regulagem, óleo de motosserra é uma boa opção de baixo custo.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. E respondendo à sua pergunta, não recomendo cortar gomos da corrente.

      Dificilmente a emenda fica bem feita e se ela já se desgastou a esse ponto, a chance de pular fora e te deixar na mão será grande.

      Boa sorte com sua moto,

      Jeff

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    3. Olá troquei o KIT RELAÇÃO da minha CG 150 e o mecânico me disse que colocou a melhor que tinha com esticador.. Sempre quando ia trocar o óleo pediu para ele esticar a corrente antes de trocar por essa. Agora ele disse que não precisa mais esticar pois ela sempre se mantem esticada. Isto é verdade mesmo ou ele está com preguiça???

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    4. Olá, leitor!
      Não existe corrente com esticador. A única coisa que "dispensaria" a regulagem seria a instalação de um tensor de corrente, que não faz parte da relação, é um acessório que também não elimina a necessidade de regulagem, existe um limite máximo que ele consegue atuar. Você teria pago a mais por esse item e saberia que ele está lá, é um componente facilmente visível instalado na balança da moto.

      O que ele pode ter colocado é uma corrente com retentores, que é considerada a melhor que há. Mas ela não dispensa a regulagem periódica, apenas diminui a frequência com que ela é necessária.

      A corrente não deve trabalhar tensionada, ela precisa trabalhar com a folga especificada, e recomendo sempre deixar perto do limite superior da folga para maximizar sua vida útil.

      Então avalie se sua corrente realmente está necessitando de regulagem, é um procedimento muito simples, se você não encontrar aqui no blog achará facilmente no google.

      Um abraço,
      Jeff

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    5. JEFF

      Obrigado foi está mesmo que ele colocou com retentor.... Entendi já faz uns 03 meses que não regulo ela. Ela não está nem frouxa e nem apertada está no padrão. Como dei uma boa lida aqui na lubrificação da corrente sábado agora quero ver se dou uma boa lavada nela pois usei muita graxa branca esses dias ai ta tudo sujo. Quero começar a passar o óleo w140.

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    6. Valeu, Roberto!
      Fico feliz de ter ajudado!
      Um abraço,
      Jeff

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    7. Jeff.

      Aproveitando o papo, saberia me dizer qual numeração da chave BIELA usada para soltar o parafuso que vai na tampa do PINHÃO? Pois quero tirar ele para limpar aquela parte ali onde fica toda encrostada.

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    8. Olá, Roberto!

      Na Kansas é 8 mm. Pode variar de fabricante para fabricante.

      Um abraço,
      Jeff

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    9. Olá bom dia meu nobre amigo,

      Uma dúvida. Possuo uma CG 150 SPORT 2006 está com 49.000km. Estou com ela a cerca de um ano. Utilizo a motoca para me deslocar até o trabalho cerca de 60km por dia. Desde que comprei percebi que nas trocas de óleo a cada 1.000km o óleo da uma considerada baixada, já cheguei a trocar óleo com 1.000km e baixou cerca de 300ml. Enfim agora comecei a completar o óleo, semanalmente vejo o nível e quando baixa um pouco eu completo. Esse final de semana aproveitei para limpar todo o sistema de corrente, também tirei o filtro de ar para dar uma verificada e quando tiro o respiro aquele armazenamento de borracha que fica abaixo do compartimento do filtro de ar estava com um pouco de resíduo de óleo e a saída dele estava pingando um pouco de óleo. Salvo que o filtro estava zerado sem resíduos de óleo somente a saída do respiro.

      Fiquei pensando oque poderia ser? A minha moto não fuma nunca saiu nenhuma fumaça pelo escapamento, não tem nenhum vazamento nas juntas. Fiquei pensando será que em uma das vezes que fui completar o nível do óleo não coloquei um pouco a mais e o excesso foi parar ali?

      Oque você acha?

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    10. Olá, Roberto!
      Essa é uma condição perfeitamente normal e já prevista em projeto, tanto é que as fábricas já instalam uma mangueira para escoar esse óleo.

      Como o motor trabalha muito quente, uma parte do óleo evapora e se condensa na caixa do filtro. Muita gente se assusta com isso, mas a presença de óleo até ajuda a reter as partículas de poeira aspiradas pela caixa de ar antes de chegarem ao filtro.

      Não há como um excesso de óleo subir até o filtro.

      Mantendo o nível de óleo no nível máximo correto recomendado pela fabricante você não está colocando excesso de óleo, está colocando a quantidade certa.

      E o consumo de 300 ml a cada 1.000 km também é perfeitamente normal.


      A quantidade correta de óleo em cada troca para as CG é de 1.200 ml.

      A faixa de uso da vareta fica entre 1.200 e 1.000 ml.

      Começando com 1.200 ml, rodando 1.000 km e abaixando 300 ml, seu motor rodou abaixo do mínimo recomendado somente quando a quantidade dentro do motor esteve entre 1.000 e 900 ml.

      Agora imagine o sofrimento do motor quando ele já começa com 1.000 ml (o nível mínimo) e abaixa 300 ml. Ele sofre dos 1.000 até os 700 ml.

      É por isso que os motores duram menos da metade do que poderiam — colocar a quantidade correta seria a obrigação das concessionárias, e elas não cumprem com isso.

      E também não orientam o proprietário sobre os procedimentos corretos.

      Isso quando não tacam o terror "não pode colocar 1 gota de óleo a mais que estraga o motor".

      Mentira pura, o manual manda colocar mais óleo já na troca para atingir a marca de nível máximo.

      Dê uma lida na postagem:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/06/a-primeira-moto-do-meu-vizinho.html

      Lá tem um caso prático dessa situação de precisar completar o nível de óleo.

      Um abraço,
      Jeff

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    11. Valeu Jeff,

      Ótima explicação obrigado pela ajuda!!

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    12. Boa tarde Jeff,

      Tenho uma CG SPORT 2006 ando geralmente em giro 7 e 8. Você acha que andando nesse giro prejudico o motor? lembrando que a faixa vermelha do contagiro é a partir do 9...

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    13. Olá, Roberto!

      Não prejudica não, o que é ruim para o motor é rodar constantemente perto e acima da faixa vermelha.

      O motor é feito para trabalhar entre 80% e 90% desse limite, portanto com uma faixa vermelha começando em 9.000, isso dá entre 7.200 a 8.100 rpm.

      Um abraço,
      Jeff

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    14. Fala Jeff tudo bem meu amigo?

      Estou com uma dúvida tremenda.... Pretendo pegar uma moto maior (600cc) para lazer, já tive uma Hornet 2005 moto show de bola, porem tive azar de pegar com alguns problemas de manutenção e tive que desembolsar uma grana preta para deixar em dia e na hora da venda acabei perdendo muito dinheiro então fico com pé atrás na hora de pensar em comprar outra moto grande ''.

      Penso em relação a manutenção da moto e pós venda, pois geralmente não paro com nada rsrsrsr...

      Não quero pegar uma moto tambem muito cara, pois quase não saiu ando mais na minha cidade que é pequena e será apena para os finais de semana.

      Estou na dúvida entre a XJ6, Hornet 2008 á 2012 e Z750 ambas na faixa de até R$25.000...

      Qual destas você acha que se encaixa mais no meu perfil?

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    15. Olá, Roberto!
      Imagine cada uma delas em sua garagem e compre aquela que fizer você dar um sorriso... será a moto certa para você.

      De repente não será nenhuma dessas, mas uma outra que aparecer na sua frente quando você menos esperar...

      Quanto a comprar uma moto usada, além dos sinais típicos de peças trocadas por queda e falta de manutenção por desleixo do dono, analise o perfil do proprietário.

      Se ele for do tipo ralador, tenha certeza que a moto sofreu mais do outras, porque ralar a moto com óleo baixo destrói o motor e geralmente o abacaxi sobra para o novo proprietário.

      Um abraço, e felicidades com sua nova moto,
      Jeff

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    16. Então Jeff,

      achei interessante o anúncio do cara, ele só usa a moto no final de semana e quer vender somente porque quer comprar uma maior. Ele está pedindo na hornet 2010 o valor de 23.500 consegui chorar e chegamos em 22mil ela já tem varios acessórios como filtro K&N velas iridium, sliders etc... Eu preso muito o tempo que a pessoa fica com o veiculo pois prova que a pessoa não é rolista. Ele diz que está a um ano e meio com a moto.

      Vou mandar a descrição aqui abaixo para vc dar uma olhada.

      Hornet 2010
      -Placa A (Curitiba)
      -27.000km
      -pneus novos
      -velas iridium
      -filtro K&N
      -xenom 8k luz alta e super branca Philips na baixa
      -guidão oxxy fat bar dourado (acompanha original)
      -bateria nova
      *moto bem cuidada, está comigo a 1 ano e meio.trocado recentemente Líquido de arrefecimento, fluído de freio, óleo de bengala e retentores de bengala.*
      Óleo de motor uso somente motul 5100 troco a cada 4 mil kms, próxima troca está prevista para 28 mil kms.
      *Moto utilizada apenas para passeios nos fins de semana.*
      TROCA APENAS POR SRAD 750/1000cc OU CBR 600RR/1000 FIREBLADE

      Oque acha? O preço está ótimo né?

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    17. Olá, Roberto!

      Estou por fora dos preços do mercado.

      A única pessoa que pode saber se deve comprar essa moto ou não é você mesmo...

      Felicidades com a futura moto, seja ela qual for,
      Jeff

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  11. Olá Jeff, o óleo 140 em comparação ao óleo 20w50 e motor não suja nada a roda. Já pensei em usar óleo SAE 250, mas tenho medo de ele não penetrar entre os elos da corrente. Acho que o óleo 140 é o limite entre lubrificação EFICIENTE com baixa sujeira (um buxinha lado amarelo e um borrifador com querosene e fica tudo limpo na hora de lavar)

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    1. Olá, leitor!
      O óleo de motor é muito fino para a corrente, acaba arremessado para fora com o movimento.

      Óleo 140 me parece ser um bom critério. A preocupação com a lubrificação entre os elos se aplica a correntes sem retentores, já que a área de fixação dos pinos das correntes com retentores está protegida com graxa.
      Fluidos têm uma característica chamada capilaridade, eles são atraídos para as frestas. Não creio que um óleo 250 já tivesse problemas de capilaridade para as folgas existentes em uma corrente, que são bem maiores que as internas do motor.
      Um abraço,
      Jeff

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  12. Senhores, minha experiência vem de máquinas industriais pesadas e apliquei muitas soluções em minhas motos. A Petrobras tem um óleo específico para correntes com viscosidade 680! Misture a esse óleo 5 a 8% de bardahl b12 (pode ser para motor diesel) e aí você tem o melhor lubrificante para corrente que eu já usei.

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    1. Olá, leitor!
      Obrigado pela dica!
      Um óleo de viscosidade 680 deve estar bem perto de ser chamado de graxa líquida, não está não?
      Mas imagino que seja bem difícil de encontrar à venda em pequenas quantidades, já que o uso é exclusivamente industrial.
      Mas vale a indicação para quem tiver acesso.
      Um abraço,
      Jeff

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