sábado, 20 de setembro de 2014

Será que a buzina pifou?

A buzina da minha moto está fraca / só funciona de vez em quando / parou de funcionar, será que pifou?

O pisca da minha moto às vezes funciona e outras não, o que pode ser?

A primeira coisa que a gente pensa é em trocar as peças "defeituosas", e se você chegar na loja/oficina falando isso, muito provavelmente irão te vender peças novas sem necessidade.

Como observado pelo meu amigo Daniel, um monte de fatores pode causar esses sintomas: pode ser também bateria fraca, mau contato do chicote com os bornes da bateria (mau contato no fusível), conexões frouxas / mal conectadas, cabos do chicote rompidos (principalmente na região da caixa de direção).

Mas antes de começar a fuçar e pensar em trocar ou consertar qualquer coisa, experimente aplicar lubrificante desoxidante em aerossol lá dentro dos interruptores do guidão. Não precisa abrir nada, é só caprichar na pontaria e acertar os buraquinhos atrás dos botões.


Imagem: Guidão da Kansas 150 Doni Castilho/Infomoto Mais http://carros.uol.com.br/motos/album/dafra_kansas_album.htm

A buzina é um caso clássico. Como pouco é usada, os contatos do interruptor do guidão se oxidam, e óxidos são isolantes de eletricidade.

Aí você aperta o interruptor e em vez do contato metal com metal deixando passar boa corrente elétrica, ocorre o contato óxido com óxido e a buzina, quando soa, emite um som fraquinho, rouco. Ou emudece de vez. Você pensa que o problema é a buzina, mas é o mau contato no interruptor, muito fácil de resolver.


Depois do aerossol, a oxidação é removida do interruptor e a buzina volta a funcionar perfeitamente, sem precisar mexer nela. Você economiza algumas dezenas de reais e o tempo da troca, e ainda aumenta sua segurança.


É muito ruim precisar buzinar na hora do perigo e não ouvir nada além do som do motor.

O mesmo vale para o interruptor do pisca e o lampejador do farol alto, se a sua moto tiver. E por precaução, aplique também no corta-corrente para evitar que ele se oxide e venha atrapalhar suas partidas.

Mas WD-40 (ou qualquer outro lubrificante em aerossol) não vai dar um curto-circuito ou isolar os contatos?

Gafanhoto este aqui.          Não este.      

Não, gafanhoto. 

A propósito, é comum o botão plástico se soltar da haste do interruptor. Se você não perder o botão (epa!), é só colar com supercola ou cola quente.

Aliás, falando de botão de pisca e lampejador, duas histórias bizarras de problemas causados pela peça rara localizada entre o guidão e o assento da moto:

Uma vez eu estava na concessionária e tinha um senhorzinho reclamando que a tecla do farol alto não funcionava, o farol alto não parava aceso, era só parar de apertar que voltava para o farol baixo.

E para mostrar o "defeito", em vez de acionar o farol alto, ficava acionando repetidamente o lampejador do farol...

O mais incrível foi o vendedor se prontificar a trocar a peça sem perceber que tinha que trocar era o senhorzinho. O frentista da concessionária não conhecia o próprio produto e deu prejuízo para a empresa. (Bem feito, quem mandou contratar zé ruela e não aplicar treinamento?)

Já esta outra história aconteceu com um amigo meu (que não sou eu). Ele achou que o interruptor do pisca estava com defeito porque não parava de piscar quando eule o retornava para a posição central.

Só depois de ler o manual é que descobriu que para desativar o pisca era necessário apertar o botão, e não movê-lo. Quase fiez a mesma coisa que o senhorzinho.

Ah, esse meu amigo...

Um abraço,

Jeff

9 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk
    Mas o que voce diria de defeitos eletricos que dão na moto como problemas na partida e tal depois de uma viagem por exemplo?
    Será que o sistema eletrico da moto não é feito para suportar carga constante?
    Por exemplo na minha moto economica tipo biz, o farol trazeiro queimou (praticamente normal) mas eu troquei e ele não liga mais. só liga quando aperto o freio. o que poderia ocasionar esse tipo de problema? pois a lampada antiga realmente queimou, porem ela funcionava perfeitamente. não tem como queimar do nada! kkkkkk queimar do nada e não ligar mais.
    Tentei revisar tudo e tal e tudo está normal. o chicote inteiro e como sempre esteve... e ai?

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  2. Olá boa tarde tenho uma Titan 150 ex 2015 e ela tema dar defeito na buzina ,quando chove mas as vezes sem estar chovendo também da defeito a buzina não fica rouca mas para de vez e as vezes só funciona em alta rotação de giro do motor , alguém sabe o por q ele tem esse comportamento.

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  3. Boa noite! Estou com esse mesmo problema. Vi que ninguém te respondeu, mas vc conseguiu resolver? Pode me informar qual foi a causa, por favor?

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    1. Olá, Mychelle!
      O Robert ficou sem resposta porque há um ano atrás eu fiquei 6 meses afastado do blog por motivo de saúde...
      É normal a buzina ficar fraca / rouca em dias de chuva, isso ocorre por umidade nos contatos da fiação elétrica.
      A presença de água facilita a fuga de uma parcela da corrente elétrica por fora do fio positivo direto para o chassi e de lá para o polo negativo da bateria, roubando energia para acionar a buzina.
      Isso pode melhorar se você desconectar a buzina e aplicar óleo em aerossol, ele remove a oxidação e melhora o contato.
      Isso faz uma parcela menor da corrente ser desviada pela umidade. Mas é um problema recorrente em motos, já que a buzina fica exposta à chuva, ao contrário dos carros.
      Tudo de bom,
      Jeff

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    2. Bom dia Jeff!

      Obrigada pela resposta. Eu acredito que algo esteja dando mal contato, pois hora ela funciona, hora não funciona. Não existe nem momentos de estar rouca ou baixa, simplesmente não sai som nenhum. Na revisão feita na concessionária eu pedi pra verificar e como ela não falhou neste dia eles disseram não ter nada, mas pelo visto nem olharam... Vou ver isso com um amigo mesmo antes de perder meu tempo lá. Obrigada pelas dicas.
      Abc

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    3. Bom dia, Mychelle!
      A aplicação de óleo em spray costuma dar ótimos resultados, mas pode demorar alguns dias para fazer efeito. Aplique spray também no alojamento do botão da buzina e em todos os interruptores do guidão, isso previne mal contato nos comandos.
      Boa sorte,
      Jeff

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    4. O oq pode ser a minha moto é uma fan 125 ano 2006 não vem energia no fio da buzina sera quê é fiação

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    5. Mais provável é que seja oxidação dos contatos no interruptor do guidão.
      Aplique um óleo em spray e vá acionando de vez em quando para ajudar a limpar.
      Já aconteceu comigo que depois de fazer isso a buzina só voltou depois de uns dois dias.
      Boa sorte,
      Jeff

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    6. Aplique o óleo no espaço entre o botão e a carcaça para evitar ter de abrir. Em compensação, se tiver as manhas de abrir e aplicar diretamente nos contatos, o resultado é instantâneo.

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