terça-feira, 10 de junho de 2014

Alerta aos proprietários de honda

Atualização: Para ver um vídeo explicando como funciona a lubrificação do motor e entender a importância de manter o nível e o tipo corretos de óleo, visite a postagem O vídeo definitivo sobre o óleo do motor da sua moto.

Você reparou como os motores das honda CG Titan e Fan andam abrindo o bico, batendo, fazendo barulho de rolamentos, tendo problema de câmbio e peças desgastadas e fumando com poucos milhares de quilômetros rodados?

Percebeu como tem reclamação de problemas no motor e cabeçote trincado das CB 300 e XRE 300?


Antigamente isso não acontecia, honda era honda, e havia um bom motivo para isso.

A honda do Brasil adaptava a moto para as condições brasileiras, e hoje deixou de fazer isso.

Todas as motos da honda sempre foram projetadas no Japão para usar óleo mineral 15W-40, uma viscosidade boa para países de clima temperado.

Aí no Brasil a Engenharia brasileira (antigamente havia) mandava usar o óleo mineral 20W-50, mais viscoso e portanto mais adequado para o clima quente do Brasil.

Sempre foi assim, honda vendida ou fabricada no Brasil sempre usou óleo mineral 20W-50 até que a honda fechou um acordo comercial mundial para usar esse tal óleo sintético 10W-30 marca honda.

Note que os motores não mudaram, o que mudou foi só a especificação do óleo, magicamente.

O problema é que o óleo sintético 10W-30 é muito fino (pouco viscoso). É ainda mais fino que o 15W-40. É um óleo bom para rodar em países de clima frio, e só.

Para rodar em países de clima quente como o Brasil, esse óleo teria de passar pelo mesmo processo de adequação da viscosidade — tinha que ser 20W-50 —, mas o marketing falou mais alto e a engenharia se calou. 

Manda quem pode, obedece quem tem juízo, e amarra-se o burro conforme a vontade do dono. Ainda mais se a vontade do dono for vender mais motos e peças de reposição cada vez mais rápido.

O resultado é que no calor do Brasil o óleo já fino afina ainda mais, passa a ser queimado e consumido muito mais rápido, e dá nisso (tem som):


 

Motores com menos de 20 mil quilômetros totalmente comprometidos por uso de óleo inadequado para a temperatura brasileira e também por falta de óleo, porque o dono não imagina que o consumo será tão elevado e pensa que não precisa verificar o nível de óleo todos os dias.

E ainda é induzido a erro na hora de medir o nível pelo procedimento incompleto (portanto errado) da primeira página do manual do proprietário.

Motor bem lubrificado é motor suave e silencioso. 

Motor com pouco óleo ou óleo de viscosidade inadequada é barulhento, se aquece demais, fica ruim de passar marcha, é ruim de achar o neutro e pede retífica rapidinho.

Somado ao macete de entregar as motos da revisão com uma quantidade inferior à máxima recomendada, o resultado é desastroso. 


Desastroso para os proprietários e também para a imagem da honda, tanto é que eles lançaram uma campanha de 7 trocas de óleo gratuitas nas concessionárias em uma tentativa de deixar a bomba estourar somente depois do fim da garantia.


Salve seu motor antes que seja tarde:


  • Verifique o nível exatamente como descrito nas páginas internas do manual do proprietário (não é só tirar a vareta como diz na primeira página, tem que ligar e desligar o motor, confere lá dentro) e, se necessário, complete já na primeira manhã depois de tirar a moto da concessionária.
  • Verifique e se necessário complete o nível todas as manhãs exatamente como diz o procedimento descrito nas páginas internas do manual do proprietário — não é aquele que aparece na primeira página!
  • Passe a usar um óleo de viscosidade adequada — já existem no mercado óleos sintéticos de viscosidade 20W-50 para motos.
  • Se optar por abandonar o sintético e mudar para o óleo mineral, lave o cárter com óleo mineral e jogue fora essa primeira carga de óleo depois de uma centena de quilômetros rodados — a mistura de óleo mineral com sintético forma uma borra que entope os dutos de lubrificação e o resultado é o motor fundido.

É por isso que uma marca que outrora era famosa pela resistência de suas motos, agora cada vez mais se torna famosa pelas reclamações dos clientes insatisfeitos.

A imensa maioria dos problemas que as honda têm apresentado em tempos recentes pode ser atribuída à lubrificação deficiente causada por um óleo de viscosidade inadequada e informações contraditórias sobre o procedimento de medição do nível de óleo do motor divulgadas pelo fabricante nas concessionárias e em seus manuais de proprietário.

Mas quando se tem mais de 80% de um mercado cativo e lavado cerebralmente para pensar que só existe uma marca de motos no mundo, pode-se dar ao luxo de jogar clientes fora.

A imensa maioria continuará achando que honda é honda, mesmo sendo prejudicada como está sendo por essa política de marketing absurda — vender um óleo que apenas compromete a vida útil do motor.


Dona honda, que ideia maluca foi essa de adotar um óleo de viscosidade totalmente inadequada para nosso país tropical? 

Os motores estão pipocando no Brasil inteiro e os clientes estão reclamando, dona honda.

Vale lembrar que essa mesma estratégia de usar um óleo inadequado para a temperatura do Brasil, com intervalo de troca absurdamente grande com a "justificativa" do óleo sintético ser superior, foi a causa da má fama de formação de borra e desgaste precoce dos motores dos fiat Marea, vw Gol 1.0, renaults e outros carros de vários fabricantes que são novos e estão fumando e batendo motor por aí.

Boa sorte,


Jeff

288 comentários:

  1. Mas Jeff me explique uma coisa: Como ficaria os dutos ou canaletas, retentores, bomba, filtro e a pressão interna do óleo já que o motor foi construído para rodar com um óleo mais fino. Não traria uma folga ou travamento do caminho ou conjunto dessa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só agora vi este comentário. As pessoas que fizeram a troca estão usando suas motos normalmente e relataram o motor mais suave e silencioso.
      As moléculas de óleo são tão pequenas que seu tamanho é medido em Angstroms, enquanto as folgas do motor são medidas em milésimos de milímetros e os dutos de óleo são medidos em milímetros.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Bom pessoal... posso dizer com plena convicção... Que o nosso amigo jef tem a total razão.... te go uma cb 300 2012 sempre fiz as manutenções em dia troco óleo e filtro a cada 2milkm, pastilhamento e regulagem de válvulas a cada 6milkme adivinha... com 32.907 kms o eu cabecote trincou.. fiquei puto chateado. Pois sempre zelei pela minha moto e agora isso... eu tinha o conceito que " moto e honda". Agora moto para mim e aquela que não me dá dor de cabeça.

      Excluir
  2. Jeff, estou comprando minha primeira moto, uma fan 150, e antes dela chegar descobri seu blog, estou adorando e queria te parabenizar pelo ótimo serviço informativo e divertido. Ontem fui à Concessionária resolver a papelada e indaguei sobre o óleo, fui levada ao mecânico chefe e perguntei se na revisão da concessionária eu poderia levar um óleo de maior viscosidade, fui informada grosseiramente (pq o mecânico deixou claro que o fato de eu ser mulher impede categoricamente que eu entenda qualquer coisa relacionada à mecânica) que um óleo de viscosidade maior vai prejudicar o motor (vc acredita???), argumentei que o clima da nossa cidade é quente (Belém, Pará, media de temperatura de 30 graus) e que o óleo 10w-30 da Honda não é o ideal e fui informada que na Honda eles não aceitam a utilização de qualquer óleo que não seja o Honda e que se eu quiser trocar é por minha conta e risco e que nem no momento de trocar, mesmo eu levando o óleo, eles não colocarão vc acredita? Enfim, queria ter conhecido seu blog antes, talvez a ideia de que só existe Honda tivesse mudado, pena que agora terei que trocar o óleo em casa mesmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CE voce usar esse óleo por longo da garantia da sua moto quando ela sair da garantia seu motor ja era por ser óleo muito fino e nessa região muito qente conforme você anda o motor esquenta afina ainda mais o motor chegando a um ponto que não vai mais adiantar de nada o óleo ando mais ou menos 1000 km por semana trocando óleo toda semana com 1000 km móbil 20w 50 minha moto já passou dos 100 mil km e mesmo assim não fas nenhum barulhinho e nenhuma manutenção

      Excluir
    2. Ao contrário q vc falou, o óleo não fica mais fino quando esquenta, fica mais espesso. Um óleo 10 30 significa que ele é multiviscoso aumentando sua viscosidade quando aumenta a temperatura e super fino qd liga para que possa lubrificar o motor quase imediatamente ao ligar, sendo este óleo q a Honda recomenda trabalha no limite da temperatura máxima do nosso clima tropical e o mais indicado seria um óleo 10w40 que aguenta mais temperatura.

      Excluir
    3. Ao contrário q vc falou, o óleo não fica mais fino quando esquenta, fica mais espesso. Um óleo 10 30 significa que ele é multiviscoso aumentando sua viscosidade quando aumenta a temperatura e super fino qd liga para que possa lubrificar o motor quase imediatamente ao ligar, sendo este óleo q a Honda recomenda trabalha no limite da temperatura máxima do nosso clima tropical e o mais indicado seria um óleo 10w40 que aguenta mais temperatura.

      Excluir
    4. Fernando Dantas, é melhor você pesquisar as coisas antes de sair por aí afirmando coisas erradas. Pega mal para você. Fique à vontade para corrigir ou eliminar seu comentário, não vou contar para ninguém.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. A yamaha diz que o seu óleo yamalube 20w 50 (mineral) roda 5 mil kilometros o que você acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, há vários fatores. 5 mil km é a quilometragem máxima em condições ideais. Uso Yamalube na Kansas arrefecida a ar e na Fenix arrefecida a água. Na primeira faço a troca com no máximo 1500 km, na segunda no máximo com 3000 km. Além disso, existe a condição de uso severo, que pouca gente conhece e será tema de duas postagens nos dias 28 e 29 de setembro.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Antônio óleo mineral aguenta menos km eu trocaria no máximo com 1500 km,óleo semissintético aguenta mais km.

      Excluir
  4. Jeff, eu usava o óleo mineral 20w50, e ontem substituir por o semisentetico 10w30 lubrax indicc, então eu não fiz um bom negócio pra minha moto? Caso como mudei ontem de mineral p semisentetico, eu teria que denna esse óleo e jogar um novo mas no prazo do mesmo dia? ou qual recomendação?
    Um abraço e desde já agradeço a atenção!
    Antonio Gerlan
    Email: alan.fsa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, sim. As pessoas com quem falei e trocaram de 10W-30 para 20W-50 se mostraram satisfeitas com o resultado.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Ótima matéria! Parabéns ao blog. Informações muito importantes passadas de forma clara e objetiva... Vou passar a acompanhar o blog...

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! Gostei muito do seu blog... fui na ilusao de q honda e honda e me fu... ja fiz o motor 2x em 5anos e olha q nao arregaco ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honda continua sendo boa mais tudo vai de troca de óleo qual óleo você usa ,tenho um colega que tem uma 150 2014 ele só usa óleo 20w 50 ele trabalha de moto boy com a moto e numca presisol de retifica e nem nada só fazendo as trocas com 1000 km ou até antes e óleo

      Excluir
    2. Meu nome e ademar tenho fan 150 2015 com 4500 km de rodada so que o problema que baixa o oleo e 10w30 e quero muda para 20w50 tem algum problema se mudar mim dar uma dica

      Excluir
    3. Meu nome e ademar tenho fan 150 2015 com 4500 km de rodada so que o problema que baixa o oleo e 10w30 e quero muda para 20w50 tem algum problema se mudar mim dar uma dica

      Excluir
  7. Parabéns! show de bola pelo blog brother! Acho que neste mundo capitalista, os caras só querem dinheiro do consumidor... muito triste essa realidade maldita..

    ResponderExcluir
  8. A moto é minha, vou usar o 20w50 da marca que eu bem entender HONDA FDP vai tomate cru seus cornos, se estragar foda se eu pago pra arrumar na oficina que eu bem entender kct. "marketingui" do capeta, seus *&¨%¨%$#@#.........alguem ja reparou um ferrinho formato redondo soldado kagado no quadro da 150 2015 kkkkkkkkkkkkkkkk que lixo. parece que esqueceram e soldaram depois com resto de "ferrinho" gambiarra é podre akilo kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde galera ,venho aqui passar pra vocês a minha experiência com motos. Possuo uma FAN150 ESI 2010 (comprei ela 0 KM) já vão completar 6 anos que tenho ela e mais de 98 mil quilômetros rodados em todo o estado de SP,litoral e interior .O posto do nosso amigo JEFF está muito bem explicado e contém informações muito importantes pra nós que vivemos nesse país tropical e de temperaturas bem altas. O que muito acontece é o fato do óleo indicado pela honda ter uma viscosidade baixa assim aumentando o atrito entre as peças internas do motor , assim aumentando o desgaste interno das mesmas e então o seu motor vai pro espaço! O segredo da minha moto ter chegado facilmente até os 98 mil km sem duvidas é o uso do óleo Mobil preto 20w50 que ná epoca era indicado pela honda e a troca do mesmo na km indicada . É uma pena ver motos bem mais novas que a minha por aí fumando, ruídos no motor e desempenho baixo... são os motores pedindo socorro ... Bom pessoal está aí minha dica, um abraço à todos !

    ResponderExcluir
  10. Olá Jeff, primeiramente parabens pelo blog mesmo, muito bom e muito útil. Eu tenho uma Fan 125 - 2010 tirei zera na honda, hoje a moto está com 14.000 km pois realmente rodo muito pouco, até hoje desde que comprei a moto sempre uso óleo honda sempre a cada 1000 km, mais sempre notei desde muito tempo atrás que a minha moto baixa muito óleo, detalhe que minha moto é toda original, não ando sem filtro e escape original. Resumindo estou pensando seriamente em mudar para o oléo 20w50 também, e putz isso pra mim é inaceitável pohh minha moto é "zera" sempre zelei por ela questões mecânicas e como a moto baixa oleo assim?? Qual explicação disso?? Infelizmente a cada 300 km rodados tenho que ficar vendo oleo e completando... Absurdo isso... Realmente HONDA já foi boa, mas hoje não são mais..... O que vc me recomenda Jeff logo que sempre usei o oleo 10w30, tem algum procedimento especifico para mudar de oleo ou na proxima troca esgotar e colocar o 20w50? Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vinícius!
      Um óleo fino como o 10W-30 some do cárter mais rápido e precisa ser reposto com mais frequência porque passa mais facilmente entre os anéis do pistão.
      Você só não percebe sua moto fumando em excesso porque o catalisador elimina a fumaça, uma coisa que não acontecia nas motos anteriores.
      Dependendo de como você usa a moto, 1000 km pode ser muita quilometragem. Percursos curtos com o motor frio consomem mais óleo do que rodar o dia inteiro como fazem os motoboys. Leia a postagem:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/voce-pensa-que-sabe-hora-de-trocar-o.html
      Também tem a parte 2 publicada no dia seguinte.
      Para mudar de um tipo para outro (mineral para semissintético e vice-versa) existe um procedimento obrigatório de lavagem do cárter, você precisa fazer uma troca pelo novo tipo de óleo e descartá-lo antes de completar 50 ou 100 km, depois abastecer com o óleo que passará a usar. A mesma coisa se quiser reverter o processo.
      Se você quiser trocar apenas a viscosidade, continuando a usar óleo semissintético, não precisará lavar o cárter e o óleo durará mais — mas isso não eliminará a necessidade de verificar e adicionar óleo para repor o consumo, que sempre existe e aumenta conforme a moto vai envelhecendo ou se você faz viagens longas com ela.
      Para pesquisar assuntos no blog, escreva o assunto que quer pesquisar na frente do endereço do blog minhaprimeiramoto.blogspot.com.br e tecle ENTER, o google te retornará postagens daqui do blog com o tema pesquisado; infelizmente, a ferramenta de busca do blog na barra lateral da página nem sempre funciona muito bem.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Jeff eu colocaria o 5w40!!!.
      .o 5w vai subir mto rapido a frio evitando o desgaste do motor(ja que 80% do desgaste de um motor ocorre na partida) e o 40 seria mais q suficiente p criar uma pelicula grossa no verao,so uso sinteticos
      Abracao jeff

      Excluir
  11. Tambem tenho uma fan 125 2014, e tenho problemas com a partida fria, mesmo em manhãs quentes ela fica ruim de pegar, isso é normal? e questao ao filtro de ar? pode influenciar na partida fria, pois reparei que ele esta marrom (sujo), e sobre a questao do oleo, aqui na minha cidade a honda recomenda trocar o oelo 10w30 a cada 1000km, so que como eu so ando na cidade e nao pego pista, eu troco com 2mil, seria melhor eu trocar o oleo para 20w50? e qual seria uma boa marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filtro sujo atrapalha bastante a partida sim, além de prejudicar o funcionamento e aumentar bastante o consumo. Se o motor não consegue buscar ar, ele acaba complementando o que precisa com gasolina. Nas motos carburadas isso resulta em grande aumento de consumo, e nas motos com injeção eletrônica como a sua, você tem perda de rendimento.
      Quanto ao óleo, apesar de parecer uma condição tranquila, sua condição de uso se enquadra como uso severo. Leia a resposta para o leitor acima e pesquise postagens recentes do blog, suas dúvidas estão respondidas. é só encontrar a postagem da maneira explicada acima.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Muito obrigado pela sua resposta, eu ja ate comprei um filtro novo, e faz todo sentido, pois minha moto ainda é carburada :/, sobre ao oleo, vou pesquisar mais e estudar sobre, agradeço desde já.

      Excluir
  12. Queria saber qual uma marca de oleo que voce recomenda pra cg? se eu optaar por um 15w40 semisintetico ja vai melhorar? ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Guilherme
      Optar por um 15W-40 pode ser uma opção para quem está com receio de partir logo para um 20W-50. Há um relato logo acima sobre a viscosidade do óleo 40 ser significativamente maior que a do óleo 30. Quanto à marca, fuja dos óleos sem fabricantes conhecidos porque a maioria não passa de óleo usado recondicionado. Entre as marcas conhecidas, há óleos que são bons lubrificantes, mas desaparecem rápido do cárter como aquele que a honda sempre recomendou. Tirando esse, aí é questão de gosto pessoal. Jezebel e Edith se dão muito bem com Yamalube e Havoline (que são o mesmo óleo do mesmo fabricante chevron, antiga texaco) e também o Lubrax, mas já vi relatos de pessoas que o detestaram. É questão de experimentar e aprovar ou não.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. entao posso usar aquele mobil 4t 20w50 mineral tranquilo? xD

      Excluir
    3. Veja a resposta ao leitor Anesio logo abaixo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  13. Posso usar o 20w 50 api sm da gm na bros 150?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha moto eu uso óleo 25W-60 durante o verão. Na sua você decide e testa, se achar que o resultado não correspondeu ao esperado, volta a usar o óleo anterior.
      Só não se descuide da quantidade inicial a cada troca e de repor o óleo sempre que ele abaixar.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Não sei que óleo da gm é esse. Óleos para carros com aditivos para diminuir o atrito são prejudiciais à embreagem das motos.

      Excluir
  14. Oi amigo por favor tira a minha duvida eu troquei de oleo 10w30 da honda semi pelo 20w50lubrax faz um tempo percebi meu motor menos barulhento sendo com o da honda era muito barulhento mas houve um dia que eu liguei a moto e saiu uma fumaça clara da moto isso e normal foi com o oleo librax liguei ela a noite por eu rodo de moto taxi responda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, geo vane!
      Motivos para fumaça branca (clara) podem ser vários. Com quantos km está esse óleo? Óleo bem rodado fica mais fino, se for essa a causa, é só trocar o óleo que o motor para de fumar. Com quantos km está o seu motor? Você está repondo o óleo consumido? O Lubrax não costuma fumar, será que o óleo não era falsificado? Dá uma lida nas postagens:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/11/batendo-papo-sobre-oleos-e-oleos.html
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/06/por-que-o-motor-solta-fumaca-pela-manha.html
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  15. Coloquei na bros 160 o 20w50 o motor ficou 30% mais silencioso, a troca de marchas e achar o neutro ficou mais facil, porem, no outro dia voltei para o 10w30, MOTIVO: A moto perdeu 30% em desempenho perdeu muita força, o motor foi projetado para o 10w30, no meu caso eu não abro mão do desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma Bros 160 so uso oleo 10w30 semisintetico,oleo 20w50 é pra moto antiga o mesmo que acontece motor de carro antigamente usava em gol,monza,opala só 20w50 hoje só usa em carros modernos óleo semisintetico 0w20,10w30,5w30,10w40

      Excluir
    2. É melhor você perder em desempenho do que ficar com uma moto que nao engata marchas acabar danificando canbio alen disso uma moto barulhenta que logo terá que ter uma retifica pelo óleo muito fino que você não quis pagar os 30% do desempenho

      Excluir
  16. jeef muito obrigado pelos os esclarecimento vc esta 1000% certo e isso mesmo a honda esta uma bosta, eles colocarão este óleo por ser um óleo mais fino lubrifica mais rápido com o motor frio e deixa o motor mais ágil (ISSO COM O MOTOR FRIO)MAS QUANDO O MOTOR ESQUENTA AS COISAS SE EM VERTEI.MAS PORQUE DISSO : A MAIORIA DAS PESSOAS FAZEI VIAGEM DE CURTAS DISTANCIA E TAMBÉM LOGO QUANDO LIGA A MOTO JÁ CORTA GIRO.MAS QUANDO ESQUENTA FODI TUDO BLZ.

    ResponderExcluir
  17. O que me diz a respeito do óleo MOTUL 3000 20w50?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motul e ótimo mais para motos grandes ou cg mexida moto original 125 150 não tem tanta necessidade mais e bom que suporta muito mais o calor vlw

      Excluir
  18. Olá Jeff, posso usar óleo Castrol 20w50 semisintético na minha cb 300 2012? Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Jeff bao demais.. tenho uma fan150 2014 e ela esta com 17mil km rodados. Sempre usei o oleo 10w30 conforme o manual recomenda, ontem quando trocava o oleo fui recomendado pelo mecânico em colocar o oleo yamalube 20w50, coloquei e senti a embreagem mais leve a as trocas Das marchas mais suaves. Porem no dia seguinte ao ligar a moto o dia estava chuvoso e percebi uma fumacinha branca saindo do escapamento. Saiu fumaca por 3 segundos e pouca..
    Dai a minha duvida devo continuar com este oleo e observar se saira mais fumaca branca ou voltar pro 10w30? Sou muito chato com minha moto e todas as revisoes estao em dia.. se puder me reaponder..
    Email emersonhenrique13@yahoo.com.br
    Excelente blog..

    ResponderExcluir
  20. Pessoal. Muita calma nesta hora. O óleo 10w30,é um óleo avançado,para os novos motores. Óleo fino,lubrifica melhor,ñ sobrecarrega a bomba de óleo,ajuda o no resfriamento rápido do motor,no desempenho e na economia de combustível,seja ele etanol ou gasolina.É mito, achar q óleo mais viscoso(grosso),é o q protege,das altas temperaturas e das regiões quentes.Pessoal,o óleo 10w30 e o 10w40,suporta muito bem a carga mecânica,do novos motores de moto. pois é dotado de polímeros muitos resistente à altas temperaturas e regimes de operações,pois mesmo ele, com aspectos de água,mantem suas qualidades físico-química,suficientes para garantir boa lubrificação e proteção ao motor. Esqueçam este óleos 20w50,25w60. Ok'.Espero ter ajudado. (Beneval Bandeira. Drº em motores de cilo otto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Thais será que o pessoal daqui entende mais que engenheiros das montadoras?óleo 20w50 é pra moto antiga que a Honda mudou o óleo 10w30 semisintetico a partir de 2010.Oleo atual 10w30 o motor roda mais solto,menos atrito,mais economia.

      Excluir
    2. Falou tudo Thais será que o pessoal daqui entende mais que engenheiros das montadoras?óleo 20w50 é pra moto antiga que a Honda mudou o óleo 10w30 semisintetico a partir de 2010.Oleo atual 10w30 o motor roda mais solto,menos atrito,mais economia.

      Excluir
    3. O óleo foi trocado por uma jogada de marketing óleo 10w30 e bom para moto gelada que sobe o oleo mais rapido ou lugar frio depois que o motor de vocês estorar que o óleo desapareceu dentro dos 1000 km não reclamem kkkk

      Excluir
    4. O problema é que atualmente existem interesses econômicos por trás de muita coisa...Exemplo: nas motos 150 desde 2004 até 2010 ou 2011 e entre outros modelos a honda usava e indicava o óleo mobil 20w50, eles levantavam a bandeira da mobil com orgulho, porém parece que os acordos entre as empresas não estavam fechando e a honda do nada passou a comercializar seu próprio óleo sem depender da mobil, é claro que dessa forma ela lucra mais. Os argumentos e a jogada de marketing dela eram que o novo óleo é semisintético e blá blá blá...Me lembro muito bem que quando comprei a minha FAN 150 ESI em 2010 eles afirmavam que o ólleo correto era o mobil 20w50 e eu fiz várias trocas lá. Depois de um tempo eles vem falando que o oleo indicado era o fabricado pela honda...Ou seja, agora o óleo melhor é o da honda ?fica a pergunta. O valor dele ? cerca de 6 a 8 reais mais caro dependendo do lugar. Bom, até hoje tenho a minha moto, está com 6 anos de uso e exatamente 99.563 km rodados(acabei de ver e estou feliz por saber que ela vai ficar zero km logo logo kkkkkk),continuei usando o mobil até hoje e o motor nunca deu problemas, faço apenas regulagem de válvulas, já fiz limpeza do sistema de injeção e troco óleo sempre no prazo.O triste é ver motos novas dando problemas com esse óleo "correto" da honda...

      Excluir
    5. Eu tenho uma CG Fan 150cc ESDI 2014 e atualmente está com 13.000 Km, e desde ela nova "as marchas são muito duras" de passar, não tem regulagem de embreagem que resolva. Agora ela tá com um barulho estranho aparentemente vindo do cabeçote. Sempre usei o 10w30 com trocas regulares de 1.000 Km. Vendo aqui os conhecimentos do Jeff, acredito que faz sentido. Mesmo sendo especificação do fabricante em usar 10w30, o que vale mais é o que eu sinto na minha diariamente. Vou fazer o teste, vou migrar para o Mobil 20w50 que é o que sempre usei antes e nunca tive problema com moto alguma. Obrigado pela atenção.

      Excluir
  21. Melhor resposta é desta aí a da Thais Regina, disse tudo!

    ResponderExcluir
  22. Melhor resposta é desta aí a da Thais Regina, disse tudo!

    ResponderExcluir
  23. Minha fan 2008 com 600km de óleo rodado ta fazendo muito barulho parceria não estar lubrificando o necessário,o que faço

    ResponderExcluir
  24. Amigo tenho uma kawasaki z1000 q usa óleo 10w40 na minha cidade não há kawasaki então troquei o óleo na yamaha e botaram o yamalub 20w50 mineral, sei q a kawasaki usa sintético... Isso vai prejudicar minha moto? Quais consequências? E no caso de eu trocar novamente para o que a fábrica recomenda tem q lavar o motor de alguma forma para retirar os resíduos do óleo Mineral? Ou não há problemas tirar o mineral e botar sintético d novo? Minha moto tem 16000km óleo trocado a 2 dias

    ResponderExcluir
  25. Amigo tenho uma kawasaki z1000 q usa óleo 10w40 na minha cidade não há kawasaki então troquei o óleo na yamaha e botaram o yamalub 20w50 mineral, sei q a kawasaki usa sintético... Isso vai prejudicar minha moto? Quais consequências? E no caso de eu trocar novamente para o que a fábrica recomenda tem q lavar o motor de alguma forma para retirar os resíduos do óleo Mineral? Ou não há problemas tirar o mineral e botar sintético d novo? Minha moto tem 16000km óleo trocado a 2 dias

    ResponderExcluir
  26. Jeff, ainda estou em dúvida. Os mecânicos aqui da região dizem que é melhor seguir as especificações da honda (10w30) porque nesses motores novos a folga entre os componentes do motor são menores e um óleo mais fino seria o mais adequado. E agora, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo em parte colega. Seguinte, estava com uma Falcon 2007(manual diz pra por 20w50) troquei por uma Falcon 2013 (manual diz pra por 10w30). Os motores de ambas são exatamente iguais, não muda NADA. Assim que peguei a 2007 troquei óleo e coloquei o "genuíno Honda", parecia que tinha uma moeda dançando dentro do motor, a moto tendo 10.500km rodados. Coloquei o 20w50, paz e amor. A 2013 a mesma coisa. Não sei pras 150 da vida, mas pelo menos pra Falcon o óleo é 20w50, independente de ano. É um motor sem radiador que esquenta de enrolar os cabelos da perna, e se cortar giro com 10w30 numa falcon zero amaciada, ela fumaça como se tivesse perto de morrer. Minha opinião particular, 20w50 independente do ano.

      Excluir
  27. Oleo 10w30 o motor fica mais solto,trocas de marchas mais suaves,engenheiros estudam anos e gastam milhares de reais em testes,antes de lançar no mercado o óleo projetado para cada motor,ou desculpem vocês são mais entendidos que engenheiros da propria montadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja que eles são tão bons por que o cabeçote de xre cb300 até mesmo da nova twister qebra tanto aqui não e a China aki e quente eo óleo e muito fino e nem sempre o recomendado e tão bom

      Excluir
  28. Oleo 10w30 o motor fica mais solto,trocas de marchas mais suaves,engenheiros estudam anos e gastam milhares de reais em testes,antes de lançar no mercado o óleo projetado para cada motor,ou desculpem vocês são mais entendidos que engenheiros da propria montadora.

    ResponderExcluir
  29. Valew Jeff , aqui nesse forum os leigos em mecanica podem tirar suas duvidas, ja que na mao de mecanicos safados e os fabricantes fazem lavagem cerebral e nos extorque ,e a gente sem intender de nada, csi na tranbicagem deles, Jeff, tenho uma duvida, tenho uma cb300r 2013 com 19 mil, sempre usei o oleo lubrax, mas na ultima troca coloquei o ipiranga semisintetico 10w30.Eu achando que seria melhor pro motor da moto ,mesmo eu nao intendendo nada de oleo, eu autoquestionei, como um oleo mais fino pode ser melhor. JEFF, voce acha que fiz besteira, e que eu devo voltar para o oleo mineral 20w50? E a respeitode nao ser bom ficar com a moto ligada na lenta por mais de 5 minutos com o risco de trinca o cabeçote, pq isso ocorre?

    ResponderExcluir
  30. Jeff como faz pra regular a macha lenta da cb300r ? vlw

    ResponderExcluir
  31. Concordo com o amigo Mário Jorge... Tambem tenho uma 125 comprada zero na concessionária em 2009 (modelo 2010) tem quase 90.000 rodados e até hoje só uso o óleo recomendado no meu manual (mobil 20w × 50w). Troco de mil em mil e até hoje nunca precisei fazer nada no motor. Quanto esta nova pratica da honda em motores novos, parece duvidosa. Tenho observado queixas de pessoas que possuem motos novas sobre isso. Aqui no RJ sol de 50° e a minha velhinha rodando liso com o mobil 20x50 Ok.

    ResponderExcluir
  32. Ola pessoal me ajude primeira moto ,Eu tenho uma fan125 2013 qual oleo eu tenho que usa?, sou de mt cuiaba ?:/

    ResponderExcluir
  33. boa noite pessoal me tirem uma duvida tenho uma biz 2009 e no manual recomenda 20w50 em virtude do clima da minha região que tem um inverno meio rigoroso gostaria se posso usar um óleo de viscosidade 10w50 no verão a temperatura chega aos 37 graus sem danificar o motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, M. Ientzsch!
      A viscosidade para clima quente é o 50. O 10W e o 20W significam que esse óleo 10W afina um pouco mais do que o 20W. Mas isso é crítico em países onde neva. Por mais que faça frio aqui no Brasil, a diferença não será sensível, a menos que você more na serra gaúcha / catarinense.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  34. Uso lubrax 10w 30 numa gsxf 750, será muito fino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em uma moto com resfriamento líquido como a sua a temperatura do motor não sobe tanto como nas motos resfriadas a ar e óleo, como as de baixa cilindrada. Eu não me preocuparia.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  35. A Honda tem tomado umas decisões muito estranhas referente a recomendação sobre óleos para suas motos e também para seus carros, sou proprietário de uma moto Bros 150 2009, vou continuar usando o 20/50 . agora sobre o intervalo de trocas, olha o que está escrito no site da honda hoje dia 12/04/2016: "Na grande maioria dos modelos, a primeira troca de óleo deve ser realizada aos 1.000 km. Já as demais trocas acontecem em intervalos de 4.000 em 4.000 km nos modelos de até 300 ciclindradas, e 6.000 em 6.000 km nos modelos acima de 300 cilindradas.

    É muito importante lembrar sobre os seguintes tópicos:
    - É natural que o nível de óleo baixe, portanto, verifique constantemente e complete, se necessário.
    - Troque uma vez por ano ou a cada intervalo indicado na tabela de manutenção, conforme manual do proprietário (o que occorer).
    - Efetue a troca com mais freqüência caso utilize a motocicleta regularmente sob condições de poeira, como em vias não pavimentadas, por exemplo."

    http://www.honda.com.br/motos/pos-venda/duvidas-frequentes/Paginas/default.aspx

    ResponderExcluir
  36. Olá JEFF.

    Tenho um CB300 que comprei a um mês 2013 com 9000km, assim que retirei a moto da loja ja efetuei a troca do olé por um mais viscoso , o MOTUL 5100 15W50 pois ja tinha lido o post sobre viscosidade ruim 10W30 "GENUINO HONDA" kk, e tmbm sobre a quantidade d 1.8L Que colocaram na nova CB TWISTER então gostaria de tirar as seuintes dúvidas pois pretendo cuidar bem do minha nova "filha"
    1-Estou usando o óleo Motul 5100 15W50 semi-sintético nela essa viscosidade vai suprir uma correta necessidade pra ela?
    2- Manual pede 1.5L Óleo na troca c/ filtro(que troca sempre junto com óleo)
    essa quantia e sulficiente ou 1.8L seria o correto?
    3- A cada quantos KM devo fazer pastilhamento? e assento de válvulas? ou ela da algum sinal que indique a necessidade dessas manutenções?
    4-Gasolina sempre acima do meio tanque é o mais correto? e quanto a gasolina aditivada?
    5-quanto a escapamento ouvi dizer que o escape original dificulta mais a descarga do motor oq ajuda no aquecimento,e melhor seria um mais aberto, isso procede ou seria só mito
    6-com esse óleo 1.000 ou 1.500 ou 2.000 sempre sendo completado qual o mais ideal?
    7-Teria mais algum "Macete" pra mim dar uma longa vida útil para o motor dela além de não "dar pau nela" kk (coisa que não faço mais hj em dia)kk
    8-Moto flex trabalha mais quente no Etanol ou na Gasolina?.

    desde já agradeço curti mto a ajuda que da para o pessoal um grande abraço.

    se puder me mande um e-mail Evinho.evolution@gmail.com OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evinho
      Somente vi este comentário hoje... não imaginava que esta postagem estava recebendo tantos comentários.
      Vamos lá:
      1- Com certeza.
      2- Fazendo a medição exatamente como manda o manual você constata que precisa colocar mais óleo para atingir a marca de nível máximo.
      3- Sugiro pesquisar, nunca tive moto com pastilhas...
      4- Sempre acima do meio tanque é preferível. Eu só uso gasolina aditivada, o motor gira muito melhor. Alguns dizem que causa muita carbonização, pode ser verdade, em uma revisão encontrei o pistão com uma bela capa de carvão. Mesmo assim, acho que compensa descarbonizar de vez em quando, ainda mais com essa gasosa com 27,5% de álcool.
      5- Escape aberto faz o motor girar mais solto porque os gases não encontram contrapressão. Só que o projeto do motor conta com essa sobrepressão e um escape aberto pode causar resfriamento muito rápido da válvula de escape, causando trincas por choque térmico, quebra da válvula e resultante quebra de pistão, biela, danos no cilindro, e até quebra dos mancais do virabrequim... não vale a pena.
      6- Se é o semissintético 15W-50, acredito que 1,5 a 2 mil km está de bom tamanho dependendo da aparência do óleo. Se fosse um motor resfriado a água, não veria problema em rodar os 3 mil km previstos.
      7- Não sair com o motor sem aquecer por alguns minutos. Não fazer viagens curtas (menos de 20 km). O para e anda com o motor frio é o que mais estraga o motor.
      8- Nunca pilotei moto flex. Pela lógica, com álcool deveria trabalhar mais frio. Mas posso estar errado.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  37. Ola pessoal!
    Esse é um tema que é muito questionado.
    Eu tenho uma fan esdi 150 2014.
    Ando mais ou menos por mes 2000km.
    Troco de oleo duas vezes por mes q me da, um custo de 50 reais, 2 litros.
    Estou desempregado e no momento esta dificil manter gasolina e óleo ao mesmo tempo.
    A honda recomenda no manual, o oleo semisintético 10w30.
    Eu rodei ja 32000km.
    Nesse caso, fui ao mecânico e conversei a respeito do oleo e 20w50.
    O mecânico falou q é apenas marketing para o proprietário trocar de oleo mais vez q no caso é 1000km e nao teria problema trocar para o 20w50.
    O 20w50 é usado nas motos fan e titan até 2010 e como a minha é 2014 e possui o mesmo motor 150cc específico da titan 2004.
    fico em duvida se eu posso trocar o óleo semi sintético 10we30 pelo oleo mineral 20w50.
    O mecânico falou q o motor da 150 2004 é o mesmo motor da 150 2014.
    A honda fala uma coisa e o mecânico fala outra.

    Nao Sei se essa troca danifica o motor.
    Pelo q pesquiso, o motor com oleo 20w50 quente, com a temperatura ele afina.
    Ja pensando nisso, troquei pelo 20w50 e isso danifica o motor?
    Posso usa-lo sem problema.

    ResponderExcluir
  38. Ola pessoal!
    Esse é um tema que é muito questionado.
    Eu tenho uma fan esdi 150 2014.
    Ando mais ou menos por mes 2000km.
    Troco de oleo duas vezes por mes q me da, um custo de 50 reais, 2 litros.
    Estou desempregado e no momento esta dificil manter gasolina e óleo ao mesmo tempo.
    A honda recomenda no manual, o oleo semisintético 10w30.
    Eu rodei ja 32000km.
    Nesse caso, fui ao mecânico e conversei a respeito do oleo e 20w50.
    O mecânico falou q é apenas marketing para o proprietário trocar de oleo mais vez q no caso é 1000km e nao teria problema trocar para o 20w50.
    O 20w50 é usado nas motos fan e titan até 2010 e como a minha é 2014 e possui o mesmo motor 150cc específico da titan 2004.
    fico em duvida se eu posso trocar o óleo semi sintético 10we30 pelo oleo mineral 20w50.
    O mecânico falou q o motor da 150 2004 é o mesmo motor da 150 2014.
    A honda fala uma coisa e o mecânico fala outra.

    Nao Sei se essa troca danifica o motor.
    Pelo q pesquiso, o motor com oleo 20w50 quente, com a temperatura ele afina.
    Ja pensando nisso, troquei pelo 20w50 e isso danifica o motor?
    Posso usa-lo sem problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Douglas!
      O 20W-50 afina quando quente, então imagina o 10W-30, que já é mais fino, afinando ainda mais... Pode ver os depoimentos de quem trocou aqui nos comentários, não encontrei ninguém insatisfeito.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  39. Boa noite, parabéns pelo blog. Comprei recentemente uma fan esdi 2014 e troquei logo o oleo e coloquei 10x30 Ipiranga so que quando chega a 110kmh ela faz nada barulho parecendo ferro com ferro. Eu tinha uma 2010 que era serena demais. Fui no mecânico e ele falou que quem falou pra colocar oleo 20x50 era louco, quer dizer existe uma lavagem cerebral nas pessoas. Vou colocar 20x50 pra ver se para esse barulho o que você acha estou certo? Ela está com 38mil rodados. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe esse barulho que parece de ferro com ferro? A má notícia é que realmente é ferro com ferro. O óleo fino permite maior contato metal com metal, essa é toda a diferença. Sobre a lavagem cerebral, concordo. Eu posso discordar e denunciar o que se faz porque tenho algum conhecimento de Mecânica. Leigos não têm acesso a esse tipo de informação e mecânicos de oficinas têm bom conhecimento prático, mas só recebem as informações que os fabricantes passam.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  40. Jeff, eu usava o óleo mineral 20w50, e ontem substituir por o semisentetico 10w30 lubrax indicc, então eu não fiz um bom negócio pra minha moto? Caso como mudei ontem de mineral p semisentetico, eu teria que denna esse óleo e jogar um novo mas no prazo do mesmo dia? ou qual recomendação? 
    Um abraço e desde já agradeço a atenção! Qual desses óleo vc indica pra minha bros 160?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma fan 160 e tbm estou cheio de duvidas e esse blog até agora só gerou mais duvidas

      Excluir
    2. Tenho uma fan 160 e tbm estou cheio de duvidas e esse blog até agora só gerou mais duvidas

      Excluir
    3. Tenho uma fan 160..a honda da minha cidade fechou e eu comecei a usar o castrol 20/50 e o motor ficou mais silencioso em alta..e tbm ela fazia 42km com litro e agora faz 32km..mais tem outra coisa troquei os pneus por 100/90 e 90/90.. nao sei..mais agora antes de sair deixo contar pelo menos uns 30 segundos pra circular o oleo..ate agora nao tenho o que reclamar..

      Excluir
  41. Tem um cara que falou q pelo jeito nós podia saber mais que os ingenheiros das montatouras.
    Olha, nós podemos não saber muita coisa, mas o engenheiro que fez o motor 300 da Honda, esse sim não sabe nada.

    Sobre os óleo; eu tenho uma fan150 2013, está com 16.000km e sempre coloquei o 10 30.. só que a partir dos 15 mil eu percebi que está muito ruim engatar as marchas, ela parece q raspa.. e para reduzir marcha, as vez tranca, ela não baixa pr 1 marcha.

    ResponderExcluir
  42. Tem um cara que falou q pelo jeito nós podia saber mais que os ingenheiros das montatouras.
    Olha, nós podemos não saber muita coisa, mas o engenheiro que fez o motor 300 da Honda, esse sim não sabe nada.

    Sobre os óleo; eu tenho uma fan150 2013, está com 16.000km e sempre coloquei o 10 30.. só que a partir dos 15 mil eu percebi que está muito ruim engatar as marchas, ela parece q raspa.. e para reduzir marcha, as vez tranca, ela não baixa pr 1 marcha.

    ResponderExcluir
  43. Não sei o motivo, mas a minha Honda bros com 15000km está fazendo barulhos, sempre fiz a manutenção na consecionaria, nunca forcei, nunca enrolei o cabo nunca passei de 100km/, viajo sempre a 80/85km/h.
    Mesmo com todo esse cuidado a moto bate válvula, corrente de comando, campana, bomba de óleo, tudo que pode fazer barulho faz; segundo a consecionaria e outras mecânicas da região está tudo normal, mas eu não aguento o barulho, desgostei da moto.
    HONDA NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  44. Não sei o motivo, mas a minha Honda bros com 15000km está fazendo barulhos, sempre fiz a manutenção na consecionaria, nunca forcei, nunca enrolei o cabo nunca passei de 100km/, viajo sempre a 80/85km/h.
    Mesmo com todo esse cuidado a moto bate válvula, corrente de comando, campana, bomba de óleo, tudo que pode fazer barulho faz; segundo a consecionaria e outras mecânicas da região está tudo normal, mas eu não aguento o barulho, desgostei da moto.
    HONDA NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus tive um Bros 150 2012 vendi com 13mkm,comprei a Bros 160 agora com 10mkm,nunca tive problema com as moto,nunca passei de 100km também,não sou de esmerilhar.So usando óleo 10w30 semissintético.

      Excluir
  45. O mais importante tambem e fazer a troca com mil kilometros!!!! Nao adianta colocar um oleo caro e esquecer de trocar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Rogério! E tão importante quanto fazer a troca no período correto para o tipo de óleo (1000 km para mineral, até 3000 km para o semissintético), é repor o óleo consumido normalmente pelo motor.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  46. Muito bem Jeff suas informações!!
    Tenho biz125 14/15 e estou querendo mudar de olé.
    Qual é melhor para ela???

    ResponderExcluir
  47. Muito bem Jeff suas informações!!
    Tenho biz125 14/15 e estou querendo mudar de olé.
    Qual é melhor para ela???

    ResponderExcluir
  48. Muito bem Jeff suas informações!!
    Tenho biz125 14/15 e estou querendo mudar de olé.
    Qual é melhor para ela???

    ResponderExcluir
  49. ola Jeff tenho uma titan 150 EX 2015 completa tirei ela zero km e atualmente esta com 45mil km eu trocava o oleo rigorosamente na honda autorizada de mil em mil km e sempre colocava o 10w 30 quanto a moto tava com 16mil km o motor começou a fazer um barulho nao de batida nen nada mais parecia que o motor estava gritando mais escutava um barulho de meio que trabalhando seco e bem mais em dias quente pois sou do rs e aqui em quente pacas
    ai um amigo tinha uma 150 igual mesmo ano e modelo que a minha e mando eu colocar oleo 20w 50 que ele usa na dele fiz o teste e coloquei um oleo normal 20w 50 mineral da castrol custa uns 17 reais inacreditalvelmente o barulho parou na hora motor ficou quetinho quetinho como no primeiro dia que comprei a moto e a caixa de cambio bem mais macio mudou mesmo entao continuei colocando oleo 20w 50 nela e até hoje motor perfeito sem barulhos ou danos a moto esta com mais de 45mil km e roda sem problemas

    recomendo uso de 20w 50 pois amigo meus testaram nas motos atuais que a honda fala 10w 30 e fez toda diferença nas motos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...
      Só não posso dizer que a diferença é gritante porque o motor fica mais silencioso. O escândalo de usar esse óleo 10W-30 é que é gritante.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  50. aos propietarios de hondas 160: comprei uma ta com 44.000km. sempre troquei o oleo na concessionaria e eles me cobravam 1,2l q seria a quantidade pro motor...MENTIRA...o propio manual pagina 57 diz Troca de oleo 1 litro... a fica a pergunta, sera que eles só stavam roubando os 200ml,ou tao colocando 1,2l pra fazer a moto fumar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, experimente ler o que está escrito na postagem. Você vai entender que o correto é mesmo colocar 1,2 litro...
      Se a sua concessionária realmente colocava 1,2 litro, eles estavam sendo honestos.

      Excluir
  51. No manual do meu Lead manda-se usar 20-50 multi viscoso, o que tenho feito ao longo de 49 mil km. Ontem troquei o óleo na Everest, av Jabaquara, SP, e de um barrilzão granel colocaram o tal 10-30, semi sintético. Então, Jeff, estou correndo algum risco para o motor? Inclusive li que os dois tipos não se misturam. O engraçado é que no manual a Honda frisa em negrito que não se responsabiliza por uso de óleo diferente do especificado, ou seja, do 20-50 SF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não devia ter deixado o pessoal fazer isso... agora já se passou um mês (só vi este monte de comentários hoje), então está tarde para eu falar qualquer coisa. Essa Everest é mesmo concessionária honda? Infelizmente, muitas, muitas mesmo não cumprem com aquilo que a fábrica prescreve.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  52. Troca de óleo das novas tem q ser de 1000 em 1000 pra baixo. Tenho uma fan150 2015 e trocava de 1000 em 1000 e deu problema no meu câmbio.

    ResponderExcluir
  53. Troca de óleo das novas tem q ser de 1000 em 1000 pra baixo. Tenho uma fan150 2015 e trocava de 1000 em 1000 e deu problema no meu câmbio.

    ResponderExcluir
  54. Tenho uma fan 160 2016 e ela com 2100 km rodados ta fumando, aquele cheiro de motor fudido msm, da até vergonha andar nela, irei levar na honda, mas acho realmente dificil eles consertarem sem que eu perda a garantia, creio que seja esse famoso oléo 10w30 ou como queira mijo de vaca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É também o meu palpite, Jussiano... Quem sabe passando a usar um óleo melhor, na quantidade correta e sempre repondo o óleo consumido a situação se resolva...
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  55. Olá!
    Sou proprietário de uma 150cc 2014 bros. Realmente notei que o 10w30 afina bastante no calor. Pode dar alguma dificuldade no cambio e esquentar um pouco mais no clima quente, consequentemente baixa o óleo. Tinha em minha moto 10w30 honda. Troquei p mobil mineral 20w50. Pus 2 litros dele so para linpar o carter e o 3 l para ficar nele. Ate ai tudo blz. Notei sensivel melhors no câmbio. Estou no RS, esfriou prox dos 5°. Pensei em um 20w50 melhor,pesquisei e achei o motul 3000.substitui. como eu disse esfriou. As 5:00hs da manha com este óleo, a moto com partida nao pega. Tem que engatar e leva p frenre e p traz e quando pega o motor força e lança fumaça preta(apanhando). Resultado voltei para o 10w30 ss. Honda. E se esquentar muito posso por um 20w50 semi sint. que e melhor que o mineral pela estabilidade. Minha conclusão e que o 20w50 e mais indicado p o calor e p motor desgastado com folga. E mesmo o mobil 20w50 mais comim deixa a moto amarrada ate esquentar no clima frio. O oleo mais grosso tem certamente seus beneficios mas o 10w30 também. Com todos os meus testes conclui que vou permanecer no 10w30 honda nem que tenha que trocar o oleo antes dos 1000 ou completalo. As motos mais antigas (tive uma 82 e 2007) de adaptam melhor ao 20w50 creio que pelas folgas e por serem carburadas porem as novas em clima oscilante em estremo devem seguir a recomendação e ao meu ver está correta. Um abc a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 litros? 3 litros?
      Quanto óleo você está colocando na sua moto? 1 litro mais 200 ml já está de bom tamanho, excesso de óleo é prejudicial ao motor!
      Cuidado com isso, que o prejuízo pode ser grande...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  56. Tenho uma fan 125 2010 sempre usei o oleo 20w50 nunca min deu problema, não tem nem um motivo para o motor 160 bater tanto e fazer tanto barulho, muitos falam que é prq os motores 160 e normal fazer esse barulho,não concordo se fossi porisso uma hornet 600 era pra fazer uma zuada de uma britadeira,na min opiniao o óleo 10w30 é muito fino e nao lubrifica corretamento o motor porisso o atrito da bem alto,recomendo colocar o 20w50 nos motores 160.

    ResponderExcluir
  57. Tenho uma fan 125 2010 sempre usei o oleo 20w50 nunca min deu problema, não tem nem um motivo para o motor 160 bater tanto e fazer tanto barulho, muitos falam que é prq os motores 160 e normal fazer esse barulho,não concordo se fossi porisso uma hornet 600 era pra fazer uma zuada de uma britadeira,na min opiniao o óleo 10w30 é muito fino e nao lubrifica corretamento o motor porisso o atrito da bem alto,recomendo colocar o 20w50 nos motores 160.

    ResponderExcluir
  58. Parabéns pelo post, muito esclarecedor e verdadeiro
    Esse papo da Honda que "tem que usar óleo mais fino por que ele sobre mais rápido e diminui o atrito na partida e com o motor frio" É BALELA
    Vocês já abriram um cabeçote de um motor usado? Já abriram a parte de baixo de um motor usado?
    Eles nunca estão secos!!! As peças sempre estão impregnadas de óleo e tem resíduos de óleo nas cavidades e dutos
    Quando em funcionamento havia óleo circulando neles, e quando a moto fica parada a maior parte do óleo desce pro cárter, mas uma parte fica lá, as peças ficam TODAS impregnadas de óleo, sem contar as cavidades e alguns dutos que ficam com óleo também
    Se não fosse assim os mecânicos não lavariam as peças quando desmontam o motor, por que seria só deixar ela desligada por um ou dois dias que o motor ficaria seco, com óleo só no cárter rsrsrs
    Esse óleo que impregna as peças somado ao resíduo que fica nas cavidades e dutos é o suficiente pra partida
    Assim que você dá a partida a bomba começa a mandar óleo pra todas as partes do motor numa velocidade alucinante, não é devagar!
    Em poucos segundos o óleo tá fluindo intensamente por todos os dutos do motor, desde que a bomba de óleo esteja funcionando bem é claro
    Agora imaginem que o resíduo de óleo que ficou na parte de cima do motor e também impregnado em todas as peças quando a moto ficou desligada é fino, viscosidade 10W30, e ai você dá a partida
    E compare com a mesma situação sendo que o óleo que ficou é mais grosso,tem viscosidade 20W50, e ai você dá a partida
    Não precisa ser especialista pra entender que o atrito na partida com óleo mais fino (10W30) será muito maior que com o óleo mais grosso (20W50)
    Agora imaginem esse atrito se repetindo todos os dias, várias partidas ao dia, durante um ano ou mais
    Fica óbvio que o motor usando óleo 10W30 vai se desgastar mais rápido que o usando 20W50
    E se ainda pensam que os dutos nas motos atuais possa ser mais fino... posso afirmar que com todos os mecânicos que eu conversei eles foram afirmativos que NÃO TEM DIFERENÇA DE DIÂMETRO NOS DUTOS ENTRE AS MOTOS NOVAS E AS ANTERIORES DO MESMO MODELO
    E mesmo que tivesse isso JAMAIS impediria a passagem de um óleo com viscosidade 20 (quando frio) ou 50 (quando quente)
    Sem contar que quando quente o óleo 20W50 tem viscosidade 50 ou seja mais viscoso, lubrifica melhor e protege mais o motor quente em funcionamento
    Usei óleo 10W30 na minha moto anterior durante 3 anos e ela passou a fumaçar com 30mil rodados, mesmo eu sendo cuidadoso com as trocas de óleo
    Troquei de moto e agora não uso mais óleo 10W30, voltei a usar o velho 20W50 que usei durante anos em outras motos anteriores a penúlima
    Portanto continuo usando óleo 20W50 na minha moto atual e recomendo ele a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento, Graywolf!
      É isso mesmo que você disse, o pessoal fala qualquer coisa para manter os clientes cativos... no pior sentido. Poucas pessoas têm experiência com mecânica, então aceitam tudo que as concessionárias falam. Mas quem procura se informar descobre coisas de arrepiar.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Jeff uma pergunta e a biz 2013 e 2010, elas podem usar o mobil preto 20w-50??? Qual o oleo indicado

      Excluir
  59. ta ai a resposta para os meus problemas. tenho uma fan 150 2012 hoje ela esta com 20 mil e esses tempos eu tive que trocar a caralhada toda na embreagem(fora outras coisas), eu pergunto porque tive que faze essa manutenção e ninguém nunca sabe é sempre a mesma resposta "depende de como usa" ou seja, a culta é minha? essa é a minha primeira moto e já passei por varias coisas e sempre estou aprendendo, sempre estranhei esse óleo da honda eu tenho um ouvido muito bom, as passadas das marchas eram muito duras colocar no neutro era ruim de mais, resolvi trocar e ai comecei a minha peregrinação hoje estou com o lubrax 15w40 semissintético e estou gostando muito as passadas e o barulho estão bem melhores, mas bateu uma tristeza ao ler o seu blog sempre zelei pela minha moto e da ate uma dor no coração saber que ela pode estar toda fudida. já ate passei pelo lubrax mineral como o mecânico dizia "os boy tudo usa", fui e voltei e nem limpei o cárter :'( nem sabia, mas estou aprendendo muito com o seu blog parabéns! aos iniciantes dou a dica de ir aonde te deixe satisfeito se quiser trocar troque não dependa da opniao dos outros só não se esqueça de obedecer algumas regras pesquise e aprenda! sobre a sua dica da troca de óleo confesso que sou mais um trolado mas daqui pra frente pretendo seguir suas dicas pra minha nega ficar muito tempo comigo sem dores de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno de informações, Felipe!
      Eu também fico triste e com raiva porque sei o quanto a primeira moto é um sonho realizado. Descobrir que tomou prejuízo por conta dessa confusão quanto à quantidade e da prática absurda das concessionárias é revoltante.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  60. E SE EU USAR O OLEO SEMI SINTETICO DA MOTUL 5100 10W30? DA MERDA DO MESMO JEITO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo!
      Continua sendo 10W-30, então não deverá mudar muita coisa... continuará sumindo rápido do cárter e precisando ser reposto com frequência.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  61. Muito bom seu tópico, lembrando que, também tem que olhar a classificação do óleo, SAE, indica nível de viscosidade, também temos que olhar o API, que são as atualizações durante o tempo, a MOBIL atualizou para API SL não faz muito tempo. Vlw!!

    ResponderExcluir
  62. Muito bom seu tópico, lembrando que, também tem que olhar a classificação do óleo, SAE, indica nível de viscosidade, também temos que olhar o API, que são as atualizações durante o tempo, a MOBIL atualizou para API SL não faz muito tempo. Vlw!!

    ResponderExcluir
  63. Tenho uma fan 2013 carburada quando comprei nova com apenas 300 km rodados ela apresentou problemas nos balancins e no comando foi para garantia logo que peguei deu o mesmo problema fui em outro mecânico e ele falou que o óleo usado era inadequado para minha moto 10w30 comecei a usar o Castrol 20w50 já está com 32 mil rodados nem válvula precisou regular até ágora fica a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a diferença quando se usa um óleo de viscosidade adequada às temperaturas do Brasil é muito clara.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  64. Jeff, meu nome é Nattan tenho uma CG titan 2014 ex com 18 mil km, comprei ela como segundo dono com 7 mil km,uso o óleo ipiranga 10w30 trocando de 1000 em 1000 mas as vezes já senti a moto ruim de engatar marchas e a última troca de óleo, a uma semana, toda vez que ligo a moto ela sai um pouco de fumaça branca, um mecânico de um amigo recomendou eu colocar 15w50 castrol semi sintetico, estou agora com dúvida em qual utilizar, por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natan!
      O número importante é o 50, esse óleo é mais viscoso que o 30. Os números com W só indicam a condição no inverno, e a diferença entre um 10W e um 15W é muito pouca. Portanto, é uma mudança que eu faria. Agora o importante é começar com o óleo no nível correto e repor o óleo na medida em que ele é consumido, sem nunca deixar ficar abaixo do nível mínimo da vareta, medindo do jeito correto.
      Um Abraço,
      Jeff

      Excluir
  65. https://www.youtube.com/watch?v=sjrQBiyrIHw

    ResponderExcluir
  66. Olá jef meu nome e Andrews eu tenho uma Honda cg fan 160 gostaria de saber se posso usar o óleo 20w50 semisintetico normalmente na minha moto ? por enquanto estou no 10w30 recomendado pelo fabricante e até agora não deu problema ainda fico aguardando a resposta abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrews
      Sem problemas. Apenas não esqueça de verificar o nível periodicamente, porque é normal o motor consumir óleo, e se você deixar rodar 3 mil km sem repor o óleo consumido, seu motor será danificado.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Andrews na minha opniao eu não recomendaria porque a maioria dos óleos 20w50 não são de uma tecnologia mais nova no caso a sigla para motos "API" ja esta em SJ, então de preferencia a letra que se aproxima mais do Z, nunca coloque óleo de carro e sempre que for testar um óleo novo procure saber se ela é compatível com a sua cilindrada, tem uns óleos recomendados para motocicletas de alta cilindradas e dizem que viciam o motor alem de serem muito barulhentos e as passadas das marchas são horríveis, nunca misture óleo vegetal com mineral se for fazer essa troca em uns 50km com o óleo novo faca novamente a troca pra evitar a borra no cárter, com o óleo 10w30 de espessura fina sempre deixe a moto esquentando uns 5 min apos algum tempo parada, por ser de espessura fina e estando frio quando você liga a moto e já sai acelerando algumas gotas da gasolina acabam passando direto pelos pistões e "infectando" o óleo da moto, o mesmo óleo que lubrifica os discos da embreagem fazendo assim o desgaste acelerado do mesmo, e nunca em hipótese alguma deixe de fazer a revisão de 1000 em 1000 nem de 1200 em 1200 por causa desse mesmo motivo, é muita sujeira no mesmo óleo chega uma hora que a embreagem fica patinando as marchas vão e voltam sozinhas é horrível(sim eu ja fiz isso :'( ). Isso resume o que eu aprendi aqui e nesse pouco tempo que ando de moto.

      Excluir
    3. Felipe, óleo semissintético 20W-50 tem a mesma tecnologia que o semissintético 10W-30.
      Dar preferência à letra mais próxima do Z? Óleo SM já é puramente sintético e não é JASO, não pode ser usado por motocicletas com embreagem lubrificada pelo óleo do motor porque faria patinar.
      Misturar óleo vegetal? Óleo vegetal era usado apenas pelos antigos motores de 2 tempos, não existe esse negócio de óleo vegetal para motores 4 tempos. Nunca deixe o motor esquentando por 5 minutos a não ser o alto inverno, isso não é recomendado pelos fabricantes. A moto necessita de vento para manter um equilíbrio térmico entre as partes do motor, aquecer por 5 minutos já pode causar empenamento e queima de junta do cabeçote. Sugiro continuar no seu esforço de aprender antes de começar a sair ensinando o pessoal, porque experiência é tanto melhor quanto mais dela você adquirir.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  67. Não troca o óleo não , o que mudou no Motor foi a bomba de óleo que agora é elétrica, se botar óleo mais grosso vai queimar a bomba e fundir o motor.ela tem mais pressão que uma carburada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem te falou isso???
      Não confunda bomba de óleo com bomba de combustível. A injeção eletrônica passou a usar uma bomba elétrica que não existia antes. A bomba de óleo continua sendo mecânica acionada pela rotação do virabrequim.
      Essa é mais uma das mentiras contadas por vendedores de concessionárias, seja por ignorância ou por desconhecimento total de noções básicas de mecânica.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. cara se o motor foi projetado pra esse óleo 10w30 use ele a não ser que vc vai andar no deserto , eu fundi o motor da minha moto pq segui dica de usar o 20w50 de um mecanico , ela rodou 400km com ele de grudou tudo ,1200 pra arrumar mas ai mandei numa cc .. cara depois dessa só óleo que indica outra moto que tenho já tem 60mil km só no 10w30 e ela não bate e nem fuma .. vc deve ter dado azar ... a engrenagem da bomba foi modificada para que a bomba tenha mais giro , basta medir ela e comparar com uma de titan 2008 que vc verá a diferença !!!

      Excluir
    3. Eu segui essa história e fundi meu motor além de queimar a bomba de combustível devido ao esforço da injeção ! deu maior preju ..

      Excluir
    4. Eu segui essa história e fundi meu motor além de queimar a bomba de combustível devido ao esforço da injeção ! deu maior preju ..

      Excluir
    5. Dúvidas:
      Você fundiu o motor mantendo o nível correto de óleo que somente é atingido com 1,2 litro? Você repunha o óleo consumido no intervalo entre as trocas? Você esperava completar 4 mil km como a honda recomenda? Fazendo isso, não tem motor que aguente. Não é só um cara que teve azar, são milhares e milhares de "azarados".
      Vou conferir essa informação da bomba de óleo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    6. Matador 5, quer dizer que você queimou a bomba de combustível devido ao esforço da injeção por causa do óleo? Conte mais... eu adoraria saber o que uma coisa tem a ver com a outra...
      Boa essa,
      Jeff

      Excluir
    7. ue parece que o cara ta falando com ele mesmo rs
      Jeff me confirma uma coisa independente da "tal" bomba sobrecarregar ou ate parar se a moto ficar ligada o óleo vai continuar escoando pelo motor correto?independente de qualquer outra variável.

      Excluir
    8. Se sim, então se o óleo estiver escoando ta errado ai essa afirmação de que tudo isso foi causado pelo 20w50 porque se ta escoando então ta lubrificando se ta lubrificando então os coiso tudo não deveria ter colado.
      Aproveitando o que você me diz sobre o óleo 4t 10w50?

      Excluir
    9. A bomba de óleo é acionada mecanicamente por uma engrenagem diretamente pelo virabrequim (árvore de manivelas). O giro suga o óleo pelo centro da bomba e a periferia do rotor o empurra pelas galerias em direção aos componentes que precisam receber óleo sob pressão (bronzinas da árvore de manivelas, mancais do comando) e por esguicho (ressaltos de comando, paredes dos cilindros, pistões).
      Enquanto o motor girar pelo menos na rotação de marcha lenta existe óleo circulando no motor com pressão suficiente para dar conta do recado.
      O uso de um óleo extremamente viscoso seria mais difícil de bombear se as temperaturas aqui no Brasil fossem extremamente baixas.
      Um óleo 20W-50 debaixo de neve não seria bombeado porque ele teria a consistência de mel, isso seria prejudicial ao motor. Por isso quando cai neve por lá eles usam óleo 0W-20, 5W-30, 10W-30.
      Em nosso país, exceto nas regiões serranas da região Sul, a temperatura não chega a ficar tão baixa que um óleo 20W-50 fosse impedido de ser bombeado.
      Um óleo 20W-50 quer dizer que ele apresenta a viscosidade de um óleo 50 tradicional no verão e a viscosidade de um óleo 20 tradicional no inverno rigoroso.
      Vou investigar se realmente foi alterada a velocidade de rotação da bomba, conforme alegado, porque uma bomba girando mais rápido que a antiga poderia ter maior dificuldade para bombear um óleo mais viscoso.
      No entanto, se a honda realmente fez isso, deu o maior tiro no pé da história da indústria, porque nivelou o projeto para uma condição imprópria para países tropicais.
      Se fizeram isso, então aposto que desfizeram nos novos motores 160, 190 e 250 da CB Twister, porque a origem dos males que assolaram os motores das motos que coincidentemente usam injeção eletrônica foi o uso desse novo óleo.
      Vou verificar essa história com um mecânico conhecido meu para ver o que é verdade e o que não é.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    10. Nunca usei, mas esse óleo 10W-50 somente mostraria vantagem lá em São Joaquim, Gramado, Urubici... em junho e julho.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    11. legal mas eu estava falando sobre a bomba de combustível do matador rs
      a bomba de oleo da cg nao seria aquela centrifuga?
      o que você me diz sobre o óleo 4t 10w50?

      Excluir
  68. Tenho uma fan 150 2012 sempre coloquei o Castro mineral roda MT bem ela ta com 55000

    ResponderExcluir
  69. Caro Jeff, possuo uma hornet 2013, cujo manual indica usar o óleo 10w30. O que vc me sugere, continuar nele ou usar um mais viscoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leno
      A Hornet é arrefecida a água, então o problema da temperatura não é tão grave como nas motos arrefecidas a ar. O fundamental no seu caso é manter o nível correto já desde a troca e garantir a reposição do óleo consumido no intervalo entre trocas. Mantendo o nível sempre correto, o motor estará protegido. Sobre a viscosidade, não tenho a informação se as motos com o mesmo motor usavam originalmente óleo mais viscoso que o 10W-30. Se usavam, não há diferença mecânica que impeça o uso. Mas essa lei da viscosidade em função da temperatura é universal, se a moto fosse minha eu faria a experiência avaliando o comportamento do motor com os devidos cuidados para não misturar tipos de óleo diferentes (mineral e semissintético). Provavelmente optaria pelo semissintético de maior viscosidade. Motos com tucho hidráulico devem usar o óleo recomendado para não ter desgaste acentuado no acionamento, verifique qual o tipo de comando da sua moto.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Boa noite Jeff. Intrigado com essa questão da viscosidade, fui olhar o manual da XJ6 2015 e pra minha surpresa, a yamaha recomenda os óleos para essa motocicleta entre 10w30 e 20w50. E cada óleo (conforme sua viscosidade) para uma faixa de temperatura específica. Deixo aqui o link para vc mesmo conferir isso na pag. de nº 97 do manual.
      https://ownersmanuals2.com/get/yamaha-xj6-n-2015-manual-do-propriet-rio-54944

      Excluir
    3. Obrigado, Leno. Essa mesma recomendação de adequação da viscosidade do óleo de acordo com a temperatura do país onde a moto é utilizada existe em todos os manuais das outras montadoras. Antigamente a honda também usava, mas pelo menos desde a implantação do óleo 10W-30 eles fecharam questão quanto à viscosidade e o resultado foi esse desastre que abalou a imagem de confiabilidade das motocicletas honda. Aliás, no resto do mundo essa tabela é publicada, mas aqui no Brasil outros motivos imperaram para eles tomarem essa decisão desastrosa para os proprietários.
      Obrigado pelo link, e um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Tb na ninja 650r vemos a mesma tabela conforme a temperatura da região, como se pode ver aqui nesse link, seguido de uma observação da Kawasaky: http://www.manualslib.com/manual/85045/Kawasaki-Ninja-650r.html?page=24#manual

      Incrível a total falta de respeito da Honda com os Brasileiro... desde já, obrigado por abrir nossos olhos para esse absurdo dessa empresa canalha!! Abçs.


      Excluir
    5. Valeu, obrigado!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    6. Verifiquei todos os manuais das Hornet e o que verifiquei foi o seguinte: Das hornets 2005 até 2010, a honda INDICOU óleo Mobil 20w50 em seus manuais. Das hornets 2011 até a ultima 2014, a honda passou a indicar somente seu oleo 10w30. Qual a diferença entre uma hornet 2008\2009\2010 para uma 2011/2012/2013/2014? creio eu que nada além da estética!!

      Excluir
    7. Boa pesquisa, Leno!
      Que eu saiba, só mudaram os adesivos e o contrato para vender óleo 10W-30 com a marca deles.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  70. Rapaz comprei uma NXR 160 tá com 2500 rodados, ontem fiz uma viagem e a moto tá patinando da giro mais quase não sai do lugar. Já mexi mexi na regulagem mais nada de andar, lembro que desde o primeiro dia de uso a saída dela era alta já no final da manete. Amanhã to indo na Honda fazer a troca do óleo e espero nao ter perdido a garantia por ter mexido na regulagem, eu creio que não tem condições em 3 meses um disco de embreagem ir embora tão rápido. Alguém tem uma dica, pois já tô arrependido de compra uma Bros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perde a garantia não, Deyver. O manual manda ajustar a regulagem sempre que necessário. Você pode mexer na regulagem e geralmente dá para resolver problemas apenas com o ajustador superior, mas também existe o ajustador inferior que tem maior faixa de regulagem.
      A quilometragem é muito baixa para a embreagem apresentar problemas. Precisa ver se o proprietário anterior ficou patinando a embreagem por 2500 km, ou se colocou algum aditivo no óleo. Eventualmente pode ser algum problema mecânico da própria embreagem, o que deveria ser raro.
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  71. Olá Jeff! tenho uma moto Shadow 600 2001, é recomendável eu usar o óleo Mobil
    20w-50? O que vc acha???Comprei ela com 22 mil km... com quantos KM eu devo fazer a troca do oleo?? Att. Jairo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jairo!
      O óleo 20W-50 sempre foi o recomendado para as motos em 2001, inclusive sua Shadow. Se você optou por usar o 10W-30 porque disseram que é o melhor, caiu no conto de quem quer vender um óleo mais caro, só isso. As motos com resfriamento líquido não se aquecem tanto quanto as resfriadas a ar, e assim o óleo dura mais. 2500 a 3000 km é uma quilometragem adequada para uso com óleo mineral, e até mais para óleo semissintético que não esteja muito sujo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  72. Então Jeff posso usar o óleo 20w 50 na minha moto certo em relação ao 10w 30 como faço pra drena ele qual melhor maneira e outra quando for por o óleo 20w 50 qual melhor maneira de fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta está no texto da postagem. Leia que você encontra.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  73. Boa tarde Jeff. Achei um vídeo, um pouco antigo, mas ainda bem interessante sobre a importância do óleo. Segue o link: https://youtu.be/jeLTJbS2rA0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leno! Imensamente grato! Já virou postagem e estou publicando hoje às 18 horas. Fundamental para todo mundo entender e se livrar das dúvidas de uma vez por todas!
      Forte abraço,
      Jeff

      Excluir
  74. O Fábio Sakamoto em um dos comentários afirmou que tudo isso é balela. Pois não podemos contrariar os engenheiros.
    O interessante é que no manual da minha Hornet 2009 é recomendado óleo mineral e no manual da Hornet ano 2012, do meu amigo a recomendação é o sintético, sendo que não houve mudança nos motores da 2009 para 2012. E aí Fábio explica essa.

    ResponderExcluir
  75. O Fábio Sakamoto em um dos comentários afirmou que tudo isso é balela. Pois não podemos contrariar os engenheiros.
    O interessante é que no manual da minha Hornet 2009 é recomendado óleo mineral e no manual da Hornet ano 2012, do meu amigo a recomendação é o sintético, sendo que não houve mudança nos motores da 2009 para 2012. E aí Fábio explica essa.

    ResponderExcluir
  76. O Fábio Sakamoto em um dos comentários afirmou que tudo isso é balela. Pois não podemos contrariar os engenheiros.
    O interessante é que no manual da minha Hornet 2009 é recomendado óleo mineral e no manual da Hornet ano 2012, do meu amigo a recomendação é o sintético, sendo que não houve mudança nos motores da 2009 para 2012. E aí Fábio explica essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alex... é o que eu digo. Os motores não mudaram, mas o óleo 20W-50 que sempre foi o melhor para o motor passou a ser contra-indicado justamente quando a fabricante adotou marca própria.
      Curioso, né?
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  77. Então qual é o óleo mais indicado pra cb 300?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta para sua pergunta está dita na postagem, leia e encontrará.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
  78. Cara, faça as trocas de óleo com 1000 em 1000 km, não confie na Honda, Caso queira verificar dê uma olhada no seu óleo depois de 1000 km e verá que o óleo já está virando graxa.
    ÓLEOS DE QUALIDADE QUE PODEM USAR NAS PEQUENAS É MOTUL 20W50 MINERAL OU YAMALUBE 20W50 MINERAL, SÃO ÓTIMOS PRODUTOS E VOCE VAI SENTIR A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  79. Meu Deus! Deu um nó agora com tantas fórmulas, sintéticas, semi, mineral,viscosidade, tal, tal, tal,.
    Bom tenho uma Bros 160-2016. Qual afinal é o indicado pra ela em vez daquela água 10-30. Eu troquei o óleo com o motor fervendo, o óleo também. E tava mais aguado que frio. Essa que ele fica espesso quando aquece é furada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo ficar espesso quando aquece não existe, essa bobagem saiu da cabeça de alguém que não conhece o básico.
      E a resposta para sua pergunta está dita na postagem, leia e encontrará.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
  80. Meu Deus! Deu um nó agora com tantas fórmulas, sintéticas, semi, mineral,viscosidade, tal, tal, tal,.
    Bom tenho uma Bros 160-2016. Qual afinal é o indicado pra ela em vez daquela água 10-30. Eu troquei o óleo com o motor fervendo, o óleo também. E tava mais aguado que frio. Essa que ele fica espesso quando aquece é furada.

    ResponderExcluir
  81. Tenho uma Fan 150 flex injetada 2012. Hoje ela está com 90.000 km e o motor continua lacrado, fumando um pouco.... Sempre usei o oleo 10w30 semissintético Ipiranga, trocando de 1000 em 1000 km, só que além de trocar o óleo de 1000 em 1000 completo de 300 em 300 km mais ou menos 250 ml de óleo (As vezes mais). Lendo este post gostaria de experimentar um óleo melhor, pois realmente o motor faz muito barulho. Qual recomenda? Outro detalhe importante... Desde 0 km só abasteço com etanol, e dizem pelo menos que o etanol trabalha mais frio que a gasolina. Só sei que o óleo sai do motor bem limpo, quase como entrou no motor. Será que isso interfere em alguma coisa? Tive uma 150 2008 carburada e usava o óleo Mobil 20w50 mineral, vendi ela com 100.000 km com motor lacrado para comprar a que tenho hoje. Aguardo Retorno

    ResponderExcluir
  82. Mais um detalhe... quando troco o óleo de minha FAN 150 Flex 2012 coloco 1 litro de óleo 10w30 semissintético, porém o nível nunca chega no máximo. Será que deveria colocar mais óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciano!
      Você sempre tratou bem dos seus motores e é por isso que eles chegaram onde chegaram. Repor o óleo é fundamental para a longa vida útil do motor.
      Passando a colocar o nível correto de óleo que é atingido com 1,2 litro de óleo, seu motor ficará mais silencioso. Motor rodando a álcool trabalha mais frio, o que é bom. Óleo 20W-50 deixa o motor mais silencioso, mas não pode misturar com o semissintético, precisa lavar o cárter com o novo óleo. Ou então passar a usar 20W-50 semissintético.
      Antes de optar por fazer essa mudança, aguarde até amanhã... surgiu uma novidade que preciso confirmar indo ver pessoalmente, pode ser que venha uma grande novidade por aí... se eu confirmar a informação que recebi agora à noite, a postagem de amanhã será uma bomba sobre esse assunto.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Ia esquecendo:
      O nível nunca chega ao máximo porque a quantidade informada não é a correta... leia a postagem inteira e entre nos links onde isso é explicado.
      Até mais,
      Jeff

      Excluir
    3. Vou aguardar sim, porém estou de olho no Óleo Yamalube 4T semissintético 10w40 API SL JASO MA T903. Não sei nem se dá certo em minha moto ou se tem coisa melhor.

      Excluir
    4. Nunca testei, não tenho como falar a respeito desse óleo. Mas sou defensor da viscosidade correta para a temperatura em nosso país, e essa sempre foi 20W-50. Óleos 10W-40 e 15W-40 são suficientes para motores de arrefecimento líquido. Mesmo assim, o fabricante da minha recomenda o 20W-50.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  83. Boa tarde, Jeff. Tenho uma fan 160, tirei a poucos dias, uma boa moto. Percebo que quando o motor está frio ela não faz barulho, muito silenciosa, mas depois que ela esquenta da pra perceber que o ruído aumenta. Vi em seus comentários sobre o óleo, que é muito fino, e esquentando fica mais fino ainda. O melhor a fazer é usa o óleo sintético 20w50 ? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo semissintético 20W-50 irá durar mais do que o mineral da mesma viscosidade. É questão de avaliar custo/benefício de acordo com os preços na sua região.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. O ruído maior é decorrente do óleo q é fino ? O 20w50 poderá resolver ? O óleo q me refiro é aquele Mobil da embalagem preta, ele é semissintetico ?

      Excluir
    3. Ruído é atrito. Quanto mais eficaz a lubrificação, menor o atrito, menor o ruído. Motores sempre farão barulho, mas o nível de ruído será menor em motores felizes.
      Não conheço, não uso mobil.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  84. Ola Jeff minha moto e uma fan 160-2016 uso oleo 10w 30 (ipiranga ) ela esta com 5 mil km ate agora so alegria , mais como tem no post que o oleo 20w 50 e melhor para nosso motores por causa do clima logo aqui no (nordeste) muito quente , gostaria de saber como faco a troca pro oleo 20w 50 se ele tem que ser mineral ou semisintetico e da maneira como dreno o outro antigo qual melhor forma . Espero a resposta abraço valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso está dito no texto:
      "Se optar por abandonar o sintético e mudar para o óleo mineral, lave o cárter com óleo mineral e jogue fora essa primeira carga de óleo depois de uma centena de quilômetros rodados"
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  85. Mas o óleo da Honda é muito fino, qual óleo vc me indica pra por na Fan160 ? Já que o 10w30 é muito fino!?

    ResponderExcluir
  86. Essa pergunta está respondida no texto da postagem e em várias respostas acima.

    ResponderExcluir
  87. Até hoje nunca usei óleo semissintético nas minhas motos. Sendo de viscosidade adequada à temperatura do nosso país (20W-50), ele supostamente terá vida útil mais longa do que o mineral equivalente. Mas como Yamalube é uma marca fantasia, não sei qual o fabricante real, a refinaria desse óleo, somente alguém que já usou poderá dizer algo a respeito.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  88. Cara coloquei o 20w50 e rodei 400km , acabou que fundiu meu motor com 30mil km e queimou a bomba de combustível segundo o mecânico devido ao esforço extra no motor , teve que injetar pra mais pra manter o motor o que forço o conjunto .. colou tudo , a biela parecia que tinha passado uma lixa o cilindro fundiu no pistão deu PT o cabeçote fou pro torno tentar salvar ... ele falou que o projeto da honda tem que ser 10w30 pq o motor foi feito pra isso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta do seu mecânico é uma tremenda abobrinha.
      O sistema de combustível pressuriza o combustível, não tem relação alguma com o óleo do motor ou com o esforço que ele faz.
      Bomba de combustível queima por rodar com pouca gasolina no tanque, a bomba trabalha descoberta e isso permite o seu aquecimento excessivo.
      Você rodou 30 mil km com o óleo 10W-30 e sua moto funcionava bem, por que trocou de óleo? Ou ela já estava dando sinal de que as coisas não iam bem e você tentou o novo óleo? Muita gente troca de viscosidade e não tem problema nenhum, então a suspeita é de que seu motor já estava no bico do corvo (normal para motores 10W-30 rodando com apenas 1 litro de óleo e proprietários que não conferem e repõem o óleo consumido — eles quebram em proporções que fazem lembrar a dafra).
      Foi por tanto motor quebrado dentro da garantia que a honda foi "generosa" em dar 7 trocas de óleo — durante a garantia, evitam problemas, depois o problema é do dono.
      Quem fez a troca foi esse mecânico que falou aquela barbaridade? Se foi, tenho ainda mais motivos para acreditar que o problema não está no uso de óleo 20W-50... Fique de olho em quem você confia sua moto para a manutenção.
      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

      Excluir
    2. Sério que ele recupera cabeçote no torno? Hahahahaha...
      Você tá muito mal de mecânico...
      Boa sorte,
      Jeff

      Excluir
  89. Kkkkkk que viajem uso na minha e ando muito mas muito mesmo coloquei coroa 35 e é pesada e a moto anda de boas da 165km e corta e nunca deu problema algum na minha 300

    ResponderExcluir
  90. Tenho uma Bros 150 2010 trabalho com a moto rodo muito em torno de 1000 a 1200km por semana estou usando o óleo Mobil semisintetico o meu mecânico me indicou qual a sua opinião??
    Outra coisa agora recente minha moto está baixando óleo mais Naum fuma chega a baixar em uma semana 400 a 500ml
    Sempre troquei semanalmente óleo da minha moto pelo fato de rodar muito e sempre usei esse óleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei óleo semissintético, não tenho como opinar. Experimente começar com o nível correto para ver se o óleo demora mais para abaixar. Usar o nível correto mantém o motor em uma temperatura um pouco mais baixa.
      A moto não fuma porque o catalisador não deixa a fumaça aparecer. Não se esqueça que o óleo precisa ser reposto, no seu caso praticamente todos os dias.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  91. Meu amigo pode usar o óleo hiamalube ele é excelente digo é afirmo o 20w 50 você não vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  92. Muito satisfatório esse seu blog.. parabéns !!! Me ajudou bastante.. tinha esse mesmo pensamento q vc .. mas tinha q provar pra umas pessoas ignorantes..

    ResponderExcluir
  93. Muito satisfatório esse seu blog.. parabéns !!! Me ajudou bastante.. tinha esse mesmo pensamento q vc .. mas tinha q provar pra umas pessoas ignorantes..

    ResponderExcluir
  94. Olá Jeff, bom eu sempre tive motos Honda de 125 e agora de 160 cilindradas, eu sempre fiz as 3 primeiras revisões na Honda certinho, mas aí é axo que o meu diferencial, eu sempre usei o óleo havoline sj 20/50, e esse óleo não tem aditivo para a embreagem, pois aí tá a minha dúvida, a minha cargo eu vendi recentemente com 90 mil km rodados em 2 anos e nunca tive problemas algum com a mecânica dela, e eu só ando acelerado no Trampo, esse óleo está correto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que isso só tem importância se você for daqueles que ficam esticando a troca do óleo confere Jeff?

      Excluir
    2. Olá!
      Você rodou 90 mil km e nunca teve problemas, e ainda está em dúvida?
      Tente encontrar alguém usando óleo 10W-30 na mesma situação... você não vai achar.
      Entendo que usando o 20W-50, apenas 1 litro, sua moto se comportou bem. Certamente você repunha o óleo consumido, ou então o seu motor não consumia muito óleo porque o havolina é muito bom. Não conseguiria uma quilometragem tão alta usando os óleos que a honda sempre indicou.
      Você consegue estimar com que quilometragem seria necessário retificar o motor da sua moto vendida? Pode apostar que mantendo o nível sempre correto usando um bom óleo e fazendo a manutenção de acordo (limpeza dos filtros de tela e centrífugo), você quase dobraria essa quilometragem estimada.
      Outro fator que contribui para a longa vida desse motor é ele trabalhar o dia inteiro. Sempre quente, não existe o desgaste severo que ocorre rodando com a moto com o motor ainda esquentando, momento em que as folgas ainda não chegaram ao ponto ideal. É o mesmo motivo que faz táxis de grandes cidades movimentadas alcançarem quilometragens muito maiores do que carros particulares.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    3. Bem lembrado, Felipe!
      É importantíssimo trocar o óleo antes que ele envelheça e se deteriore demais, quando ele perde boa parte das propriedades lubrificantes.
      Longa vida do motor = começar com o nível correto + repor o óleo consumido + trocar o óleo em uma quilometragem adequada.
      Essa quilometragem será menor para o óleo mineral em motores esfriados a ar, um pouco mais longa em motores esfriados a água, e ainda mais longa se você usar óleo semissintético. Mas não concordo com as quilometragens absurdas como os 10 mil km recomendados pela bmw, não concordo com os 4 mil km recomendados pela honda para Titans e Fans com óleo mineral!!!!
      3 mil km com óleo mineral em motos esfriadas a água é razoável, desde que as condições não sejam severas. Semissintético, talvez 5 mil km sejam atingíveis. Passar disso é uma temeridade, mas só sendo o dono da moto para avaliar se vale mais a pena economizar algumas dezenas, no máximo centenas de reais para depois ver morrer algumas boas centenas até bons milhares de reais na ilusão de que está coberto pela garantia da fábrica...
      A garantia de fábrica não cobre incapacidade de ler e entender o manual do proprietário.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  95. Boa noite caros leitores.
    Bom a exatamente uma semana adquiri uma fan 160 mod 16/17
    Porém ela tem uma BARULHADA infernal.
    Moro no Rio de Janeiro.
    Logo assim que a moto começou a fazer o barulho, suspeitei que era algo relacionado ao óleo da onda.
    Procurei alguns vídeos , vi que o óleo da Honda é um óleo "Ching ling"
    Na qual vai prejudicando seu motor aos poucos.
    Minha moto tem 900km
    Com barulho de uma moto rodado com 500mil.
    Porém notei que esse barulho só aparece quando eu forço a moto, de uma troca de marcha pra outra.. e numa desaceleração.
    Um barulho de metal batendo, como se estivesse com o motor seco.

    @jeff
    Meu caro amigo.
    Pesquisei sobre isso e aqui na minha região é muito quente... Cidade com bastante população.. então é muito quente.
    Vi certos tipos de óleo.
    Você me aconselha um MINERAL ou um SEMI SINTÉTICO 20W-50 (Castrol)? 😐

    Vou fazer a revisão, falarei desse barulho pra vê se tomam alguma providência, caso não.. aí verei o que fazer mais já tenho em mente trocar o óleo pra 20w-50 SEMI-SINTETICO.
    Aguardo uma resposta de vocês .
    Abraços
    #porumalambretalsaudavel rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas! O barulho feio é notável, né? Pois é... só quem já teve moto tem essa percepção. Quem compra a primeira moto, só vai descobrir na hora de pagar a conta.
      Se você não se incomoda com o custo do semissintético, o 20W-50 pode ser uma boa opção. E para quem está receoso de mudar de viscosidade radicalmente, existe a opção de migrar para o 10W-40 antes de experimentar um 20W-50. Tem gente que experimenta o 20W-50 e nota que a moto perde rendimento por causa da maior resistência do óleo.
      Sendo todos semissintéticos, não há necessidade de lavar o cárter, mas se possível use óleos da mesma marca.
      Um abraço, e depois conta pra gente o resultado,
      Jeff

      Excluir
  96. Rapaz a minha ate hoje faz um barulhinho chato, se eu não me engano é aos 45km da segunda marcha, 65 da terceira algo assim... já procurei em tudo quanto é lugar e a resposta mais assim que encontrei foi que é o tom do motor(??), já andei com mecânico na garupa, os cara da autorizada, os boy... uns falam que é assim outros falam que não é nada, ate hoje não aconteceu nada então eu acho que é assim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um fenômeno físico chamado ressonância. As diversas frequências de vibração dos componentes coincidem em múltiplos umas das outras e se somam, amplificando o efeito. É mais ou menos o que acontece com uma roda desbalanceada, a moto chega em uma velocidade e começa a chacoalhar inteira. No caso do motor, acontece a mesma coisa, chega em uma determinada rotação os componentes vibrando amplificam o movimento uns dos outros, é só sair dessa faixa de rotação que o efeito desaparece. Nada com que se preocupar, se for isso mesmo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir