domingo, 24 de agosto de 2014

Macetes das honda CB 300, XRE 300, Twister e Tornado

Atualização: Tem novidade importante sobre este assunto na postagem Dona honda e demais fabricantes, agora a casa caiu. A quantidade de óleo dos motores da antiga Twister, Tornado, CB 300 e XRE 300 nunca foi apenas 1,5 litro — a honda está colocando 1,8 litro na novíssima CB Twister, apesar de o manual dizer que o motor é para no máximo 1,4 litro... Não deixe de ler aquela postagem!

Para ver um vídeo explicando como funciona a lubrificação do motor e entender a importância de manter o nível e o tipo corretos de óleo, visite a postagem O vídeo definitivo sobre o óleo do motor da sua moto.

Respondendo à pergunta do leitor Hércules Júnior sobre particularidades da CB 300:

Olá, Hércules! Obrigado por acompanhar o blog, agradeço sua mensagem de apoio!


Um dos fatores que mais contribui para a trinca do cabeçote das CB 300 e XRE 300 é rodar com óleo insuficiente porque ninguém lê e ninguém faz o procedimento correto do manual do proprietário — todo mundo pensa que é só tirar a vareta e medir, e não é isso que está escrito no manual — eu explico mais abaixo, depois de falar do motor e válvulas.

Os motores da CB 300 e também da XRE 300 são uma evolução do motor base CB 250 (Twister e Tornado), com a diferença que possuem 5 marchas, enquanto as anteriores possuíam 6 marchas.

A cilindrada e as válvulas de admissão e escape (as peças que controlam a entrada de mistura ar/combustível e a saída de gases queimados do cilindro) foram aumentadas, resultando em menor espessura do metal do cabeçote entre as sedes de válvulas, e entre estas e o alojamento da vela de ignição.

Como a espessura do metal nesses pontos é ainda menor que nas 250, o cabeçote tem uma tendência maior a trincar nessas pequenas áreas:


Imagem: Baseada na discussão no fórum CB300 online
http://www.cb300online.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=16442

Essas trincas permitem a saída indevida dos gases durante a explosão, prejudicando o funcionamento do motor, causando vazamentos de óleo, carbonização do cilindro, etc.

O dimensionamento dessa parede metálica do cabeçote está no limite técnico do que é viável, então rodar com a moto fora das condições para a qual foi projetada pode agilizar o aparecimento do problema.

Esse tipo de trinca também era (ou é) comum nos motores dos fuscas 1600 (cujo cabeçote aumentou o tamanho das válvulas a partir do motor 1200 para o 1300 e depois 1500), também resfriados a ar (ou seja, motores que trabalham normalmente mais quentes do que motores arrefecidos a líquido)

A melhor solução para um cabeçote trincado é sua troca (válvulas, molas, etc. podem ser reaproveitadas, mas sempre é preferível trocar tudo), peça cara e só encontrável nas concessionárias. 

A outra é a soldagem do cabeçote, de resultado incerto e duvidoso — o calor concentrado deforma o cabeçote, e a emenda pode ficar pior que o soneto.

Em uma tentativa de sanar o problema da trinca frequente do cabeçote, a partir de 2013 a honda adotou um novo cabeçote e deu ênfase à nova vela de irídio. Fala iridium quem não sabe traduzir do Inglês.

O marketing enfocou o melhor desempenho dessa vela, mas a verdade é que a vela de irídio é mais estreita e a rosca no cabeçote é menor, aumentando a espessura daquelas superfícies entre as sedes de válvulas e a vela de ignição.

Mesmo assim, os novos cabeçotes continuam trincando porque o problema não está somente na espessura do material, mas também no mau arrefecimento do cabeçote por um óleo 10W-30 inadequado às temperaturas brasileiras (falo mais sobre isso logo abaixo).

Todas as CB 300 e XRE 300 estragam o cabeçote?

Não necessariamente. Uma moto bem cuidada e não submetida a abusos, com manutenção regular bem feita, tem boa chance de uma vida longa sem problemas de trinca do cabeçote.

O que causa as trincas de cabeçote?

Eventuais superaquecimentos (ralar a moto, cortar giro, rodar com pouco óleo, rodar em baixa velocidade por tempo excessivo, manter a moto ligada em marcha lenta por mais de 5 minutos) precipitam a formação de trincas. 

O aperto excessivo da vela de ignição também é um fator (o aperto da vela é de apenas 1/4 de volta depois que ela se assenta, não mais o do que isso — tem brucutu por aí que aperta a vela como se estivesse apertando a porca da roda).

A principal causa para o superaquecimento desses motores é o macete de rodar sempre com óleo na quantidade mínima por falta de leitura do Manual do Proprietário e pela ilusão de que as concessionárias te entregam a moto com a quantidade de óleo correta denunciado na postagem A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo.

Não sei porque, ninguém lê a postagem vizinha Parte 3 que fala sobre as motos serem entregues com pouco óleo após as revisões


Leia seu manual do proprietário, lá está escrito para colocar a quantidade recomendada, medir novamente o nível após ligar e desligar o motor, e completar até a marca de nível máximo. 


Atualização: 

Veja como sua moto roda praticamente sem óleo quando você coloca apenas a quantidade recomendada pelos fabricantes — a moto do vídeo é uma kawasaki, mas a mesma coisa acontece em qualquer moto de qualquer fabricante:
O vídeo mostrando claramente como se faz a troca de óleo, a maneira como a quantidade indicada não atinge o nível ideal e mais o procedimento correto de medição do nível de óleo você vê nesta nova postagem.

Macete: Colocando a quantidade recomendada, SEMPRE é necessário completar com um pouco mais para chegar ao nível máximo recomendado.


Só que ninguém completa até o nível correto porque pensa que não pode colocar mais óleo do que a quantidade recomendada (mas o manual manda colocar). 

É essa falta de leitura do manual que mata os motores por aí. Não é só a honda que usa essa prática, isso vale para todos os fabricantes japoneses e chineses, ainda não sei sobre os ingleses, italianos e alemães. Harleys não usam esse critério, a quantidade recomendada atinge o nível correto.

E agora, com a infeliz adoção do óleo semissintético 10W-30 no lugar do mineral 20W-50, o problema de má lubrificação se agravou porque esse óleo fino desaparece do cárter muito rápido. Isso foi explicado no Alerta aos proprietários de honda.


E se você utiliza o óleo 10W-30, terá enorme dificuldade para comprovar a denúncia, como eu descobri e conto na postagem Fiz o teste e não comprovei a denúncia, o Jeff é maluco.

Motor mal lubrificado se aquece mais do que o normal, e motor superaquecido é motor ainda mais mal lubrificado porque o óleo se torna ainda mais fino (menos viscoso), perdendo a eficiência como lubrificante.

Todo metal perde a resistência mecânica com o aumento excessivo da temperatura. O cabeçote, o cilindro e o pistão são as peças que mais se aquecem no motor, e das que sofrem mais esforços, daí as trincas e outros problemas.

Descuidar da regulagem de válvulas também contribui para diminuir a vida útil antes da primeira retífica do motor
. E eu considero isso na casa dos 120 mil km para mais para um motor bem tratado (Jezebel já está com 75 mil km, e só precisei trocar o câmbio porque abusei do peso sobre a moto; o motor ainda manda bem). 

Ao contrário das honda CG 125/150, que possuem um mecanismo de regulagem das válvulas, os motores das CB 250/300 (Twister, Tornado, CB 300 e XRE 300) exigem a troca regular das pastilhas de calço já desgastadas por novas.


Na internet você verá o pessoal chamando essas pastilhas de tuchos e outros até de tucho hidráulico, o que está muito errado.


Tuchos hidráulicos são pistõezinhos autoajustáveis acionados pela pressão do óleo do motor, e não é o caso desses toquinhos de aço calços simples de espessura calibrada usados nas CB 250/300.


O pessoal tem dó de gastar dinheiro com essas pastilhas (que são bem carinhas pelo que são), acabam adiando a troca, e o resultado é que as válvulas batem com força sobre aquelas áreas frágeis, o que não é nada bom para o motor. Típica economia idiota.

Mas se você não deixar o motor se superaquecer, e mantiver a regulagem das válvulas sempre adequada, trocando regularmente as pastilhas nas quilometragens recomendadas, não deverá ter problemas antes do esperado para a vida útil do motor.


Pegando a moto zero km e tratando-a com a quantidade certa de óleo desde o primeiro dia, fazendo o amaciamento conforme recomendado no Manual do Proprietário (não abusar do motor nos primeiros milhares de km), e mantendo a manutenção em dia, você terá uma moto bastante confiável.

Mais um cuidado que você precisa ter com a CB 300 / XRE 300 / Twister / Tornado (oops, essas duas não) é com a injeção eletrônica. 

Nunca rode com o tanque de combustível abaixo da metade, não espere a moto pedir reserva.


Manter o tanque cheio faz a bomba de gasolina trabalhar mais fria, evitando problemas elétricos.


O pessoal tem comentado sobre apagões misteriosos que ocorrem nessas motos 300.

Um motivo para isso é a tampinha do miolo da chave da tampa do tanque de combustível impedir a entrada de ar. Isso faz a bomba de gasolina trabalhar estrangulada, causando falhas de injeção.

O pessoal da honda não descobriu isso ainda, e os proprietários sofrem.

A explicação está na postagem Minha moto anda 1 km e para de funcionar sem motivo, ou não dá partida pela manhã.

Ops, lembrei:

Dizer que motos com injeção eletrônica não precisam esquentar o motor antes de sair rodando é mais uma daquelas aberrações que a grande imprensa patrocinada pelos grandes fabricantes espalha por aí.

Todo motor precisa ser aquecido para que as peças se dilatem e atinjam as folgas normais previstas em projeto. Rodar sem aquecer o motor por uns 5 minutos faz as peças se desgastarem mais rápido, olha só que coisa.

E não economize com a qualidade do combustível.


A maior parte das reclamações sobre motos pode ser creditada ao combustível adulterado ou de má qualidade.

Motos monocilíndricas sentem bastante quando a qualidade da gasolina não é satisfatória. Use apenas gasolina aditivada, realmente vale a pena — quem diz que gasolina aditivada prejudica o motor da moto fala bobagem, estou fazendo uma postagem sobre isso.


Infelizmente, o principal cuidado que você precisará tomar com a sua CB 300 (e aparentadas) é quanto a furto e roubo.


É uma moto bastante visada, pelo menos nas capitais.

E se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar, é sempre um prazer ajudar.

Nem sempre sou avisado imediatamente de novas mensagens em postagens antigas, as atualizações levam um tempo, então a resposta poderá demorar um pouco.

Um abraço, e felicidades com sua nova moto,

Jeff

PS: Tem novidade sobre este assunto na postagem A experiência de um dono de Twister, Tornado e dicas para XRE300 e CB300.

252 comentários:

  1. Fiquei na duvida ainda amigo, VC disse q deve aquecer o motor da moto, mas uma 300 ligada por 5 min. Não trincaria o cabeçote tbem??

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    1. Olá, tj
      O limite máximo de 5 minutos quando você liga a moto fria não é suficiente para aquecer o motor a ponto de trincar o cabeçote . Uma coisa é dar partida pela manhã e deixar o motor funcionando em marcha lenta pelo máximo de 5 minutos para que ele vá de 20°C até cerca de 80°C, outra muito diferente é manter o motor já aquecido a 90°C funcionando sem ventilação por 5 minutos com a moto parada. Nesse caso, ela correria o risco de empenamento do cabeçote e queima de junta.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Prezado Jeff,
    Até umas duas semanas nunca tinha ouvido falar de cabeçote da 300 trincado, agora com suas explicações tudo esta bem claro, excelente.
    Pergunto, os "simples apagões" podem diagnosticar o defeito?
    Comprei a minha com uns 12.000Km, esta agora com 27.000km, fiz uns 8.000Km em uma única viagem.
    Ela sempre teve estes apagões, nunca foi maltratada, nunca teve problemas com desempenho....
    Agora vou fazer outra viagem, mais uns 6.000Km, devo ter receio...?
    Chega parar ?
    Aguardo sua resposta e novamente parabéns, ganhou não só um leitor, ganhou um admirador.

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    1. Olá, Paulo! Obrigado pelos seus comentários, fico feliz em poder ajudar.
      Pelo que me falaram, um dos principais sintomas do cabeçote trincado é a incapacidade de manter a marcha lenta, mas não dá para saber à distância. A melhor coisa é levar a moto em um mecânico de confiança para ele avaliar, apagões podem ter uma série de motivos.
      Dependendo do tamanho da trinca, o motor chega a parar sim. Mas não fique preocupado sem antes falar com um mecânico. Remover o cabeçote para uma inspeção não é um serviço caro. Boa sorte e boa viagem!

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    2. Paulo e Jeff, a minha tinha esse problema, inclusive rodando. Na revisão de 15000km(fora da autorizada, não pago e nem confio em serviço de autorizada) relatei pro mecânico que a bomba de combustível estava fazendo um zunido, ele verificou que ela não dava a pressão correta ao sistema. A original custava absurdos 900,00, consegui o refil da bomba paralelo por 240,00; ainda continuou um pequeno zunido mas segundo o mecânico a pressão ficou correta; ela não teve mais apagão, está com 19000km. E bem colocado a questão de não andar na reserva, o mecânico me falou isso também!
      Espero ter ajudado.
      Abrs

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    3. Tenho uma cb300 ta cortando muito na baixa só q n é direto oq pode ser??

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  3. Respostas
    1. Cara deixo a resposta como padrão ao dono do ste porem posso dar minha opinião pessoal, recomendo que vc use um óleo 20w50 mas não o mobil que antes era recomendado devido ao contrato da honda com a mesma. Um dos melhores óleo custo x beneficio em tecnologia é o Yamalube (que é vendido pela yamaha mas fabricado pela havoline)pois ele é 20w50 que trabalha tranquilo andando de boa e aguenta melhor a moto em altos regimes e a tecnologia dele é API SL que é bem melhor que a API SJ (se não me falhe a memoria) que é usada no defasado mobil, vamos aguardar uma resposta mais técnica pois essa minha é o que defini durante meu tempo de uso e leitura sobre motos mas estou totalmente apto a aprender e mudar conceitos se melhores aparecerem 😊

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    2. Correção: Mobil é API SF ao invés de SJ o que é pior ainda.

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    3. Parece que a Mobil investiu no óleo e agora ele possui o API SL. De qualquer forma, continuo na recomendação do amigo acima, utilizar o Yamalube 20w50 ou Havoline Premium 20w50 (ambos são API SL). Mas vamos deixar pro Jeff te passar uma opção mais viavel.

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    4. Verdade, agora o Mobil com a embalagem nova é API SL tb, o povo foi se informando então a venda dele deve ter caído aí eles tiveram que se mexer

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  4. Ola amigo, tenho uma Xre 2010 acho que esta trincado o cabeçote, quanto vou gastar pra deixar ela ok!?

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    1. so o cabeçote ta 900 reais ...vai gastar aprox 1400

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    2. Comprei um essa semana e gastei 998, com desconto 950

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  5. Ola amigo, tenho uma Xre 2010 acho que esta trincado o cabeçote, quanto vou gastar pra deixar ela ok!?

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  6. Bom dia Jeff,
    Ótimo post, bem coerente com o que já li por aí. Porém cheguei até aqui pesquisando sobre um problema de apagões na XRE 300, imagino que já tenha ouvido falar.
    No entando só encontro gente reclamando na interne, mas ninguém que tenha entendido o problema ou proposto soluções.
    Sabe algo sobre esse problema?
    Desde de já, agradeço a atenção.

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    1. Olá, Reginaldo
      Só agora posso sugerir uma causa provável.
      Dê uma lida na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/minha-moto-anda-1-km-e-para-de.html
      Um abraço, e desculpe a demora na resposta,
      Jeff

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    2. Boa noite, tenho uma duvida sobre que oleo devo usar na mha cb300 11/11 com 55.000km rodados, grato!!

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    3. Boa noite, tenho uma duvida sobre que oleo devo usar na mha cb300 11/11 com 55.000km rodados, grato!!

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  7. ola boa noite me chamo lucindo tenho uma twister 2007 ,,ela esta molhando a vela e tambem um pouco a saida do escape ,,em lenta nao sai fumaca mas se eu acelerar e segurar sai uma fumaca preta so um pouco ,se eu trocar so os retentores do cabecote resolve ,,ela esta com 50.000 mil km rodados ,,porem nao bate valvulas o motor esta justo.

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  8. to usando militec 1 (aditivo para 20000 km) ....em todos meus veiculos....faz anos q uso...na minha harley acabou o "inferno" entre as pernas.....parou de esquentar...na xre tb uso.... ganhei um pouco mais de economia e desempenho

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    1. Bom ouvir isso Ivan, tenho uma xre com 45000km e vou testar o militec. Depois venho dizer como ficou!

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    2. Olá Ivan,qual o procedimento que fez?

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  9. Ainda queria saber se o cara é engenheiro de motos ou algo do tipo.

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  10. Tenho uma xre, você aconselha o óleo 20/50, e semi sintético? Troca em quantos km? Obrigado Fernando.

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  11. Tenho uma xre, você aconselha o óleo 20/50, e semi sintético? Troca em quantos km? Obrigado Fernando.

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  12. alguem da ideia para o melhor pneu trazeiro na cb300, coloquei o da hornet, esta correto?
    pois o pneu original balança muito nas curvas ...

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    1. Quanto mais grosso o pneu, menos estabilidade.

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    2. Vamos reformular essa resposta, quanto mais fino o pneu menos estabilidade, quanto maior o pneu maior estabilidade, so que vc comentou, ter colocado um pneu de hornet aumentou o peso da moto e o desgaste do motor. Cb 300R 140/70 ou 150/70 dianteiro 110/70 original ok...

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  13. Boa tarde Jeff, no meu manual da CB300 2012 fala que tem que ser conferida a folga das válvulas a cada 4000km..porém na minha oficina de confiança e numa outra que perguntei, me falaram que a CB300 não precisa conferir essa folga; entendi o esquema das pastilhas explicados aqui, mas no manual não cita elas e muito menos o prazo de verificação das mesmas. A minha está com 19000km, comprei com 10000km e acredito que a tampa do cabeçote num nem deve ter sido aberta. Acha que devo pedir ao mecânico essa verificação das folgas?
    Agradeço desde já.

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    1. Olá, Felipe
      Só vi sua dúvida hoje.
      Conferir a folga das válvulas na CB 300 e em motos que usam pastilhas significa medir e se necessário substituir as pastilhas por novas de medida adequada para manter a folga correta. Talvez 4000 km seja excesso de zelo, mas seu mecânico dizendo que nunca é preciso conferir significa que nunca é preciso regular as válvulas, o que é um absurdo.
      Um abraço,
      Jeff .

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    2. Boa tarde Jeff , estive lendo seus comentários e foram muito úteis para mim ,tenho uma cb 300 2012 peguei ela com 2500 km troco óleo a cada 1500 e o filtro também, mas estava colocando somente 1,5 litros,agora vou checar a vareta na próxima troca, a moto está com 10.000 agora não apresenta problema ,com quantos mil você recomendaria o partilhamento e a regulagem das válvulas de quanto em quanto,obrigado
      Celso Luiz
      Clzeballos@hotmail.com

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    3. Olá, Celso!
      Por que esperar até a próxima troca para verificar a vareta? Eu verificaria logo amanhã pela manhã e já completaria, se necessário. Porque tão importante quanto começar com o nível correto, é manter esse nível durante toda a vida do motor, e o óleo é consumido durante o funcionamento. Esperar para conferir o nível apenas nas trocas implica em ir estragando o motor nesse meio tempo.
      Um abraço,
      Jeff

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  14. bom dia jeff.
    tenho uma xre300 2011
    e ela está com algumas caracteristicas de trincamento
    ela não pega com facilidade quando fria,
    não segura em marcha lenta na maioria das vezes.
    etc.
    alguns me falaram que pastilhamento e seleção das valvulas resolveria, é um serviço mais em conta
    ja outros me falaram que é jogar dinheiro fora, pois o problema retornará.
    gostaria de sua opiniao, pois nao é um serviço que pretendo repetir ( hehe )
    e também não gostaria de entrar no prejuizo.
    e se caso eu trocar o cabeçote, quais as possibilidades dela retornar a dar os mesmo problemas?
    att. adriano alves - fortaleza - ce

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    1. Verifica se e o cabeçote, n e obrigado ser, isso tb e sinônimo de válvulas carbonizadas e presas.

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  15. Bom dia Jeff ...
    Minha cb 3oo tem dificuldade pra manter ligada com o motor frio na marcha lenta ... Será trinca no cabeçote ou uma simples troca de filtro de ar e velas sanam o problema?

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  16. GALERA ALGUEM QUE MANJA SOBRE CB 300 PODE ME AJUDAR ? GOSTARIA DE SABER QUANTOS KM/H UMA CB 300 FAZ EM MEDIA ?

    * COMPREI UMA CB 300 2012 CONSEGUIR FAZER NELA 114KM/H QUANDO EU TO ACELERANDO MT AI COMEÇA A TIPO ENGASGAR, AI POR ISSO NAO CONSIGO COLOCAR MUITA VELOCIDADE...

    GOSTARIA DE SABER SE PODE SER DEVIDO EU TER COLOCADO O ALARME AI ELE PODE TER UM LIMITE DE VELOCIDADE ? OU PODE SER ALGUM PROBLEMA NA MOTO ? ALGUEM ME AJUDA ?

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    1. A minha pega uns 140 de boa amigo deve ter algum problema sim não entendo de mecânica sou iniciante no mundo das motos haha

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  17. boa tarde comprei uma cb 300 2010 abs mas percebi q tem um pouco de vazamento na junta do cabeçote o q pode ser?

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  18. Este comentário foi removido pelo autor.

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  19. Boa Tarde, Tenho uma XRE 2013 e ela fica as vezes parada por 3 ou 4 dia, Gostaria de saber se a bateria dela recarrega ligando a moto com ela parada ou se teria que andar nela para que isso aconteça?

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    1. Boa tarde amigo, acredito que a moto não carrega a bateria apenas em marcha lenta. Se tiver um multímetro poderá verificar que a moto apenas carrega com uma rotação acima da lenta. Portanto, coloque a moto pra rodar caso contrário pode ter problemas de bateria precocemente.

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  20. Boa Tarde, Tenho uma XRE 2013 e ela fica as vezes parada por 3 ou 4 dia, Gostaria de saber se a bateria dela recarrega ligando a moto com ela parada ou se teria que andar nela para que isso aconteça?

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  21. Boa Tarde, Tenho uma XRE 2013 e ela fica as vezes parada por 3 ou 4 dia, Gostaria de saber se a bateria dela recarrega ligando a moto com ela parada ou se teria que andar nela para que isso aconteça?

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  22. Nossa, quantos comentários feitos nesta postagem que só agora eu vi.
    Respondendo de maneira geral, não tenho como dar ideia de custo de serviços, eles variam de região para região e só abrindo o motor para avaliar o que precisa ser trocado. Também é impossível fazer diagnóstico à distância, melhor levar em um bom mecânico. Só ouvindo e rodando com a moto para avaliar a gravidade de uma condição e a possível solução.
    Quanto à pergunta do Glauber: Negativo, o alternador/retificador/regulador só fornece a voltagem suficiente para recarregar a bateria na faixa de 5000 rpm. Não é aconselhável manter o motor nem em marcha lenta por mais de 5 minutos para evitar superaquecimento. Só rodando com ela por vários minutos (chuto no mínimo 1 hora) em via expressa ou rodovia para recuperar a carga.
    Um abraço,
    Jeff

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  23. Respostas
    1. Boa tarde
      tenho uma cb 300 2010 com 49 mil e ela tem horas que aparece o código '' MIL '' 54, e depois fica com a luz da injeção eletrônica acessa, já troquei o sensor de inclinação ( que é oque indica o código 54 ) e não resolveu, você poderia me ajudar?

      ela tem outro problema ela tem horas que não pega na ignição, ai do nada a mesma pega, pensei que poderia ser o alarme que estava desativado, retirei o mesmo e nada continua com instabilidade na partida, frisando que tem horas que ela pega muito bem na partida.
      Aguardo seu retorno esta de parabéns pelo blog.

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    2. Olá, Angelo
      Obrigado por acompanhar o blog!
      O problema pode não estar no sensor, o código pode estar indicando um problema na fiação do sensor ou nos contatos do terminais. Terminais oxidados ou corroídos na conexão de emenda, ou um fio descascado em contato com o chassi indicarão falha ou farão o motor interromper o funcionamento. A união do chicote do motor/chassi com o chicote do guidão geralmente é feita dentro da carcaça do farol, o problema pode estar nessa conexão. Abrir aquela carcaça é fácil, o difícil é conseguir recolocar toda a fiação lá dentro de novo. Ou então o fio pode estar descascado geralmente na curva do chicote perto da coluna de direção, onde ocorre atrito.
      Boa sorte!
      Jeff

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    3. cara muito obrigado, a Algum tempo eu cai com a moto e quebrou toda a frente da minha moto, pode ter ocorrido algum rompimento ali mesmo.
      Tenho que trocar a lâmpada do farol hoje e já tentarei verificar as conecções ali no farol mesmo.
      Olharei hoje e se possível postarei uma posição pois outros podem ter este problema.

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    4. Problema descoberto depois de 10 dias na Concessionaria Honda, trinca no chicote principal da moto próximo ao Modulo de injeção eletrônica.

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    5. Taí, esse lugar é difícil de imaginar como pode ter sido danificado... Mas agora, sinceramente, a concessionária levar 10 dias para descobrir que o chicote estava danificado é uma vergonha. Se o problema não está no sensor, a segunda coisa a investigar é o chicote e por último o módulo eletrônico. Para testar um chicote interrompido, é só conectar uma ponta de prova do multímetro na extremidade do fio junto ao módulo, a outra ponta de prova na extremidade do interruptor, a resistência tem que dar zero ohms. Se der alguma resistência, ou a resistência for infinita, é porque o fio está rompido, não tem mágica nem mistério. Levar 10 dias para descobrir isso é passar atestado de incompetência.
      Um abraço, e obrigado pelo retorno, será útil aos demais proprietários,
      Jeff

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    6. Melhor de tudo foi eles falar que não tem reparo no chicote somente troca do Chicote principal todo, que custa uma bagatela de R$ 660,00.
      Tirei a moto de la e levei em um conhecido de confiança me custou R$ 100,00 pelo reparo.

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  24. Olá Jeff meu nome e Thomas adiquiri uma CB 300 rr 2012 vermelha a pouco tempo.
    Eu estava com problemas na placa de partida estava gasta e por isso a moto ficava quase impossível de ficar como comprei a moto pra trabalho e naum troquei assim q detectado o problema continuei rodando algumas semanas quando ela naum ligava eu simplesmente dava um tranco agora. Ela chega em certa velocidade 110 120 e começa a falhar ee ta ficando kd dia mais constante
    Estou achando q seja a injeção pelo fato de fazer ela pegar no franco pode ter danificada. Ou o cabeçote trincando.
    Ela tb de una dias pra ka sinto um cheiro forte de gasolina.
    Pode me ajudar
    Aguardo o mais rápido q VC conseguir

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  25. Respondendo ao pessoal:
    Minha experiência direta com motos se resume aos 3 modelos que fui/sou proprietário: uma CG 125, uma Kansas 150 e uma Regal Raptor Fenix Gold. Nenhuma dessas motos tem mecânica similar à da CB 300. Os problemas descritos quanto a esse modelo são amplamente conhecidos no mercado, e a postagem foi feita com base em relatos e conversas com mecânicos e proprietários do modelo. Não tenho como fazer diagnóstico à distância de problemas que estejam ocorrendo com base em sintomas descritos. Recomendo levar a moto a um bom mecânico com muitos anos de experiência que possa ligar o motor, sentir o desempenho da moto e chegar a uma conclusão sobre o problema apresentado.
    Boa sorte,
    Jefferson

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  26. Olá boa noite, meu nome é Alexandre, gostaria de saber qual pneu e qual numeração que devo usar na minha moto XRE 300

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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. Jeff meu brother, percebi que vc tem grande conhecimento no que se diz respeito a cb 300, e estou com uma dúvida, se poder me ajudar agradeço..a parada é o seguinte, minha moto e uma cb300 e quando atinjo a narca dos 127 ela falha como se estivesse afogando e não desenvolve mais que 134, fica cortando giro, mas a pouco tempo atraz ela passava dos 140 nas decidas chegava aos 156 e então cortava o giro, sera que esse problema pode ser no partilhamento?ela também quando fria tem dificuldades pra ligar, liga mas não mantem, vai morrendo ate desligar pra manter ela funcionando tenho que acelerar por um tempinho, mas quando quente funciona de boa.

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    1. Olá, Claudiomar! Obrigado por acompanhar o blog!
      Meu conhecimento sobre a CB 300 termina onde finalizei a postagem... minha moto de maior cilindrada é uma mvk lifeng Fenix Gold 250, cujo motor é baseado na honda Rebel, nunca comercializada no Brasil, mas popular nos EUA. Esse motor por sua vez se baseia no da CB 400/450 com a cilindrada reduzida — é um motor diferente da CB 300. Pelo que sei de mecânica geral, esses sintomas podem ser sim de válvulas desreguladas, necessitando fazer o pastilhamento. Na pior hipótese, cabeçote trincado.
      Comece trocando filtro de ar e velas de ignição, se não melhorar e se for necessário faça a regulagem de válvulas. Somente se preocupe com o cabeçote por último.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Cara essas motos cb 300 xre 300 tem limitador ela não vai a mas de 100 e poucos quilômetros não é isso é ponto até não já pedi uma 6 marcha.

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  29. Jeff
    Cara tenho uma 300 na maioria das vezes so consigo ligar ela segurando um pouco o punho
    Pode? Nao da problema por ser injeção eletrônica?
    Obrigado

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  30. Jeff
    Cara tenho uma 300 na maioria das vezes so consigo ligar ela segurando um pouco o punho
    Pode? Nao da problema por ser injeção eletrônica?
    Obrigado

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    1. Não vejo problema, mas inspecionaria filtro de ar e vela de ignição, eles afetam bastante o comportamento do motor.
      Boa sorte,
      Jeff

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  31. Caramba! To até com medo de ter a XRE 300. Pois sou alto e é perfeita p minha altura, só q esse negócio de trinca, assentamento de válvulas,apagoes.. To em dúvida se gasto minha grana na minha primeira moto. Alguém q já teve uma após 2013 ou conhece alguém deixa o resultado. Me recomendaram a tenere 250.. E agora galera?

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  32. Ola leitores e caro Jeff.

    Tenho uma cb300 2015 vermelha.
    Faço muitas viagens com ela, retirei ela zero km e hoje ja estou quase 10mil km. ate agora nunca me deu stress.
    mas fiquei preocupado quanto ao tipo de óleo naminha ultima troca meu mecanico recomendou usar um semi sintético, so não sei a marca q foi usada.
    oq faço? troco o óleo por um mineral ou deixo ate a proxima troca de óleo?
    no aguardo
    Parabéns pelo blog

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    1. Olá, Diego, obrigado!
      Muita gente fica com essa dúvida. Seu mecânico recomendou usar o semissintético? Toda CB 3000 2015 já saiu da concessionária com óleo semissintético. Se ela ainda estiver na garantia, sugiro continuar usando esse óleo até a garantia terminar para evitar que venham a dizer que eventuais problemas foram causados pelo uso do óleo não original. Acabou a garantia, você fica livre para usar o óleo que desejar na sua máquina.
      O fundamental é que você não se descuide de manter o nível de óleo correto. Sabendo que ele vai baixar muito rápido, não deixe de verificar e completar toda semana e sempre que viajar. Isso, para quem dá bola para garantia.
      Comprei minhas duas últimas motos sem garantia, já estou com uma delas há um ano e a outra há cinco anos, ambas sem problemas, sempre tratadas com a quantidade certa de um bom óleo.
      Um abraço,
      Jeff

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  33. Boa noite, Jeff,

    Muito bom seu texto, tenho que confessar que faço tudo o que você indicou para não fazer, minha CB está com 55000 rosados e já troquei o cabeçote duas vezes.
    Mas a partir de agora vou me atentar para essas coisas, simples e necessárias.

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  34. Bom dia,

    Comprei uma cb300r zero a 5 dias e desde o dia que peguei ela apaga nas reduções, geralmente de 3ª para 2ª. Sabem me dizer o pq isso acontece? Alguma dica? Eu já tive outra moto e nunca passei por isso.

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    1. Olá, Jo
      Esse tipo de problema em uma moto assim nova geralmente é causado pelo óleo protetor que a fábrica aplica no interior do tanque de gasolina para evitar que enferruje no período em que aguarda ser vendida. Você chegou a encher totalmente o tanque no primeiro abastecimento? Rodar com pouca gasolina no primeiro abastecimento dilui esse óleo, mas aumenta a concentração na gasolina, o que pode causar esse tipo de problema. E se havia excesso de óleo, pode ocorrer que até com o tanque cheio a concentração fique excessiva. Outra possibilidade é que você tenha abastecido com gasolina batizada. Um terceiro macete está ligado à tampa do tanque. O respiro de entrada de ar está localizado no miolo da chave, e aquela tampínha pode estar assentada sobre o respiro, impedindo a entrada de ar e causando uma pressão negativa no tanque, dificultando o trabalho da bomba.
      Boa sorte,
      Jeff

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  35. Parabens pelo bloog descobri só pela questão de ser curioso

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    1. Obrigado! Espero continuar a corresponder às expectativas dos leitores!
      Um abraço,
      Jeff

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  36. Olá gente...
    Tenho uma Moto Cb 300 2012 que fica morrendo a frio...Depois de aquecida ela fica normal...O que pode ser isso?

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    1. A injeção eletrônica não deveria deixar isso acontecer. Inspecione o filtro de ar e a vela de ignição, podem estar exigindo excesso de adaptação da injeção.
      Um abraço,
      Jeff

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  37. Ola boa tarde... de quantos em quantos km deve fazer o pastilhamento? obrigado

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    1. O manual recomenda de 3 em 3 mil, o que me parece um exagero. Se eu tivesse uma moto desse tipo, ficaria atento a válvulas começando a bater e não deixaria passar dos 20 mil km para fazer o procedimento, porque a gente pode se acostumar com o barulho e deixar de perceber.
      Um abraço,
      Jeff

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  38. Ola boa tarde... de quantos em quantos km deve fazer o pastilhamento? obrigado

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  39. Ola boa tarde... de quantos em quantos km deve fazer o pastilhamento? obrigado

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  40. Ola Jeff tudo bem? . estou querendo compra uma CB 300 2010 com 20mil km oque devo olha pra saber se vai tricar o cabeçote (o boato tão falado sobre os mdls 2010) .agradeço desde já . parabéns pelo blog muito top :)

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    1. Olá, Everton
      Fosse só boato, era bom! O primeiro cuidado ao comprar uma moto usada é saber se o dono é um ralador; se o cara gosta de empinar a moto, contar papo de rachas, sabe a velocidade final da moto dele e tem uma história para contar do dia que ele deu pau numa Ninja, pule fora que é fria e ainda por cima o cara é mentiroso. Verifique o nível e a aparência do óleo, e fique atento à facilidade da moto dar partida e manter a marcha lenta. Motos com o cabeçote trincado sofrem para dar partida e podem soltar fumaça pelo escapamento. No mais, olhe bem a moto procurando por peças que foram trocadas por um tombo. Escapamento, espelho, manopla com aparência mais nova do que o resto da moto foram trocados. Quem costuma entregar que a moto já caiu são as pedaleiras ou o cavalete podem apresentar riscos indicando um tombo. Verifique alinhamento geral da moto, se as rodas estão bem alinhadas uma na direção da outra. Se puder andar na moto, veja se ela puxa para um lado quando em terreno plano. A moto desviar um pouco para a direita é normal por causa da curvatura do asfalto em direção à sarjeta.
      E boa sorte com sua futura companheira!
      Um abraço,
      Jeff

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  41. Bom dia
    Tenho uma CB 2012 com 50 mil km, e agora ela começou a fazer um chiado no motor tipo rolamento preso, um chiado que acontece na alta ou na baixa, mas quando reduzo para ver oque é o barulho some.
    O barulho vem aparentemente da área do motor, mas pilotando de capacete fica difícil saber de onde é, alguém já teve este problema?

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    1. Não espere muito tempo, leve em um mecânico e peça para ele avaliar. Ruídos indicam problemas que podem ou não ser graves. Se for necessidade de regular as válvulas (pastilhamento), a demora em fazê-lo poderá trincar o cabeçote.
      Um abraço, e boa sorte,
      Jeff

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  42. Muito obrigado pelas dicas jeff! . estou querendo compra em uma revendedora e financiada você acha que vale apena ?

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    1. Se você fizer as contas, descobrirá que no final terá pago uma moto para a loja e outra para o banco, mas vai ficar só com uma delas na garagem. A melhor coisa é juntar uma poupança e comprar à vista negociando desconto, ou então dar uma boa entrada, tipo 50% ou mais, para que os juros caiam somente sobre a parcela restante.
      Um abraço,
      Jeff

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  43. Tenho uma cb 300 e troquei o oleo honda pelo lubrax 20/50 e achei a moto pesada

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    1. Meu conselho:
      Não fique com dúvidas. Se o desempenho da moto não te parece satisfatório, volte a usar o óleo anterior. É melhor do que ficar com receio.
      Um abraço,
      Jeff

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  44. Jeff comprei uma CB 300 2011 com 31 mil km levei ela no mecânico antes de fechar negócio ele disse q tava boa q poderia comprar tranquilamente só w levei ela com o motor aquecido no outro dia dei partida nela e o giro subiu pra 2/5 rpm é normal ?

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    1. Ola, Walcemir! Obrigado por acompanhar o blog"
      A injeção eletrônica é programada para dar partida com uma rotação mais alta. Depois do aquecimento do motor, a rotação abaixa para a marcha lenta normal.
      Dar partida com a rotação mais elevada facilita muito a partida a frio, inclusive eu recomendo para quem tem moto carburada fazer isso manualmente através do parafuso de aceleração do carburador, porque isso evita dificuldade de partida e que o motor fique morrendo, obrigando a novas partidas — isso prolonga enormemente a vida útil da bateria.
      Um abraço, e felicidades com sua nova moto!
      Jeff

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  45. Jeff comprei uma CB 300 2011 com 31 mil km levei ela no mecânico antes de fechar negócio ele disse q tava boa q poderia comprar tranquilamente só w levei ela com o motor aquecido no outro dia dei partida nela e o giro subiu pra 2/5 rpm é normal ?

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  46. Olá, tenho um cb300 2013 está com 6.300 km. Tive um abastecimento com alcoll, e percebi que ela está afogando algumas vezes. Redução de marcha, e até mesmo na reta, ou parada no sinal.. Levei em um mecânico, ele analisou o cabeçote, viu que não estava trincado.. Será que está com algum problema no chip de reconhecimento de combustível? Quando coloco gasolina, ela melhora bastante, mais todo dia afoga pelo menos uma vez, mesmo com gasolina. Fico no aguardo...

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  47. Olá, Júlio César!
    Que eu saiba, não existe um chip de reconhecimento de combustível. Os mesmos sensores normais da injeção eletrônica enviam informações sobre o desempenho do motor e a central eletrônica adapta o motor para não ocorrer pré-ignição ou falhas de combustão em função da qualidade do combustível. Esses ajustes ocorrem dentro de uma faixa que o sistema consegue administrar, mas se o álcool estiver com teor de água superior ao normal, ou a gasolina for batizada, não há CPU que dê jeito. Desconfie primeiro da qualidade do combustível e verifique também se a tampinha da fechadura do tanque de combustível não está estrangulando a entrada de ar no tanque. Pode ter havido uma coincidência de o problema aparecer com o uso de álcool, mas na verdade ter sido causado pela movimentação da fechadura no último abastecimento, Essas coincidências são comuns e a gente sempre tende a pensar no pior, quando nem sempre isso é o correto. Se fosse você, não usaria 100% de etanol no tanque. Manteria uns 15% de gasolina, isso melhora muito a qualidade da queima.
    Boa sorte,
    Jeff

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  48. Jeff blz? Dá uma idéia como melhorar o desempenho da cb 300 sem danificar o motor ? Agradeço desde já !!

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    1. Olá, Kelvin!
      Engenharia é um jogo de compensações, o que uma modificação ganha de um lado, o motor perde do outro. O projeto original prevê um equilíbrio entre desempenho e vida útil. Extrair mais desempenho gera obrigatoriamente mais calor, e em um motor que já padece de problemas por fragilidade do cabeçote por já estar no limite, qualquer coisinha a mais pode precipitar um problema. Mudanças que estão no campo admissível para motos são as mudanças de relação. Alongar a relação colocando um pinhão pouca coisa maior costuma dar bom resultado sem sacrificar o motor. Sei que dá para fazer isso com motos menores, mas não sei se você encontra relações diferentes da original para a CB 300, e também não sei que resultado isso teria. Nunca pilotei uma CB 300, nem tenho conhecidos com o modelo.
      Um abraço,
      Jeff

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  49. Olá Jeff, estou pra comprar uma Xre 2013. Porém uma coisa me conturbado na maioria destas motos usadas. A oxidação em um cano de descarga que passa a frente do motor.( sou leigo e não sei exatamente se esse é o cano de escape da moto) Gostaria de saber se isso indica mau uso da moto.

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    1. Não necessariamente, mas é bom ter cautela. O cano de escape, também chamado de cano de descarga, é uma das peças que mais se aquecem no motor. Em motos com escape cromado, ele chega a ficar azulado em condições de uso normal, isso não indica necessariamente um abuso. Da mesma forma, nos canos pintados é usada uma tinta para alta temperatura, e ela resiste até certo ponto. Durante uma viagem em alta velocidade, o cano de escape irá se aquecer bastante, e canos pintados poderão se oxidar. Ainda mais em regiões de maresia.
      No entanto, como a CB 300 tem esse histórico de o pouco óleo danificar o motor, a gente fica sem saber se o cano de escape superaqueceu por falta de óleo ou uso prolongado em alta temperatura. Quer saber se a moto foi bem tratada? Pergunte para o dono quanto óleo vai no motor e como se mede o nível do óleo. Muito provavelmente ele vai dizer o procedimento errado que praticamente todo mundo faz, então fique com um pé atrás se ele for um cara ralador. Sonde se ele gosta de tirar rachas, se já descobriu a velocidade máxima que ela dá... por aí você pode imaginar em que condições a moto foi tratada.
      Tente avaliar outras condições da moto, como a estabilidade em marcha lenta e o ruído das válvulas do motor. Se puder, peça para um mecânico experiente e de confiança avaliar a moto junto contigo. Só tome cuidado para ele não estar interessado em você comprar a moto para depois ele fazer o serviço... :-)
      Boa sorte e um abraço,
      Jeff

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    2. Ops, falei CB 300, mas é XRE 300.

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  50. Tenho uma XRE 300 e fica vazando oleo no cabeçote ja troquei duas vezes mas continua vazando, o ultimo mecanico colocou a junta com silicone mas não teve jeito começou a vazar de novo, ela tambem esquenta muito as pernas é normal, se for normal vou vender , pode me ajudar

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  51. Tenho uma XRE 300 e fica vazando oleo no cabeçote ja troquei duas vezes mas continua vazando, o ultimo mecanico colocou a junta com silicone mas não teve jeito começou a vazar de novo, ela tambem esquenta muito as pernas é normal, se for normal vou vender , pode me ajudar

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    1. As respostas para suas perguntas estão no texto que foi publicado, é só ler que você encontra.
      Um abraço,
      Jefferson

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  52. Cara. vc e seus comentários e dicas são muito bons

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  53. E ai Jeff, tenho uma CB 300 2012, trincou a rosca da vela, e agora ela vai trocar todo o cabeçote, e está na Honda pra trocar geral do cabeçote, qual oleo vc me indica a por agora???

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    1. Eu escrevo o blog e passo as informações... mas você é quem decide o que quer fazer com sua própria moto.
      Não posso ficar respondendo eternamente essa mesma pergunta para todo mundo. Sugiro pesquisar, analisar as informações em várias fontes, não só aqui no blog, e tirar suas próprias conclusões; nas minhas motos eu faço experiências e decido o que é melhor para elas.
      Mas não posso dizer para você use isto ou aquilo. Tomar decisões por nós mesmos é o que nos torna indivíduos e não uma boiada.
      Um abraço,
      Jeff

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  54. Boa tarde Jeff,
    O que vc acha da célula geradora de hidrogenio funcionado na cb300? Será q prejudica o motor?

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    1. Eu vejo um risco muito grande nesse tipo de produto.
      Como tecnólogo em soldagem, te digo que o hidrogênio é um dos piores inimigos de um metal porque se infiltra nos espaços entre os átomos e cria tensões, trincas e porosidades, fragilizando o metal de dentro para fora. Injetar hidrogênio em uma câmara de combustão pode trazer graves problemas metalúrgicos em médio prazo. Óleo lubrificante tem enxofre, e enxofre + hidrogênio reagem e formam H2SO4, ácido sulfúrico — corrói qualquer coisa, menos vidro.
      O pessoal usa essas novidades por 10 minutos e sai elogiando, mas quero ver daqui a alguns meses o que isso vai dar. Tem tudo para dar errado.
      São tantas possibilidades de combinações em reações químicas com os metais e o lubrificante que só dará para responder essa pergunta depois de muitos testes durante muito tempo.
      Um abraço,
      Jeff

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  55. Boa tarde Jeff,
    O que vc acha da célula geradora de hidrogenio funcionado na cb300? Será q prejudica o motor?

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  56. boa tarde
    Gostaria de saber se deixar a chave ligado por muito tempo pode prejudicar a modulo da injeçao:? ( com o motor apagado)

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    1. Olá, Angelo
      Único risco que eu vejo é descarregar a bateria.
      Mas não danificar o módulo ou qualquer coisa.
      Boa sorte,
      Jeff

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  57. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Olá, Vanderlei!
      Por um acaso não foste tu que me vendeste tua Kansas?
      Minha memória está indo embora, mas se não é a mesma pessoa, os nomes são bem parecidos... Eu sou o Jeff do fórum da dafra.
      Dúvida:
      Ela não está fazendo isso apenas enquanto está esquentando o motor? Motores IE ficam mais acelerados e depois abaixam a rotação, a menos que o sensor de temperatura do ar esteja com problema, aí ele não envia referência para abaixar a rotação a e moto fica trabalhando com um mapa pré-programado na memória. Se não for uma condição normal da moto, investigue esse sensor, as conexões, o chicote ou a própria CPU.
      Um abraço,
      Jeff

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  58. Ola jeff...Tenho uma twister 2003 com 90.000 km,quando acelero e coloco a mao em frente a saida de escape respinga oleo na mesma.e se tampar a saida de escape com a mao mesmo ela apaga,mesmo acelerada ela nao continua funcionando,percebi que outras motos ficam ligadas mesmo q se tampe o escape. O que sera isso e esse oleo que sai?

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  59. A,e o desempenho dela é normal,velocidade partida normal,so esses 2 problemas que notei e to com duvidas,sera que pode ser aneis??

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    1. Olá, leitor do blog que não disse o nome :-)
      Isso me parece normal para uma moto bem rodada como a sua. Com o desgaste dos anéis, pistão e cilindro, o motor perde a compressão (as folgas maiores não permitem vedar o cilindro como em um motor novo), o desempenho fica perto do normal, mas o consumo de óleo aumenta muito. Você não pode se descuidar de repor o óleo consumido, senão seu motor irá fundir.
      Chega uma hora em que não compensa mais ficar repondo tanto óleo e aí é a hora de retificar o cilindro e trocar os componentes desgastados.
      Aproveite para trocar os componentes do cabeçote como molas, guias de válvulas, válvulas, etc; e os rolamentos que estiverem precisando de troca, já verifique como estão as engrenagens do câmbio, etc. porque a mão de obra mais cara é a de abrir e fechar o motor.
      E depois da retífica, você terá que amaciar novamente o motor para que ele dure bastante. Não se esqueça de verificar o nível de óleo, porque é muito possível que te entreguem o motor com menos óleo do que o necessário.
      Boa sorte,
      Jeff

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    2. Muito obrigadi jeff,eu tinha muita duvida no que fazer,entao acho melhor mandar mecher ja no motor nao é? Antes que piorem as coisas....

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    3. Olá, Gabriel
      Difícil avaliar à distância... não dá para saber a condição geral sem ver a máquina.
      Somente você ou um mecânico de confiança é que poderão julgar isso em função do que sua moto está apresentando. Sou de opinião que é melhor consertar algo antes que pife de vez, porque pifar de repente pode causar uma série de transtornos.
      Um abraço,
      Jeff

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  60. Olá boa Noite. Cara comprei minha CB 300 2010/ 2011. 42000 mil rodados. Está muito bonita e não faz nenhum barulho suspeito. Mesmo assim quero levar a uma pessoa de xo fiança e fazer a manutenção nas válvulas. Sabe me dizer qual a média de preço que cobram. Pessoal hoje em dia só quer ganhar em cima da gente.

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  61. Ola Jeff,Tenho uma Bros 150 ESD, ano 2010, uso a minha moto para ir trabalhar, moro na cidade do Rio de Janeiro e trabalho na cidade de Goiânia GO, quero falar da lubrificação, minha motocicleta ja passou dos 188 mil km, mantenho as valvulas reguladas, e o motor ainda nao foi aberto e esta como veio de fabrica, o segredo esta no oleo lubrificante usado no caso usava o bardal sinteconomic mais o aditivo da molykote A2, a motocicleta nao aquece, não baixa oleo e esta mantendo boa compressão, tbm uso bardal aditivo na gasolina, com esta combinação tenho rodado direto com a minha bros entre Rio e Goiânia constantemente.

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    1. Olá, Anderson
      E como se comporta a embreagem?
      Nunca teve nenhum problema de patinar a embreagem com Molykote e óleo sintético classificação SM?
      Você tem usado apenas 1 litro de óleo nas trocas, ou tem complementado para atingir o nível máximo da vareta?
      Essa é uma combinação que nunca experimentei por receio de perder o pacote de embreagem.
      Um abraço,
      Jeff

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  62. Tenho uma cb 300 com alguns dos problemas postados aki, depois q passei a seguir as sugestões do Jeff e de alguns mecânicos conhecidos a moto está rodando perfeitamente, desde ja agradeço

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    1. Obrigado por acompanhar o blog e pelo retorno de informações, Luciano!
      Já leu a postagem
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/11/dona-honda-e-demais-fabricantes-agora.html
      ? Finalmente a verdade vem à tona nesse caso, é a prova de que as CB 300 sempre foram abastecidas com menos óleo do que o devido por culpa da honda publicar informações confusas e de as concessionárias não fazerem corretamente a parte delas.
      Um abraço,
      Jeff

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  63. Boa noite Jeff, tenho uma xre 2014, com 19500km, a uma semana ela começou apresentar um problema, quando eu acelero mais forte, com giro à cima de 4mil ela parece que engasga, como se estivesse faltando combustível, porém, quando ela esquenta isso não acontece mais. O que você acha que pode ser??? Obrigado.

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    1. Olá, leitor.
      Difícil saber à distância... pode ser necessidade de trocar pastilhas de regulagem das válvulas, pode ser filtro de ar sujo, vela desgastada, algum sensor da IE com problema... só testando a moto para saber.
      Um abraço,
      Jeff

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  64. Boa Noite Jeff !
    Peço encarecidamente sua ajuda no meu caso CB 300r 2012, a rosca da vela se desfez foi feito uma bucha e voltou a funcionar normalmente troquei pastilhas das válvulas tudo certo,aí agora a moto começou a cortar o giro com 8000 rpm ela embaralha e perde força senti que quando eu dava toque de farol alto xenon ela embaralhava ainda mais aí resolvi tirar o xenon e comprei um cabeçote novo 2015 com vela de irídio funcionou bem por 2 dias mandei lavar a moto e já na volta do lava rápido ela começou falhar cortar o giro perder força embaralhar aí preciso desacelerar e acelerar aos poucos para estabilizar o mecânico coloca o leitor do módulo e não acusa falha em nenhum sensor ou componente será que esses relatos tem relação entre si ou terrível coincidência mesmo ?
    notei também que uma vez ou outra quente ou fria ela desliga sozinha e custa pegar novamente notei que o motor gira acionado pelo motor de arranque mas conclui a queima após várias tentativas volta normalmente!
    desde já agradeço sua humilde atenção!
    abraço.

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    Respostas
    1. Olá, Juninho!
      A coincidência de ela ter começado a falhar depois de voltar do lava-rápido me faz pensar que as coisas estão relacionadas. Pode ter infiltrado umidade na conexão do cabo de alta tensão da vela, ou no conector da unidade de controle eletrônico. Ela desligar sozinha pode ser uma fuga de corrente causada por umidade ou contato de fio descascado com algum componente metálico ou o próprio chassi. 90% dos problemas elétricos em uma moto não estão nos componentes, mas em suas conexões elétricas, que tendem a enferrujar e causar curto entre um terminal e outro no mesmo conector. Inspecionar a fiação, limpar e desoxidar os conectores pode evitar um serviço mais caro como uma troca de componente caro. Experimente aplicar anticorrosivo em aerossol nesses conectores, esse óleo também desaloja a umidade presa lá dentro. A ação desoxidante leva algum tempo, mas depois que a corrosão desaparece, a situação se normaliza.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Jeff

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  65. Meu nome é Marcelo Tenho uma Twister 2008,trincou o cabeçote coloquei um comando de 296c será que fiz besteira tô querendo pegar uma 300r mas me falaram que a Twister é mais moto será que é verdade

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  66. Galera vou resolver o problema de voces.
    A cada 5.000 km regular as pastilhas, assim ela segura a lenta e para de apagar nos semafaros ;)
    E outra uma dica boa e por oleo correto e trocar o filtro de ar e filtro de oleo.
    Nao use a moto na reserva, assim hra que freiar a gasolina vai toda pra frente e ela apaga.
    Obs: recomendo uma vela de iridium.
    A queima e melhor e fica mais economica e a partida fica 100%

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  67. Galera vou resolver o problema de voces.
    A cada 5.000 km regular as pastilhas, assim ela segura a lenta e para de apagar nos semafaros ;)
    E outra uma dica boa e por oleo correto e trocar o filtro de ar e filtro de oleo.
    Nao use a moto na reserva, assim hra que freiar a gasolina vai toda pra frente e ela apaga.
    Obs: recomendo uma vela de iridium.
    A queima e melhor e fica mais economica e a partida fica 100%

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  68. Amigo bom dia rapaz eu tenho uma Xre 2014 Ela só roda três dias e começa a falha bem devagar no 3 dia depois ela para de vez ai toda vez eu tiro o bico Bato k80 ela volta o normal já troquei parte elétrica completa stator bomba já troquei tudo e ela esta a mesma coisa roda 3 dias e para depois

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  69. Olá tudo bem,tenho uma xre300 com 4300km fiz a última troca de óleo com 4000km usei o óleo Mobil semi sintético 10w30 mas queria mudar para outro óleo semi sintético de mais viscosidade qual vc me indicaria?

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  70. Olá tudo bem,tenho uma xre300 com 4300km fiz a última troca de óleo com 4000km usei o óleo Mobil semi sintético 10w30 mas queria mudar para outro óleo semi sintético de mais viscosidade qual vc me indicaria?

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  71. Tenho uma CB 300 2012 e coloquei óleo 20w 50 motul sj. Acha que foi uma boa? Ou devo substituir por outro tipo de óleo ou marca?

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  72. Olá,comprei uma twister 2008 e troquei vela,óleo coletor, diafragma, fiz limpeza carburador e ela quando.liga tem arranhada boa depois que esquenta perde arrancada fica fraca parece uma 125cc o que pode ser me ajude por favor!!!!

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  73. Boa tarde, queria saber qual o torque de aperto dos parafusos do cabeçote da cb 300?

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  74. Olá Jeff, parabéns pelo blog, sofri um acidente com minha CB 300/14, a Honda me entregou ela novinha a um ano, desde então ela está parada, pois ainda não posso andar, ligo ela uma vez por semana e deixo ela funcionando parada na lenta de 20 a 30 minutos, também tenho trocado o óleo a cada 6 meses, você acha que essa situação de deixar ela ligada por este período na lenta pode me causar problemas, o que vc indicaria neste caso

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  75. Isso ai jeff.eu estava exatamente a procura de uma explicação para os problemas que vem dando dor de cabeça,o primeiro foi quando quebrou uma das válvulas.mandei trocar as 4 na concessionária. 3 meses depois aconteceu de novo,dessa vez trincou o cabeçote,foi trocado de nv as 4 válvulas e o cabeçote (tudo novo).Agora vou fazer manutenção preventiva, pq antes gastar 100 ou 200 do que gastar 1.500.
    Tirei muitas dúvidas aqui vlw brother.

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  76. Boa tarde Jeff !! Tenho uma cb300 2012 com 42000 km rodado,faço sempre a revisão a cada 6 mil km,mas nunca fiz a regulagem das válvulas. Ultimamente ela não passa dos 130 km/h,vc acha q pode ser válvula presa ???? Aguardo sua resposta e parabéns pelo blog.

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  77. Olá compreiuma tornado para trilha q óleo devo usar e qual quantidade ideal i a quartos km devo trocar

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  78. Olá compreiuma tornado para trilha q óleo devo usar e qual quantidade ideal i a quartos km devo trocar

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  79. Ola jeff, minha moto é uma xre 300 2015 ela ta com 7000km rodados e as duas primeiras manutencoes eu fiz na honda e sempre abasteci com gasolina comum recomendado no manual dela , com 6000km eu mesmo fiz a troca de oleo e rodei normal ate ai , mas um dia depois deixei acabar a gasolina e no mesmo dia a moto começou a não pegar na partida,tenho que acelerar pra poder pegar e ela não segura a marcha lenta o que pode ser ?

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  80. Ola jeff, minha moto é uma xre 300 2015 ela ta com 7000km rodados e as duas primeiras manutencoes eu fiz na honda e sempre abasteci com gasolina comum recomendado no manual dela , com 6000km eu mesmo fiz a troca de oleo e rodei normal ate ai , mas um dia depois deixei acabar a gasolina e no mesmo dia a moto começou a não pegar na partida,tenho que acelerar pra poder pegar e ela não segura a marcha lenta o que pode ser ?

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  81. Koe meu camarada vê se tem alguma válvula presa , procura um mecânico e manda ele fazer um conferi espero ter ajudado OK

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  82. Tenho uma cb300 ano 2014 sendo que ela estar fechando curto quando aperto a buzina mesmo com fio da mesma desligada será que é do alarme

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  83. Tenho uma XRE 2012 com 33km mil, ela esta com dificuldade na partida quando vai ligar na primeira vez no dia, o que pode ser ? e estou achando ela um pouco mais fraca no torque e ela começou a vazar óleo perto do parafuso da descarga.
    Obs. Nunca tive problemas de apagões

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    1. A minha XRE eh 2014, e estava quase nesse mesmo problema, só que com falhas quando ligava querendo desligar, e as vezes parava, corrigir ontem mudando duas pastilhas, limpeza de cárter e dos bicos ficou legal, mudei o filtro de óleo, ficou blz contando legal igual uma máquina

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    2. A minha XRE eh 2014, e estava quase nesse mesmo problema, só que com falhas quando ligava querendo desligar, e as vezes parava, corrigir ontem mudando duas pastilhas, limpeza de cárter e dos bicos ficou legal, mudei o filtro de óleo, ficou blz contando legal igual uma máquina

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  84. Tenho uma xre 2011, estava com as quatro válvulas vasando, troquei agora ela está com aceleração alta contando acima dos 2000.
    Quando paro coloco em marcha e solto a embreagem aos pouco ameaçando sair o giro desce para os 1.500.
    Isso é o sensor de marcha lenta ? Porwue o cabeçote já foi revisado.
    Hora conta alto hora conta certo

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  85. minha cb300r parou de funcionar quando estava andando com ela,sera que pode ser o motor que parou de funcionar antes eu tinha trocado o oleo e o filtro de oleo ou sera a parte eletrica alguem pode me ajudar.

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  86. Qual o melhor olio para a minha CB300/2010?

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  87. Jeff, queria saber se devo colocar gasolina comum ou aditivada na minha CB 300 ? Porque no manual está escrito pra por só gasolina comum

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  88. Outra forma de poupar o cabeçote da XRE/CB300 é uma uma VELA 1 ponto mais fria pois em altas rotações (duvido que alguém ande nessas motos a baixo de 5mil rpm, principalmente se você morar no Nordeste onde as temperaturas ambientes são acima de 30 graus. Caso more em uma região fria como Sul, use a vela normal mesmo.

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  89. Outra forma melhor, porem mais trabalhosa. Seria tirar o pistão e levar em um bom torneiro para retirar 0,2mm da cabeça (2 décimos de milimetro), o desempenho da moto ira moto mudara quase nada. Porem a isso acarretará uma pequena alteração na taxa de compressão suficiente para manter a temperatura do cabeçote mais baixa. Dicas simples mas que evitam muita dor de cabeça.

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    1. Basta levar na cc e pedir pra remapear a injeção, ela vem de fábrica dando falta pra ser econômica, por isso esquenta tanto e trinca cabeçote. Basta regular pra injetar uns 3 a 10% a mais

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    2. Basta levar na cc e pedir pra remapear a injeção, ela vem de fábrica dando falta pra ser econômica, por isso esquenta tanto e trinca cabeçote. Basta regular pra injetar uns 3 a 10% a mais

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  90. ola boa noite , amigo comprei uma 300 2015 zero , o problema eh q ela depois de quente soh pega na partida com o acelerador meio aberto , segundo a revenda isso eh normal , + acho q estao me enrrolando o sr pode me ajudar com uma opiniao , desde ja agradeço e parabens pelo blog

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    1. não é normal... seria normal se fosse uma moto carburador.. mas como ela é injeção de forma alguma isso é normal.

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  92. Boa tarde minha cb 300 está com 51.000 e quando está com menos de 4 pontinho de gasolina ela falha quando freia . Será a bonda de combustível ou tem algum reparo sem precisar trocar tudo. Lembrando que dimanha quando vou ligar ela até liga só precisa da uma seguradinha no acelerador e as vezes pega na segunda tentativa as vezes na primeira mesmo ajuda ae desde já agradeço

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  93. Boa tarde minha cb 300 está com 51.000 e quando está com menos de 4 pontinho de gasolina ela falha quando freia . Será a bonda de combustível ou tem algum reparo sem precisar trocar tudo. Lembrando que dimanha quando vou ligar ela até liga só precisa da uma seguradinha no acelerador e as vezes pega na segunda tentativa as vezes na primeira mesmo ajuda ae desde já agradeço

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  94. Bom dia tenho uma uma cb300 12/12 ela ta cOM 17000km e quando anda na br uns 40 minuto ela começa a corta e chega ate a apagar alguem já teve esse problema.

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  95. boa noite vou deixar aqui minha opinião ,concordo q a cb300 saiu com defeito de fabrica pois quando foi projetata era p/ clima mais frio ai chega no brasil aqui é tropical ai vem o super aquecimento e as trincas no cabeçote ,mais a minha foi arrumada e ficou top destaxei o cabeçote aqui em um mecanico da minha cidade q descobriu o porq dos problemas de cabeçote trincado ,quem precisar é so falar ,ele ja fez quase 100 e todos estao rodando no brasil inteiro ,agora a respeito de outros defeitos desconheçoa minha é 2010 e esta zerada ,otima moto,espero ter ajudado me liga q passo o telofone do meu amigo mecanico 15 998421219

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  96. Boa noite eu tenho uma XRE 300 2011 e não mantem na marcha lenta. O que pode ser?

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  97. Boa tarde, gostaria de saber com quantos km devo fazer o pastilhamento? CB 300 2009. Grato.

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  98. Boa tarde, gostaria de saber com quantos km devo fazer o pastilhamento? CB 300 2009. Grato.

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  99. Como faco pra saber qual numero da pastilha vou usar na minha tornado??

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  100. Devo trocar a pastilha de calço a cada quantos km? CB 300 2014

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  101. Bom. Eu tenho uma xre 300 2015 e ela está vazando óleo na junta do motor..
    Tenho que troca apenas a junta ?

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  102. Olá bom dia gostaria de saber porque a minha cb 300 não esta ligando quando esta muito frio e ela e nova ano 2013 com 10.000. Rodado e já troquei vela,filtro de ar já fiz limpeza de bico anfim ela não da a partida alguem pode me ajudá??

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  103. pedindo sua ajuda , minha 300 ano 2010-2011 , com quase 32.000 km quado o tempo tá frio ela pega de primeira mas após uns 30 segundos morre , e dá trabalho para pegar mas pega ... depois anda normalmente , e também quado o dia tá mais quente pega de primeira e não morre ... isso já ta ha uns 15 dias ... já troquei vela , filtros , só uso gasolina de qualidade inclusive tenho uma biz 125 carburada que abasteço nos mesmos postos...

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    1. Olá, Estevão. Desde que aumentaram o álcool na gasolina para 27,5%, está cada vez mais difícil ligar as motos. Se o aumento da rotação de marcha lenta não resolver, pode ser necessário trocar o cabo de vela. Pode ser também que o alternador ou a bobina de sua moto está com problemas, sendo incapaz de gerar energia suficiente para uma boa faísca. Na pior das hipóteses, trincou o cabeçote. Só levando em um bom mecânico honesto para descobrir.
      Boa sorte,
      Jeff

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  106. Lucas, comprei uma cb300 dezembro com 1700km, agora está com 9000km, tah soh troquei o filtro de ar dela, mais de manhã está tah meio ruim de pegar, pega e morre, e pega e fica na 2a vez deixo 5min esquentando dae ela vai embora, mais quando vou parar no sinaleiro deixo ela na lenta ela falha, se acelera e solto ela falha, meu mecânico comentou que eh partilhamento, mais tou meio assim de abrir motor com tão pouca kilometragem, será q não eh outra coisa, (vela, cabo de vela, bateria, relé de partida, ou será q eh msm o frio?), Minha cidade tem média de 15 a 20°C de manhã cedo...

    Que achas Jeff?
    R$350 pra fazer partilhamento...
    Tah na média (joinville-SC)

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    1. Olá, Djinane! Quem é Lucas?
      Essa temperatura não justifica dificuldade de partida, mas as reclamações sobre piora das partidas a frio aumentaram muito depois que o teor de álcool no combustível subiu para 27,5%. Antes de começar a trocar cabo de vela ou outras coisas, você já experimentou usar gasolina aditivada? Também pode ser necessidade de trocar as pastilhas sim. Seu receio de abrir o motor não procede pelo seguinte: dizemos abrir o motor quando ele é retirado do chassi, aberto ao meio e totalmente desmontado para trocar componentes vitais, como pistão, bronzinas, câmbio, coisas sérias. Para fazer o pastilhamento, basta remover o motor e a tampa do cabeçote, o motor em si continua intacto. Comparando, o pastilhamento seria fazer uma obturação num dente, enquanto abrir o motor seria uma cirurgia de tórax, abdômen e cérebro com transplante de coração... mas não dá para fazer diagnóstico à distância, um bom mecânico honesto terá condições de avaliar melhor. Quanto ao preço, o valor me parece estar na média, mas seria bom perguntar para um proprietário desse modelo aí na região.
      Boa sorte,
      Jeff

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  107. Bom dia. Bacana esse blog. Depois de tanto procurar, achei um útil. Na sua opinião compro uma fazer 2012 ou cb 300 2011? As duas bem conservadas mas como falam desse problema de cabeçote, estou muito receioso sobre este problema. Tive um amigo que teve uma cb300 mas com apenas 20000 km nunca deu problema. A que pretendo comprar o dono foi claro que disse que todas dão problemas no cabeçote. Essa dúvida está me mantando. Valeu, amigo.

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    1. Bom dia, obrigado!
      Comprar uma moto usada é sempre uma loteria. Tudo vai depender da maneira como o antigo dono a tratou desde o começo. Antes de ontem conversei com o dono de uma CB 300 extremamente cuidadoso, que sempre troca o óleo junto com o filtro e que colocava mais óleo do que a quantidade mínima do manual, apesar de nunca ter lido o manual. 2 litros a cada troca. A moto estava muito bonita, aparência de zero km, e o motor estava sem nenhum vazamento de óleo característico das CB — o que significa que aquele motor não superaquece a ponto de estragar a junta do cabeçote, que é o que acontece quando a moto roda com pouco óleo. Uma 300 que eu confiaria de comprar. A Fazer tem fama de durabilidade do motor, mas se o dono é um cupim de ferro preocupado em rachar e descobrir a velocidade máxima, somente a fama não salva o motor. Siga sua intuição e compre a moto que te emocionar. Agora que você já sabe o motivo de a CB ter problemas com o cabeçote, na pior das hipóteses, você só irá trocar o cabeçote uma única vez, depois nunca mais.
      Um abraço e boa sorte com sua nova moto,
      Jeff

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  108. Olá Jeff.
    Possuo uma Twister 2005!
    Ela liga mto bem quando está fria, mas dps q ando com ela e o motor aquece, se eu desligar ela, ela não liga mais.
    Continua tudo funcionando, parte elétrica, setas, buzina, etc...
    Mas quando aciono o start, ela não dá nem sinal.
    Tenho q esperar uns 20 minutos, ai ela esfria um pouco e pega!
    O que pode ser?

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    1. Olá, Bryan!
      Está com todo o jeito de ser a bobina de ignição. Só trocando.
      Boa sorte,
      Jeff

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    2. Lembrei agora:
      Antes de trocar a bobina, verifique se o conector está bem encaixado na vela, se o cabo de vela e o conector não estão interrompidos e se a própria vela não está com o eletrodo interrompido. São componentes mais baratos do que a bobina.
      Um abraço,
      Jeff

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  109. Este comentário foi removido pelo autor.

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  110. Jeff! Bom dia tô pensando em comprar uma CB300 2015 ela está com 8000km, é uma boa compra? É em questão da lubrificação devo mudar o óleo do motor? Abraço aguardo seu retorno.

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    1. Olá, Eduardo!
      Somente você poderá avaliar se essa moto especificamente será uma boa compra... depende de como o dono e a concessionária tratou dela.
      Ela é relativamente jovem, pode ser que esteja em ótima condição. Mas se o dono não amaciou o motor e rachou até não poder mais... tente pesquisar.
      Quanto ao modelo em si, não tenho nada contra. O único pecado dela não é culpa dela, mas da infeliz combinação de óleo fino, concessionárias que não cumprem seu papel e proprietários que não repõem o óleo consumido.
      Com boa manutenção, até as mal faladas motos chinesas não dão problema... e olha que eu tive duas.
      Um abraço,
      Jeff

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  111. Boa noite Jeff! Meu nome é Renan. Prazer amigo. Estou com um pequeno problema na minha cb300r 2012. Queria que vc me ajuda-se se possível. A minha moto liga normal, desenvolve normalmente, mas as vezes ela apaga e desliga quando seguro muito tempo a embreagem ou quando paro no sinal e vou sair ela desliga também. Você sabe o que posso fazer para resolver esse problema? Obrigado pela atenção Jeff. Grande abraço.

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    1. Olá, Renan!
      Estava conversando com o Daniel e aproveitei para colocar sua pergunta. E nós dois chegamos à conclusão de que pode ser um monte de coisas. Se as coisas básicas como filtro de ar, falou o Dan:
      "Pelo que ele relata pode ser válvulas enforcadas, sensor de rotação, sensor 3 em 1, eletro injetor gotejando, pode ser bobina, fuga de corrente... Se a lenta estiver irregular pode ser cabeçote trincado..."
      Não dá para fazer diagnóstico sem ver a moto funcionando. Só um mecânico poderá chegar a uma conclusão, procure alguém confiável...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Entendi. A lenta está perfeita. Válvulas enforcadas também não é. O meu mecânico disse que viu tudo e está tudo ok. Ele disse que pode ser bomba de combustível. Tem haver isso com desligar na embreagem? Ou seria bom eu ir na honda e mandar eles passarem a máquina?

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    3. Antes de gastar dinheiro com bomba de combustível, verifique se o respiro da tampa do tanque de gasolina no miolo da chave não está entupido com a goma de combustível evaporado e poeira que se acumula ali. Tampa de tanque tipo aeronáutico tendem a tampar o respiro por causa disso. Fiz umas postagens sobre o assunto, dê uma conferida:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/minha-moto-anda-1-km-e-para-de.html
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/11/a-moto-morre-depois-de-100-metros.html
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/05/minha-moto-anda-por-10-km-e-depois-para.html
      Boa sorte,
      Jeff

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    4. Ok. Obrigado pela dica. Vou ver isso. Mas limpo com qual produto? Como devo limpar?

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    5. Spray tipo WD 40 ou similares, tem várias marcas boas para isso no mercado. Aplicando tipo uma vez por mês é tranquilo não juntar goma.
      Um abraço,
      Jeff

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  112. Este comentário foi removido pelo autor.

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