quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Minha moto dá partida, mas depois começa a pipocar e morre

Minha moto começa a funcionar, mas depois começa a pipocar e morre...

Podem ser várias coisas. 


Atualização:
Descobri um macete novo, verifique antes de tudo se o seu miolo da chave da tampa do tanque de combustível não está obstruído! Explicações na postagem Minha moto anda 1 km e para de funcionar sem motivo, ou não dá partida pela manhã.

Se não resolver, volte para esta postagem.

Se isso estiver acontecendo com tempo bom, descartamos que seja por umidade no cachimbo (conector) da vela de ignição.

Então a primeira coisa que eu faria seria verificar se o cabo de vela está bem conectado ao cachimbo, e se o cachimbo está bem encaixado na vela de ignição.

O próximo suspeito na lista é sua vela de ignição. Há quanto tempo ela não é limpa? Com que folga estão os eletrodos? 

Os eletrodos da vela se desgastam, e quando a folga fica muito grande, a faísca tende a falhar, gera esse sintoma. 

Se isso acontecer após uma chuva, e não for umidade no cachimbo da vela, é bem possível que tenha entrado água no tanque de combustível. 

Se ocorrer após um abastecimento, pode ter sido com gasolina adulterada, e o álcool (ou solvente) tenha se separado da gasolina de verdade e ido para o fundo do tanque.

Como água e solvente não se incendeiam com a centelha, geram esse sintoma de falhar até morrer.

Aí a solução seria eliminar uma boa parte do combustível do tanque abrindo o parafuso do ladrão do carburador. A água e o álcool são mais pesados que a gasolina e vão para o fundo do tanque. Nas motos injetadas eu não sei como escoar a gasolina do tanque.

Se o que estiver saindo do tanque for transparente e tiver mais cheiro de álcool do que gasolina, ou não tiver cheiro de quase nada, entrou água no seu tanque — remova 1 ou 2 litros e, quando começar a sair gasolina de verdade, feche o ladrão e tente dar partida novamente. Abastecer gasolina nova também ajuda muito.

Se melhorar o combustível não resolveu o problema, poderá ser sua vela, bobina de ignição ou CDI que foi para o espaço. 

O eletrodo pode trincar dentro da vela, interrompendo intermitentemente a passagem da corrente elétrica, e será impossível identificar o problema externamente.

O CDI é responsável por gerar no momento certo o pulso elétrico que fará a bobina enviar a alta tensão elétrica que gerará a faísca na vela de ignição. 

Se os fios da bobina ou as trilhas do cdi entrarem em curto, ou se o eletrodo da vela trincar, só é possível resolver com a troca da peça.

Comece pela mais barata e fácil de trocar, a vela, e depois a bobina e por último o CDI.

Boa sorte,

Jeff

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