quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cuidado com os pedágios fora de sua região

Esta postagem serve de alerta para você que está acostumado a não pagar pedágio nas estradas do seu Estado.

Na maior parte das rodovias estaduais de São Paulo, motos são isentas de pedágio. A Dom Pedro I é uma exceção, porque a concessão é mais recente.

Entretanto, nas rodovias federais e nas estaduais de estados vizinhos, motos pagam pedágio (e bem caro no Paraná! R$ 7,20... R$ 8,40... cravam a faca sem dó).

Isso pode criar situações perigosas, como a que causou este acidente:


Reportagem: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2014/09/piloto-que-se-feriu-apos-furar-pedagio-achava-que-nao-precisava-pagar.html

O pedágio paranaense bem perto da divisa é este aqui:

Reportagem: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2014/09/mulher-morre-apos-moto-tentar-furar-praca-de-pedagio-no-interior-do-pr.html


Acostumado a passar livremente pela via lateral, como nos pedágios paulistas, o motociclista não conseguiu ver uma corrente não sinalizada atravessada na pista lateral para impedir a passagem de veículos por ali.

As cabines da Econorte, empresa cobradora de pedágios, não se lembram de avisar que motocicletas pagam pedágio. 

O que você faria se visse estas cabines?


Imagem: http://gazeta24horas.com.br/portal/?p=40371

Reparou que só sinalizam carros e caminhões?

Acostumado a não pagar pedágio na sua terra, também não pensaria que motos são veículos isentos que devem usar a pista lateral, conforme enfatiza a sinalização nas placas à beira da estrada?


Imagem: http://blogdolita.blogspot.com.br/2013/11/divulgados-novos-valores-do-pedagio-no.html

Olha lá a placa VEÍCULOS ISENTOS USEM A PISTA LATERAL sem nenhuma referência às motocicletas.

Olhando a sinalização em movimento, você consegue ver a placa branca orientando os motociclistas a usarem as cabines centrais?

Será que havia essa placa no pedágio onde aconteceu o acidente? 

Será que ela também estava tão mal posicionada no meio de um mar de informações, que nem esta?

Os experts em arrancar arrecadar dinheiro do povo mediante concessões governamentais, como muitos órgãos viários, lembram-se de cobrar pedágio das motocicletas, mas desprezam cuidados básicos para evitar acidentes causados por deficiência de sinalização em suas praças de cobrança.


Imagem: http://www.tanacidade.com/?noticia=37691&econorte-nega-informacao-sobre-fechamento-de-pedagio-em-jacarezinho


Atravessar uma corrente em um local como essa pista lateral é um desrespeito à segurança do trânsito.

Os operadores dessas praças não imaginam que motociclistas podem ter sua visão prejudicada por viseiras sujas, molhadas, faróis em sentido contrário.

Uma corrente atravessada em local de fluxo de veículos, se é que era realmente necessária, deveria obrigatoriamente ser sinalizada com várias bandeirolas refletivas.

Infelizmente, acidentes com correntes e cabos de aço atravessados em vias públicas estão se tornando cada vez mais comuns.

A falta de sinalização bem clara provoca situações potencialmente perigosas.

Eu mesmo já passei por uma situação de engano quanto à cobrança de tarifa. Paulista que sou, era acostumado a não pagar pedágios. Me mudei para Santa Catarina e a BR-101 é toda pedagiada. 


Voltando para São Paulo, pagando todos os pedágios do caminho, na hora que cheguei a SP por Itapetininga parei na primeira cabine que encontrei na Raposo Tavares, onde motos são isentas.

Para eles, liberar a passagem é mais complicado do que fazer atravessar todas as faixas até chegar na passagem liberada. Não é seguro, mas eles é que mandam. 

Mesmo os pedágios paulistas que não cobram pedágio contribuem com sua cota de armadilhas; é comum encontrar corredores estreitos ou labirintos pensados apenas para motos pequenas.




Isso já derrubou muito motociclista com motos grandes, para quem a manobra difícil em espaço restrito para motos pesadas com garupa e alforjes complica bastante a situação.

Além de eventuais correntes atravessadas onde não deveriam, as principais situações perigosas que você encontrará nas praças de pedágio:
  • Sinalização precária: a sinalização de cabines exclusivas para motos normalmente só é vista quando você já está muito perto. E na fila errada.
  • Carros disputando cabines livres: o pessoal muda de faixa em alta velocidade sem respeitar a sinalização de faixas demarcadoras contínuas. Nessa não te veem e sobra para você. 
  • Caminhões no Sem Parar: nos pedágios com passagem livre à direita, você será obrigado a cruzar as faixas dos caminhões que não reduzem a velocidade para passar pelas cabines de pedágio eletrônico do Sem Parar e outros tipos. E aquelas velocidades máximas são meras sugestões para os caminhoneiros, vá por mim.
  • Motociclistas desrespeitando a velocidade máxima e te cortando em cima da entrada da faixa exclusiva ou labirinto.
  • Iluminação ofuscante: principalmente em noites de chuva. 
  • Óleo na pista: caminhões e outros veículos gotejam óleo ao parar, e você irá colocar o pé ou passar as rodas em cima dessas manchas na hora de parar. Isso já derrubou muita gente.
Um abraço,

Jeff
*No vídeo do protesto realizado em 2012 em uma praça de pedágio da Castello Branco em SP, apesar da incrível semelhança, o orador não sou eu. E discordo dessa soberba da diferenciação motociclistas x motoqueiros, mas não vou me estender sobre isso. Não nesta postagem. 

7 comentários:

  1. Oi Jeff, eu dnv '-' sou um cara cheio de dúvidas, eu sou novato no mundo do trânsito, aprendi tudo na auto escola e uma coisa que eu percebo e me deixa muito agoniado e que eu não consigo trocar as machas por ouvido ( sentir o carro/moto) eu fico muito preso a conta giros / velocidade em q estou, uma vez vc publicou sobre motos gostarem de giros mais altos portanto diferente de carro.. esse meu apego aos conta giros e um defeito? Pode ser mudado? Como?, obg mais uma vez

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    1. (Sei que a pergunta foi de 2014, mas peço permissão ao Jeff para deixar minha resposta, pois pode ser útil à outros novatos que encontrem essa página.)

      Tratando-se da conservação do motor, seu apego ao conta-giros não é um defeito se você obedece a faixa de rotação indicada no manual da motocicleta. Por outro lado, será mais uma coisa para consumir sua atenção durante a pilotagem e isso é ruim, pois já temos que ficar atentos ao tráfego a frente, espelhos retrovisores, pedestres na iminência de atravessar a pista, animais...
      É clichê, mas correto dizer que essa é uma questão de prática. Eu também tinha o mesmo receio quando novato.

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    2. Respondendo uma pergunta de dois anos atrás que só vi hoje (desculpe, não fui avisado pelo blogspot):
      Relaxe!
      Todo mundo no começo faz isso. O truque é pilotar com prazer. Acelere até o ponto onde você e a moto gostem de trocar de marcha, é algo que você aprende com o tempo. A moto não precisa gemer antes da hora da troca, ela só precisa roncar com vigor. Cada um determina o quanto de vigor quer colocar na marcha. Você percebe que está exigindo demais quando não sobra mais motor... não precisa chegar até esse ponto.
      Experimente usar sempre 3/4 do acelerador, você sempre estará em uma faixa de rotações segura e mais ou menos econômica.
      Tudo de bom,
      Jeff

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  2. Eu sempre pego o pedagio da castelo perto de osasco, la o km max é 40 e tem uma maquina que te mostra a quanto vc esta um pouco antes de passar, direto sou ultrapassado ali ate por motocicletas em alta velocidade mas muita velo mesmo, motos grandes ate me assustam(malditos escapamentos).

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    1. Bom senso é o que mais falta para o pessoal. Se bom senso fosse vendido, não comprariam...
      Um abraço,
      Jeff

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  3. (A pergunta foi feita em 2014, mas peço permissão ao Jeff para deixar minha resposta, pois pode ser útil aos outros novatos que encontrarão essa página.)

    Tratando-se da conservação do motor, seu apego ao conta-giros não é um defeito se você obedece a faixa de rotação indicada no manual da motocicleta. Por outro lado, será mais uma coisa para consumir sua atenção durante a pilotagem e isso é ruim, pois já temos que ficar atentos ao tráfego a frente, espelhos retrovisores, pedestres na iminência de atravessar a pista, animais...
    É clichê, mas correto dizer que essa é uma questão de prática. Eu também tinha o mesmo receio quando novato.

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  4. Está na horas do sistema de trânsito da uma situação mais agradável para motoqueiros uma sinalização mais visível ou um meio de faixa de pista para motoqueiro em todos os pedágios do Brasil exemplo se utilizar faixa da direita pra moto q a sim seja tanto com tarifas ou sem tarifas mais sabendo q todos nós temos q usar só um lado da faixa a sim será mais fácil para todos

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