Perguntas do leitor Francisco Thiago Almeida:
E como faz para reforçar o quadro da moto? É só chegar no funileiro e ele sabe o que fazer?
Provavelmente não, Thiago. Procure alguém com experiência em soldar quadros de moto.
Mas antes de tomar essa decisão drástica, considere o seguinte:
A dafra declarou perante o Ministério Público Federal que se dispõe a trocar o quadro de quem for até a concessionária com o quadro trincado. Se este for o seu caso, analise se não será melhor transportá-la e aguardar que os pais da criança resolvam o problema.
Reforços feitos pelos proprietários cancelarão automaticamente qualquer chance de negociação com o fabricante. Além de anular garantia, etc., etc.
Mas se não tiver jeito, e você tiver que fazer o reparo por si, aí vão algumas sugestões.
Motos de trilha e motos de entregadores de gás costumam trincar o quadro, talvez você encontre um profissional que já tenha prestado esse serviço.
Muita gente pensa que basta soldar o local onde o quadro rachou, mas isso não é exatamente um reforço; é capaz de quebrar de novo do lado da solda, porque o esforço continuará sendo maior que a capacidade do quadro.
Eu relutei muito tempo em postar um tutorial para reforçar o quadro, na esperança que o fabricante chamasse a responsabilidade para si. Tinha esperança que o MPF os obrigasse a isso, mas não tive sucesso.
O principal motivo para não querer postar esse tutorial é que há diversos fatores que podem influenciar o resultado final da soldagem, a grande incógnita sendo a qualidade metalúrgica do aço utilizado para a fabricação.
Se a qualidade do aço for um fator contribuinte, uma solda poderá ter como consequência facilitar o surgimento de novas trincas na zona afetada termicamente pela solda.
O segundo motivo é que eu gostaria de primeiro realizar o procedimento e testar em minha própria moto para poder exemplificar com fotos, mas até agora meu quadro continua íntegro, ao contrário da minha conta no banco.
Então, esteja ciente de que tudo que for dito aqui, independente do grau de conhecimento de soldagem e da qualidade dos materiais utilizados, não tem garantia de sucesso:
O próprio procedimento de soldagem pode induzir novos defeitos metalúrgicos e dar origem a novas trincas no quadro, e não aceitarei ser responsabilizado por procedimentos que venham a dar errado ou que sejam realizados inadequadamente, causando problemas para os demais componentes da moto, como o sistema elétrico ou o próprio alinhamento do quadro (distorção).
Você avaliará a situação de sua moto e decidirá se deve ou não realizar o procedimento exclusivamente por sua conta e risco.
A maneira que bolei para reforçar o chassi da Kansas, e que eu farei na minha moto, representa o mínimo de intrusão e não fica muito evidente.
Depois de me certificar de que não ficarão atritando com o tanque de gasolina — um vazamento sobre o motor pode causar um incêndio e explosão com perda de controle da moto e desencadear o apocalipse — eu faria a soldagem da trinca e, como reforço ao quadro propriamente dito, soldaria dois ferros chatos de 1,5 polegada (± 40 mm) e espessura razoável (mínimo 5 mm) do tamanho aproximado acima, um de cada lado do tubo diagonal.
O ferro chato não vai acompanhar a curvatura do tubo: será necessário vincá-lo ao longo do comprimento para aproximar os pontos a serem soldados do perímetro do tubo.
Uma alternativa seria fazer cada reforço com a união de dois ferros chatos de 3/4 de polegada (19 mm) em ângulo aberto. No total, quatro pedaços formando dois reforços.
Se o quadro já estiver trincado, não bastará soldar o ponto da ruptura: você deverá realinhar o quadro, soldar a ruptura e fazer o reforço com os ferros chatos para garantir que ele não venha a se quebrar novamente.
Precauções:
É necessário desconectar a bateria, o CDI e a bobina (idealmente, removê-los do quadro) e aterrar a moto corretamente, além de tomar todas as precauções para evitar que a moto pegue fogo, inclusive remover e manter bem afastado o tanque de gasolina, senão CABUMMM.
Também é necessário proteger o motor e o quadro contra respingos de solda usando materiais que não peguem fogo, tipo retalhos de couro ou raspa de couro.
A boa união é aquela que garante a resistência mecânica suficiente usando o mínimo de solda. Quanto menos calor introduzido no processo, melhor.
Solicite que um soldador profissional faça o serviço.
Soldador profissional não é o derretedor de eletrodo ali da esquina: é alguém com curso técnico em soldagem pelo SENAI ou alguma escola técnica equivalente.
O tubo e os ferros chatos precisam ser bem lixados antes de realizar as soldas; a tinta é um contaminante e isolante que prejudica a qualidade metalúrgica do cordão de solda.
Não são necessários mais do que 8 cordões de solda com uns 35 mm de comprimento para fixar cada ferro chato ao tubo.
Não é recomendável fazer uma solda contínua de fora a fora, isso entortaria o quadro.
O ideal é intercalar os cordões de solda de ambos os lados para que os esforços se dividam por igual por toda a extensão do reforço.
Evite excessos de solda; quanto mais calor você introduzir, maior a chance de empenar o quadro. Mas o cordão também não pode ser extremamente fino, senão não terá resistência.
E o conjunto precisará ser pintado depois da soldagem para proteção contra a corrosão.
Depois disso, verifique periodicamente se o tubo e as novas soldas não apresentarão trincas.
Com o material adicionado, seu quadro ficará mais resistente aos esforços de flexão e não deverá rachar mais.
Isso é o que eu pretendo fazer na minha moto; mas como disse, não posso garantir o resultado.
Não é nenhum projeto de engenharia, mas é uma solução melhor do que esperar o quadro se partir e levar os restos para a concessionária a fim de pedir a troca.
Procure um soldador ou funileiro experiente, explique o problema e se baseie nestas instruções. Se ele propuser alguma outra solução, analise se ele não está subestimando o problema e se o reparo será viável dessa outra maneira.
Vale lembrar os sintomas de um quadro quebrado:
Ao frear usando o freio dianteiro, a mesa da suspensão se afasta do tanque de gasolina.
As bengalas não podem recuar durante uma frenagem; elas só podem ser comprimidas, mantendo a geometria da moto.
Boa sorte,
Jeff
Olá Jeff.
ResponderExcluirComprei a minha Kansas 150 mês passado, Agosto/2015, fabricada em 2008. O antigo dono usava todo dia para ir trabalhar, e eu também. Pensei em reforçar o quadro, mas diferente do que você pensou, então tenho uma dúvida.
Peguei a foto do álbum do L340 do motoscustom.com.br, pra não ter que desmontar a minha tarde da noite.
http://s1110.photobucket.com/user/l340_vinicius/media/Motos%20dos%20outros/Reforco%20no%20quadro/ReforonoquadrodaKansas4.jpg.html
Veja que o tubo do quadro é aberto no sentido pra o meio da moto, há uma possibilidade de enfiar um tubo com diâmetro menor dentro do original da moto, e soldar a ponta, para ele ficar preso? Se possível com uma fina camada de borracha entre os tubos, pra evitar que fique folgado lá dentro.
Assim seria um quadro com o dobro de espessura, e com o mínimo de solda, visto que o novo tubo ficaria preso dentro do tubo original da moto.
É uma boa idéia?
Olá, Alex
ExcluirA ideia é boa, mas vejo uma execução bastante difícil. Para entrar justo, você teria de usar uma prensa para conseguir embutir o tubo dentro da borracha, a tendência é formar um bolo e impedir a entrada do tubo. E como colocar um quadro inteiro dentro de uma prensa? Mas seu comentário me deu outra ideia:
Se no lugar do tubo de borracha você usar uma resina líquida de alta resistência, pode dar certo. Introduziria o tubo, posicionaria o quadro para que esse trecho ficasse na vertical e despejaria a resina no espaço vazio. Depois de curada, a resina se transformará em uma bucha que manterá fixo o tubo interno, nem precisaria de solda. Para economizar resina, pode tampar a extremidade do tubo e preencher apenas o espaço entre os tubos, senão ela voltará por dentro do tubo.
Um abraço,
Jeff