Chegou o grande dia!
Depois de praticar bastante por alguns meses no trânsito de seu bairro /cidade, e de conhecer muito bem as reações de sua moto em curvas e frenagens de emergência, hoje você tomou coragem e decidiu enfrentar uma rodovia pela primeira vez!
Você chega na marginal, olha a placa e o acesso à rodovia, respira fundo e se decide a encarar o grande desafio de realizar um percurso curto, só para ver como é que é...
Então, para começar do jeito certo, comece se posicionando corretamente!
Posicionado timidamente à direita da marginal, você não está na posição ideal para entrar na faixa de aceleração.
Olhe atrás de você, os motociclistas estão vindo bem mais rápido, você terá de esperar que eles passem.
Imagens: Google Street View
Agora sim!
Depois de aguardar a passagem dos motoqueiros, você se encaixa na faixa da esquerda e, com o caminho livre à frente, chegou o grande momento!
A emoção é enorme, a aventura o espera!
Você acelera e começa a ganhar velocidade na faixa de aceleração, se preparando para entrar na rodovia quando, de repente, sem mais nem menos...
PQP!!! DE ONDE SAIU ISSO?
Você olha para o lado, e o que você vê?
Jesus e o Espírito Santo em pessoa(s) ali do teu lado, prontinho(s) pra te levar com Ele(s)! Estaria Deus ao volante?
Se você entra na pista distraído, já era...
Mas ufa! — não foi dessa vez. Foi só o primeiro de muitos sustos, você acaba se acostumando. Ou vendendo a moto.
Por que houve a surpresa?
Na emoção de entrar na rodovia, você se esqueceu de olhar para trás e para o lado (o ponto cego do espelho) para conferir as novas condições do tráfego... enquanto você era obrigado a esperar os motociclistas, ele mudou desde a hora em que você olhou da última vez.
Passado o susto, você segue em frente, só para levar outro susto:
Enquanto você estava encantado com aquela visão celestial, se descuidou de olhar o trânsito na sua frente e tem outra novidade...
AI, CARACA!!!
Não foi só você que se assustou, não! Olha lá as luzinhas de freio acesas! O cara do carro prateado não conseguiu entrar antes do caminhão e parou!
O motorista do carro também é novato, se apaborrou todo e, em vez de aproveitar para ganhar velocidade na faixa de aceleração a fim de entrar atrás do caminhão, optou por meter o pé no freio e deixar o amarelinho passar. Que burro, dá zero pra ele!
Imagem: Google Street View
Se você não olha pra frente, ia encher a traseira dele (epa!), ou pior:
No susto e na tentativa de evitar a batida, poderia jogar a moto no reflexo para o lado da pista e acabar atropelado pelo pessoal da rodovia. Isso acontece muito.
Quanto ao cara do carro:
Tá certo que a faixa de aceleração estava acabando e as faixas demarcadoras contínuas estão ali para balizar o tráfego, mas essa é uma situação onde parar é a pior coisa a fazer.
Não havia nada que impedisse o motorista de continuar acelerando.
Para a segurança de todos, seria muito melhor continuar a ganhar velocidade pelo acostamento (se ele estiver livre) e se encaixar no fluxo logo atrás do caminhão.
Aliás, é para isso que serve essa faixa, para que você ganhe velocidade e entre em um espaço livre na rodovia na mesma velocidade dos outros veículos.
Fazendo isso, não obrigará o motorista embalado na rodovia a desviar ou frear bruscamente, o que é sempre um risco.
Você tem que estar esperto, não pode entrar no trânsito fora de seu ritmo, senão você se colocará em uma situação extremamente perigosa.
Imagem: Google Street View
O cara parou mesmo, até ficou de ladinho com medo do caminhão. Só causou problemas.
Agora ele vai ter de pegar embalo de novo e fazer o que já podia ter feito desde o inicio: continuar acelerando pelo acostamento para se encaixar no trânsito. Cada um que me aparece...
Fazendo essa besteira de parar bem ali, o motorista colocou você e todos que vinham pela faixa de aceleração em risco de engavetamento.
Imagem: Google Street View |
Opa, e não é que vem vindo outro caminhão amarelo? E como você foi obrigado a parar, não conseguirá mais entrar no espaço entre os dois.
Mas o espaço atrás dele é maior e permitirá que você se encaixe no fluxo depois de ganhar velocidade. Isto é, se o motorista inábil desimpedir o caminho, né?
Essa situação de encontrar um motorista que não sabe usar uma faixa de aceleração é super comum, fique sempre muito atento a isso, um dia você vai passar por ela.
Bom, isso resume alguns dos maiores riscos que você enfrentará para entrar em uma rodovia.
Haverá outras postagens abordando outras situações, inclusive a primeira viagem; então hoje vamos ver apenas as dicas para evitar problemas ao iniciar uma jornada curta em rodovia:
1) Posicione-se corretamente para acessar a faixa de aceleração e faça uma varredura à frente para ver se não haverá obstáculos na pista e no acostamento mais adiante, caso precise percorrer o acostamento por uma distância maior que a esperada.
2) Antes de entrar propriamente na faixa de aceleração, dê uma boa olhada por cima do ombro para analisar as condições de tráfego onde você irá se encaixar a fim de evitar surpresas e se distrair quanto ao trânsito à sua frente.
Preste atenção não somente ao veículo mais próximo, mas aos que vêm atrás dele. Será nessa vaga que você tentará se encaixar, se não houver risco.
Se lá atrás você tivesse dado essa conferida, teria visto esta cena antes de se assustar por quase se jogar aos pés de Jesus:
3) Nunca entre na pista conferindo apenas o espelho esquerdo. Devido ao ângulo do acesso à rodovia, ele não mostrará alguém no ponto cego ao seu lado. Você deixará de ver até um ônibus ou um caminhão caçamba amarelo desses aí. Olhar por cima do ombro é fundamental.
4) Não deixe de monitorar o trânsito à sua frente para evitar ser surpreendido por alguém parando onde não deve. Sempre terá alguém fazendo isso.
5) Nada de forçar o encaixe na rodovia na base do "acho que dá". Na dúvida, não vá.
Caminhões e ônibus não têm a mesma agilidade que motos e precisam de distâncias bem maiores para reduzir a velocidade.
Entrar na frente de um caminhão confiando que ele irá te ver e facilitar sua entrada é um dos piores erros que você pode cometer, e pode ser o último.
Caminhões e ônibus não têm a mesma agilidade que motos e precisam de distâncias bem maiores para reduzir a velocidade.
Entrar na frente de um caminhão confiando que ele irá te ver e facilitar sua entrada é um dos piores erros que você pode cometer, e pode ser o último.
6) Nunca faça a besteira de relaxar porque já entrou na rodovia. É agora que você precisará estar mais atento do que nunca.
Uma vez um grupo de amigos viajávamos em quatro motos e todo mundo quase morreu (não contem pra Gi) quando os líderes lá na frente entraram na rodovia em ritmo de férias e se esqueceram de acelerar.
Os dois ficaram de boa, acelerando de mansinho para esquentar o motor, só que atrás de nós vinha um Volvo de 18 rodas; se ele não muda de faixa no susto, tinha levado todo mundo pro além. Deve estar xingando até hoje, e com razão...
Os dois ficaram de boa, acelerando de mansinho para esquentar o motor, só que atrás de nós vinha um Volvo de 18 rodas; se ele não muda de faixa no susto, tinha levado todo mundo pro além. Deve estar xingando até hoje, e com razão...
7) Nunca subestime a velocidade na rodovia. O limite pode ser 80 km/h, mas os caminhoneiros sabem onde está o policiamento e estarão a mais de 100.
Se você entrar e ficar com medo de acelerar a mais do que os 60 km/h que está acostumado(a), criará uma situação de enorme risco para você e para os outros.
8) Uma situação extremamente comum em rodovias como as nossas BR é o trânsito parar de repente.
Se isso acontecer, evite ficar atrás de outro veículo. Os engavetamentos acontecem quando o trânsito estanca e o pior lugar para ficar é no caminho de um ônibus ou caminhão.
Era exatamente isto que eu queria mostrar, o cara da moto fez certinho ao tirar a moto do caminho:
Vídeo achado em um blog sensacional, o Blog do Tiozão Youssef. Visite que vale muito a pena!
No último curso de pilotagem defensiva em que participei, havia uma sobrevivente de colisão traseira.
Logo na primeira semana com a primeira moto, logo na primeira vez em que pegou a estrada, todo mundo parou muito rápido e ela inocentemente permaneceu na pista sem monitorar os espelhos.
Apesar de estar a uma boa distância, a carreta que vinha atrás não conseguiu parar e chegou a bater o para-choque nas costas dela; só não ficou paraplégica por milagre. Mas precisou fazer mais de um ano de fisioterapia.
Bom, isso é o que eu tinha para falar sobre a entrada em uma rodovia a partir de uma faixa de aceleração.
Na próxima, veremos os macetes para entrar em uma rodovia a partir da alça de um viaduto.
O atalho para o ponto de partida desta postagem no Google Street View é este aqui.
Divirta-se e estude bem a situação para não vacilar na hora de pegar a estrada.
Se você entrar e ficar com medo de acelerar a mais do que os 60 km/h que está acostumado(a), criará uma situação de enorme risco para você e para os outros.
8) Uma situação extremamente comum em rodovias como as nossas BR é o trânsito parar de repente.
Se isso acontecer, evite ficar atrás de outro veículo. Os engavetamentos acontecem quando o trânsito estanca e o pior lugar para ficar é no caminho de um ônibus ou caminhão.
Era exatamente isto que eu queria mostrar, o cara da moto fez certinho ao tirar a moto do caminho:
Vídeo achado em um blog sensacional, o Blog do Tiozão Youssef. Visite que vale muito a pena!
No último curso de pilotagem defensiva em que participei, havia uma sobrevivente de colisão traseira.
Logo na primeira semana com a primeira moto, logo na primeira vez em que pegou a estrada, todo mundo parou muito rápido e ela inocentemente permaneceu na pista sem monitorar os espelhos.
Apesar de estar a uma boa distância, a carreta que vinha atrás não conseguiu parar e chegou a bater o para-choque nas costas dela; só não ficou paraplégica por milagre. Mas precisou fazer mais de um ano de fisioterapia.
Bom, isso é o que eu tinha para falar sobre a entrada em uma rodovia a partir de uma faixa de aceleração.
Na próxima, veremos os macetes para entrar em uma rodovia a partir da alça de um viaduto.
O atalho para o ponto de partida desta postagem no Google Street View é este aqui.
Divirta-se e estude bem a situação para não vacilar na hora de pegar a estrada.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário