O menor dos escândalos da petrobras não é aquele do superfaturamento na refinaria de Pernambuco — mixaria, desviaram só mais um bilhãozinho de reais. Pois é, acharam mais um desvio, a notícia é de ontem. Muitos outros virão, pode crer.
O tema desta postagem é um outro escândalo, bem menorzinho:
Vou falar mal da matéria publicada no site PETROBRAS De carona com elas redigida por um "especialista em manutenção de motos" com dicas para as garotas pilotas economizarem combustível com suas motocicletas.
Lá você encontra logo de cara esta pérola:
“'Existem mitos sobre baratear o uso do veículo. Aquecer o motor quando liga a moto é um deles', garante.”
Pois é, o especialista da petrobras (que não vou dizer o nome para não ficar muito feio para ele) afirma que a necessidade de aquecer o motor ao ligar a moto é um mito.
Das duas, uma:
Ou o especialista da petrobras é um especialista em aumento da manutenção de motos, ou então ele mudou as leis da Física!
Se for acreditar no especialista da petrobras, então os metais já não se dilatam mais ao serem aquecidos, e aquelas folgas internas que os fabricantes tomam tanto cuidado para garantir que o motor funcione corretamente sem travar não são mais necessárias.
Aquilo que você percebe na sua moto, que a moto funciona melhor quando o motor está quente, é ilusão. Não acontece. "É mito", diz ele.
Estou pasmo.
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Os motores das nossas motos e das motos de todo mundo no mundo todo funcionam melhor e ficam mais soltos quando estão quentes porque nós todos...deliramos. Que bom, não sou só eu!
Porque a definição de mito diz que ele é fruto de nossa imaginação, uma estória criada para explicar coisas que não entendemos.
Já quem entende um pouquinho de motores sabe que os materiais diferentes lá dentro (alumínio, bronze, aço) se dilatam em proporções diferentes e é por isso que é tão importante esquentar o motor até que todos os componentes feitos com os diversos materiais atinjam o melhor ajuste.
"Não é magia, é tecnologia."
Selecionei para comentar estas 3 outras pérolas:
"Um dos primeiros pontos é tirar da cabeça a ideia de que se deve aquecer o motor antes da partida, isto apenas consome combustível."
Como assim, "apenas consome combustível"??!
Como assim, "sem desperdício ou desgastes"??!
O raciocínio do especialista da petrobras é limitado por enfocar e se preocupar apenas com o consumo de combustível, o que é surpreendente para alguém intitulado "especialista em manutenção de motos".
O tal especialista faz questão de ignorar o prejuízo à vida útil do motor em longo prazo — a internet está cheia de "especialistas" divulgando falácias como essa por aí, e é por isso que você vê nas ruas tanto motor novo batendo lata.
Nem vou comentar que a única maneira que visualizo alguém aquecendo o motor antes da partida é fazendo uma fogueirinha embaixo do motor. Ops, comentei.
Mesmo porque, quando neva, e apenas quando neva muito, isso até pode ser necessário.
Mas tenho certeza que o especialista da petrobras não estava pensando nisso...
"O especialista xxxxx xxxxxx conta que a maioria das motos atuais possuem injeção direta, que permite o aquecimento dos motores em movimento sem desperdício ou desgastes."
Deveras revoltante...
Para começar, caro especialista em manutenção de motos que desconhece fundamentos básicos de motores...
Não existe uma única moto movida a gasolina no mundo inteiro usando injeção direta... as únicas com injeção direta são as motos movidas a diesel.
Nenhuma moto atual possui injeção direta de gasolina (GDI) — no mundo todo as motos possuem apenas injeção eletrônica indireta de combustível (EFI).
Injeção direta é aquela utilizada por motores diesel, que pode ou não ser eletrônica; a injeção direta eletrônica de gasolina (GDI) é usada apenas em alguns novíssimos e ainda relativamente poucos motores a gasolina de automóveis, sempre controlada eletronicamente.
Ainda não existe nenhuma moto com injeção eletrônica direta de combustível por uma série de fatores limitantes próprios dos motores de motos, o principal deles o altíssimo regime de rotações, seguido pela necessidade de um injetor que não lave o óleo da parede dos cilindros, maior quantidade de sensores; em uma palavra, confiabilidadeecusto.
GDI que atenderia a condição de trabalho das motos, por enquanto, você só encontra na Fórmula 1 — em motores que só duram poucas corridas. Ainda não dá para colocar no mercado.
Qual a diferença fundamental entre injeção direta e indireta?
Imagem: https://rideapart.com/articles/motorcycle-tech-gasoline-direct-injection — Você não verá isso em moto tão cedo.
Na injeção direta GDI a gasolina é injetada com uma pressão elevadíssima diretamente na câmara de combustão com o pistão no ponto morto superior da fase de compressão, e não dentro do coletor antes da válvula de admissão durante a fase de admissão (entrada de ar ou mistura de ar/combustível no cilindro) em pressão relativamente baixa como é feito na muito comum injeção eletrônica indireta EFI usada nas motocicletas mais modernas.
Confundir os dois tipos de injeção eletrônica é algo perdoável para leigos... mas um funcionário de uma empresa do nível da petrobras — especialista em manutenção de motores — publicar uma coisa dessas...
Enganos acontecem, eu mesmo já troquei uma pela outra nas minhas conversas com o Daniel.
Mas uma coisa é bater papo na padoca, outra é publicar um erro desses em um veículo de divulgação pública com a chancela e o prestígio da petrobras — é inegável que faltou revisão desse texto.
Esclarecido isso, vamos ao resto:
Não se pode tirar da cabeça uma ideia que é essencialmente correta, meu caro especialista.
A única coisa que a injeção eletrônica faz é evitar que o motor morra com facilidade mesmo em condições não ideais.
Absolutamente, ela não diminui o desgaste do motor.
Ela não evita desperdício de combustível por um motivo simples:
O motor permanece mais acelerado do que o normal durante a fase de aquecimento e, para não engasgar com a moto em movimento, precisa receber ainda mais combustível do que se a moto for deixada parada esquentando em marcha lenta.
E o essencial nem é isso.
O essencial não é uma questão de o aquecimento do motor consumir mais ou menos combustível — o consumo é o menor dos problemas se você estiver realmente preocupado com a longa vida útil do motor.
A questão essencial é que é fundamental estabilizar o motor na temperatura normal de funcionamento para que ele funcione adequadamente.
Rodar com o motor abaixo da temperatura ideal, como sugerido pelo especialista, faz o motor consumir mais combustível porque ele trabalha fora das condições ideais e, portanto, é forçado a consumir mais gasolina para não morrer. Com facilidade.
Você apenas não percebe que o motor está gastando mais gasolina porque esse combustível extra não depende de você acelerar — isso é feito automaticamente pela central eletrônica.
É por isso que a moto com injeção fica mais acelerada quando o motor está esquentando e depois vai reduzindo a rotação de marcha lenta na medida em que a temperatura do motor aumenta.
O pior de tudo é que rodar com o motor frio causa um desgaste mais acelerado do motor por um motivo inerente à dilatação dos diferentes tipos de metais dentro do motor.
Algumas folgas estão maiores e outras menores do que o ideal, o que permite movimentos indesejáveis de algumas peças e obriga a esforços maiores de outras e, assim, ocorre desgaste por atrito superior ao normal.
É melhor deixar o motor esquentar sem fazer força do que obrigá-lo a esquentar fazendo força para empurrar a moto. Puxa, isso devia ser tão óbvio...
Surpreendentemente, divulga-se na internet uma abundância de conceitos totalmente errados que apenas prejudicam os consumidores.
Será que fazem isso apenas por ignorância, desconhecimento técnico, ou será que existem pessoas interessadas em divulgar inverdades para ver os motores se acabando rápido para aumentar as vendas e movimentar a economia cada vez mais rápido?
Você sabe que o pessoal por aí aumenta as metas de vendas, e quando as metas são atingidas, eles dobram as metas, né?
"Dirigir em velocidade constante é ótimo aliado. Além disso, mudar rapidamente para a segunda marcha ao engatar e adaptar-se com a marcha lenta são essenciais."
Sério que eu li isso?
O que ele quer dizer com "adaptar-se com a marcha lenta"?
Eu é que tenho que me adaptar? Como assim?
O que o piloto/pilota precisa fazer para se adaptar com a marcha lenta?
Meditação? Tai-chi? Yoga?
Ou ele quis dizer que você tem de adaptar a marcha lenta conforme a situação?
Isso só dá para fazer em motos carburadas, porque as injetadas já fazem isso automaticamente...
Parágrafo ambíguo, mensagem confusa.
Tem mais:
Caro especialista desconhecedor de alguns fatos básicos da pilotagem e também da condução de automóveis...
Mudar rapidamente para a segunda marcha não traz economia...
Entregar a marcha seguinte para o motor quando ele ainda não atingiu uma rotação suficiente para oferecer uma boa resposta de torque somente obrigará a acelerar ainda mais o motor para ele fazer mais força do que faria se estivesse na rotação ideal próxima do limite máximo da curva de torque.
Resumindo, para o motor não engasgar o piloto será obrigado a abrir mais o acelerador, e assim o motor gastará mais combustível...
Tem uma postagem aqui que explica esses fatos.
Esse raciocínio é típico de quem apenas conduziu automóveis a vida inteira, onde os quatro cilindros do motor esbanjam torque para mover a carroça.
Não se aplica de jeito nenhum aos pequenos motores monociliíndricos de um cilindro só da imensa maioria da frota brasileira de motos e motonetas.
De maneira fácil de entender, especialista:
A injeção eletrônica não faz a mágica de impedir o motor de morrer se o piloto não abrir suficientemente o acelerador em uma marcha mais alta que a ideal...
Forçar o motor a trabalhar fora das condições ideais sempre fará com que ele trabalhe... forçado.
E trabalhando forçado o motor consome mais combustível porque precisa vencer resistências que não existiriam caso se respeitasse sua condição ideal de funcionamento.
Entendeu? Você leitor do blog eu sei que entendeu, estou perguntando para o especialista.
"O 'ponto morto' consome combustível desnecessariamente. Por isso, deixe-a engrenada quando estiver em descidas."
Ô, especialista...
Pilote uma moto antes de falar um рыба пузырь desses.
Manter a moto engrenada o tempo todo é uma condição que nem precisaria ser alertada — ninguém com o mínimo de conhecimento do que seja andar de moto faz isso de desengrenar a marcha em uma moto.
Mesmo porque seria uma estupidez muito grande.
O câmbio das motos não tem ponto morto que permita desengrenar diretamente uma marcha com a moto em movimento...
Automóveis, ônibus, caminhões, tratores, etc. têm câmbio com ponto morto entre todas as marchas.
Neles é possível desengrenar qualquer marcha e colocar o motor diretamente em ponto morto porque todos os caminhos passam pelo neutro.
O ponto neutro das motos, que alguns também chamam de ponto morto, se localiza entre a primeira e a segunda marcha.
Como o câmbio é sequencial, alguém em quinta marcha precisaria deslocar o câmbio através da quarta, terceira e segunda marchas até chegar no neutro.
Nunca tente fazer isso!
Você não vai conseguir economia nenhuma de combustível e na hora em que fosse passar pelas outras marchas, ou na hora em que fosse reengrenar a marcha, teria enorme chance de destruir seu motor por excesso de giros e ainda por cima cair...
A coisa mais próxima de colocar a moto em uma "banguela" seria manter a embreagem acionada, mas isso é outra estupidez muito grande:
Enquanto a embreagem está acionada o rolamento, os discos e a carcaça da embreagem ficam se desgastando, e isso destrói a embreagem.
Não conheço ninguém mínima mente inteligente que faça uma coisa dessas. Mas também não boto a mão no fogo, nunca se sabe...
Ops, olha eu falando abobrinha...
Freio-motor só ocorre com a marcha engrenada. Eu também erro, mas eu corrijo... ;-)
мешок...
Eu me esqueci do corte de combustível da injeção eletrônica, veja a explicação abaixo...
O Daniel me lembrou que o aquecimento dos motores carburados se faz necessário pois não conseguem enriquecer a mistura para fazer o motor se aquecer mais rapidamente, enquanto os motores injetados conseguem.
OK, motores com injeção falham menos que um carburado enquanto estão esquentando, mas isso não muda nada quanto a todo o resto...
Disse o Daniel:
Os manuais do proprietário recomendam ligar o veículo (I.E.) e sair com o mesmo em baixa rotação até chegar à temperatura ideal de trabalho, evitar aquecer o motor com IE parado, isso ajuda a evitar a criação de borra (tem dois tipos de borra, a que se forma a quente e a que se forma a frio).
Mas rodar lentamente enquanto o motor se aquece não é a mesma coisa que usar a moto normalmente, sem esquentar o motor, como desmitificado preconizado (alguém ainda fala preconizado?) pelo especialista da petrobras...
Alguém errei...
Como alertado pelo Daniel e pelo leitor Darci Neto, eu me esqueci que a injeção direta e alguns carburadores "eletrônicos" como o da YBR Factor, salvo engano, possuem o recurso de corte de combustível (fuel cut-off) que interrompe totalmente a alimentação de gasolina para o motor em desacelerações e uso do freio-motor.
Então os carros realmente consomem menos gasolina descendo a serra engrenados do que em uma "banguela" com o motor em marcha lenta porque o motor não está simplesmente em marcha lenta...
Ele estaria parado, totalmente inerte, se não estivesse sendo girado pelo arrasto do peso do carro ladeira abaixo — a alimentação de combustível retorna assim que o acelerador é pressionado.
Mas isso não muda o fato principal que abordei neste item da postagem:
Motos não podem rodar desengrenadas...
Portanto a "dica" do especialista é totalmente injustificável e irrelevante em um "manual" para motociclistas economizarem combustível.
Então não mudo minha argumentação.
Esse site da petrobras é apenas mais um dos que se propõem a dar dicas para os iniciantes e que, curiosa e coincidentemente, propagam ideias enganosas que apenas dão prejuízo aos proprietários.
A quantidade dessas desinformações espalhadas pela "imprensa especializada" e por sites de "especialistas" e amadores que papagaiam esses erros na internet é assombrosa.
Os leigos desinformados a gente até entende o motivo de divulgarem informações errôneas — eles não têm base para contestar os absurdos que divulgam por aí.
Mas os "profissionais" da área?
Falando em nome de uma das empresas mais conceituadas em tecnologia de combustíveis e portanto motores do Brasil?
Eu pago, nós pagamos a pior gasolina das mais caras do mundo e em troca recebemos "serviços" como as "regrinhas fundamentais" desse "manual especial"?
Imperdoável.
Se a petrobras não fosse a empresa respeitável que é... hummm... melhor dizendo, que um dia fez propaganda que foi, eu teria a impressão de que o especialista da petrobras não entende muitas coisas básicas do assunto para o qual foi contratado para falar a respeito.
Será que foi algum político indicado/nomeado para o cargo de chefia que pediu para alguém que nunca andou de moto fazer esse texto para o site da petrobras?
Um abraço aos leitores do blog,
Jeff
Imagens de gatos para desanuviar a nhaca: http://onossojornalsg.blogspot.com.br/2013/08/gatos-em-circunstancias-engracadas.html
Olá, Wesley!
ResponderExcluirÉ bem por aí, faço praticamente a mesma coisa. Mantenho a moto ligada por uns três minutos em rotação bem baixa, aí rodo lentamente. Quando saio em viagem, os 5 km até a BR não suficientes para o motor chegar à temperatura normal de funcionamento, então sigo pela marginal por mais 5 km.
Só então pego a BR, mas percebo que o motor só se solta mesmo a ponto de poder ser acelerado plenamente quando estou em Biguaçu, ou seja, o motor precisa rodar no mínimo 20 km depois daqueles 3 minutos iniciais, só então ele atinge a condição normal de funcionamento.
Sair acelerando normalmente logo pela manhã só serve para acabar com o motor mais rapidamente... realmente, é de doer.
E aproveitando, obrigado pelo seu comentário, Alex!
Fico contente que as informações do blog sejam úteis! Lembranças para sua Kansas! Ih, rimou!
Um abraço a todos,
Jeff
Os grandes mestres da Termofísica devem estar se revirando lá no além com as pérolas deste "especialista em manutenção de motos". Aliás, acredito que um cara que saiba ajustar a folga da corrente, trocar o óleo, calibrar os pneus e ajustar os espelhos é mais especialista que esse mané aí...
ResponderExcluirEsse é aquele tipo de situação em que um veículo que possui certa credibilidade (pela marca famosa) dá um passo atrás e perde credibilidade e confiabilidade.
Infelizmente, vi no Google que um monte de sites já publicou as asneiras do tal des-especialista.
Abraço.
Pois então, os critérios para toda e qualquer coisa na petrobras caíram a níveis assustadoramente baixos por lá...
ExcluirUm abraço,
Jeff
Morri de rir com a postagem Jeff, muito bom não sei se tem a ver, mas as motos tem pelo menos as minhas tem dois pontos de aquecimento, a 1ª que são esses 3 minutos andando em baixa rotação/aceleração pela manhã, e depois o ponto de aquecer ao ponto de acionar a ventoinha ou chegar ao ponto de temperatura (no qual ele não sobe mais) no ponteiro, nesse ponto se desligar a moto os metais começam a estralar devido a dilatação (escape principalmente).
ExcluirChegar no ponto 2 demora ai seus 10km ou uns 10/15 minutos como citou, e a moto roda muito melhor, acredito que os manuais recomendem chegar pelo menos no ponto 1, ainda que não seja o ideal, mas moto já responde bem.
O máximo que o especialista já andou foi de scooter(aliás foi não , pois não tem neutro tb kkkkk), motorista de carro jamais deveria fazer reportagem sobre motos, não da para fazer sem ter conhecimento de causa, grande falha da PTrobrás.
Eu também me diverti muito, principalmente caçando as imagens... hehehe
ExcluirAs instruções para o aquecimento do motor estão no manual do proprietário, mas o pessoal não segue, poucos são os que leem e praticam.
Aí aparece um site como aquele com suposta credibilidade associado ao nome petrobras falando um monte de coisa errada, os proprietários (no caso proprietárias) tomam na cabeça e nunca que vão imaginar que uma petrobras da vida possa estar dando informações tão sem base como essas... Brasil, a que ponto chegaste...
Um abraço,
Jeff
cara ei ri também mas vazei sem comentar ontem kkkkk
ExcluirEntão na verdade isso ai são dicas de como destroçar a moto o mais rápido possível.
Como assim o NEUTRO desperdiça combustivel? kkkkkkkk
É melhor ficar no sinal engrenado mesmo! kkkkkkkk toma no CU!
Daqui a pouco vai falar que é melhor trocar o óleo da moto a cada 7 mil km pra porque alem de pagar caro no óleo da petrobras (que é melhor economizar) quanto mais fino e desgastado estiver o óleo mais ele vai fluir pelo motor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sefodemermo.
Esse tópico da petrobras é mesmo uma unanimidade... hahahaha
ExcluirUm abraço,
Jeff
Descer em banguela gasta mais porque descer engrenado com motores injetados gasta "zero" combustível, pois motor injetado faz o corte da gasolina quando não é necessário ( cut-off ) diferente do carburado que o mínimo é sempre a lenta do motor.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=W67f0qEtygg
Olá, Darci!
ExcluirSim, o Daniel também me alertou disso... talvez eu tenha me empolgado um pouquinho (só um pouquinho). Preciso pensar em uma maneira de esclarecer esse assunto, mas acho que não adiantará remendar o texto, terei de fazer uma postagem inteira. Vai entrar na fila de prioridades.
Um abraço,
Jeff