Uma corrente mal regulada pula fora da coroa.
E o leitor Spirit Veicle lembrou muito bem, uma corrente sem lubrificação se desgasta e faz a mesma coisa, veja como todas as correntes estão secas de óleo ou graxa.
Se a corrente simplesmente se desencaixa, sua moto fica sem tração.
Encaixá-la de novo não é fácil, você vai ter muito mais trabalho do que se tivesse regulado antes de sair de casa.
E como você viu, tem gente que não aprende e continua saindo de casa sem conferir a corrente.
Às vezes ela não apenas desencaixa, ela arrebenta.
Geralmente ela faz isso na emenda, e costuma enviar alguns sinais de que algum elo vai se soltar, tipo um barulhinho que acontece cada vez a corrente passa pelo pinhão e pela coroa.
Se você não ficar atento a esses barulhinhos e não inspecionar a corrente de vez em quando, poderá vê-la estourada longe de qualquer oficina...
Quando alguém esqueço de apertar as contraporcas dos ajustadores, costuma acontecer isso aí de cima.
E se a corrente sai para o lado da balança, fica fácil de levar para o acostamento — quando não há trânsito.
Vá fazer isso na BR ou na Marginal Pinheiros...
Agora a coisa fica feia mesmo quando a corrente enrosca no pinhão e estoura a carcaça do motor.
Depoimento: http://www.triumphonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=38&t=1037&start=10
Ou então quando ela enrosca e trava a roda traseira...
Aí é chão certo, reze para não vir ninguém atrás.
Grandes e pequenos problemas evitáveis com um cuidado bastante pequeno.
Um abraço,
Jeff
husauhhussahusauhsahu é foda mesmo mano, mas o principal FATOR que destrói e faz com que elas caiam é a falta de lubrificação. Observe como em todas do video, e em todas que cairem a corrente, vão estar sem lubrificação.
ResponderExcluirGeralmente as fábricas pensam um pouco no sentido de que a hora que a corrente cair ela não entre e trave no meio dos parafusos de fixação da coroa, mas na maior parte dos casos o projeto nem leva em consideração isso. dai a corrents cai e arregUeça com o nego no asfarto a 30 por hora.
Na verdade foi observando iso que eu constatei e percebi que a melhor maneira de frear a moto é com o motor e não com o freio traseiro.
Porque se por conta da travada da roda a criatura ja cai com tudo imagina freando...
Então se for contar as vezes que ja destaquei a corrente da coroa da moto...
Mas recentemente fui salvar um amigo que ligou pra mim falando que a corrente tinha simplesmente se partido, cheguei la e o elo ao bater na balança se partiu.
Resultado, eu tive que guinchar a moto por 5 km no pé (sabe aquele esquema) até um lugar e corrente NOVA pro cabaço aprender kkkkk
Sim totalmente sem lubrificação.
Se pelo menos tivesse um óleozinho ali ela não teria estraçalhado quando caiu.
Na minha hoje em dia só vai óleo usado da moto cheio de MOLYKOTE.
e é nozes.
Uso o molykote tbm, mas não usaria oleo usado , pois ele perde as capacidades de lubrificaçao e costuma ficar ácido devido às partículas e impurezas da queima de combustível do motor absorvidos pelo óleo. Use óleo pra corrente de motoserra ou um óleo pra engrenagens sae 140 ou mais grosso.
ExcluirO que custa regular a corrente da moto antes de pilotar e dar um lubrificada? Tbm uso óleo pra corrente de motoserra misturado com Molykote.
ResponderExcluirEstou usando óleo 120 (para diferencial). E seguindo uma dica do Jeff diariamente pingo umas cinco gotas na corrente, no pedaço sobre a coroa. Mantenho assim a relação lubrificada até a próxima limpeza/lubrificação.
ResponderExcluirAbraços.
Estou usando óleo 120 (para diferencial). E seguindo uma dica do Jeff diariamente pingo umas cinco gotas na corrente, no pedaço sobre a coroa. Mantenho assim a relação lubrificada até a próxima limpeza/lubrificação.
ResponderExcluirAbraços.