Harleys e Indians não têm problema com falta de óleo (a vareta possui marcação para medição do nível tanto a frio como a quente, e o procedimento de medição é feito a quente).
Sendo assim, ele nunca pôde constatar o que nós proprietários de outros modelos de motos japonesas e chinesas enfrentamos, a esperteza dos fabricantes.
Segue a íntegra da mensagem enviada, as correções e textos entre colchetes foram adicionados para esta postagem:
De: Jeff do Minha Primeira Moto
Assunto: sua
Corpo da mensagem:
Olá, XXXXXXXXXXXXX
Aproveite que agora você está com sua
Há dois tipos de concessionárias:
1) Aquelas que fazem a coisa certa e colocam a quantidade correta de óleo com base no nível superior da vareta / visor, e você só descobre a sacanagem da quantidade incorreta mencionada no manual quando passa a fazer a manutenção por conta e o motor funde porque a quantidade recomendada fica bem longe do nível recomendado.
2) Aquelas que não estão nem aí e colocam apenas a quantidade recomendada, sem completar até o nível superior, porque assim o cliente volta mais cedo para comprar peças ou trocar de moto.
Um leitor lá no MPM escoou o óleo de uma suzuki
Na hora em que ele parasse de levar a moto na concessionária, ia começar a deixar a moto seca por conta do procedimento safardana do manual do proprietário e da gravação na carcaça, que induz os proprietários a erro.
A yamaha faz a mesma coisa, assim como a honda, a kawasaki, a dafra, traxx... já cansei de conversar com proprietários que tiveram o motor travado na rodovia por causa disso (aqui em Floripa você não consegue ir a lugar algum sem pegar a BR-101 e BR-282....)
Essa atitude do pessoal coloca a vida dos proprietários em risco, confirme qual das duas práticas se encaixa com sua moto e tome precauções quanto a isso.
Um abraço,
Jeff
E agora recebi a seguinte resposta (o russo é por minha conta):
Desculpe a demora Jeff, tava perdido em tanta mensagem
atrasada.
Que обрезка, é isso mesmo. O pior é que ouço muita gente
sendo contra mexer na moto em casa, dizendo que a autorizada é que sabe o que
faz.
Como diz o Pedrão: se é pra fazer merda, faço eu mesmo!
Então é isso, galera.
Como eu digo, nesse mercado não ponho a mão no fogo por um único fabricante que seja.
Fique esperto, faça você mesmo a verificação básica do nível de óleo e não caia nas armadilhas que o pessoal espalha por aí.
A obrigação primordial deles seria fazer a coisa certa, mas o pessoal está muito mais interessado em arrancar uma grana fácil dos patos que não leem o manual do proprietário.
E daqueles que não são patos, mas apenas pessoas honestas
que confiam que não seriam tapeadas pelas concessionárias — essas têm a ilusão
de que as concessionárias seriam fiscalizadas e coibidas pelas fabricantes
quanto a essa sanha de lucro desmedido.
Afinal, as fabricantes têm um nome a zelar.
Engano seu, eles estão todos na mesma canoa lucrativa.
Nunca confie que sua concessionária esteja te entregando a moto com o nível correto de óleo.
Ninguém está nem aí com nada e o maior interessado é você
mesmo.
Um abraço,
Jeff
A factor marca 1000 ml na carcaça, mas na ficha técnica fala 1200. Será esaa a quantidade ideal?
ResponderExcluirHummm... não tenho uma Factor para te responder.
ExcluirQue tal pegar o manual do proprietário e tirar a dúvida fazendo o procedimento de medição exatamente como está descrito lá?
Não é trabalhoso e você teria certeza absoluta do que está acontecendo com o motor da sua moto.
Um abraço,
Jeff
E ainda poderia deixar seu depoimento do que encontrou para virar uma postagem.
ExcluirBoa sorte,
Jeff
Mas eu fiz. Eu tenho a versão em PDF do manual. Fiz uma semana atrás e estava mais ou menos na metade da vareta. Um pouco ora menos. Depois de uns dias fiz novamente e notei uma redução. O motor vai ficando mais barulhento e as marchas mais duras. Fora que esquenta mais. Muito mais.
ExcluirOlá, Leandro
ExcluirSe você encontrou o nível um pouco abaixo da metade, já era hora de ter completado. Uma das maiores mentiras dos fabricantes é dizer que você deve esperar o nível atingir o mínimo ou ficar abaixo dele para colocar mais óleo. Seu motor trabalhando sempre próximo do nível superior fica mais feliz, o óleo se deteriora menos, dura mais e você não passa pela fase de motor barulhento e marchas duras, dois fatos que indicam que o motor está se desgastando.
Um, abraço,
Jeff
Jeff amigão. Obrigado pelo aprendizado. Obrigado msm. Duas coisas a dizer. Quando comprei uma twister(velha 2008) cheguei no pé do ouvido do mecanico e falei. Como eu meço o nivel do oleo? Ele disse que tem que aquecer, aguardar e medir. E completar se estiver abaixo. Da pra acreditar? kkk
ExcluirMinha factor segue rumo aos 50 mil
Atualmente uso oleo ipiranga 20w50 api sl
1200 litro de oleo. Atinge a marcação maxima da vareta fazendo o procedimento correto. Tenho fé em chegar aos 100 mil sem abrir o danado.
Ate agora, a mangueira do suspiro que rachou, fato que gerou um vazamento. fora isso nada. Abraços
Olá, Leandro!
ExcluirAcredito sim, há muitos mecânicos honestos, geralmente da velha guarda, que aprenderam com o aprendizado prático. Essa coisa de não informar o procedimento correto de medição você encontra em muitas concessionárias (também não são todas, mas infelizmente não são a maioria).
Algumas motos têm um bujão de respiro na ponta da mangueira que precisa ser esvaziado e limpo periodicamente, veja se não foi isso que causou a rachadura da mangueira.
E fique tranquilo que seu motor passa dos 100 mil km tranquilo, tranquilo.
Cuidando bem do óleo, é só não descuidar da regulagem de válvulas e limpeza dos filtros (inclusive o interno da bomba de óleo).
Um abraço,
Jeff
De qualquer maneira vou trocar ela. Estou preparando o bolso pra mordida. Pneu dianteiro (traseiro se foi e comprei ja), bateria, desde 2011, abriu o bico. E uma revisao caveira.
ExcluirOlá, Leandro!
ExcluirA segunda moto sempre será melhor tratada que a primeira!
Um abraço,
Jeff
Ops, lembrando do Pasquale:
ExcluirA segunda moto sempre será mais bem tratada que a primeira!
Eu de novo,
Jeff
Para quem não conhece:
ExcluirO professor Pasquale dá aulas de português na internet, dava aulas de português na tv e me torturava com aulas português nos tempos de cursinho pré-vestibular.
Estou traumatizado até hoje.
Mas ele é um bom sujeito, ótimo professor.
Pena que de português.
Abração, e um bom dia,
Eu
Nao a moto. A mangueira k. K kk kk
ExcluirBom, aí é diferente...
ExcluirMas não farei comentário sobre o tratamento da segunda mangueira, alguém pode pensar bobagem...
Um abraço,
Jeff
Salve! Jeff, tudo bom ? tire uma duvida para mim, estou querendo trocar a marca do meu óleo que é mineral por outro mineral,com as mesmas especificações. preciso fazer a lavagem do cárter ?
ResponderExcluirSó vi esta pergunta hoje, Louis...
ExcluirEspero que não esteja esperando até hoje para fazer essa troca...
Vou responder para alguém mais que topar com a pergunta:
Os fabricantes não recomendam misturar marcas, mas nunca vi nenhum problema detectável acontecer por mistura de duas marcas diferentes de óleo mineral, que são menos aditivados que os semi/sintéticos.
Então nesse caso de trocar mineral por mineral, acho desnecessário fazer a lavagem de cárter.
Tem muita gente que fica na dúvida se pode completar o nível de óleo com outra marca.
É preferível misturar dois tipos ou marcas de óleo do que rodar com o óleo baixo, porque aí o estrago já estará feito.
Se precisar misturar um semi/sintético com um mineral por motivo de extrema necessidade, antecipe a troca, simples assim.
Um abraço,
Jeff
e como fazer á tal lavagem ? desde já agradeço;
ResponderExcluirOlá, Louis!
ExcluirObrigado por acompanhar o blog!
A lavagem só é realmemte necessária na troca de um óleo mineral por um sintético, ou vice-versa.
A lavagem nada mais é do que usar o novo óleo por uns 50 ou 100 km, para que o novo óleo percorra todos os espaços no interior do motor e dilua os restos do óleo antigo.
A reação química entre sintético e mineral e sua deterioração é progressiva com o tempo, então fazendo a troca com baixa quilometragem não chega a se formar nenhum composto gosmento.
Um abraço,
Jeff
Só lembrando, esse aquecimento não deve ultrapassar 3 minutos em dias quentes e no máximo 5 minutos em dias frios, porque existe o risco de empenamento do cabeçote se o motor esquentar demais sem ventilação.
ExcluirEu de novo