quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Fechada federal — vá aprendendo o que é o trânsito

Motociclista tomando uma fechada federal de um carro que fez a conversão sem dar seta.

Ou melhor, que só lembrou de dar seta depois de iniciar a conversão (coisa muito, muito comum). Atire a primeira pedra quem nunca... AI!

O motociclista ficou revoltado e despejou um monte de кабан no ouvido do motorista. Cada coisa...

Crianças, assistam sem som, ok?


Pista molhada, isso podia ter dado uma grande обрезка com O maiúsculo se tivesse um poste ou um pedestre naquela calçada.

Se eu estivesse no lugar desse piloto, não teria passado por esse sufoco nem me estressado desse jeito. 

Primeiro, que eu evitaria fazer as ultrapassagens que ele fez até mesmo com pista seca. Pode me chamar de cagão (dsclp), não ligo. — Não ligo, não me machuco, não tomo prejuízo, não me estresso, e ainda vou com minha moto para onde eu quiser, tá bom demais.

Não ter margem de segurança é a condição básica para um acidente.

Com pista molhada então, eu sei que se precisar frear de repente será quase certeza de ir para o chão, então eu estaria pilotando com prudência ainda maior. 

Segundo, eu nunca ultrapassaria um carro em local onde ele pudesse fazer uma conversão na minha frente, porque o pessoal faz mesmo. 
 Gostei da risadinha da moto...

Não é à toa que é proibido fazer ultrapassagens em cruzamentos e esquinas, há um bom motivo para isso e esse motivo é justamente evitar esse tipo de risco de acidente. Mas no caso acima, a motorista estava totalmente errada.

Os motoristas realmente não deram e não dão seta, ou melhor, só lembram de dar seta na hora em que embicam o carro na via lateral.

É errado?

É, mas pessoas são humanas e erram. E também tem muito jumento que nem habilitado é.
Imagem: Extraída do vídeo da reportagem http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/11/com-camera-no-capacete-homem-grava-proprio-acidente-em-natal-video.html

Veja a reportagem deste tombo de hoje no g1.

Geralmente essas manobras bruscas não causam acidentes quando não existe espaço para um carro fazer uma ultrapassagem naquele momento e local.

Mas a moto é pequena, é ágil, não é vista pelo espelho e não é percebida se o motorista estiver com os vidros fechados e o rádio ligado.

Se o piloto se colocar em uma situação de risco como essa, certamente passará por grandes sustos com grande chance de acidentes, muitas vezes com gravidade e em algumas vezes, acidentes fatais.

Eu, no lugar daquele primeiro piloto, refletiria, reavaliaria minhas atitudes e não jogaria 100% da culpa pelo que aconteceu somente naquele motorista. 

No máximo, uns 30%.

70% eu atribuiria à minha própria atitude imprudente.

E você, qual sua opinião?

Assista este outro vídeo com várias situações que ocorrem no dia a dia. 

É grande a tentação de passar por espaços apertados, mas essa é uma manobra que só dá certo quando ninguém faz nada inesperado.

Se alguém não te perceber chegando, você cai, e aí quem se rala, toma prejuízo e pode até ir para o beleléu é você...

Dica: Alguém sempre fará alguma coisa inesperada na sua frente, sempre espere o inesperado. Se não foi hoje, será outro dia.

E a única coisa que vai evitar que você se acidente será sua prudência e domínio da moto.

Ou não.

Mas se eu não estiver por perto, não será problema meu, né mesmo?

Um abraço,

Jeff

3 comentários:

  1. Tomei uma fechada parecida com a do rapaz na reportagem do G1, seguia por pista de 3 vias, pela do meio, quando caí para a direita, iniciando uma ultrapassagem na pista da direita, repentinamente o sujeito jogou o veículo dele na minha direção para ocupar o meu espaço, me safei freando e desviando para a direita, parando colado no meio fio. O cara não abortou a manobra, fechando totalmente a minha frente. O carro era filmado e não dava para ver coisa alguma dentro. Agradeçi a Deus, voltei para pista do meio, ultrapassei o infeliz e segui a vida. No caso do vídeo, havia um fator dificultador que é a garupa (a mãe dele), o que atrapalha manobras bruscas.
    Você não é cagão, mas sim ESPERTO. Nesta vida tudo concorre contra e os mais espertos seguem com poucos danos.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. asuashuhsuhsauh é foda memo.
    Realmente a questão egoística e panaca da vivencia no transito tem seus karmas e suas oportunidades de estar em paz.
    Podemos dizer que o segredo real e principal para não apanhar-se ou naufragar-se em acidentes de qualquer natureza é não ter PRESSA. hahahaha a pressa pra passar logo, a pressa pra chegar logo, e todos esses conceitos de que a os motoristas deveriam ir mais rapido e tal.. são o primeiro passa para adentrar-se em acidentes na minha opinião.
    Pois como estou dizendo eu adentrar-se, quase nunca voce é COLOCADO numa cituação de acidente. é voce que acelera e espera que o outro te veja.
    Nem em rotatórias realmente da pra confiar no "direito" que voce tem de passar sem se preocupar.
    Mas como sempre estou falando da minha voz de experiencia.
    E como sempre a única coisa que realmente te salva são os equipamentos, não a moto, não o freio. hasuuhsauaauhsuhsa
    Valws jeff.

    ResponderExcluir
  3. Prudência, calma e principalmente, paciência. Virtudes cada dia mais raras no trânsito. Não importa quem conduz o quê, muitos, mas muitos condutores de automóveis, motocicletas, caminhões agem como se fossem os donos da rua, os únicos do trânsito.
    Nos cerca de 20 Km de trânsito urbano que preciso enfrentar todos os dias conduzo minha motocicleta como se carro fosse, no meio da faixa (não no meio das faixas...), e também não me importo se me consideram cagão, bobo, idiota, por não trafegar no corredor. Sempre procuro observar se o motorista do carro que está a minha frente na outra faixa me vê, e só assim passo por ele.
    Podem achar que é excesso de cuidado, mas minha vida é muito valiosa, para mim e para aqueles que me querem bem!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir