Dona honda, responde uma coisa pra gente:
Quem é que dá a palavra final na sua casa, dona honda?
É vossa digníssima aí no ar condicionado, ou são os seus vendedores aqui no Brasil real?
Quem é que tem a palavra final sobre o que é o melhor para a moto, dona honda?
São os seus engenheiros, ou são os vendedores que ganham comissão sobre as vendas, ou os seus marqueteiros que fazem estas propagandas criativas só que não?
Pergunto isso porque hoje reencontrei o proprietário de uma Titan novinha em folha (ou era uma Fan?).
Eu tinha falado para ele o que eu sempre digo aqui no blog, que se fizer o procedimento do manual do proprietário direitinho você descobre que a moto precisa de mais do aquele 1 litrozinho que a senhora fala para colocar nas Titan, Fan e Bros...
Aliás, todo manual de todas as suas motos fala para colocar mais óleo do que a quantidade recomendada, então por que a senhora já não diz logo a quantidade certa de uma vez, dona honda?
Agora mesmo eu confirmei isso na Twister do meu vizinho, vareta sequinha de óleo apesar de o dono ter colocado a quantidade recomendada... medindo errado como a sua concessionária ensina parece ter óleo, medindo certo como diz no manual mal suja a pontinha da vareta... coisa feia, dona honda...
Mas voltando ao assunto:
Aquele primeiro proprietário do começo da conversa ficou na dúvida sobre o que eu falei e foi lá na concessionária para saber afinal das contas o que era o certo.
Fez muito bem, afinal, ninguém melhor do que o fabricante para dar informações corretas, não é mesmo?
Só que...
Sabe o que o vendedor falou pra ele, dona honda?
O vendedor da concessionária falou pra ele assim, ó:
Que não pode colocar uma gota a mais de óleo além da quantidade recomendada porque se fizer o que está escrito no manual do proprietário, vai estragar o motor...
E falou mais, dona honda:
O vendedor falou que para não estragar o motor, o certo é trocar o caro óleo semissintético lá com eles de 1000 em 1000 km.
Pois é, dona honda — tudo ao contrário do que a senhora fala no seu manual.
O vendedor falou que o óleo não chega nem perto de durar 3000 km, que essa história de colocar óleo até atingir a marca superior da vareta medidora, como a senhora manda fazer, estraga o motor.
E que trocando o óleo semissintético de 1000 em 1000 km, pode esquecer, porque não precisa nem repor o óleo consumido.
Por acaso foi a senhora que jogou o seu manual do proprietário no lixo, dona honda? Não vale mais o que está escrito?
Ou os seus vendedores estão sabendo de coisas que a gente não está sabendo?
Sério que esse novo óleo é tão ruim assim que a senhora está obrigando os donos de motos a pagar mais caro e trocar o óleo de 1000 em 1000 km?
Então por que a senhora falou pra gente que esse novo óleo era super bacana — era mais caro, mas valia a pena usar porque era "garantia de motor, transmissão e embreagem protegidos durante muito mais tempo"?
Lembra disso, dona honda? Foi a senhora que disse.
Por acaso a senhora se enganou?
Por acaso a senhora está querendo ganhar mais dindin vendendo mais óleo caro, ou essa estória é só invenção do vendedor para aumentar a comissão dele no final do mês?
Afinal, quem é que está dizendo a verdade, dona honda?
Seus engenheiros que dizem uma coisa no manual do proprietário, seus marqueteiros que vendem o óleo honda 10W-30 como o bambambam dos óleos, ou seus vendedores que falam que está tudo errado no balcão da concessionária?
Por que é até chato dizer, mas os três não podem estar falando a verdade, dona honda.
Um ou dois deles estão mentindo na maior cara dura, e só a senhora é que pode vir a público dizer quem é.
Porque do jeito que está, passa até a impressão de que os seus engenheiros, vendedores e marqueteiros não trabalham para a mesma empresa...
Como é que a senhora deixa esse tipo de coisa acontecer na sua própria casa, dona honda?
Por que a senhora não bota ordem nessa bagunça?
Desse jeito a senhora acaba perdendo de vez a moral com o povo, dona honda.
Já passou da hora de a senhora acabar com os erros e fazer a coisa certa.
Eu pensei até que já tinha começado a arrumar a casa quando publicou o novo manual do proprietário com os procedimentos bem explicados...
Mas aí seus vendedores dizem que tudo isso é besteira, e o pessoal fica sem saber em quem acreditar, dona honda.
Olha, não vá ficar triste de eu falar essas coisas, dona honda...
É chato ter que ficar falando isso, mas essas coisas estão acontecendo e a senhora não percebe, apesar de ter tantos funcionários para cuidar disso, né?
Então, para o clima não ficar pesadão, escuta aí esse sambinha pra se alegrar...
Torço para a senhora acabar logo com essa confusão e tirar essa dúvida da gente, porque a honda é uma empresa séria e respeitável, não é nenhuma casa de Noca, né dona honda?
Se entendam logo aí dentro porque enquanto seus engenheiros, seus vendedores e seus marqueteiros ficam falando cada um uma coisa, quem acaba tomando prejuízo é sempre só o coitado que compra a moto, vê o motor pedir retífica com apenas 30 ou 40 mil km, e fica sem saber quem é que está tapeando ele...
Bote ordem nessa casa, dona honda!
Senão o pessoal vai acabar achando que quem está tapeando eles sou eu, que apenas falo para seguir o que a senhora escreveu no manual do proprietário...
E eu detestaria ficar com essa má reputação por sua causa.
Lembranças,
Jefferson
Boa Jeff. Que os seus leitores absorvam e espalhem aos quatro ventos está denúncia, a propaganda boca a boca é poderosa e muda a ordem perversa que aí está.
ResponderExcluirTenho uma declaração de um mecânico de motos com + de 30 anos de experiência, afirmando que os motores atualmente quebram com 30, 40 e 50.000 km de rodagem. Enquanto os motores da antiga duravam acima de 100.000km sem quebra ou retífica. Ele também ressaltou que os da honda são os piores.
Elogiou de forma contundente o motor Intruder 250 em minha moto e afirmou que a Intruder 250 (Intruder descontinuada da Suzuki) que ele possui, não troca por nenhuma destas motos atuais, pois a superioridade e confiabilidade neste motor é incomparável.
Abração.
Obrigado, José Carlos
ExcluirTudo que você falou é fato, tenho relatos de quilometragens ainda maiores para as motos antigas. Os motores da honda são os piores atualmente, chegaram a um nível dafra; a dafra por colocar 1 litro em motores que pediam 1,4 litro, a honda por colocar só 1 litro de um óleo muito fino em um motor que pede 1,2 litro, e que é queimado mais facilmente e ninguém percebe o motor fumando por causa do catalisador.
Aí vem o pessoal se aproveitando disso para vender mais óleo em vez de solucionar o problema, e a incrível inércia da honda que em vez de fiscalizar as ações das concessionárias, fica mudando o projeto na tentativa inútil de melhorar o arrefecimento do motor.
Tudo seria solucionado com a quantidade certa e a viscosidade correta do óleo, trocado com honestidade e profissionalismo pelas concessionárias.
Mas enquanto o pessoal que trabalha para a honda por aí está se arrumando à custa do prejuízo de milhões de consumidores, a honda não faz absolutamente nada para coibir a gatunagem.
Um abraço,
Jeff
Engraçado é entender como óleo a MAIS no carter vai estragar o motor kkkkkkk
ResponderExcluirBom. fora isso por outro lado as hondas daqui da fronteira com o brasil colocam a quantidade a mais tranquilamente, na pcx de uma amigo meu antes de pegar a estrada eu observei se estava no nivel correto e estava PASSANDO do nivel da vareta hahahah na verdade passando bastante, a moto estava com 500km fora os 200 que fiz no dia.
E tenho certeza que nela eles colocaram esse famigerado 10 30 ai, essa agua misturada com azeite kkkkk
Mas funciona bem. por enquanto.
Opa, só esclarecendo:
ExcluirExcesso de óleo realmente prejudica o motor.
Só que fazendo o que o manual do proprietário manda fazer, você não está colocando excesso de óleo. Está fazendo apenas o que o fabricante manda fazer, porque a capacidade de óleo é de 1200 ml e não colocar esse chorinho faz falta para o bom funcionamento do motor e longa vida útil do motor.
A culpa dessa confusão é toda desse procedimento ridículo que indica uma quantidade mínima sem dizer que é mínima, quando poderia muito bem recomendar a quantidade correta ou bem próxima da correta.
Se dissessem simplesmente coloque 1150 ml de óleo, além de ensinar claramente a medir o nível, como estão fazendo só agora, não haveria nenhum risco de ultrapassar a capacidade máxima de óleo do motor que é de 1200 ml. Mas assim eles não venderiam tantas peças e tantos serviços de retífica.
Um abraço,
Jeff
Um alerta ao Patrick:
ResponderExcluirA informação que tenho é que o motor da Intruder comporta 1150 ml, então seria bom não exceder esse valor.
Dependendo da geometria interna da construção do motor esses 50 ml a mais podem não dar nada, mas também podem ser suficientes para criar excesso de pressão no cárter.
Você perceberia isso com o motor trabalhando pesado, abafado e vibrando excessivamente.
1200 ml é a quantidade aceitável para as honda Titan, Fan e Bros. A honda Biz pede 800 ml e o correto após a medição é 1000 ml.
O motor da suzuki Yes comporta 1300 ml e o motor da GSR150i comporta 1500 ml.
Um abraço,
Jeff
Jeff, qual seria um oleo bom pra uma CB 300 com 30.000 Km? Acabei de pegar a moto e já agendei uma troca de óleo. Lendo tudo aqui fiquei bem pé atrás com as informaçoes oficiais da Honda...
ResponderExcluir