O autor explica que o fenômeno foi descoberto durante a 2ª Guerra, quando pilotos de bombardeiros inexplicavelmente acabavam mergulhando contra seus alvos ao invés de se desviarem dele, como eram treinados a fazer.
Assista ao vídeo e não se preocupe com os comentários em Inglês, a explicação é bem ilustrada visualmente:
No momento em que ocorre o receio de perder a trajetória, a tendência natural é fixar o olhar no problema e não na solução:
Veja como neste outro acidente ocorre exatamente a mesma coisa:
Esse fenômeno também pode ocorrer com a fixação do olhar em outras motos.
Este outro vídeo mostra isso acontecendo durante um passeio em grupo, onde nosso olhar está sempre direcionado para as motos dos amigos.
Pelo que entendi, a garota acidentada fixou o olhar na moto do namorado que ia mais à frente e acabou desviando para o acostamento sem perceber.
O motociclista que vinha logo atrás fixou o olhar no tombo dela e acabou comprando o terreno vizinho — isso é fácil de acontecer nos passeios em grupo.
No momento do pânico você trava o olhar naquilo que oferece maior risco e a moto obedece seu comando indo automaticamente naquela direção...
Outro dia mesmo dobrei a esquina de casa e dei de cara com uma moto no sentido contrário — na tentativa de identificar quem era meu vizinho, quase que a Edith dá uma beijoca na moto dele.
Por isso é importante não se assustar com o trânsito na pista contrária ao sair de uma curva.
Nem se distrair com o trânsito na sua própria pista...
E não deixe passar pela cabeça aquele medo de não conseguir fazer a curva e acertar aquele carro parado no acostamento...
... porque senão você vai acabar acertando mesmo.
E quais são as dicas para não cair nessa armadilha da fixação do olhar?
1. VIRE SUA CABEÇA E NÃO APENAS OS OLHOS.
Mantenha-se escaneando o ponto em que você deseja ir — mover a cabeça ajuda a manter a atenção no que realmente te interessa.
2. NÃO FIXE O OLHAR EM NENHUM PONTO.
Fuja da tentação de olhar alguma coisa anormal na estrada.
Não adianta ter a atenção desviada pelo raro avistamento de uma quase extinta guaripé e não poder contar para ninguém porque você se extinguiu antes dela...
3. MANTENHA O FOCO NA PILOTAGEM
Antes de entrar em cada curva, lembre-se de combater a tendência natural de olhar para uma situação inesperada e não para a trajetória que te livrará dele.
Mantenha-se focado em terminar a curva.
Programe-se contando que sempre poderá existir uma distração te esperando do outro lado e permaneça determinado a não se surpreender com ela.
4. OLHE A SAÍDA DA CURVA.
Não olhe para o problema!
Se na outra faixa estiver acontecendo um engavetamento, um show do Michael Jackson ou uma passeata de freiras safardanas de topless, não será para o seu bico — seu foco precisa estar em manter a sua trajetória e terminar a curva sem se envolver.
Depois de fazer a curva, você até poderá voltar para socorrer os feridos, pedir um autógrafo ou cair na gandaia.
5. RELAXE.
O medo de bater ou cair é meio caminho andado para o acidente.
Pilotar com menos tensão e mais ligado na pilotagem ajuda a evitar cair nessa armadilha.
E faça o que é mais recomendável no seu caso, procure ajuda médica — porque se na saída da curva você vê o Michael Jackson ou freiras safardanas de topless, você está é delirando.
Jeff
No vídeo do acidente da namorada do cara, me pareceu que os caras da 1ª e 4ª motos, foram os únicos que fizeram as curvas em traçados corretos. Repara que eles fazem a 1ª curva (para a direita) mais à direita, longe da faixa central e assim, conseguem vencer corretamente o traçado da próxima curva para a esquerda. E ainda assim, terminam a segunda curva muito próximos da mesma grama que os outros caíram.
ResponderExcluirJá a namorada do cara (2ª moto) e o motociclista da 3º moto vinham num traçado muito aberto para a 1º curva, o que resultou ficar muito próximas à linha central na entrada da 2º curva (curva para esquerda). Daí surgiu do nada aquele carro em sentido contrário.
Por isso, me parece pouco provável (embora a própria tenha afirmado o contrário) que ela tenha caído por ter fixado o olhar no namorado logo à frente.
Em todas as vezes que assisti o video, por todas as câmeras, tive a nítida impressão de que na verdade, ela e também o motociclista atrás - 3ª moto - se assustaram ao perceber o carro vindo muito próximo à faixa central em que estavam.
A fixação do olhar pode ter influenciado, mas acredito que o maior culpado pelas quedas tenha sido o susto com o carro muito próximo. Talvez, se estivessem em um traçado mais correto, até poderiam ter evitado as quedas.
Caramba, eles se assustarem com aquele carro é bem possível...
ExcluirComo o trânsito lá é muito pacato, o pessoal não tem preparo para situações bem básicas.
Não é à toa que esse pessoal se assusta tanto com o nosso trânsito aqui no Brasil.
Um abraço,
Jeff
Pois é, imagina andar no trânsito da Índia.. heheheh...
ExcluirNesse caso q mencionei parece q houve vários fatores q levaram às quedas. Aliás, geralmente são vários fatores, e não apenas um isolado.
É estranho, mas tem coisas que vão contra o instinto qdo se anda de moto, como a (não) fixação do olhar em um ponto, o contra-esterço, a manha de acelerar na curva para aumentar aderência, jogar o corpo pra frente qdo a moto rabear, etc.. São o tipo de situação que pode acontecer a qualquer momento e o cara deve estar preparado... q loucura.. pena que o que mais se vê é bem o contrário.
Mais um baita post, Jeff! Valeu.
Está me caindo a ficha de que andar de moto é totalmente contra intuitivo aos reflexos humanos mais básicos, moldados por todos esses anos de evolução da vida selvagem cravados no nosso DNA :/
ResponderExcluirE esse é o grande barato, adquirir novas habilidades... nós que pilotamos conseguirmos fazer coisas que os motoristas não fazem. Acima de pilotar uma moto, só helicóptero e avião requerem ainda mais habilidades e treinamento.
ExcluirUm abraço,
Tio Jeff
tsc tsc tsc tsc "contra intuitivo aos reflexos humanos moldados por anos de evolução" kkkkkkk
ExcluirFalou o cara sentado numa cadeira.
kkkk Porque é meio contra senso sentar ja que se tem pernas pra ficar em pé, na gloriosa capacidade que "um macaco" desenvolveu na antiguidade, de andar sobre dois membros kkkkkk
É, pensar assim é mais confortador realmente kkkkkkkkkkkk
ExcluirNão entendi exatamente porque esse do video à noite se fodeu.. mas a movimentação dele denuncia que ao menos sabe esterçar-se corretamente para virar a moto. e ai o cara quer sair a noite ainda pra dar um role kkk
ResponderExcluirBom esse que o cara cai do nada no fixation is BITCH é também bem patético kkkkkkk
Mas como sempre educativos...
Mostrando o perigo de se andar com cameras kkkkk @jeff
Eu acredito que ele entrou forte na curva e na hora que o foco do farol foi para o barranco, ele foi junto. Infelizmente, ele não comentou o tombo para a gente saber o que ia pela cabeça dele naquela hora.
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
E é um fato, já notou que todo acidente que aparece na internet o cara estava usando uma câmera?
ExcluirCâmeras atraem acidentes :-))
Um abraço,
Jeff
OMG! preciso melhorar isso haha nunca aconteceu na moto, mas acontece no video game =/
ResponderExcluirEstou la jogando o need for speed e aparece jm carro na frente... e continuo andando fixado no carro da frente.. e bato no carro...
as vezes ate meu sobrinho de 12 anos vira e fala: pq vc bateu no carro? haha devia do carro.
Agora eu sei o que é haha nossa impressionante isso ai..
vou jogar mais jogos de corrida pra treinar isso e nao bater mais nessas ocasioes.. pq é patético.. depois que voce bate voce ve como fpi patetico bater naquele caror que era só ter desviado.
acho que o que vem na cabeça na hora é:
"nossa um carro na frente devegar.
preciso desviar!
mas estou muito rapido, nao vou conseguir desviar!
mas posso tentar desviar, mas se eu tentar posso nao cosneguir.
mas se eu consuir vou bater na parede ou no poste, ou em outro carro"
ate ai o negocio ja andou varios metro e deu no meio do carro.
target fixation. Bom saber.
i'm not thr only one.
Hahaha...
ExcluirO mecanismo é exatamente esse! No susto passa um monte de coisa na cabeça, menos desviar do problema... Ainda bem que só no videogame, hein?
Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
Jeff