terça-feira, 10 de novembro de 2015

Para variar, motoristas continuam não vendo motos

Entenda porque os motoristas atravessam na frente das motos e não cometa os mesmos erros que esse piloto.

Neste momento, nem você nem o motorista veem a moto — o motorista com a câmera a bordo inicia a conversão à esquerda:
Agora você e o motorista veem a moto — o motorista interrompe a manobra e o motociclista começa a frear travando a roda traseira:
O carro continua parado, mas a moto continua se arrastando nos freios:
E num piscar de olhos a moto já bateu contra o carro:
A sequência dura uns 3 segundos e você pode vê-la a partir de 4:20 no vídeo abaixo — há vários outros acidentes bastante educativos no vídeo. Para ver em tela cheia, assista no YouTube.

Nessa situação, cravar os freios e ficar torcendo para a moto parar não resolve o seu problema.

Não pense como um motorista, aprenda a pensar como um piloto.

Motos não apenas aceleram e freiam. Elas também são ágeis para desviar de obstáculos... se você for ágil para comandá-la.

O melhor a fazer em uma situação como essa é frear o suficiente para reduzir a velocidade, já olhando pelo espelho para se encaixar na outra faixa, aliviar o freio no último momento e então desviar do carro parado. 

Você vai dizer que não dá para fazer tudo isso ao mesmo tempo...

Eu digo que dá, se você treinar frenagens de emergência com sua moto e desenvolver esse domínio da moto.

Moto não é igual carro, não basta sentar a полнолуние no banco. 

É fundamental desenvolver o domínio da moto para saber exatamente o quanto ela irá derrapar antes de parar, o quanto ela poderá derrapar sem te derrubar, em que momento você deverá aliviar o freio a tempo de desviar a trajetória sem bater...

Você somente consegue isso com muito treinamento

Ayrton Senna não nasceu sabendo pilotar.

Ele desenvolveu várias técnicas quando ainda garoto aprendeu a pilotar kart em Interlagos.

E o que tornava ele diferente de todos os outros pilotos de sua idade é que com ele não tinha tempo ruim:

Era só chover que ele estava lá correndo sozinho debaixo d'água para conhecer os limites e saber o que dava e o que não dava para fazer com pista molhada.

Quem coloca a vida em risco em cima da moto precisa treinar muito, porque na hora do aperto a decisão precisa ser tomada por instinto.

Treinar para não olhar para o problema e sim para a solução, treinar para frear o máximo possível sem cair, treinar para saber quebrar a cintura e fazer manobras fechadas sem perder o controle da moto e invadindo o mínimo possível a outra faixa...

Você precisa saber se adaptar à situação do jeito que ela vier para você, e no momento exato, sem vacilar

Prevendo a situação você poderá prever saídas; conhecendo as técnicas você poderá utilizá-las.

Invista em você e desenvolva essas capacidades. 

E acima de tudo, se previna.

Motos são difíceis de ver no trânsito.

Mantenha o farolzão alto aceso durante o dia e o farol baixo aceso durante a noite na cidade.

Mantenha o farol alto aceso durante a noite na estrada, abaixando sempre que aparecer outro veículo em sentido oposto.

Quanto mais visível você se fizer, menor a chance de alguém atravessar na sua frente.

Fique bem visível e viva muito. 

Acrescento o depoimento do leitor Wesley Moreira Mendonça:

Nas motos, geralmente desviar é melhor do que frear. Os carros freiam mais que as motos, mas as motos desviam melhor. 

Certo dia estava eu com minha mãe na garupa, ao passar por um certo cruzamento onde a preferência era minha, um motorista estava ameaçando cruzar a rua, e enquanto eu prestava atenção nele, o Fox que estava na minha frente freou para passar no quebra molas. 

Não tive duvidas, quando vi o porta-malas crescendo, deitei pra direita e podei. 

Parece quase puramente instintivo, mas a verdade é que quando se conhece bem a moto, mesmo as reações conscientes parecem instintivas, de tão familiarizado se está com a moto. 

Se eu tivesse tentado frear, não ia dar nunca, tava muito perto e eu estava a uns 40 [km/h] quando o Fox estava a uns 15, se muito.

Obrigado pelo relato, Wesley!


Compartilhar experiências é uma das melhores maneiras de alertar e conscientizar o pessoal!

Um abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. Boa tarde Jeff. Mais uma excelente postagem. A única coisa que não concordo é na capacidade de desviar de uma moto. Assim como a frenagem, o desviar em moto é ruim e pior que em um carro, pois o índice de atrito dos pneus de um carro com o solo é superior aos dos pneus de moto, o que faz com que o carro pare em menor espaço e faça desvios mais intensos. Porém devido ao tamanho, a moto tem mais facilidade de ocupar espaços apertados em um pequeno desvio, que é impossível para um carro. Sem falar na visão privilegiada que o motociclista tem do ambiente que o cerca. Abraços.

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