segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Batendo papo sobre óleos e óleos falsificados

Olha só a denúncia da blogueira filipina Buko0:

Óleo shell falsificado lá na terra dela:
Imagem: http://www.yamahat135.com/threads/between-the-fake-and-the-genuine-parts-and-accessories.13449/page-3

Lá nas Filipinas, China e extremo Oriente estão falsificando tudo, desde o óleo até a embalagem. Paraguay, alguém?

No Brasil, há uma maneira muito mais matreira de fazer falsificações — reaproveitando as embalagens vazias... (o som falha um pouquinho, mas depois volta)

É por isso que você precisa desconfiar de óleo barato, e conferir o lacre e a aparência geral de produto e embalagem, e conferir o carimbo da data de fabricação e validade, isso é mais difícil de falsificar.

Nada de embalagem sem lacre, você tem de ter certeza que o lacre estava intacto antes de abrirem o frasco.

A melhor coisa é você mesmo comprar o óleo e só depois entregar para alguém fazer a troca. Ou trocar você mesmo(a).

Essas maracutaias já vêm acontecendo há muito tempo:
Reportagem: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL54057-9356,00-OLEO+LUBRIFICANTE+TAMBEM+E+ADULTERADO.html — Nem adianta clicar na relação de marcas adulteradas, a globo se esqueceu de manter o arquivo à disposição.
Reportagem: http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/vrum-na-tv/2011/07/17/interna_noticias,44183/boca-no-trombone-oleo-lubrificante-adulterado.shtml — Não consegui carregar a página...

E pesquisando, descobri que a coisa é pior do que eu imaginava:
Reportagem: http://www.lorenaemfoco.com.br/2011/07/policia-civil-fecha-fabrica-de.html

Pois é, uma em cada cinco embalagens de óleo é falsificada... nem eu que sou tremendamente paranoico ia imaginar algo assim...
Imagem: http://chacomsig.blogspot.com.br/2011/05/o-que-e-um-surto-psicotico.html

E eles não apenas colocam um óleo vagabundo na embalagem de um óleo bom.

Os bandidos diluem o óleo com solvente para render mais, abaixando a viscosidade (hummm...) e tornando o produto inútil para proteger o motor contra desgaste (duplo hummm...), e fazendo com que ele desapareça mais rápido do cárter (hummm-hummm-hummm...)

Eu usava Motul, mas fiquei cismado com a possibilidade de o óleo estar sendo falsificado por causa disto:

Você encontra óleo Motul com rótulos diferentes e cores diferentes. 

Essa suspeita também teve o autor da denúncia no fórum Naked Club, ele postou várias fotos comparativas como essa aí do lado.

A própria Motul respondeu à dúvida levantada e afirmou que os dois óleos são da Motul, a diferença é a procedência, a refinaria na Espanha ou na França... e esses rótulos mal feitos são deles mesmos...
Imagens e denúncia: http://nakedclub.com.br/cgi-sys/suspendedpage.cgi?f=12&t=9809 — mas hoje o link não está funcionando, talvez a página tenha sido removida, então salvei as fotos da busca do google e postei aqui. Por via das dúvidas.

Mas mesmo que os dois sejam da Motul, para mim, o óleo rosado é melhor. 

Na primeira troca que fiz com a Edith usei Motul e veio essa versão mais escura, não senti o mesmo ganho de desempenho, o mesmo ronronar gostoso do motor que estava acostumado a perceber com a Jezebel.

Teve gente que já encontrou besouro dentro da embalagem, e esse tipo de contaminação não acontece na refinaria...

O resultado é que, para não ficar sempre com pulga atrás da orelha, deixei de usar o Motul. Azar deles.

Aproveitei para testar várias marcas de óleo, mesmo porque na estrada em viagens longas você não encontra Motul com facilidade. 

Jezebel sempre usou apenas Motul 3000 e Yamalube, e ultimamente com o motor mais velhinho e as folgas no limite da tolerância, ela vem usando Castrol 25W-60 Alta Quilometragem.

Viajando com Edith, como sempre abasteço gasolina da shell, experimentei o óleo deles, e estava satisfeito.

Eu não percebia diferença, mas mal sabia eu que Edith não estava feliz.

Descobri isso na última troca, quando usei pela primeira vez o Yamalube com ela — e ela ficou super contente. 

Sabe como descobri isso?

Edith parou de escapar marcha. Pelo menos com a mesma frequência.

Ela tem o costume de não engrenar direito a segunda e a terceira marchas. Às vezes, pegando uma subida forte, a marcha pula fora e a rotação vai lá em cima — nada que não dê para se conviver.

Eu poderia me descabelar, mas não ia resolver muita coisa. Mesmo porque já não tenho muito o que descabelar, e já vivo com o pouco que tenho descabelado. 

O número de série do motor dela é muito baixo, o que indica um primeiro lote, e primeiros lotes de fabricação sempre têm suas picuinhas.

A picuinha dela é essa, mas não chega a ser algo que compense abrir o motor e trocar os componentes do seletor de marchas. Então digo que é só uma mania dela e vamos em frente. Cada moto tem sua mania, a dela é essa. Sem estresse.

O fato é que assim que passei a usar Yamalube, as marchas da Edith pararam de escapar nos locais habituais — agora só faz isso muito de vez em quando e em ladeiras realmente muito íngremes, quando eu não tomo cuidado de engrenar com vigor a segunda ou a terceira marcha.

Isso indica que a lubrificação dos componentes melhorou, facilitando o engrenamento da marcha na posição correta.

É uma diferença sutil, mas bem real. Diria que melhorou uns 80% usando Yamalube.

Então vou padronizar eternamente essa marca de óleo, porque senti que realmente vale a pena. Pelo menos até ela ficar bem velhinha e começar a pedir um óleo mais grosso, aí apresento o 25W-60 para ela.

Pitorescamente, adotar o Yamalube faz surgir um novo problema: 

Yamalube não é fácil de achar em viagens... como contornar?

Bom, quem fabrica o óleo, embala e coloca o rótulo da yamaha é a chevron, antiga texaco. 

O Yamalube nada mais é que o herdeiro do antigo texaco Havoline que eu usava na minha primeira moto, o óleo que fez minha honda zero km parar de fumar com o melhor óleo do mundo recomendado para os clientes pela honda. 

Coisa engraçada é que a honda recomendava uma marca para os clientes, a única que atendia às rigorosas especificações da honda, mas ela mesma não usava o óleo que recomendava... 
Imagem: Base http://www.motorsport.com/motogp/photo/user-uploads/honda-nsr500-1984-freddie-spencer/

Cadê a coerência, dona honda

Seja o pão, pão, e o queijo, queijo, já dizia o cara que sabia das coisas...

Mas voltando à vaca fria:

Na falta de Yamalube, vou de Havoline — que aliás, é bem mais barato que o Yamalube porque não tem que pagar a mesada da dona yamaha.

Também não é muito fácil de achar, mas já aumenta um pouco as chances.

Pena que a próxima viagem está distante... não será antes de 2016.

Ou 2017. Thanks, Dilma.

Um abraço,

Jeff

8 comentários:

  1. Otimo óleo o Havoline ou Yamalube, usava o Havoline 10w40(novo Yamalube 10w40) na minha ER6n, que é um ótimo lubrificante e custa a metade de um Motul 5100 que o pessoal gosta de usar. Agora estou usando o Petronas Sintyum que tbm é muito bom, mas difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo aos leitores Evandro e a Wesley:
    O Castrol 25W-60 Alta Quilometragem é um API SL vendido para carros, mas sem aditivos que façam patinar a embreagem, então pode ser usado por motos. Uso normalmente na Kansas 150 e nunca tive problemas, e essa embreagem só trocou os discos de cortiça uma única vez em 80 mil km.
    Antes de partir para usar esse óleo, verifique se o problema de fumar não está na marca do óleo que você está usando; tem marca que faz o motor fumar mais cedo que outras.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  3. Eu uso o Petrobrás 20w50 SL, pois é o com a maior api que se acha fácil, me parece bom (100 vezes melhor que o Mobil SF recomendado pela Honda) e também é o mais barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mobil já atualizou sua linha de lubrificantes, agora tanto os minerais como os semissinteticos são api SL.

      Excluir
    2. Eu parei de usar móbil um tempo atrás e retornei a usá-lo e ele deu uma boa melhorada

      Excluir
  4. huhauhsuuhshu e eu sou aqui da fronteira com o PARAGUAY jeff e te digo, só os óleos baratos é que são falsos. o resto é tudo origin.
    Do cara que eu compro, pode extranhar mas ele manda vir do brasil. ou seja, compra do brasil barato e vende barato. sim só uso texaco.
    Adorava usar o havoline, mas eu confiava bem mais na embalagem amarela, agora ela é preta. quando eu chegava de moto e falava, MIM DÁ dois havoline ai, o cara olhava pra mim... e falava "é pra carro ou é pra moto" kkkkkkkkkkk
    que ignoranxia....

    ResponderExcluir
  5. E outra, aqui reina essa coisa de economia né, tipo o mais barato possivel.. pra esses crientes tem uns óleos aqui que nem tem marca direito, parece agua e nem vem 1 litro, vem tipo 750ml.
    Só que custa apenas 5, 7 ou 9 reais. kkk
    Eu não coloco isso na minha nem a pau. ta na cara que é bucha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, óleo barato tem que desconfiar mesmo. É o famoso "barato que sai caro".
      E nem se pode generalizar também, a gente fala do Paraguay por brincadeira, porque a gasolina lá é melhor do que a nossa e falsificador tem em todo lugar. E muito falsificador "paraguaio" é brasileiro malandro que atravessou a fronteira.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir