quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Motonetas e capacetes para motonetas — alguma coisa está fora da ordem

Você está pensando em comprar uma motoneta porque ela parece menos perigosa do que uma moto?

E para acompanhar, um capacete aberto daquele tipo que se usa com motonetas?

Não se iluda, uma motoneta é mais perigosa do que uma motocicleta — e um capacete aberto é a sua pior escolha para uma motoneta.

Eu sempre tive a convicção de que motonetas eram mais perigosas porque são mais instáveis diante das irregularidades do asfalto.

Os pneus finos e as rodas pequenas sofrem muito mais com as irregularidades do caminho, a baixa potência não permite circular com desenvoltura por vias de alta velocidade, e os freios são o que há de pior, geralmente do tipo tambor.

Como são baixinhas, elas são mais difíceis de ver no meio dos carros, e seus pilotos não enxergam o trânsito por cima dos carros à frente. 
Mas o leitor Netinho Eneias Negralha encontrou a evidência de outro perigo muito mais grave quando comentou o seguinte na postagem Você nunca viu motonetas tão rápidas:

Impressão minha, ou nessas motinhos tipo Biz o impacto parece ser direto na "cabeça"?

Este vídeo eu já havia publicado naquela postagem, mas vale a pena ver de novo:

Comprove você mesmo como nos tombos os pilotos batem violentamente a cabeça no asfalto:

A evidência de que as motonetas tendem a jogar a cabeça do piloto no solo me deixou curioso e pesquisei outros vídeos com acidentes normais de trânsito:



E realmente, como você pode ver, mesmo no trânsito normal as motonetas têm maior tendência de jogar o piloto de cabeça contra o asfalto, diferentemente das motocicletas.

E a conclusão a que chegamos é de que isso se deve a três fatores: 

A velocidade relativamente mais baixa das motonetas, a menor altura em relação ao solo e a falta do tanque de combustível entre as pernas do piloto, tudo isso facilita cair de cabeça contra o chão.

E aí vem se somar o último fator que agrava os acidentes com motonetas: 

A moda...
Todas as imagens acima são de propagandas feitas pelos fabricantes associando capacetes abertos a motonetas. 

Vendendo a ilusão de que as motonetas são mais seguras, a moda e as propagandas dos fabricantes empurram goela cabeça abaixo dos compradores e compradoras os famigerados, ultrapassados, anacrônicos e inseguros capacetes abertos.

É só fazer uma busca no google por capacetes para motonetas ou scooter helmets que você vai encontrar isto:
Imagem: Pesquisa do Google

Os vídeos provam que boa parte dos acidentes com scooters jogam o piloto de cara no chão, mas a imensa maioria dos capacetes vendidos para os proprietários dessas motonetas é do tipo aberto.

Os fabricantes de motos não sabem disso? Não têm estatísticas mostrando o que a gente acaba descobrindo por acaso aqui no blog?

Para os fabricantes de capacetes abertos essas estatísticas não importariam, porque o custo de fabricação de um capacete aberto é menor, dá menos trabalho e usam menos material para fabricar — e portanto a margem de lucro é maior. 

Eles continuariam fabricando capacetes abertos mesmo que ficasse provado que matam e desfiguram muito mais gente do que os fechados.

Mas eu acredito que os fabricantes de motos têm esse conhecimento sim, sabem de tudo isso e devem ter estudos aprofundados a respeito... mas faz parte das regras do marketing: 

Se você quiser aumentar as vendas de um produto, nunca passe aos clientes em potencial a impressão de que ele seja perigoso.


Muita gente inocente acredita naquilo que lhe é mostrado, não tem acesso a outras informações, e acaba sendo induzido a um erro muito grave.


E é um erro que se perpetua há gerações, pelo menos desde o final dos anos 60...

O que explica a lógica de "capacetes femininos não precisam ser tão seguros quanto capacetes masculinos", já que ambos correm os mesmos riscos?

Capacetes integrais são fabricados desde 1967.


http://adrenalinamotos.blog.br/a-origem-dos-capacetes-agv/
Em 1970 o piloto que competiu com o Fórmula 1 que não era um charutinho mais bonito de todos os tempos, o nosso bicampeão mundial Emerson Fittipaldi (sem falar do campeonato da Indy e os dois GP de Indianápolis), já corria usando um capacete integral

Capacete aberto é coisa para Speed Racer, Trixie ou Penélope Charmosa, não para pilotos da vida real.

Os tempos evoluíram, os capacetes evoluíram, e as câmeras de vídeo estão aí para acabar com esses velhos mitos.

Nem as motonetas são mais seguras do que as motos, nem os capacetes vendidos para os donos de motonetas são seguros o suficiente para o tipo de acidente mais comum entre as motonetas.


Imagem: giphy.com
Apesar de ser a escolha de nerds como Howard e Sheldon, o capacete aberto, além de ser uma fria, não é a escolha mais inteligente.

Será que vale a pena se deixar levar pela moda em uma situação em que é a sua vida, seu nariz e os seus dentes que estão em jogo?

Leve isso em consideração na hora de escolher sua primeira moto e seu primeiro capacete.

Boas escolhas,

Jeff

14 comentários:

  1. A verdade é que as pessoas se incomodam com o capacete fechado, não se é reconhecido, perde-se as expressões faciais, se gritar ninguém te escuta, não se sente o vento no rosto, as pessoas no seu entorno ficam com receio, parece um E.T.
    Porém concordo que a segurança em capacete aberto é péssima e não vale a pena gastar dinheiro comprando um.
    Quanto ao cair de cabeça, entendo que em caso de colisão a moto pára instantaneamente, o que não ocorre com o nosso corpo, em especial o tronco e a cabeça, que é a parte mais pesada, movimentando-se e arrastando o restante do corpo por cima da moto. Assim que eu encontrar, envio o link de um vídeo mostrando essa dinâmica.

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  2. Todos os crash moto, mostram bem o que ocorre com o corpo do motociclista. Segue um vídeo. https://youtu.be/AaYtnbcE8UM
    Abração

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    1. Obrigado pelo vídeo, José Carlos, mas eu me expressei mal.
      Quando falei nos acidentes mais comuns de moto e motonetas, estava pensando apenas nos tombos, não nas colisões. Nas colisões como aquelas do crast test, tanto faz estar de moto ou motoneta, o impacto sempre será direto à frente.
      O que me refiro é que os tombos de motonetas têm propensão maior a jogar o piloto de cabeça contra o chão, o que não acontece com a mesma frequência nos acidentes com motocicletas em situações parecidas com as do vídeo da competição de motonetas.
      Veja este vídeo e comprove que os pilotos não batem a cabeça com força no chão na mesma proporção.
      https://www.youtube.com/watch?v=3JRbZV5epX4
      Vou preparar uma postagem explicando melhor isso tudo e certamente usarei o vídeo que você enviou futuramente.
      Obrigado, e outro abração :-)
      Jeff

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  3. Corrigindo... o nome correto é CRASH TEST MOTO

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  4. Oi Jeff, entendi, de qualquer forma, achei este vídeo mais completo, inclusive tem diversas situações com diversas motos. Só não gostei da propaganda embutida em algumas cenas, do airbag, mas vale a informação.
    Repare que são bonecos, porém em várias cenas, se o sujeito aproveitar as pedaleiras e saltar antes da colisão, ele aumenta as chances de sair ileso. Difícil é dizer ao cérebro a fazer isso, pois a tendência é ficar agarrado na moto, até bater.
    http://youtu.be/gcIN6N_bvBc

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  5. Veja esta notícia que tem tudo a ver... http://entretenimento.r7.com/pop/musica/filho-de-erasmo-carlos-nao-usava-capacete-adequado-e-familia-nao-sabe-como-acidente-aconteceu-25082014

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    1. Olá, José Carlos
      Obrigado pela dica, mas comentei esse acidente na postagem:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/06/capacete-coquinho-matou-filho-do-erasmo.html

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Ví a excelente e detalhada postagem do filho do Erasmo. Também ví um link embutido para capacete coquinho. Muito bom.
      Abração.

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Respondendo ao leitor Ed Carlos do facebook:
    Tai, eu não tinha considerado esse fator, mas pode ser sim. Esse fenômeno da alavancagem do piloto em direção ao solo seria um bom tema para um estudo aprofundado e um TCC.
    Um abraço,
    Jeff

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    1. Acho que dava uma boa postagem futura.

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