quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Diferenças de frenagem em motos diferentes


O autor do vídeo explica o acidente a 120 km/h:

Aproximadamente aos 00:15 segundos eu vi o tráfego parando em frente e tentei desacelerar.

Era minha PRIMEIRA VEZ pilotando minha nova honda CBR600F4i.

Acostumado que estava à minha antiga kawasaki Ninja 250R 2008, acionei o freio dianteiro como eu normalmente faria na minha Ninja.

Minha roda dianteira travou porque as duas motos têm potência de frenagem muito diferente (a CBR600 é mais potente devido a ter um motor de 600cc em vez de 250cc, como a Ninja). 

Assim como um carro lento tem freios de навоз e um Lamborghini tem belos freios de cerâmica para permitir que ele pare em apenas um par de segundos em velocidades realmente altas, motos como a CBR e a Ninja funcionam da mesma maneira.

Quanto à moto, ela estava equipada com sliders de quadro decentes (peças de plástico nas laterais da moto que ficam salientes para evitar danos à carenagem em caso de queda).

Assim a moto não teve muitos danos, mas o espelho direito, o manete do freio dianteiro e o pedal do freio traseiro, todos quebraram durante o acidente. 

O slider direito foi arrancado da moto, mas no momento em que foi destruído a moto já tinha reduzido bastante a velocidade, de modo que o dano para a moto não foi muito grande.

Na verdade, pensei que o dano tinha sido tão mínimo que eu ia continuar a viagem, mas depois percebi que ambos os freios tinham quebrado.

E definitivamente não quero pilotar minha moto sem freios — apesar de a frenagem (e minha negligência idiota de não ter praticado frenagem em um estacionamento com minha nova moto) ter causado o meu acidente :)

Eu estava usando um equipamento de segurança caro e não me arrependo de gastar um único centavo, porque eu sei que ele salvou a minha vida e estou muito grato por isso.

Tirei dessa experiência que é definitivamente imperativo vestir seu traje de proteção, não importa o calor. 

Tenho a sorte de ter decidido usar minha jaqueta de couro, apesar do calorão de 32 graus. 

Lembro-me de avaliar os riscos na minha cabeça e quase decidir não usar minha jaqueta porque o dia estava muito quente.

Além disso, calças jeans normais não teriam me protegido se eu caísse desse jeito e eu estou feliz de ter gasto um dinheiro extra em calças jeans protegidas com kevlar.

Ron L, autor do vídeo — os destaques são meus.


Ele disse tudo na descrição do acidente, nem preciso falar nada...

Bah, você me conhece! 

Lá vai:

Não importa que você seja um cara experiente — uma nova moto é uma nova namorada, vocês precisam tempo para se conhecerem melhor.

Uma moto nova exige um período de aprendizado, adaptação e treino para evitar acidentes causados por frenagens no susto.

Não caia por causa da negligência idiota de não praticar frenagem em um estacionamento com ela.

É um pequeno cuidado, é um pouquinho de tempo que precisam ser gastos ao passar de uma moto para outra.

O mesmo cuidado vale também ao passar de uma cilindrada maior para uma menor, como você viu nesta outra postagem.

Um abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. HUSUHSAHUSAUHASHUAS jamais confio nesses freios da frente, principalmente pra paradas simples, motor não está ai a toa ele também serve pra parar.
    Freio da frente serve pra frenagens que envolva a imobilização rápida da moto, como por exemplo quando voce vai passar um cruzamento mas do outro lado vinha alguem, realmente não da pra parar como de trás, voce precisa de um acionamento rapido como o da frente.
    O em casos que voce ja está diminuindo a velocidade com o motor e pra completar a freada com imobilização voce aciona o da frente.
    Independente dos abeésses que se possa ter, o motor é o melhor amigo da freada. ou desaceleração como no caso se esse cara tivesse reduzido as marchas ao invés de alicatar o freio quenem louco kkkkkkk

    ResponderExcluir