sexta-feira, 20 de junho de 2014

Falando só de motos a diesel

Por que não existem motos a diesel?

Seria uma maravilha de economia e ainda não precisaria trocar a vela...

Bom, existe uma ou outra moto a diesel, mas nenhuma delas com volume de vendas comparável às motos a gasolina. 

Um fabricante americano, a Hayes Diesel Technology, desenvolve motos para o exército americano — motos a diesel não precisam usar combustível diferente dos caminhões e tanques de guerra, uma vantagem logística.


Imagem: http://www.dieselbike.net/militaryproduction/militaryproduction.htm

O principal problema dos motores a diesel é que são muito pesados (porque precisam ser muito resistentes), esquentam bahbaridade e vibram muito. 

OK, são três problemas, e todos eles muito sérios em uma motocicleta.

A coisa é tão dramática que as vendas da Hayes são restritas ao pessoal acostumado com as Harley exército do tio Sam.

Mas também existem empresas europeias que apostam nas vantagens de economia e robustez dos motores a diesel, usando tecnologia para contornar suas inconveniências. 

A alemã Neander desenvolveu um motor revolucionário, o primeiro motor a diesel que não vibra que nem uma har... ahh... britadeira:





Fabricante: http://www.neander-motors.com

Muito me apeteceria rodar nessa moto a diesel invocadona:

Motor turbodiesel de 1340 cc, velocidade máxima de 220 km/h, a uma rotação máxima de apenas 4200 rpm com torque cavalar brutal de 214 Nm (uma moto 125 comum tem torque na casa dos 13 Nm — só 16,5 vezes mais.)

O peso da moto não é declarado, mas certamente é bem superior a 300 kg (uma 125 pesa um terço disso).

Mesmo assim, esse motor torcudão consegue acelerar essa cavalona de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, aceleração de Ducati ou Ninja. E sem vibrar.

Como a Neander conseguiu isso?

Projetando um motor a diesel revolucionário com duas (eu disse duas) árvores de manivelas.

É isso mesmo, dois virabrequins.


Imagem: http://www.neander-motorcycle.com/shortversion-neu/main_en.html

Cada pistão é conectado a duas bielas que acionam duas árvores contra-rotativas.

Como o motor é bicilíndrico, esse projeto elimina a vibração porque os pistões, árvores e contrapesos opostos compensam uns aos outros.


Já imaginou viajar em uma moto a diesel que é mais cavala e vibra menos do que uma... ahn... dessas motos custom famosas que abundam por aí? 

E ainda por cima, fazendo 22,2 km/litro?

Se o pessoal que compra motos estradeiras valorizasse detalhes técnicos dos corações de suas máquinas (= Mecânica) e não apenas a estética de suas motos, a Neander talvez tivesse chance.

Como eu gosto de ideias arrojadas, torço por eles!

Um abraço,

Jeff
PS: Para conhecer mais motos a diesel: http://www.dieselbike.net/

3 comentários:

  1. No caso dessas motos da HDT, o uso da injeção indireta (ao invés da injeção direta hoje predominante nos motores Diesel automotivos) facilita até o uso de óleos vegetais como combustível alternativo, além do motor poder ser mais leve.

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  2. Ainda não tinha lido este post. Nem reparo nos defeitos no modelo da Hayes... estamos mais que acostumados com calor de rachar, vibrações e mesmo solavancos graças à nossa pavimentação asfaltica. O quadro dela deve ser bem reforçado. Agora, o pessoal da Neander apelou... Imagine levar um tombo com um trambolhão desses...

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    1. E fiquei surpreso de ver que a Neaner ainda está por aí.
      Mais notícias sobre motos a diesel na https://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_motorcycle#Neander
      Um abraço,
      Jeff

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