sábado, 28 de novembro de 2015

Dona honda e demais fabricantes, agora a casa caiu

Achei este vídeo de um proprietário de uma nova CB Twister 250 fazendo uma apresentação da moto — e após a publicação da postagem, recebi o depoimento de um proprietário leitor do blog que constatou o que é dito aqui, não deixe de ler ao final desta postagem.

O legal é que o autor do vídeo era proprietário de uma CB 300, então traz algumas informações bem interessantes sobre as duas motos.

Mas o que eu quero chamar a atenção é para o que ele fala aos 13:20, preste atenção no que ele diz sobre o óleo do motor:

Notou o que ele falou?

"O motor dela, primeira revisão é 1 litro e 800 de óleo. É até mais que o da CB 300."

Estranhei a informação de que um motor menor pudesse usar mais óleo e fui lá conferir na página de manuais da honda.

Você pode buscar os manuais do proprietário de todos os modelos nesse site da honda, muita informação interessante...

Você escolhe o modelo, aparece a opção Manuais e aí você pode selecionar a versão e o ano da moto. No caso da CB Twister, só tem manual do modelo 2016:

E olha só o que aparece no manual do proprietário da nova CB 250 Twister:
O manual fala que é 1,3 litro de óleo nas trocas sem filtro e 1,4 litro nas trocas com filtro.

A primeira troca descarta também o filtro, então pelo manual deveria ser colocado apenas 1,4 litro de óleo — mas a concessionária colocou 1,8 litro com a desculpa de ser a "primeira troca". 

Muita gente faz só a primeira troca na concessionária... depois segue o que está escrito no manual pensando que aquele 1,8 litro valia só para a primeira troca. 

Não é não, é por toda a vida do motor — eu explico abaixo o porquê.

Compare com o que diz o manual do proprietário da CB 300:
Apenas 1 litro e meio de óleo, que era o que a concessionária colocava na CB 300, e o dono estava acostumado a pagar...

O manual do proprietário da CB 300 já pedia mais óleo do que a nova CB Twister 250, e no entanto a nova CB Twister está recebendo uma quantidade maior de óleo... que mistério é esse?

Como o proprietário ficou sabendo desse 1,8 litro na troca?

Simples:


A moto está com 2112 km. 

Ele fez a primeira revisão e essa foi a quantidade de óleo que a concessionária cobrou dele na nota fiscal, 1 litro e 800 ml de óleo.

Por isso que ele constatou que a nova CB Twister usa mais óleo do que a CB 300 que ele tinha antes — quando segundo o manual, deveria usar menos...

Quando ele levava a CB 300 na concessionária, o pessoal colocava apenas 1,5 litro de óleo. 

Ou seja, entregavam a moto com o óleo no mínimo, na maior cara de pau, e tome trinca de cabeçote e motor pedindo retífica com 30 ou 40 mil km, quando chegava a tanto...

Continuando a pesquisa, quanto óleo colocavam na antiga CBX 250 Twister, que doou a parte de baixo do motor para essa nova moto 2016?
Pois então, a antiga Twister usava a mesma quantidade de óleo que a CB 300, 1,5 litro.

Então você me pergunta:

Por que uma moto nova que deveria usar menos óleo do que as antigas CB 300 e CBX 250 agora está sendo abastecida pela concessionária com QUASE MEIO LITRO a mais de óleo do que manda colocar no manual do proprietário?

Colocar óleo a mais não estraga o motor?

Fácil:

Porque essa concessionária está fazendo agora o que sempre deveria ter feito nas outras motos — colocar a quantidade necessária para atingir a marca superior da vareta medidora.

Esse óleo não está colocado a mais — essa é a quantidade verdadeira de óleo que vai no motor da CB Twister.

Se é que não vai um pouco mais...


De repente isso só deixa o óleo no meio da faixa de medição, adiando o surgimento de problemas — os proprietários precisam descobrir a verdade por si mesmos.


Já temos o depoimento do proprietário de uma CB Twister, são mesmo 400 ml — leia o depoimento dele ao final da postagem.

Conforme denunciado aqui no blog, aquele 1,3 litro de óleo (ou 1,4 com troca do filtro) que fala no manual só te deixa o óleo na marca de nível mínimo, já pedindo mais óleo. 

Assim como o 1,5 litro da CB 300 e da antiga Twister, ou o 1 litro da Titan, ou os 800 ml da Biz... os 850 ml da Intruder, os 1100 ml da Yes, o 1 litro da Speed e Kansas... os sei lá quanto que vão nas yamaha... os outros tantos que vão nas kawasaki... traxx... kasinski... shineray... não tenho como verificar todos os modelos de todos os fabricantes.


Todas essas são quantidades insuficientes que só servem para abreviar a vida útil do motor.

Colocar apenas essas quantidades é deixar a moto seca de óleo. 

E motos secas de óleo fundem o motor e no limite podem causar seu estouro com risco de vida para os ocupantes.
Para ver o vídeo deste motor estourando por falta de óleo, visite esta postagem. Para ver um motor estourando a 200 km/h e o piloto se salvando por milagre, visite esta outra postagem.

Percebeu como a coisa funciona? Caiu a ficha?

Esses 400 ml da CB Twister, quase meio litro de óleo a mais, é o que precisa ser colocado para o nível atingir a marca superior da vareta medidora da CB Twister — é o adicional necessário para o nível de óleo ficar correto.

É aquele famoso "Coloque a quantidade recomendada e meça o nível. Se estiver faltando complete. O nível de óleo baixo é prejudicial ao motor." 

O que ninguém fala é que seguindo apenas a quantidade do manual, o óleo sempre está faltando... sempre está baixo... sempre precisa ser completado... aparentemente, menos agora nesse caso do vídeo.

Você nunca descobriu isso porque sempre pensou que para medir o nível era só tirar a vareta...

Está errado: você tem que ligar o motor frio por 2 ou 3 minutos antes de medir o nível, pode ler isso no seu manual do proprietário.

É isso que foi denunciado na postagem A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo, e agora a verdade finalmente vem à tona.

A honda tomou na cabeça de ver tantos motores abrindo o bico e pelo menos essa concessionária está fazendo o que sempre devia ter feito em todos os modelos de motos — entregar a moto das revisões com a quantidade certa de óleo para atingir o nível correto que irá proteger e garantir a longa vida do motor. 

Obrigado, honda, por essa demonstração pública de que o blog sempre teve razão quando afirmou que os fabricantes induzem os proprietários a colocar uma quantidade de óleo insuficiente nos motores de suas motos.

Essa é a prova cabal de que os fabricantes (quase todos eles) informam no manual do proprietário — e alguns até gravam na carcaça do motor — uma quantidade de óleo incorreta cujo único resultado é fazer com que os próprios donos das motos estraguem seus motores por falta de óleo.

E o fato de ninguém nunca ter percebido isso é a prova de que a imensa maioria das concessionárias de todas as marcas nunca fez a prática de abastecimento correta, deixando os motores dos clientes estourarem a torto e a direito e colocando a culpa nos clientes que não cuidavam direito das motos.

Essa quantidade adicional de óleo sempre deveria ter sido adicionada nas antigas CBX 250 e CB 300... alguém aí conhece alguma concessionária que algum dia fez isso?

Bem poucas, né?

E quantos donos de CB 300 você conhece que tiveram o motor precisando de retífica com menos de 60 mil km, quando poderia passar facilmente dos 150 mil km?


Muita gente, né?

Essa prática nociva era menos evidente quando se usava o óleo mineral 20W-50, porque ele demorava mais para sumir do cárter e o pessoal trocando a cada 1000 km não dava tempo de o motor sofrer danos em curto prazo.

Depois que passou a usar o óleo semissintético 10W-30 para 3000 km que some do cárter rapidinho, em menos de 1000 km já consumiu bastante e precisa ser reposto, a honda se viu na mesma situação da dafra, motores estourando por falta de óleo em menos de um ano, ainda antes do final da garantia.

Só que no caso da dafra, motores que precisavam de 1,4 litro de óleo eram abastecidos com apenas 1 litro.

No caso da CB 300, um motor que precisava de quase 2 litros de óleo era abastecido com apenas 1,5 litro. E o óleo semissintético abaixa muito mais rapidamente.

Parabéns, engenheiros da honda e da dafra que possibilitaram à gente descobrir como a coisa funciona.

E a mesma coisa acontece com yamaha, suzuki, kawasaki, traxx, kasinski, shineray, seja quem for...

Se a concessionária não for honesta, deixa a moto seca e você dança; se a concessionária for honesta, você dançará assim que começar a trocar o óleo por conta própria porque o manual e a gravação na carcaça te induzirão a erro.


Então por que essa concessionária está fazendo a coisa certa só agora?

Porque entregar as motos com pouco óleo após a revisão causou tantos motores e cabeçotes estourados em garantia e fez um estrago tão grande na imagem da marca que agora eles estão sendo obrigados a fazer a coisa certa.

E a coisa certa é colocar a quantidade de óleo que atinge marca superior da vareta medidora / visor de nível de óleo — e isso é mais do que a quantidade informada no manual do proprietário ou gravada na carcaça do motor.

Sim, você foi tapeado a sua vida inteira com aquela estória do "não pode colocar uma gota de óleo a mais do que diz no manual porque estraga o motor".

Pagou muita oficina por conta de não ter lido o manual do proprietário e cair na lábia de mecânicos e vendedores.

Não seja mais trouxa na mão de pessoas inclassificáveis que abusaram de sua confiança e te deram prejuízo sabotando sua moto ou induzindo você mesmo a acabar com seu motor mais rapidamente pela permanente falta de óleo.

Não fique pagando peças e serviços de manutenção caros sem a menor necessidade — um motor bem cuidado passa de 180 mil km sem retífica nem troca de peças, e conheço um cara que teve uma CG cujo motor chegou a 300 mil km, estou preparando uma postagem sobre como chegar nessas quilometragens. O recordista é o Pantera de Campo Grande, MS, que tive a oportunidade de encontrar outro dia aqui em São José.

Sempre verifique com quanto óleo sua moto está sendo entregue da revisão pela concessionária, não confie nunca.

Veja que eles cobrarem uma quantidade não te garante que uma parte desse óleo não tenha... ahn... caído acidentalmente fora do motor durante o abastecimento... fique esperto.

E tem mais:

Essa concessionária aí que fez a primeira revisão dessa moto aparentemente foi honesta — será que a sua é?

Ou ela está colocando apenas a quantidade escrita no manual e dane-se o trouxa que não confere, como sempre foi feito na imensa maioria das oficinas deste país e do mundo?

Será que o pessoal vai conservar essa honestidade em todas as revisões?

Não confie nunca.

Os engenheiros da vale sempre disseram para a população daquele povoado que as barragens de lama não ofereciam nenhum risco...

E sempre negaram que a lama fosse tóxica, até serem desmentidos ontem...

PS:
Leia abaixo o depoimento do leitor Eduardo que confirmou a denúncia:

Amigos ótima noite.

Jeff curto muito seu blog e acesso todos os dias.

Há 1 mês atrás eu tinha feito algumas perguntas sobre uma cb 300 que eu iria pegar ( primeira moto) fui prontamente atendido e dúvidas sanadas.

Resolvi pegar essa nova Cb Twister no lugar da 300.

Faz exatos 2 dias que estou com ela e andei somente 15 km rsrsrs, estou esperando para emplacar certinho, gostei muito da moto, confortável, enfim...

De tanto ler e me informar chegando em casa logo fiz a medição do óleo, e adivinhem... 

O nível não estava nem no mínimo, limpei a varetinha fiz novamente o procedimento correto, nada do óleo aparecer, nem na pontinha da vareta.

Imagina, entregaram a moto com mínimo de óleo possível, porém eu já havia comprado 1 litro de óleo pois já desconfiava, no outro dia após fazer novamente a conferência resolvi completar e foi exatos 400ml de óleo.

O quanto colocaram, o quanto tinha não sei, porém com esses 400ml a mais o nível ficou certinho.


Sem palavras né pessoal, agradeço a todos vcs e a vc Jeff por antes de eu comprar já ter todas as informações para evitar surpresas desagradáveis com MINHA PRIMEIRA MOTO.

Obrigado pelo depoimento, Eduardo... 

Você se livrou de ser um dos primeiros a reclamar de problemas com essa nova moto.

Felicidades com ela! 

Cuidando bem e sendo prudente, toda motocicleta é só alegria.

Um abraço,

Jeff

27 comentários:

  1. Boa Jeff. Endosso as suas palavras. Vamos valorizar a nossa vida, as nossas coisas, o nosso Espírito, a nossa familia, não acreditem cegamente no que nos ensinam do topo da "SABEDORIA DE MAQUIAVEL". A desgraça em Mariana e o descaso com as pessoas atingidas é forte exemplo. Deus nos abençõe para seguirmos firmes, honestos e amorosos por esta vida. Abração.

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    1. Agradeço ao José Carlos e ao Paulo Josué pelas palavras de estímulo.
      Ficamos todos muito felizes por ajudar outras pessoas a não tomarem prejuízo nem correrem risco de vida por conta da ganância de alguns muitos.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Boa tarde Jeff,

    Acompanho seu blog desde julho quando comprei minha primeira moto. Uma XRE300 14/15. E desde então sigo a risca suas dicas sobre o óleo do motor. Pois bem, fiz a revisão dos 12k na cidade onde trabalho. Retirei a tarde e voltei para a cidade onde moro distante 50km. Hoje pela manhã fui verificar o nível do óleo e fiz os procedimentos tanto com o motor frio quanto o indicado pelo manual da Honda. Nos dois o nível estava abaixo da metade da vareta. Completei o nível e, SIMPLESMENTE, pegou mais 200ml até chegar no nível máximo. Agora um inocente vá rodar somente com o óleo da revisão e ficar f-)($&@dor com o motor estourado.

    Parabéns pelo blog. É de imensa valia todo o conteúdo.

    Abraço

    Péricles Medeiros da Costa

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    1. Obrigado pelo depoimento, Péricles!
      Fico contente que você tenha constatado a denúncia. Sua moto provavelmente estava com o óleo na metade da faixa segura da vareta medidora, quando o fabricante determina que a moto seja entregue e mantida com o óleo na marca superior. É lamentável que as concessionárias ajam com essa falta de profissionalismo.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Amigos ótima noite.
    Jeff curto muito seu blog e acesso todos os dias.

    A 1 mês atrás eu tinha feito algumas perguntas sobre uma cb 300 que eu iria pegar ( primeira moto) fui prontamente atendido e dúvidas sanadas.
    Resolvi pegar essa nova Cb Twister no lugar da 300.
    Faz exatos 2 dias que estou com ela e andei somente 15 km rsrsrs, estou esperando para emplacar certinho, gostei muito da moto, confortável, enfim...

    De tanto ler e me informar chegando em casa logo fiz a medição do óleo, e adivinhem... O nível não estava nem no mínimo, limpei a varetinha fiz novamente o procedimento correto, nada do óleo aparecer, nem na pontinha da vareta.

    Imagina, entregaram a moto com mínimo de óleo possível, porém eu já havia comprado 1 litro de óleo pois já desconfiava, no outro dia após fazer novamente a conferência resolvi completar e foi exatos 400ml de óleo.

    O quanto colocaram, o quanto tinha não sei, porém com esses 400ml a mais o nível ficou certinho.

    Sem palavras né pessoal, agradeço a todos vcs e a vc Jeff por antes de eu comprar já ter todas as informações para evitar surpresas desagradáveis com MINHA PRIMEIRA MOTO.

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    1. Olá, Eduardo! Obrigado pelo seu depoimento!
      Vou incluí-lo na postagem para que sirva de alerta para todos os compradores, essa prática nociva continua sendo praticada por concessionárias sem honestidade e pior de tudo, concessionárias que continuam sem ser fiscalizadas pela honda.
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Amigos ótima noite.
    Jeff curto muito seu blog e acesso todos os dias.

    A 1 mês atrás eu tinha feito algumas perguntas sobre uma cb 300 que eu iria pegar ( primeira moto) fui prontamente atendido e dúvidas sanadas.
    Resolvi pegar essa nova Cb Twister no lugar da 300.
    Faz exatos 2 dias que estou com ela e andei somente 15 km rsrsrs, estou esperando para emplacar certinho, gostei muito da moto, confortável, enfim...

    De tanto ler e me informar chegando em casa logo fiz a medição do óleo, e adivinhem... O nível não estava nem no mínimo, limpei a varetinha fiz novamente o procedimento correto, nada do óleo aparecer, nem na pontinha da vareta.

    Imagina, entregaram a moto com mínimo de óleo possível, porém eu já havia comprado 1 litro de óleo pois já desconfiava, no outro dia após fazer novamente a conferência resolvi completar e foi exatos 400ml de óleo.

    O quanto colocaram, o quanto tinha não sei, porém com esses 400ml a mais o nível ficou certinho.

    Sem palavras né pessoal, agradeço a todos vcs e a vc Jeff por antes de eu comprar já ter todas as informações para evitar surpresas desagradáveis com MINHA PRIMEIRA MOTO.

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  5. Muito obrigado Jeff, como falei, todo dia dou uma lida aqui e já estava preparado para essa surpresa desagradável, tanto que nem quis bater boca com o vendedor que estava fazendo a entrega técnica da minha moto pois sabia que não iria resolver.

    Comprei o mesmo óleo indicado por eles e completei em casa.
    Incrível fazer isso com uma moto lançamento, ai bateu uma duvida... Sera que isso é feito com motos mais caras como as 650cc ou 1000cc?

    E também atenção nos 3 anos de garantia com 7 revisões GRÁTIS.

    1ª e 2ª revisão somente a mão de obra é grátis, o óleo o cliente tem que pagar, a partir da 3ª revisão o óleo é grátis e a mão de obra quem paga é o cliente no caso da moto que peguei Cb Twister é de R$ 140,00.

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    1. Olá, Eduardo
      Eles fazem isso com todas as motos de menor cilindrada, não vejo motivo porque não fariam com as motos de maior cilindrada. O lucro com peças de reposição e serviços é ainda maior.
      Todas as concessionárias sabem que precisam colocar mais óleo do que a quantidade especificada, o procedimento é claro nos manuais de oficina e é explicado nos cursos de treinamento de mecânicos. No entanto... a realidade está aí para quem quiser ver.
      Estranhamente, curiosamente, misteriosamente, só o fabricante que não vê e não toma medidas para coibir uma prática que depõe contra a imagem da marca.
      Talvez porque a desculpa de que o cliente abusou da moto caia tão bem.
      É a palavra deles contra a do usuário, apoiada pelo certificado de garantia que diz que eles não dão garantia praticamente por nada que aconteça com a moto que possa se encaixar na desculpa do abuso por parte do cliente.
      Só que a coisa chegou a níveis inaceitáveis com a CB 300, Titan e Bros. Só mantiveram a XRE 300 por enquanto porque vende menos e a desculpa do uso abusivo cola ainda mais fácil porque motos trilheiras exigem mais do motor. Se esquecem de que a imensa maioria das XRE nunca verá uma trilha de verdade na vida, mas a desculpa cola.
      Nas motos de maior cilindrada esse macete raramente é descoberto, porque geralmente são motos pouco rodadas e os proprietários de maior poder aquisitivo trocam pelo modelo do ano. A coisa só vai aparecer para o terceiro ou quarto proprietário, que encarará como mero azar de ter comprado uma moto usada.
      Se fosse abastecida de óleo corretamente, atingiria uma quilometragem tão alta que daria prejuízo ao fabricante, o mercado de motos novas e imensamente lucrativas não giraria na mesma velocidade.
      Um abraço,
      Jeff

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  6. Ou seja, eu tenho uma CB 300, colocam 1,500 l de óleo, para ficar no níel superior, como deveria ser, eu devo colocar quanto a mais?

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    1. Olá, Cristiano!
      Obrigado por acompanhar o blog! Eu não tenho uma CB 300, não posso responder para você.
      No seu lugar, eu faria essa medição exatamente como determina o manual o quanto antes, complementaria o nível para evitar que o seu motor continue a se estragar por falta de óleo e descobriria essa informação na próxima troca de óleo.
      Fique à vontade para postar aqui no blog o resultado da sua medição.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. So pra ter certeza.... Posso colocar os 2 litros?

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  7. Jeff, parabens pelo trabalho de informação. Como posso fazer para receber por email as novas postagens? Obrigado.

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    1. Olá, Jaf! Obrigado pelo interesse em acompanhar o blog!
      Há uma opção de subscrição ao final da barra lateral do blog, é quase um dos últimos itens.
      Um abraço,
      Jeff

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  8. Comprei a nova CB Twister 2016, e constatei a mesma coisa. Fui verificar o nível do óleo e vi que estava baixo, infelizmente consegui completar só depois de 150 km rodados. Coloquei entre 300 ml a 400 ml já que o óleo que comprei não tem indicação de ml. Na revisão de 1000km vou fazer questão de medir o nível do óleo dentro da concessionária para mostrar o nível de óleo que estiver na moto.

    Não sei se a troca exige 1400 ml ou 1800 ml de óleo, mas após a revisão de 1000 km, vou trocar antes da segunda troca de 6000 KM. Vou desconfiar muito das revisões com o óleo gratuito da Honda.

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    1. Olá, Gabriel!
      Não tem segredo, é só fazer exatamente como manda o manual do proprietário que você chega na quantidade exata. Também verifique o consumo regularmente, tipo a cada 300-400 km, não deixe para fazer isso apenas de 1000 em 1000 km. Motores consomem muito óleo na fase de amaciamento, depois estabilizam com um consumo mínimo e depois de maduras (várias dezenas de milhares de km) passam a consumir cada vez mais óleo.
      É essencial repor essa quantidade e manter o nível sempre próximo do máximo recomendado.
      Um abraço,
      Jeff

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  9. Boa noite Jeff, cara li sua postagem e quase que correndo fui verificar o nível de óleo da minha XRE300 15/15 zero, e pra minha surpresa o nível sequer encosta na ponta da vareta, mesmo virando a moto, nada. Fiquei decepcionado, minha moto zero praticamente sem óleo. Obrigado pela dica e amanhã mesmo irei completar para o nível certo.

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    1. Pois é, Raimundo.
      É assim que é, e o pessoal fica inventando solução milagrosa tipo reduzir a taxa de compressão do motor para evitar trinca do cabeçote.
      Funciona? Sim, funciona, porque fazendo o motor render menos, ficar mais fraco, alivia o esforço sobre o cabeçote... quando a solução está em apenas colocar e manter o nível de óleo correto.
      Culpa da honda que criou essa confusão e jogou o abacaxi para cima dos clientes, e não assume a responsabilidade pelo que fez.
      Um abraço,
      Jeff

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  10. Parabéns pela matéria, sobre o oleo tbm tenho uma CB twister e notei que na concessionária que costumo fazer a troca de óleo por ser mais pratica, colacam 1,8L. Sobre motos bem cuidadas , meu pai comprou uma XLR 125 ES 2001 0KM, ela virou(999999km) o motor 2x e agora na 3x com 180 mil kilômetros, começou a baixar óleo e vazar a junto do cabeçote. O motor ainda estava original, nunca foi aberto! É incrivel como a qualidade de componentes era melhor. Os antigos motores OHC os primeiros são muito fortes. Devemos sempre estar atentos aos detalhes nem sempre o manual esta correto.

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    1. Obrigado por acompanhar o blog e pelo seu depoimento!
      A pegadinha da honda é que depois que os proprietários deixarem de levar a moto na concessionária, a imensa maioria colocará apenas o que fala no manual e passará a matar seus motores de sede. Os componentes eram made in Japan ou made in Brazil, agora é tudo made in China. A própria honda e mais uma pá de montadoras recorre a essas peças de custo irresistível. Afinal, para que fazer motos que duram uma eternidade se podem fazer motos que serão descartadas em no máximo 5 anos?
      São os tempos em que vivemos, moto que nem celular, que nem sapato.
      Dá uma conferida como as coisas são fabricadas hoje:
      https://www.youtube.com/watch?v=IsxYbk2E4q4
      Se um carro não aguenta nem isso, o que esperar do futuro?
      Um abraço,
      Jeff

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  11. Olá Jeff.
    Parabéns pelo blog, muito esclarecedor. Precisamos de mais pessoas como você, que se importam com o próximo, que fazem sua parte para melhorar o mundo.
    Bem, deixa eu ver se entendi (desculpe minha ignorância). Para medir corretamente o nível, eu tenho que seguir os seguintes passos:
    1) Com a moto fria, ligar por 2 a 3 min, esperar também 2 a 3 min e depois verificar, correto?
    2)Aí, se eu verificar que o nível está baixo, é só ir colocando o óleo e medindo até que chegue no nível certo? Preciso ligar a moto novamente depois de completado o nível?
    3)Depois de trocar o óleo e colocar 1,5Litros (exemplo), preciso esperar o motor esfriar e depois repetir o passo 1)?

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    1. Olá,
      Não recebi informação deste comentário, ou então escapou mesmo na hora de responder um lote, só vi hoje.
      1) Basicamente é isso o que determina o manual da maioria das motos, exceto as bmw, triumph, indian e harley que mandam ver o nível com o motor quente. Alguns falam explicitamente 3 minutos, outros chegam a falar em 5 minutos. Como alguns fabricantes antigamente não recomendavam esquentar o motor por mais de 5 minutos, eu adoto 2 ou 3 para evitar risco de empenamento do cabeçote por superaquecimento (mais comum nas motos esfriadas a ar).
      2) Não é necessário, o óleo demora muito para mudar de nível, basta completar. No dia seguinte pela manhã, se medir errado sem ligar o motor, parecerá excesso de óleo. Fazendo a medição do jeito certo, indicará normal.
      3) Se o manual de sua moto pede 1,5 litro e você colocar 1,5 litro em uma troca de óleo com o motor quente, a indicação medida logo após a troca dará perto do máximo ou da metade do nível recomendado, parecendo satisfatória. No dia seguinte pela manhã fazendo o procedimento do manual em que o motor não se aquece completamente (exceto bmw, triumph, indian e harley), ele estará baixo e pedirá complementação.
      Note que nas motos com radiador de óleo o escoamento do óleo 20W-50 é mais demorado, se a troca for feita sem aguardar uns 15 minutos para todo o óleo descer, uma parte ficará presa no radiador e mangueiras. Mesmo assim, fazendo exatamente o procedimento recomendado no manual você chegará ao nível correto.
      Um abraço, e desculpe a demora na resposta,
      Jeff

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  12. A minha fan 160 também veio com óleo que quase não triscava a ponta da vareta, li o manual e completei com mais 200ml de óleo e ficou tudo beleza!
    A Honda é extremamente desrespeitosa com seus clientes, ao sair com minha moto nova da cc a embreagem estava colada e não conseguia engatar marcha, tive que regular no próprio estacionamento da cc, andei uns 100 metros e vi que o freio traseiro tava apertado e segurando a roda ( a moto andava brecada ) e pra acabar a corrente de transmissão esticada que nem corda de viola kkkkk, mas só deu pra afrouxar em casa.
    Pois é.... é essa a preocupação que a honda tem com seus clientes! Uma vergonha.

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    Respostas
    1. Olá, Ricardo!
      Obrigado pro acompanhar o blog!
      Você descreveu todos os macetes usados para apressar a primeira manutenção da sua moto: óleo baixo para desgaste acelerado do motor, embreagem mal regulada para desgaste acelerado dos discos de embreagem, freio mecânico mal regulado para desgaste acelerado das lonas, corrente sem folga para desgaste acelerado de toda a relação de transmissão...
      Infelizmente, esse tipo de atitude desrespeitosa que você mencionou é uma das coisas que mais se vê no mercado. Lei de Gérson aplicada às motos e automóveis...
      Obrigado pelo depoimento e um abraço,
      Jeff

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  13. Me despupe mas acho isso uma viagem total , primeiro se a Honda quizesse enganar o proprietário eles seriam mais inteligente em projetar a vareta medidora do óleo já para dar uma medição errada, marcando o nível superior quando na verdede o óleo estaria a baixo do necessário.

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    1. Tem uma maneira fácil de você saber se é viagem ou não:

      Faça a medição em sua moto conforme o manual do proprietário.

      Se a honda ou qualquer fabricante fizesse uma vareta medidora com indicação falsa, todas as motos dariam problema muito cedo e haveria uma prova concreta dessa ação intencional.

      Mas usando o método dúbio, alguns proprietários conseguem grandes quilometragens enquanto a imensa maioria não descobre o macete.

      Foram necessários 40 anos para alguém denunciar essa prática que qualquer um poderia ter descoberto simplesmente seguindo as recomendações do manual do proprietário.

      Mas muitos dos que perceberam que as informações de nível e quantidade não batiam acharam que estavam fazendo o procedimento errado e começaram a rosquear as varetas para encontrar o óleo.

      Depois que você fizer a medição na sua moto, volte aqui e comente...

      Um abraço,
      Jeff

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    2. A propósito, deixar uma prova material demonstrando essa intenção não seria nada inteligente.

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