As "tampas de óleo esportivas" se encaixam no lugar das originais, vêm nas mais variadas e vistosas cores, são super estilosas, e todas têm uma característica em comum:
Ora, para que manter uma coisa que ninguém usa e não serve pra nada, né?
Só posso dizer uma coisa:
Se a sua moto não tem um visor de nível de óleo, quem instala uma tampa dessas no lugar da original está simplesmente jogando fora o principal e único recurso para garantir uma vida útil decente para o seu motor.
Está colocando a própria vida em risco por uma besteira dessas, porque um motor sem óleo funde, estoura, vaza óleo e te derruba.
Os fabricantes devem estar se roendo por não terem pensado nisso antes que esses caras que lançaram... ou será que... bom, aí já seria muita paranoia, né?
Imaginar que os fabricantes de motos pudessem estar por trás dessa modinha "inocente" e bonitinha que irá destruir muitos motores sem nunca terem seus nomes associados a ela...
Não, eles não seriam capazes de fazer uma coisa dessas.
Se fizessem, também nunca encontraríamos provas.
E também não se pode atribuir à malícia o que pode ser explicado pela simples burrice de quem compra uma tampa dessas jogando fora a vareta medidora do nível de óleo.
No entanto, pode crer que os fabricantes de motos, concessionárias, fabricantes de peças para motos, mecânicos de motos e retíficas ficaram muito felizes com essa tampinha. Ô, se ficaram.
Essa tampa é a prova cabal de que vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão deixando de pensar e vivem apenas de consumir aparências, incapazes de associar causa e efeito.
Não entendem o funcionamento do motor da moto e nem imaginam os riscos associados a uma manutenção incorreta.
E há quem se aproveite dessa ingenuidade do povo sem atentar para o fato de que estão colocando vidas em risco e dando um prejuízo lascado para os usuários.
As pessoas estão jogando fora a ferramenta mais importante da moto, o que inclusive pode colocar a vida dos ocupantes em risco, em troca de uma пилить de tampinha colorida.
Tampa esportiva de óleo na Hornet, uia! Agora sim... belê.
Ao não verificar o nível do óleo, o propriotário não terá como conferir se está sendo tapeado pela concessionária ou pela oficina que faz a troca de óleo.
Sem ter como conferir, não terá como medir e repor o óleo consumido, e rodará o tempo todo com o óleo abaixo do nível mínimo aceitável.
O bonitinho dono da tampa colorida destruirá alegremente seu motor e correrá o risco de morrer na hora em que o motor travar por falta de óleo quando ele estiver na rodovia em velocidade máxima.
O tansão corre o risco de perder o controle da moto e virar manchete.
Seguem dois vídeos de motos secas de óleo que estouraram sem causar acidente para você ver o que acontece com seu motor rodando sem óleo:
Esse cara aí de cima só não perdeu o controle nem caiu porque o motor tinha tão pouco óleo lá dentro que nem chegou a vazar na frente da roda traseira... ei, nesse caso rodar sem óleo acaba sendo uma vantagem!
Já este aqui permite ouvir o ronco de um motor seco e ver o motor se abrindo sem derramar quase nenhum óleo:
Hummmm... motor sem óleo estourando filmado de vários ângulos... maior cara de vídeo viral de algum concorrente da kawa...
Esse é o destino do motor de quem se preocupa mais com a beleza da tampinha do que em usar a vareta medidora.
Não chegam a ser vídeos espetaculares.
Nos vídeos espetaculares, geralmente a câmera fica irrecuperável ou a família do morto não autoriza a publicação.
A menos que seja um cara de muita sorte como este aqui.
Bom, para quem quer aparecer à custa de uma tampinha, ganhar uma manchete e foto no jornal deve ser o máximo, né?
Será que é "esportiva" porque diminui o peso da moto ou porque melhora a aerodinâmica? Só rindo...
Quando você pensa que chegou ao fundo do poço da burrice humana, desenterra uma pá novinha em folha com um bilhete "NÃO DESANIME, AINDA VAI FICAR BEM MAIS FUNDO..."
Um abraço,
Jeff
Tem o cara da sete galo que fez uma religião depois que o motor dele estourou kkkkkkkk
ResponderExcluir"mario da sete galo"
Acho que pensamos nele ao mesmo tempo, porque eu já tinha atualizado com o link para a postagem que fala dele... hehehe
ExcluirUm abraço,
Jeff
É a mesma história do capacete coquinho bonitinho... Não serve para nada.
ResponderExcluirValeu pela denúncia.
Abração.
Realmente, os dois parecem inofensivos, o pessoal só descobre o problema depois que a coisa explode... o motor ou a cabeça.
ExcluirRetribuo o abração,
Jeff
Sabe aquela história do aluno que conseguiria passar na prova sem precisar colar se utilizasse para estudar a energia que gasta inventando formas de colar na prova?
ResponderExcluirEntão, se no lugar de gastar recursos entupindo o mercado com pega-trouxa todos os dias, a indústria o fizesse para criar produtos de qualidade...
Enfim, mero devaneio de minha parte. Fazer o quê, não é? Apenas tentar não ser trouxa.
E gostei da observação: "E também não se pode atribuir à malícia o que pode ser explicado pela simples burrice (...)". Nós e essa mania de subestimar a burrice alheia. rs
Também gostei do seu comparativo:
Excluir"Sabe aquela história do aluno que conseguiria passar na prova sem precisar colar se utilizasse para estudar a energia que gasta inventando formas de colar na prova?"
É bem isso mesmo. O pessoal subestima as consequências, acha que nunca vai dar nada, e quando vê tem um mar de lama se espalhando pelo país inteiro.
Um abraço,
Jeff
Bom, aí eu já vou dizer uma coisa pra vcs: burros são vcs aki do site/blog!! Quem cuida do seu veículo/moto, sabe verificar o nível do óleo. O que essas tampas fazer é prevenir que qualquer idiota zéruela invejoso abra com as próprias mãos o seu motor, encha de areia e feche de novo!!! Já vi isso acontecer e basta uma volta com a moto pra acabar com o seu motor e câmbio. E não importa se o seu óleo é novo ou velho... se tem ou se não tem óleo... se um filadaputa fizer isso, vc vai perder o seu motor!
ResponderExcluirCaro leitor que não disse o nome,
ExcluirCaso você não tenha entendido, o burro da postagem se refere a alguém que não sabe para que serve a vareta. Como eu sei, o pessoal do site/blog sabe, e os leitores do blog também, fica difícil saber a quem você está chamando de burro... agora você entendeu?
Se você não entendeu, o blog se destina a novatos. Novatos desconhecem um monte de coisas a respeito das motos. Peço desculpas por ter ofendido sua inteligência com esta postagem.
Passar bem,
Jefferson
Aproveitando:
ExcluirExplica pra gente como alguém que compra uma tampa dessas e joga fora a vareta medidora vai verificar o nível do óleo. Você leu a postagem, né? Ou só olhou a figura?
Que tal não jogar fora a tampa?? Ou vai me dizer que vc querendo calibrar o pneu vc carrega um compressor na moto? Querendo esticar a corrente vc carrega grandes chaves na moto? São manutenções que por experiência, não se fazem a todo momento, portanto guarda a tampa com vareta original na sua caixa de ferramentas junto com toda a tralha de manutenção da moto e usa sempre que for esticar sua corrente, lavar a moto, etc... Essas varetas eram essenciais antigamente quando motores menos confiáveis estavam sempre queimando ou vazando óleo (leia-se XL 250 kkk). Hoje em dia os motores estão mais confiáveis e não necessitam dessa verificação tão corriqueira. Chamei de burro o autor do post que dedicou um artigo inteiro a falar mal de um item com base em opinião pessoal chegando a sugerir até um complô!!? E digo mais: com vareta ou sem vareta, o cara que deixa seu veículo seja ele qual for sem manutenção adequada (óleo, corrente, pneu, fluido de freio...) não merecia nem ter o veículo. Tem gente que acha que é só montar e andar....
ExcluirFernando, desculpe eu ter de explicar, mas eu escrevi o post, portanto você me chamou de burro. Não farei o mesmo contigo.
ExcluirVocê usar a moto apenas para pequenos percursos e poder fazer a manutenção em casa não quer dizer que todo mundo use a moto na mesma condição que você.
Quem viaja com a moto precisa sim ter chaves para fazer o ajuste da corrente no meio do caminho, e precisa verificar o óleo no meio do percurso. Precisa até mesmo ter uma embalagem de óleo para poder repor sem precisar depender de achar um posto com a marca preferida no meio da BR-101. Seu argumento não é válido.
Você diz que os motores hoje são mais confiáveis? Fala isso para os donos de CB 300 com o cabeçote trincado. Aposto que você é um dos que acreditam que a CB 300 usa só 1,5 litro na troca, né? E Titan usa só 1 litro... me chame de burro também por dizer que é necessário ler o manual e entender o que está escrito por lá...
Antes de sair chamando alguém de burro, pense bem no que vai dizer, avalie se o seu ponto de vista é tão superior assim que lhe dê esse direito. Dica: Não dá.
Me chamar de burro fica feio para você, não para mim.
Um abraço,
Jeff