quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Posso usar aditivos no óleo da moto?

Essa é uma dúvida muito comum entre os proprietários, e as opiniões se dividem. 

Nenhum fabricante recomenda seu uso, porque não fecharam acordo comercial não sabem que marca de aditivo o proprietário poderá colocar no motor, e não querem dor de cabeça durante o período de garantia.

Os aditivos mais comuns são do tipo espessantes do óleo e melhoradores de atrito, o mais conhecido talvez seja o Bardhal B12.

Esse aditivo é realmente muito bom para motores de automóveis, mas os motores de motos têm uma diferença crucial:

A embreagem das motos funciona em banho de óleo, o mesmo óleo que vai no motor e câmbio.

Então aditivos que diminuem o atrito, como o Bardhal, podem tornar nossa embreagem ineficaz. E depois de contaminados, é impossível limpar, só mesmo trocando os discos da embreagem.

Uma falha da embreagem pode ser muito perigosa, a minha está pedindo troca (e eu pedindo um tempo) e outro dia fui entrar na Via Expressa, acelerei tudo que a moto dava e a embreagem patinou bem na frente de um ônibus da Catarinense... quase fui parar no Jornal do Almoço. 


Imagem: Jurassic Park (é, eu sei que você sabia...)

Não queira perder velocidade na frente de um ônibus. Ainda mais da Catarinense.

Caso você resolva experimentar aditivos não recomendados por sua conta e risco, tome cuidado também com a proporção da diluição. 

As embalagens são feitas com a dose para um motor de automóvel, e você não pode despejar todo o conteúdo no motor da moto.

Alguns desses aditivos são extremamente viscosos, e uma dosagem excessiva fará com que a bomba de óleo não aguente movimentar um óleo tão denso. 

O resultado será a falha de lubrificação das partes mais exigidas do motor, causando sérios danos (em compensação, o câmbio vai ficar feliz como um pato na lagoa). 

Há outros tipos de aditivos químicos como o Militec, que não interferem na viscosidade do óleo e aderem somente a metais e não aos discos de cortiça da embreagem, portanto não apresentam os mesmos inconvenientes.

Quem usou falou muito bem, não relatou problema nenhum com a embreagem; como nunca utilizei, só retransmito o que li e ouvi de amigos com grande experiência e em quem confio, talvez um dia eu experimente.

Ou talvez não, porque estou cada vez mais preguiçoso e pão-duro.

Atualização:
Também existem os aditivos para descarbonização do motor (retirada do carvão acumulado na câmara de combustão pistão e anéis do pistão), alguns são adicionados ao óleo e outros à gasolina. Sobre os aditivos para o óleo, leia a postagem Descarbonização do motor, filtro centrífugo e aditivos.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

5 comentários:

  1. Tenho uma falcon 2008, troquei a 2 semanas o kit da minha embreagem, pois a original estava patinando. Coloquei o kit Novo com óleo e filtro, depois de mais uma semana coloquei o bardahl b12 na minha moto, ou seja à 2 dias atrás. Toda falcon tem uma batida de pino inclusive consta no manual do proprietário. Percebi nesses 2 dias que o motor ficou trabalhando mais macio e a batida de pino sumiu. A partida a frio ficou melhor, mais livre, parece q estou dando partida na moto com uma bateria de carro. Relativo ao consumo ainda é cedo pra relatar, porém nem estou preocupado com isso. A embreagem da moto e nova em referência a deslizar não tive problemas. Resultado: O produto funciona para o seu objetivo de atrito.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma falcon 2008, troquei a 2 semanas o kit da minha embreagem, pois a original estava patinando. Coloquei o kit Novo com óleo e filtro, depois de mais uma semana coloquei o bardahl b12 na minha moto, ou seja à 2 dias atrás. Toda falcon tem uma batida de pino inclusive consta no manual do proprietário. Percebi nesses 2 dias que o motor ficou trabalhando mais macio e a batida de pino sumiu. A partida a frio ficou melhor, mais livre, parece q estou dando partida na moto com uma bateria de carro. Relativo ao consumo ainda é cedo pra relatar, porém nem estou preocupado com isso. A embreagem da moto e nova em referência a deslizar não tive problemas. Resultado: O produto funciona para o seu objetivo de atrito.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma cb 450 já usei o produto e não tive problemas com a embalagem

    ResponderExcluir