Às vezes a moto se apaga totalmente.
Não liga, não acende uma luz, não dá sinal de querer pegar, não responde quando a gente chama, não acorda nem com reza, respiração boca a boca ou massagem cardíaca.
Muita calma nessa hora... porque pode ser algo bem simples.
Imagem: http://www.reed.edu/biology/professors/sblack/motorcycle.html uma postagem do blogueiro Steven D. Black, professor de Biologia, sobre sua Norton, sua primeira motocicleta. Alguém conhece algum blog sobre meu primeiro carro? Ou donos que conversam com eles? Só mesmo motos para despertarem essa paixão.
Motos vibram, então componentes como lâmpadas se queimam com muito mais facilidade que nos carros, assim como parafusos se soltam com frequência não vista em outros meios de transporte, exceto talvez as diligências do velho oeste.
Há até uma piada, há espelhos para motocicletas onde no lugar da gravação "objetos no espelho estão mais próximos do que aparentam", está escrito "objetos no espelho estão se soltando de sua moto".
Pois bem, essa vibração também danifica ou afrouxa outros componentes, como os fusíveis e conexões importantes, como a da bateria.
Ou seja, pode ser que sua moto esteja totalmente apagada porque o fusível se afrouxou ou quebrou (ele não precisa necessariamente ter se queimado por curto-circuito).
Outra possibilidade comum é que os terminais da bateria podem estar frouxos, não deixando passar corrente alguma. Nesse caso, basta um aperto dos parafusos e sua moto estará risonha e faceira como sempre.
Mas atenção:
Ao apertar o parafuso do terminal positivo da bateria (aquele com um sinal + e uma capa protetora), tome cuidado para que a ferramenta não se encoste em partes metálicas da moto, fechando um curto-circuito, soltando faíscas e queimando outros componentes, como o módulo de ignição (CDI).
E sempre que necessário, substitua o fusível por outro de mesma capacidade. Senão, o que hoje foi um apagão amanhã poderá ser um fogueirão.
Nem sempre um fusível queimado ou interrompido é identificável a olho nu, só medindo sua resistência (não deve ter nenhuma) ou substituindo. Remover e instalar novamente o fusível pode eliminar a oxidação dos contatos, outra causa de apagões.
Para outros possíveis problemas não mencionados aqui, veja a postagem Minha moto não funciona.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Bem lembrado, Will
ResponderExcluirMerece uma postagem só para isso, sacanagens que o pessoal adora fazer com sua moto.
Outro dia soltaram o cachimbo da minha, achando que eu ia me matar para descobrir... Eu queria ter visto a cara de tacho do moleque lambão.
Um abraço!
Jeff
preciso de uma ajuda quando coloco o cdi queima o ofusivel e coloquei varios cdi e nada
ExcluirTenho uma cb300 e Quando ligo a chave ta normal,painel, velocímetro e a bomba ativa normalmente, quando aperto o botão de partida ela sai faísca no polo da bateria e apaga tudo.. ai religa o painel e bomba ativa novamente..descarrega rapidamente a bateria o que pode ser?
ResponderExcluirBom dia amigo no seu caso são os terminal fogado. Aperte e ja era.
ExcluirComo aperto esse terminal???
ExcluirPegue uma chave Phillips e aperte os parafusos da bateria
ExcluirMinha moto hj parou de funcionar totalmente. Não da final de vida ( setas..alarme.. Buzina..farol .. Injeção ..) nada disso da sinal d vida .. Já coloquei outra bateria e nada ... Já vi se o fusível geral ta queimado e não está .. Não sei mais oq fazer .. Algum pode me ajudar ?
ResponderExcluirTo noesmo desespero
ExcluirTenho uma fan 160, rodei 30 km bem placa tem!! Ela não dá sinal de vida! Já carreguei a bateria troquei o fusível, até agora nada!! Não pega nem tranco.
ExcluirOlá, Rafazii!
ExcluirProvavelmente é um parafuso frouxo nos terminais da bateria.
Dê uma olhada antes de começar a gastar grana.
Um abraço,
Jeff
Cara minha burgman i 125 morreu de vez...procurei esses defeitos e nada...ainda desmontei ela inteira e nao vi sinal nenhum de faisca ou de chama...nao tem fio descascado e sempre queima fuzivel qnd tento liga....ja foi trocado o rele a bateria e varios fuziveis o q eu faço? Email guituanmendes@gmail.com
ResponderExcluirMinha tornado, tava andando e derrepente apagou o painel e morreu não funciona nada só o farol.
ResponderExcluirMinha tornado, tava andando e derrepente apagou o painel e morreu não funciona nada só o farol.
ResponderExcluirminha cb 300 nao liga de geito nem um desliguei tava pegando normal fui ligar e nao ligou mais oque pode ser
ResponderExcluirTenho uma cbr 600 de 96 que estava a trabalhar e desligou se sozinha acontece que não liga nada nam luz não da nada mesmo que será ?
ResponderExcluirOlá, José Manuel!
ExcluirVerifique o aperto dos parafusos dos terminais da bateria e do cabo de aterramento da bateria ao chassi. E o fusível principal. Eventualmente um mau contato do interruptor da chave de ignição.
Qualquer coisa mais complexa do que isso, só um especialista para resolver.
Boa sorte!
Jeff
Obrigado pela ajuda vou verificar isso e procurar onde fica o fusivel principal, sou novo nesta moto tenho que procurar
ExcluirJeff
ExcluirObrigado pela dica era o fusivel principal que estava queimado.
Gracias
Valeu pelo retorno, Jose Manuel!
ExcluirÉ importante descobrir o motivo pelo qual ele queimou.
Pode haver um fio descascado em alguma curva do chicote de fiação, conforme o movimento da moto ele atrita com o chassi e causa a queima. O uso de faróis auxiliares ou acessórios não previstos pode sobrecarregar o fusível.
E às vezes ele queima sem motivo aparente devido à oxidação e vibração do motor.
Um abraço,
Jeff
a minha cb 300 nao da sinal de vida nem uma ja olhei fuzivel desmontei tudo comferi todos os parafuso a minha vista e tava normal. que pode ser?
ResponderExcluirO miolo da chave de ignição pode estar com problema. A bateria pode estar totalmente descarregada. Uma carga em um autoelétrico sai por 20 reais. Se ela for muito velha e não pegar carga, aí só trocando por uma nova.
ExcluirBoa sorte,
Jeff
Olá, tenho uma XTZx 125. No início de 2016 troquei a bateria e as escovas, mas agora no final do ano bastou apenas uns dias parada para a moto não dar nem sinal de partida. Estou dando o famoso tranque. Existe algum outro componente que pode dar esse problema ou é realmente a bateria que descarregou?
ResponderExcluirOlá, se a bateria é nova ela tinha que reter carga. Se ela tiver mais de 3 anos — ou um pouco menos, mas foi muito usada — ela pode estar precisando ser trocada.
ExcluirVocê não falou a idade da sua moto, pode estar havendo fuga de corrente por algum fio com isolação danificada ou mais provavelmente por sujeira acumulada nos contatos dos interruptores do guidão ou chave de ignição.
Há outros componentes que podem não estar funcionando, como o retificador/regulador, ou na pior das hipóteses o alternador. Qualquer autoelétrico tem condição de verificar se esses componentes estão funcionando direito; se falarem que é o alternador, procure uma segunda oficina porque os outros reparos são baratos, mas o alternador é bem mais caro, e muita gente fica tentada a cobrar um alto preço para fazer um servicinho que não dá trabalho nem tem custo.
Boa sorte,
Jeff
Olá tenho uma dafra kansas 150 e ligo a chave e não funciona nada e quando dou partida no pedal funciona tudo porem apenas enquanto está com o motor funcionando o que poderia ser?
ResponderExcluirOlá, Vivian!
ExcluirÉ a bateria. Ou está desconectada, ou chegou a hora de trocar.
A partida no pedal e o funcionamento normal com o motor rodando mostram que alternador e sistema de carga estão funcionando bem, gerando energia para o motor funcionar, mas a bateria não consegue reter a carga.
Se o problema fosse no motor de partida, todo o resto funcionaria com o motor desligado.
Boa sorte,
Jeff
Por via das dúvidas, antes de trocar a bateria, dê uma conferida no estado dos contatos dos conectores embaixo do banco. Eles se oxidam e podem causar dificuldade de passar corrente elétrica, de repente é isso que está impedindo a energia de chegar à bateria.
ExcluirSó por precaução.
Tudo de bom,
Jeff
Então você não sabe mesmo o que poderia ser ?
ExcluirEu uso para o trabalho ela e está complicado
Thayse, se você não sabe o que está errado com sua moto, eu muito menos.
ExcluirSabe, eu nem vi sua moto... sentado aqui na frente do computador eu não tenho como saber o que está errado com ela, não tenho esse dom.
Chame um mecânico, ou leve a moto até ele na caçamba de uma picape.
Oi tenho uma Burgman 125 2008/2009 ela não está ligando por nada, anteriormente ela estava morrendo na marcha lenta aumentei mas começou a trepidar muito, quando fui sair com ela no dia seguinte ela não ligava tentei de todas as formas até que parou tudo. Sabe o que pode ser ? OBS ela tem alarme da Positron novo 1 mês de uso o alarme
ResponderExcluirOlá, leitor/leitora!
ExcluirMorrer na marcha lenta e trepidação apontam para um problema mecânico, nada a ver com o alarme.
Melhor um mecânico dar uma olhada, está me parecendo um problema grave interno do motor.
Boa sorte,
Jeff
Boa noite,tenho uma cb strada de manhã liguei ela normal e de tardinha ela simplesmente nao deu mais contato nenhum,por favor o que pode ser naoé a bateria pois testei a mesma...a moto nao da sinal nenhum,buzina,seta,farol nada pega,desde já obrigado!
ResponderExcluirOlá, Leonardo!
ExcluirJá conferiu o fusível? Na maioria das motos ele fica debaixo do banco em uma caixinha junto do conector do relé de partida.
Outro ponto que pode dar pau é o conector da emenda do chicote principal que também fica debaixo do banco. Um mau contato ali gera aquecimento suficiente para derreter a carcaça do conector, aí os terminais deixam de fazer contato de uma hora para outra, aconteceu comigo.
Boa sorte,
Jeff
Boa noite meu amigo, era o fusível mesmo... Troquei e a moto está perfeita agora,obrigado pela ajuda,Deus o abençoe!
ResponderExcluirOlá, Leonardo!
ExcluirÉ um prazer ajudar!
Mas investigue se houve um motivo para o fusível se queimar.
Pode ser um sintoma de fio desencapado ou interruptor com desgaste.
Minha moto não parou de queimar fusíveis até que descobri a causa real, o botão da buzina fechava curto porque a molinha se soltou e as peças metálicas se encostavam lá dentro.
O fusível só parou de queimar aparentemente sem motivo quando troquei a carcaça dos interruptores no guidão.
Um abraço,
Jeff
Blz galera estou com um problema na minha moto ela e uma apache 150 lavei ela hoje é até intao ela não pega o que pode ser
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