Lâmpadas de motos queimam com maior frequência que as dos carros, a culpa é do maior nível de vibração de nossas meninas.
Mas existem alguns truques para minimizar o problema.
Imagem: Moto do filme Tron encontrada no blog http://www.returnofthecaferacers.com . Para quem curte motos cafe racer, um prato cheio. Ou melhor, uma xícara e tanto. Hummm... café...
Primeiro, verifique se o seu farol está bem fixado. Um farol frouxo amplifica a vibração, e quem paga o pato é o filamento da lâmpada.
Segundo, passe a usar lâmpadas de boa qualidade fabricadas especialmente para uso em motos, do tipo H4.
As lâmpadas H3 têm o mesmo formato, mas são fabricadas para carros, são mais frágeis.
Terceiro, fuja das lâmpadas chinesas e paraguayas. Uma boa lâmpada nacional vai custar tanto quanto as várias outras que você irá substituir, com a vantagem de não te deixar no escuro.
Por último, aí vai o segredo para ter farol funcionando por muito tempo:
Durante o dia, use o farol alto.
Se você roda apenas na cidade, à noite você usará apenas o farol baixo, já que o farol alto é proibido em área urbana.
O filamento aquecido da lâmpada acesa se torna mais frágil — usando o farol alto durante o dia, você estará poupando o farol baixo para o uso noturno.
Dessa maneira, você divide o desgaste por dois e sua lâmpada durará muito mais do que o dobro do que se você usar apenas o farol baixo dia e noite.
E com vantagens:
O farol alto durante o dia não ofuscará os outros condutores, a luz indicadora no painel servirá de lembrete de que ele está aceso e sua moto ficará bem mais visível no trânsito.
Bom para sua segurança, bom para o seu bolso.
Um abraço,
Jeff
Não, não pode fazer isso, Cássio!
ResponderExcluirA lei exige o farol aceso, e não a lanterninha...
Um farol alto aceso se destaca no meio dos carros, a lanterninha passa completamente despercebida!
Para sua própria segurança, abra mão dessa economia, o farol alto aceso durante o dia é seu melhor aliado para evitar fechadas e acidentes do tipo.
Não pense nisso como um gasto a mais, mas como um grande investimento na sua segurança. Muito mais eficiente do que adesivos refletores em capacetes e jaquetas.
Um abraço
tenho uma bross 150 2004 o fuzivel queima sempre que aciono o frei e agora ela so da partida com a marcha no neutro
ResponderExcluirMinha biz está queimando sempre o farol. Dura apenas dois dias no máximo...
ResponderExcluirOlá, Josafa!
ExcluirSe não for coincidência de um lote de lâmpadas de má qualidade, e se ela foi fixada corretamente para não ficar vibrando mais que o normal, verifique se a tensão fornecida pelo retificador/regulador de voltagem não está acima do recomendado. Qualquer autoelétrico pode verificar isso. A tensão elétrica fornecida pelo alternador e controlada pelo retificador/regulador não pode ser maior que uns 20 a 25 % em relação aos 12 volts da bateria com o motor funcionando a umas 5 mil rpm.
Um abraço,
Jeff
Minha moto neo 2007 troquei as lampadas
ResponderExcluirjá 2 vezes e ela queima todas as lâmpadas o que pode ser?
Se não for o que está dito no texto, verifique se o retificador/regulador de tensão está enviando a voltagem correta.
ResponderExcluirSe for acima do normal, pode causar isso.
Boa sorte,
Jeff
Olá Josafá! Estou com o mesmo problema ! Conseguiu solucionar?
ResponderExcluirEstou com o mesmo problema Amigo! No seu caso, conseguiu solucionar?
ResponderExcluir