São pequenas, ágeis e, dependendo de quem as pilota, magrinhas (não é o meu caso).
Se nós motociclistas já começamos com essa desvantagem, como revertê-la?
Simples:
Maximize sua visualização entre os carros!
Imagens: http://www.moto.com.br e http://carros.uol.com.br
A diferença é brutal, e pode ser vital.
A maneira mais simples e prática de fazer isso é manter sempre o farol alto aceso durante o dia, e o farol baixo à noite (a menos que você esteja em uma rodovia e não exista tráfego em sentido contrário).Muitas motos novas já saem com esse recurso de fábrica, mas a imensa maioria das motos no mercado não. Ainda assim, o padrão é acender o farol baixo, não o farol alto.
Por isso, nada de usar apenas as lanternas, como é o hábito de muitos motoristas (e alguns motociclistas amigos meus). Elas são muito fracas para garantir a visualização e nos dar segurança.
Muita gente tem receio de usar o farol alto na cidade, mas durante o dia ele não ofusca os motoristas e tem a vantagem de te deixar bem mais visível.
E à noite, um farol baixo bem regulado também não ofusca ninguém.
Use esse recurso e livre-se de 40% das fechadas habituais, satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
Outra maneira de ficar visível é usar jaquetas e capacetes de cores que chamem a atenção. Tons em vermelho, laranja e amarelo chamam muito mais atenção do que verde ou azul.
A cor preta é a pior de todas para o motociclista, porque faz com que ele literalmente desapareça no meio dos outros veículos; não é à toa que preto é a cor preferida daqueles loucos suicidas que se matam com suas motocas envenenadas*.
Um abraço,
Jeff
* Eu sei, mãe!!! Mas o que seria do azul se todos gostassem do vermelho, né mesmo? ;)
** Quis o destino que esta fosse a postagem de número 200! Muito obrigado aos leitores pela sua santa paciência!
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Cinza também é uma cor ingrata. Até mesmo um carro cinza fica difícil de ver em rodovias em dias de chuva ou neblina.
ResponderExcluirExato, cinza é a cor do asfalto e de 97,8% dos carros em circulação. É a cor preferida dos ninjas (postagem de amanhã). ;)
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
Muito obrigado por ler o blog na íntegra, Peterson!
ResponderExcluirVocê é um cara muito paciente... hehehe
Se tiver algum assunto que você quiser que eu aborde, se for algo que eu conheça ou tenha vivenciado, é só falar!
Um abraço,
Jeff
Capacete de cor branca ajuda ou ela nao é tão visível como laranja?
ResponderExcluirOlá, obrigado por acompanhar o blog!
ExcluirNa minha opinião, a cor do capacete ajuda muito pouco.
A situação de acidente mais comum é a do carro que entra na frente da moto porque não viu ela se aproximando.
Nessa situação, muito pouco da cor do capacete está visível, a maior área é a da viseira.
E o vídeo mostrado na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/01/um-acidente-educativo-com-final-feliz.html
O rapaz está de roupa laranja e vermelha e nem assim foi visto. O principal item de visualização é o farol ALTO aceso durante o dia e a melhor medida de segurança é a moderação na velocidade já prevendo e evitando situações perigosas.
Prever que de um cruzamento possa sair um carro ou que de trás de um carro estacionado possa surgir um pedestre é o que realmente faz a diferença para evitar um acidente.
Um abraço,
Jeff