No dia 22 de agosto, o G1 publicou uma postagem muito boa sobre manutenção de motos:
Fonte: http://g1.globo.com/carros/dicas-de-motos/noticia/2013/08/10-erros-que-acabam-mais-rapido-com-sua-moto.html
São 10 dicas que valem muito a pena para que sua moto não te deixe na mão.
Óleo do motor, embreagem, pneus, amortecedores, banguela, corrente, caixa de direção, regime de rotações do motor, lavagem ou lavação da moto (como se diz aqui no Sul) e qualidade da gasolina são os assuntos abordados.
Discordo apenas do comentário que o autor faz sobre a ponteira do escapamento soltar fumaça ser indício de necessidade de retífica do motor, porque alguns óleos produzem esse efeito mesmo antes de atingirem o limite de quilometragem para a troca.
Entre retificar o motor e trocar de marca de lubrificante, esta última opção sai bem mais em conta...
Um abraço,
Jeff
Também é necessário avaliar outro item. Em dias frios é normal sair fumaça branca de vapor d´água, principalmente em motos flex.
ResponderExcluirBom, tecnicamente, vapor não é fumaça...
ResponderExcluirVapor é a condensação visível de moléculas de um fluido na atmosfera. Já os fumos ou fumaça constituem uma suspensão de moléculas de uma substância qualquer, nos motores geralmente carbono (cujo acúmulo é a fuligem) e/ou hidrocarbonetos (resultante da queima de óleo, e em outros casos madeira, isopor, etc.). Vapor é resultado de uma mudança de estado, fumaça é resultado de uma reação química.
O segredo está em distinguir um do outro, vapor nunca é problema, é apenas reflexo da quantidade enorme de álcool na gasolina (se bem que um dos subprodutos da queima da gasolina é o vapor de água... mas nos outros países em muito menor proporção do que na Terra Brasilis.
Um abraço,
Jeff
Excelente matéria...
ResponderExcluir