sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Minha moto dá trancos quando troco de marcha

É normal a moto dar pequenos trancos quando você engata as marchas, e isso pode ser minimizado com o uso da técnica de pilotagem correta.

Isso ocorre porque o câmbio das motos não é igual ao dos carros, ele não tem um ponto morto entre todas as marchas.

O câmbio da imensa maioria das motos tem apenas um ponto neutro (equivalente em função ao ponto morto, mas não na construção) somente entre a primeira e a segunda marchas, então todos os acoplamentos de engrenagens são feitos diretamente. 

Como as engrenagens giram em velocidades diferentes, é normal haver um pequeno tranco durante o acoplamento.

A técnica para minimizar esse efeito é tentar casar os giros do motor com a velocidade da próxima marcha sendo engatada.

Ao passar de uma marcha mais baixa para mais alta, você faz o desacoplamento com o motor em alta rotação, então precisa voltar o acelerador um pouco e tornar a acelerar assim que a embreagem é liberada.

Se você entrar com a mesma rotação do motor, ela não será compatível com a a velocidade da moto na marcha mais alta, e a moto dará um tranco.

Isso fica mais fácil de entender quando você reduz as marchas:

O acoplamento é mais suave quando você eleva a rotação do motor para receber a marcha mais baixa.

Ao entregar a marcha mais baixa com rotação do motor mais elevada, a velocidade de giro das engrenagens estará mais adequada à velocidade da moto naquele momento.

Fica difícil de explicar com palavras, mas agora você sabe porque os motoqueiros gostam tanto de fazer vrum-vrum ao reduzir.

Vale lembrar, trancos excessivos podem ser sintoma de uma embreagem precisando de regulagem, falaremos sobre isso em outra postagem. 

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário