O maior erro que você pode cometer com sua moto (fora se acidentar) é pensar que ela não precisa de óleo entre as trocas.
Se você é daqueles que pensam dessa maneira, que basta trocar o óleo nos intervalos de quilometragem recomendados, é um sério candidato a se tornar freguês de oficina.
Prepare-se para jogar fora de 500 a 1000 reais a cada visita (isso se a sua primeira moto for uma 125/150... as outras então, vixi!).
Imagem: Vinícius Melo / Wild Dogs
Levar um frasco com óleo para reposição em viagens é um cuidado que muito poucos tomam, mas que triplica ou quadruplica a vida de seu motor.
Todo motor consome óleo durante seu funcionamento, isso é normal. E consome ainda
mais no período de amaciamento, quando as peças estão se encaixando, e depois que o motor fica bem rodado, quando as peças começam a se desgastar além dos limites de trabalho.
Dependendo das condições de utilização, como a temperatura
ambiente e o regime de trabalho (trânsito urbano ou estrada, trajetos longos ou curtos), seu motor poderá
consumir cerca de 300 ml de óleo para rodar 1.000 km. Mesmo que sua moto
seja nova.
As concessionárias teriam a obrigação de te entregar a moto após a revisão com a quantidade certa de óleo (no nível máximo da vareta medidora/visor de nível) verificado com o motor frio e após ligar e desligar o motor.
Elas não fazem isso e se limitam a colocar a quantidade recomendada — seu motor sai com o mínimo de óleo da revisão. Se você não completar, seu motor já estará sofrendo um desgaste que não deveria sofrer. Isso também te coloca em risco de vida, saiba mais na postagem Como ver o nível de óleo da moto.
As concessionárias teriam a obrigação de te entregar a moto após a revisão com a quantidade certa de óleo (no nível máximo da vareta medidora/visor de nível) verificado com o motor frio e após ligar e desligar o motor.
Elas não fazem isso e se limitam a colocar a quantidade recomendada — seu motor sai com o mínimo de óleo da revisão. Se você não completar, seu motor já estará sofrendo um desgaste que não deveria sofrer. Isso também te coloca em risco de vida, saiba mais na postagem Como ver o nível de óleo da moto.
O tipo de óleo também influencia, alguns têm forte tendência
a evaporar. Já vi motores novos consumirem 200 ml numa viagem de 350 km... se o
proprietário tivesse retornado sem verificar o nível de óleo, provavelmente teria
fundido ou danificado seriamente o motor (né, Wagnão?).
Descuidar de verificar e completar o nível de óleo só é
motivo de alegria para as montadoras e oficinas.
Cuidar disso é um interesse
todo seu e é algo muito simples e barato que poderá fazer seu motor durar mais
de 100.000 km em perfeitas condições.
Ou fazer você perder grana na oficina a cada 20 mil km e ficar se perguntando porque é tão azarado com motos.
Para evitar dores de cabeça, siga rigorosamente as
instruções do manual do fabricante quanto ao procedimento de medição do nível de óleo de sua moto (a menos que ela seja uma Dafra
Kansas 150 2013 em diante (ou Speed) — a explicação está aqui).
Quanto ao período para troca, muitos fabricantes recomendam 3 ou 4 mil km.... eu pessoalmente tenho sérias dúvidas quanto a isso, será assunto de uma postagem exclusiva.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Jeff, vim de Goiânia até Pouso Alegre e só precisei repor 250ml após 600 km, que o ritmo foi mais forte, depois disso, vim mais tranquilo por mais 500 km e não baixou nada, só no ultimo trecho de 200 km que eu desci a Fernão Dias já foi mais forte, mas, acredito que pelo frio, não baixou mais nada. Fiz a medição a cada 250, 300 km, nos abastecimentos e foi só alegria.
ResponderExcluirValeu pelo registro, e parabéns pela viagem, Cássio!
ResponderExcluirNão vejo a hora de subir daqui do sul e encontrar todo mundo!
Um abraço,
Jeff
Dae Jeff, mesmo que nunca tenha feito nenhum comentário no seu blog antes, leio ele direto, já li todas postagens, maior partes delas sem moto ainda, e agora que comprei a minha, aconteceu uma coisa engraçada, comprei um Bros 2011, igual a de um amigo meu, e no meu manual original da moto indica o olho Mobil Supermoto 20w-50, e o dele indica o novo Honda genuíno 4t, porem os olhos são totalmente distintos em todos os sentidos, até na viscosidade, sendo que nem mecânico, nem concessionarias sabem exatamente qual é o melhor, e o pior que eu nem sei qual tem atualmente no Carter da moto, só sei que é novo, pois o cara que me vendeu trocou pouco antes de me passar, ou seja, em outras palavras não sei o que faço
ResponderExcluirDarci Neto
Olá, Darci!
ExcluirObrigado por acompanhar o blog, e parabéns pela sua primeira moto!
Trocar informações é bom para todo mundo. A resposta que preparei ficou tão longa que aproveitei para criar uma nova postagem.
Respondendo à sua pergunta:
Fui pesquisar esse novo óleo recomendado pela Honda, e conforme eles todas as motos fabricadas a partir de janeiro de 2011 deveriam utilizar apenas o óleo semissintético 10W-30.
Fonte: http://www.planetahonda.com.br/dicas-de-manutencao/16/use+oleo+genuino+honda.html
Você poderá identificá-lo por ser mais fino (menos viscoso) do que o 20W-50, que é o óleo de base mineral bem conhecido de todo mundo. Então o óleo novo no seu cárter deve apresentar uma viscosidade parecida com a do óleo de soja.
Se a concessionária não identificou o óleo, pode ser que o antigo proprietário não tenha tomado o cuidado de sempre usar o óleo recomendado... pode ser que ele tenha misturado óleo sintético com mineral, e isso é prejudicial para o motor (explicarei as diferenças e os problemas na postagem).
Caso não consiga ter certeza sobre qual óleo está usando, não arrisque andar com tipos diferentes misturados. Drene esse óleo, coloque óleo novo, funcione o motor por alguns minutos, drene novamente e coloque o óleo definitivo que você usará. Isso minimizará a possibilidade de danos ao motor.
Vale a pena ter esse gasto, porque a contrapartida sairia bem mais cara.
Não adie completar o nível por causa dessa dúvida. É imperativo não deixar o nível baixar excessivamente.
Um abraço,
Jeff
Valeu pela atenção Jeff, seguirei seu conselho.
ExcluirUm abraço,
Dafci Neto
Boa.noite minha zx6r 2002 ta baixando.oleo nao.fuma.nada eu uso.motul 3000 mineral
ResponderExcluirBom dia, Juliano!
ExcluirVocê notou esse consumo depois de uma viagem? Viagens longas consomem o óleo mais rápido.
Sua moto já tem catalisador? Motos com catalisador não fumam porque o catalisador mata a poluição. O motul não desaparece tão fácil do cárter, ao contrário de alguns óleos recomendados por grandes fabricantes.
Seu motor deve estar meio cansado e o consumo de óleo aumenta com o tempo de uso, precisa ser reposto com mais frequência durante o intervalo entre as trocas, isso é normal. Por isso é fundamental começar com o nível correto a cada troca e ir repondo conforme necessário.
Eu usava o Motul 3000 até que o motor da minha moto pediu para usar um óleo ainda mais viscoso, hoje uso o castrol ou shell Alta Quilometragem 25W-60 mais militec, tem funcionado bem, mas um dia chegará a hora da retífica. Falando nisso, quantos km tem seu motor?
UM abraço,
Jeff
Opa Jeff beleze meu motor ta com.42 mil.km original.
ExcluirO que estou percebendo eh q. acada mil.km.ta indo 1 litro de óleo meu escape ta no diretao serrado mesmo.to.usando o.óleo motul 20w50 e baixa a cada mil km 1 litro e outra coisa e um amigo meu falou é q quado acelerou forte bem.forte perto.de corta giro sai uma.fumaça preta do.escape bem pouco.o que devo fazer trocar o óleo colocar um mais grosso sera ou contínuo assim colquei o.militec também nessa ultima troca.e lembrando q fiz limpeza do.carburador regulagem.e.filtro novo já de ar
Jeff se você puder me chamar no.whats por que estou com duvida nao tava querendo abrir o motor da minha moto pois ela.ta toda original e com.42 mil.km sou o.terceiro.dono dela
ExcluirMeu whats é 47 84354815
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ExcluirJuliano, queimando todo esse óleo e não soltando fumaça, é complicado, hein?
ExcluirMelhor levar em um mecânico e logo... Só não pede para o Jaja resolver isso, não recomendo.
Boa sorte!
Jeff
Pois eh não sai nada de fumaça azul mais ando no talo direto se eu colocar um.óleo mais grosso?
ExcluirO Motul 3000 já é um óleo mais viscoso que a média vendida no mercado. Deve estar no topo da classificação 20W-50, já coloquei óleo 25W-60 que fluía mais fácil que o Motul. Se o seu motor realmente estiver desgastado, o 25W-60 poderá diminuir um pouco o problema, mas não fará milagres.
ExcluirSe não resolver, só com retífica e depois mão leve no acelerador...
Boa sorte,
Jeff
Juliano, você pediu contato no whatsapp, eu não tenho... meu telefone melhorzinho foi roubado enquanto eu estava no hospital.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Fiz,o teste hoje Jeff quando acelerou no talo ela,sai fumaça,preta não muito mais da uma fumaça preta e óleo baixa tbm direto sera,q,é anéis ou regulagem.no carburador.porque quando ando na rua com calçamento ela tripida,ela falha da falta de gasolina,parece ai quando ando no asfalto fica normal
ExcluirOlá, Juliano!
ExcluirFumaça preta, se não for fuligem saindo do escapamento, é sintoma de excesso de combustível. Ela anda beberrona ou gastona?
Melhor que tentar um diagnóstico à distância com alguém que não está vendo a moto é achar um mecânico de confiança aí na sua cidade e levar a moto lá.
Boa sorte e um abraço,
Jeff
Ela anda beberrona um tanque de 17 litros eu rodo cerca de 165 km com.ela ela tbm oscila minha mulher viunontem.a hora q testei ela a hora q corto o giro ela.sai uma.fumaca levemente cinza clara vou mandar regular esses carburador talvez esteja tudo fora equaliza eles só tenho q ver a questão do consumo do óleo a ultima vez q fiz o teste coloquei ate o nivel e rodeia 1000 km sempre acima de 10 12 ate 15 rpm ando forte com.ela.e giro sempre alto e escape direta o também pode ser isso o consumo.de tanto.óleo fumaça azul não sai nada pq quando acelero parado ta redonda a moto acelerou forte e não sai na da de fumaça azul só um.pouco preta bem.pouco mesmo acinzentada
ExcluirE outra coisa só uso gasolina aditivada nela sera q uso comum.agora por ser moto.carburada???ela.ta com.belas iridiu já troquei o filtro de ar dela tudo moto esta com 42 mil.km.sera q vale a pena abrir esse motor e mexer ou tentar um.óleo mais grosso a ultima troca coloquei o militec nela..
ExcluirEsse final.de semana vou viajar bastante com.ela e vou andar bem.de boa sem.muito alto o giro e testar se consome muito oleo neh
E q moto é a sua?? Q ano??q VC usa o óleo 25 w 60
ExcluirCortando giro?
ExcluirSeu motor já era.
O corte de giro é uma proteção para ser usada em caso de vida ou morte. Leia a postagem:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/07/coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-limite.html
Está bebendo óleo porque precisa de retífica e está gastona provavelmente por causa disso também. Leve-a num mecânico antes que o motor trave no meio do trânsito.
Não se arrisque...
Um abraço,
Jeff
Respondi a pergunta sobre o modelo da minha moto mais abaixo.
ExcluirSobre gasolina comum, não traz vantagem nenhuma e essa estória de que não pode usar gasolina aditivada é besteira que falam na internet. A partir do ano que vem será obrigatória a venda da gasolina aditivada nas bombas, não vai mais existir gasolina comum.
Tentar óleo 25W-60 é uma última medida, apenas adia a retífica inevitável e diminui o consumo de óleo.
Ma se você anda no limite, o mais seguro é retificar o motor, amaciar corretamente e tratar sua moto sempre com a quantidade certa de óleo, repondo sempre.
Um abraço,
Jeff
Fui lá,no mecânico ele falou q,não compensa mexer no meu motor ele cesta redondinho enquanto ao gasto de óleo ele falou o seguinte q,o cara,q,trocouboleo colocou 4 litros e ela,é 3600 e por isso q,to vendo o consumo de,quase 1/litro a,cada,troca
ExcluirJuliano, o que ele falou não faz sentido. É resposta típica de mecânico que aprendeu a fazer o que todo mundo sempre fez porque nunca fez o curso de treinamento da fábrica, ou se fez, não tem interesse em fazer o que o treinamento ensina porque assim tem mais trabalho.
ExcluirTodas suas dúvidas terminam assim:
Faça o procedimento exatamente como manda o manual e descubra a quantidade real de óleo do seu motor.
Assista o vídeo acima e você verá que a quantidade recomendada deixa o óleo baixo e essa quantidade precisa ser completada.
A propósito, notei agora que você disse que possui uma ZX6R 2002. Essa moto não existia nessa época.
Estou começando a achar que você está só querendo me zoar aqui no blog.
Se realmente for isso, agradeço, porque da mesma forma que aconteceu com o Jaja, as coisas que ele disse somente serviram para conscientizar mais proprietários sobre os cuidados a serem tomados com suas motos.
Um abraço,
Jeff
Não.estou quando não a minha e uma.Kawasaki zx6r 2002 como na.existe procura na NET acho q VC ta errado mano olha no google Kawasaki zx6r 2002 q você vai ver valeu
ExcluirOK, falei besteira, peço desculpas. Quando pesquisei no google veio retorno para a 636 que é mais recente e eu não percebi.
ExcluirA única pessoa confiável que pode determinar a quantidade de óleo exata para sua moto é você mesmo.
Faça o procedimento e conclua se ao seguir o que está escrito no manual vai mais óleo ou não na sua moto. Os mecânicos foram catequisados por essa estória de quantidade do manual é a correta, mas os manuais de serviços das concessionárias, os manuais de proprietário e os treinamentos de mecânicos mandam ligar o motor e conferir o nível depois da troca de óleo, complementando até chegar à marca de nível máximo do visor. Conferindo a quente após a troca do óleo dá um resultado, conferindo no dia seguinte com o motor frio e fazendo o procedimento do manual dá outro. Melhor do que ficar perguntando para mim ou para os mecânicos, é fazer o procedimento correto e não ficar com dúvidas.
Um abraço, e desculpe mais uma vez,
Jeff
Blz Jeff vou fazer isso valeu brother obrigado
ExcluirOla Jeff, tenho acompanhado seu blog, e passei ficar atento ao oleo, antes tinha uma lander e sempre ando forte em altas velocidades, nunca aconteceu de baixar óleo, mas ja faz alguns meses que troquei a lander por uma falcon 400i, essa nova que tbm ja parou de fabricar, me encantei pela moto, anda muito, confortavel e ate economica, comparado com antiga carburada, mas, ai vem a dor de cabeça, a moto é 2014, peguei ela com 9 mil km rodados,antigo dono super cuidadoso, moto de procedencia, e a moto tem me deixado chatiado, sou muito cuidadoso, atento as revisoes e trocas de óleo, porem ela tem baixado muito oleo, quando ando suave nao baixa muito, mas quando enrolo o cabo baixa muuuito, cerca de 300 a 400 ml em 900 km rodados, meu mecanico, um dos melhores da cidade, e que confio me sugeriu mudar o óleo 10w30 semi sintetico, pelo o que a falcon usava antes, mineral 20w50, coloquei motul 3000, mas após fazer isto rodei 100 km, alternando o esforço do motor, e no dia seguinte medi o nivel, e estava abaixo da marca, tipo abaixo da metade da vareta e comecei a perceber um barulho de algo batendo no motor, o mecanico disse que a falcon esconde oleo, nao acreditava nisso, e sempre completava ate a marca superior, mas o resultado disso foi um vasamento na junta por exesso de oleo, depois da revisao e tudo trocado voltou a baixar 400 ml em 800 km, foi quando o mecanico sugeriu a mudança, e agora nao sei o que fazer, me de uma dica ai, ja nao sei o que fazer minha vontade era de pegar a lander de volta, que so me dava alegria. Obrigado pela atençao e desculpa o textao rsrs.
ResponderExcluirOlá, Leo!
ExcluirVocê está sabendo que a Falcon é uma moto de cárter seco e o procedimento de medição é diferente das motos que você está acostumado?
É muito mais fácil se enganar quanto ao nível de óleo nesse tipo de motor.
Dá uma conferida na postagem:
https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/03/carter-seco-carter-umido-e-um-engano.html
Lá tem a página do procedimento de medição da Falcon.
Provavelmente você mediu do jeito que estava acostumado e foi isso que causou o excesso de óleo.
Fiquei na dúvida se ela continua abaixando óleo mesmo com o 20W-50... um consumo alto com óleo 10W-30 ocorre mesmo, deveria ser menor com 20W-50. Mas não tão alto em um motor tão novo, a menos que essa diferença tenha acontecido por causa do procedimento de abastecimento / medição errado.
Você lavou o cárter para fazer a troca? Não se deve misturar óleo mineral com semissintético, pode formar uma gosma e entupir o duto de óleo.
Dá uma conferida lá na postagem, se for o caso fale novamente com o seu mecânico, ele tem condição de avaliar melhor o que está acontecendo. Sem ver a moto fica difícil...
E não se preocupe com o textão, eu vivo fazendo isso... hehehe
Boa sorte com sua moto, descobrindo o que está acontevcendo avisa a gente!
Um abraço,
Jeff
Respondendo ao Juliano:
ResponderExcluirMinha moto é uma Kansas 150 2009 com quase 100 mil km rodados.
Uso 25W-60 porque o motor está desgastado e o óleo mais viscoso funciona melhor nas folgas mais desgastadas.
Um abraço,
Keff
Humm entendi pensei q você tinha moto grande acima de 600 CC valeu abracos
ExcluirMeu irmão tem uma Shadow 600.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Olá Jeff, minha z300 baixou cerca de 150ml desde a última revisão (aquela do vídeo) isso pq andei um pouco mais forte esses dias. Aparentemente tudo normal dentro do esperado, acho que vou até gravar mais um vídeo sobre isso e alertar para o consumo de óleo entre as trocas.
ResponderExcluirOlá, Takashi!
ExcluirConsumo normal esperado de uma moto nova.
Ele aumentará sensivelmente em uma viagem com serra. E também no verão.
Quando a moto tiver mais quilometragem, ele se estabilizará em um valor mínimo que depois aumentará conforme o desgaste for aumentando. Com 100 mil km, meu motor consome 150 ml a cada 15 dias.
Já fez a troca? Vai fazer amanhã? Será que desta vez eles colocam a quantidade necessária para atingir o nível correto?
Um abraço,
Jeff
A troca só com 6 mil km. Até lá vou repondo o óleo que for baixando.
ExcluirAh, ok.
ExcluirPara eu ter uma ideia, esses 150 ml foram consumidos depois de rodar quantos km após a revisão? Você não disse, por isso que pensei que tinha sido depois do intervalo de troca.
Um abraço,
Jeff
Por volta de 600km.
ExcluirJá imaginou?
Excluir150 ml em 600 km, multiplique isso por 5 e em 3.000 km no mesmo ritmo seu motor consumirá 750 ml de óleo.
Quase 1 litro, e sua moto é arrefecida a água e tem cárter maior.
Agora imagina um motor esfriado somente a ar com cárter de 1 litro, e o dono não confere o nível... acaba tirando um copo de óleo e olhe lá.
Um abraço,
Jeff
Sim por isso é importante conferir o nível diariamente. Pior que já ouvi barbaridades do tipo "óleo não se completa". Os motores estouram justamente por baixo nível e associado a viscosidade baixa acaba consumindo muito óleo, daí essa cultura besta de nunca se completar só destrói o motor. Quase todo dia ouço uma moto com barulhos metálicos na rua, certamente se for ver nível vai estar com nivel quase zero .
ExcluirQuem será que começou com essa estória do "óleo não se completa", né?
ExcluirCertamente não foi um vendedor de óleo.
Será que foi um proprietário ingênuo?
Seria muito interessante descobrir os autores dessa barbaridade...
Existe um raciocínio investigativo que se pauta pelo critério:
"A quem interessa tala atitude?"
Aí junta com o entusiasmo de gente que só porque tem moto há um ano pensa que sabe tudo do assunto e dá essas coisas que acabam ganhando ressonância popular.
Um abraço,
Jeff
Bom dia Jeff, sou meio novato no mundo das duas rodas, comprei uma scooter Burgman 125i 2015, estou seguindo conforme o manual, óleo 20W-50 semissintético, uso o MObil, comecei a perceber nas trocas que está baixando quase 500ml, troco conforme o manual a cada 3 mil km,a moto está com 48 mil Km, é normal baixar tanto óleo assim e vejo no escapamento não sai fumaça alguma.
ResponderExcluirOlá, Vinicius!
ExcluirÉ normal sim, um pouco alto por causa da quilometragem da sua moto, mas não é surpreendente. Confere o depoimento do Takashi logo acima, a moto dele em 1000 km consumiria 750 ml.
Experimente usar um óleo 20W-50 mais viscoso que o mobil. A classificação SAE é uma faixa de viscosidades onde você encontra óleos de várias características, alguns perto do limite superior da classificação e outros mais próximos da inferior. Quando eu usava o óleo recomendado pela fabricante na minha primeira moto, notava um consumo elevado que não encontrei em outros óleos. Lubrax, Havoline, Yamalube e Motul deram resultado muito bom na minha moto.
Outro motivo para o alto consumo é a quilometragem muito elevada para a troca de um óleo mineral. Todo óleo se degrada com o tempo, os minerais mais do que os semi/sintéticos. Nos primeiros 1.000 km a degradação é menor e o consumo também. Quanto mais rodado o óleo, mais rápido será o consumo.
Isso não é bom, porque a parte pesada do óleo degradado forma borra dentro do motor, isso pode explicar uma parte do óleo que desaparece sem deixar vestígio. A outra vira vapor que é queimado junto com a gasolina pelo sistema de respiro do cárter ligado ao filtro de ar.
E as motos de hoje com catalisador só fumam quando o motor já está em petição de miséria. Motor fumar deixou de ser critério para avaliar a saúde do motor, o catalisador elimina a fumaça.
Pela minha experiência, o ideal é trocar óleo mineral com 1 mil km, forçando a barra com no máximo 1,5 mil km.
Um abraço,
Jeff
Ops, você falou mobil e eu já pensei em mineral... associação direta. Semissintético deve ser 15W-50, não é? Aí sim ele aguenta uma quilometragem maior por critérios de oxidação, mas é necessário avaliar o grau de contaminação do óleo para antecipar a troca. É uma informação que nem todo mundo divulga, acho que fiz uma postagem sobre isso. Se eu encontrar eu aviso.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Isso mesmo Jeff é 15W-50, o que você quis dizer sobre isso (é necessário avaliar o grau de contaminação do óleo para antecipar a troca), e se achar a postagem eu agradeço, já estou meio que desesperado, não sei se seria o caso de mandar para a retifica, pois quando nova, nunca foi de sumir óleo assim, e mesmo trocando a cada 3 mil km, como é uma scooter de baixa cilindrada, e ando só com rotação alta, devido eu pegar estrada, se isso agrava o sumiço do óleo.
ExcluirNão tenho certeza de que foi postagem, procurei e não encontrei. Pode ter sido uma conversa com algum leitor, talvez o Takashi.
ExcluirUma montadora recomenda o óleo para uma quilometragem exagerada e faz um alerta discreto no manual nestes moldes:
"O óleo deverá ser trocado na metade da quilometragem recomendada em caso de contaminação severa."
Ou seja, joga nas costas do proprietário avaliar o intervalo correto de troca do óleo, e muito pouca gente sabe ou se arrisca a fazer isso por medo de danificar o motor se fizer algo errado.
O resultado óbvio é o que todos conhecem:
Todo mundo usa conforme a altíssima quilometragem recomendada sem atentar para o estado do óleo, muitos nem sequer conferem o nível ou repõem o óleo consumido, não fazem ideia desse consumo que você constatou na sua máquina.
Toneladas de milhares de motos estragam o motor muito mais cedo que o razoável e as montadoras ganham muita, muita grana.
Se o consumo estiver te preocupando, e como sua moto tem uma quilometragem razoável, antes de fazer a retífica existe a possibilidade de usar óleo 25W-60.
Eu uso na minha já tem perto de 40 mil km, sem problemas. Inclusive, eliminou barulhos desagradáveis que o motor estava começando a fazer por excesso de folgas internas.
Infelizmente não existem semi/sintéticos para motos nessa viscosidade. Eu uso o shell Helix H3 Alta Quilometragem ou o Castrol GTX Alta Quilometragem, ambos para carros, e não tive problemas com a embreagem causados por aditivos redutores de atrito que os óleo para motos não possuem.
E a respeito do consumo, rodar em estradas aumenta mesmo o consumo, ainda mais se você pegar serras ou rodar garupado ou com carga significativa na moto.
Motos mais rodadas aumentam o consumo porque os anéis do pistão se desgastam e permitem maior passagem de óleo para queima na câmara de combustão, isso é normal. O segredo é conferir o nível e repor com frequência.
Scooters com transmissão CVT como a Burman, a PCX, a Lead e a Neo têm uma maneira exclusiva de sumir com o óleo sem que ninguém perceba:
Retentor de óleo do eixo de saída do motor desgastado permite um vazamento que não é percebido porque ele escorre por fora e por baixo da carcaça da transmissão.
Geralmente o óleo só vaza com a moto em movimento e devido ao balançar da suspensão traseira raramente forma uma poça que o dono pudesse perceber.
Verifique isso antes de partir para desmontar e retificar o motor. Retentor de óleo é uma peça barata e o serviço é (ou deveria ser) muito mais barato do abrir e retificar o motor.
Como o retentor sempre é trocado na retífica, o problema acaba solucionado e o proprietário nem desconfia que jogou dinheiro pela janela.
Um abraço, e boa sorte com sua máquina,
Jeff
Jeff mais um dúvida, quando completar o óleo, precisa deixar a moto ligada novamente para depois medir, ou já pode ir medindo?
ExcluirOlá, Vinícius!
ExcluirEntão depois de medir conforme o procedimento do manual, você adiciona a quantidade até atingir a marca de nível superior.
O óleo demora bastante tempo para retornar todo para o cárter, então não há necessidade de ligar e medir novamente depois de completar.
É recomendável repetir o procedimento na primeira manhã após uma troca, porque a troca é feita com o motor quente e o óleo novo se dilatará um pouco Na manhã seguinte ele poderá estar pouca coisa abaixo do nível medido totalmente a quente. Alguns motores pedem uma pequena complementação adicional, outros menos, depende do fabricante e do tipo de motor.
A precisão do nível de óleo não é uma coisa milimétrica, se passar uns 2 mm ou ficar uns 2 mm para baixo da marca superior seu motor não irá passar nem perto de explodir por causa disso, como o pessoal de muitas concessionárias fala a fim de tocar o terror e fazer com que os proprietários deixem o serviço para eles.
O que não pode ficar é um ou dois centímetros abaixo do correto, como acontece quando não se adiciona o complemento determinado por eles mesmos.
Um abraço,
Jeff
Ola, tenho 150 titan 2013 com 27 mil km
ResponderExcluirJa retifiquei cilindro trocou pistao anel retentor valvulas, kit daquelas borracha qe veda. Foi retificada com 22 mil km. Porem agora ta sujando escape de po preto e sai um pouco de fumaça quando cola acelerador com ela parada em neutro. O que faço agora? Oleo ta no minimo e dando troca( vo troca oleo). Voces me ajuda?
150 2013 titan
ResponderExcluir27 mil km
Retificada 0,25 com 22 mil.
Esta queimando óleo ( po preto no escape e nivel no minimo) pequena fumacinha ao por em alta rotação.
Oq faço?
Ja troquei as juntas todas apos retificação. Retificou cilindro, trocou anel retentor válvula.
Olá, Maicon!
ExcluirPó preto no escapamento é uma condição normal, é fuligem resultante da queima de combustível e óleo.
O que não é normal é acelerar o motor ao máximo (colar acelerador) com ela parada. Motores usando óleo 10W-30 dão problema mais cedo, mas isso também depende da maneira como os donos tratam dela.
Todo motor precisa de amaciamento, ou seja, ser tratado com mão leve pelos primeiros 5 mil km quando nova e depois de cada retífica.
Se você continuar tratando seu motor desse jeito, ele continuará pedindo retífica com baixíssima quilometragem.
Um abraço,
Jeff
Eu faco 4 km com 7 minutos(dentro da cidade).
ExcluirDevo fazer oque? Retificação de novo? Ou troco o kit cilindro ponho hamp!? Minha primeira moto. Qdo acelero no talo( oleo mobil preto) suja mao de po preto e sai pequena fumaça