terça-feira, 20 de agosto de 2013

Deixei a moto estacionada e agora ela não funciona

Esta postagem também poderia se chamar "Sacanagens que o pessoal adora fazer com os novatos".



Imagem: http://missmoots.wordpress.com Diário de uma jovem universitária morando do outro lado do mundo e que flagrou esta moto escondida de seu dono. Esse truque nem eu conhecia.

Esta é a continuação da postagem de ontem, Minha moto não dá sinal de vida, e foi inspirada pelo comentário do Will, amigo de longa data.

Se a sua moto não pegar na segunda tentativa, faça a verificação básica obrigatória:

– O corta-corrente está na posição correta?

O pessoal adora acionar esse botão só para ficar rindo de suas tentativas de fazer a moto funcionar. Ou você mesmo esbarrou nele sem perceber. Ou desligou intencionalmente e se esqueceu de ligar. (Não que algum dia eu tenha feito isso, jamais. Eu nego. Não tem como provar.)

– O cabo da vela está conectado?

Outra sacanagem que o pessoal faz com a finalidade de se divertir ou aplicar o velho golpe do "mecânico passando casualmente" e arrancar um dinheirinho fácil dos incautos. Se o cabo estiver solto ou mal encaixado, basta empurrá-lo contra a vela (não precisa girar) que ele se encaixará como uma tampa numa caneta, fazendo creeeec. Ou clic. Ou poc.

Atualização: Conforme alertado pelo meu amigo Cássio (muito obrigado!!!), há uma variante desse golpe:

Alguém pode colocar um papel de bala dentro do cachimbo da vela para isolar a corrente e impedir o funcionamento do motor. O cachimbo fica encaixado  perfeitamente o papel de bala é difícil de visualizar, você terá de removê-lo com a chave da moto ou um clipe.  

Esse truque pode ser usado para o golpe do mecânico ou para reter a vítima isolada num estacionamento deserto, depois que todo mundo vai embora fica fácil para eles te assaltarem.

– Não fecharam a torneirinha da gasolina?

Sim, a maldade humana não conhece limites. Fecham o registro de passagem de combustível para que você se atrapalhe ao sair do estacionamento. É outra manha usada pelos golpistas para oferecer um "conserto". Ou um assalto.

Fazendo essa conferência básica, você não cai nesses golpes e ainda sai dando risada dos manés com cara de tacho que estão espreitando.

E pode começar a se considerar alguém "experiente" com motos. 

Ou quase.

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Se bem que esse truque da torneirinha da gasolina é eficiente "em termos"... Dependendo da marca da moto, pois no caso das Kansas e Mirages 150, devido a um mal crônico dessas torneirinhas, com o tempo elas perdem sua eficiência em bloquear o fluxo da gasolina e mesmo com ela na posição "fechada" a moto anda normalmente. Vi isso em uma Mirage 150 que teve seu registro fechado em Itanhaém-SP e veio até S.B. do Campo-SP sem problema algum (subiu até a Serra).
    Não que a pessoa que fechou esse registro tenha sido eu.... não pratico atos desse tipo!

    ResponderExcluir
  2. Hãhã... sei...

    E ficou sabendo que alguém tinha fechado a torneirinha lá em Itanhaém por vidência, telepatia, poderes psíquicos, né?

    Quem te conhece que te compre... ;)

    Forte abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir