segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Modificações que não dão certo - Parte 2

Uma modificação que fiquei namorando durante muito tempo foi colocar um pneu maior que o original na minha moto.


Imagem: http://tires2012.com  para quem gosta de pneu.


Com pneus como esses, eu não queria mais nada.

Finalmente chegou o dia, e foi aí que fiz a maior burrada da minha vida.

Logo ao sair da loja, caiu um pé d'água como há muito não se via. Era um sinal.

Adepto da ideia de que você deve conhecer os limites de sua moto em todas as situações, aproveitei para ver como ele se comportava na chuva.

O danado aquaplanou a 65 km/h.... coisa que o original nunca tinha nem pensado em fazer.

Bom, fiquei cauteloso com ele para os dias de chuva... mas o pior estava por vir.

Minha corrente começou a ficar desregulada e saltar fora da coroa com uma frequência absurda. A cada 200 ou 300 km eu era obrigado a ajustar de novo, e mesmo assim ela acabava escapando nos lugares mais impróprios... nas BRs, no meio da serra, assim que botamos os pés (e rodas) na Argentina...

Levou tempo para esta anta associar que o motivo era o esforço maior imposto pelo pneu sobre a transmissão.

Então aí vai minha recomendação:

Ao trocar de pneus, não é necessário ser fiel à marca original de sua moto, mas é fundamental respeitar suas dimensões.

O prejuízo foram vários jogos de relação inutilizados, mas se algum dia a corrente tivesse travado a roda, o tombo poderia ser muito grave.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário