O motociclista novato pode se surpreender com algumas coisas que só as motos fazem, mas que são perfeitamente normais:
É normal a moto dar um tranco quando você engata a primeira marcha, ainda mais logo cedo pela manhã.
Durante a noite, o pacote de discos de embreagem (alternadamente de cortiça e aço) ficam secos (o óleo escorre por causa da gravidade) e se colam uns aos outros.
Além disso, as motos não têm sincronizadores no câmbio, o acoplamento entre as engrenagens é feito por ressaltos e rebaixos se encaixando à força, quando você pisa no pedal do câmbio elas são empurradas uma contra a outra.
Quatro ressaltos de uma engrenagem em movimento precisam se encaixar nos quatro rebaixos de uma engrenagem parada... não é uma operação delicada.
Para minimizar esse tranco matinal, acione algumas vezes o manete da embreagem durante o aquecimento do motor para descolar e lubrificar os discos.
E para minimizar o tranco ao engatar a primeira marcha ao longo do dia, ao arrancar dê um pequeno impulso com o pé ou aproveite o declive da rua para que o acoplamento seja feito com as rodas girando, isso facilita o encaixe e minimiza o tranco.
Se usando essa técnica o tranco não for minimizado, verifique se não está na hora de ajustar o cabo da embreagem.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Pois é, Luís! As motos fazem coisas que, se os carros fizessem, o dono levaria para a oficina, quem não está acostumado fica bastante preocupado. Volta e meia a minha dá uns trancos na transmissão que até hoje não identifiquei o motivo, mas 60 mil km depois, cheguei à conclusão de que fazem parte da personalidade dela... hehehe
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
Esclareceu minha dúvida
ResponderExcluirAdorei a dica. vou testar nos proximos dias.
ResponderExcluirAdorei a dica. vou testar nos proximos dias.
ResponderExcluirENTENDI PERFEITAMENTE,DICA LEGAL VALEU!!!!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirUm abraço,
Jeff
Tava preocupado com o engate da minha Bmw Gs650, valeu a dica.
ResponderExcluirOlá, Wesley!
ExcluirPreocupado com o tranco, dá uma lida nesta postagem:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/09/como-nao-perder-seu-motor-zero-km-e.html
É para ficar preocupado mesmo!
Depois conta para a gente o que encontrou na sua moto!
Um abraço,
Jeff
Outra dica boa é acionar o manete da embreagem algumas vezes sem engatar a marcha. Isso faz o óleo passar novamente pelo disco de embreagem e o tranco não acontece mais. Ou pelo menos não deveria acontecer, aí vale dar uma verificada no cabo pra ver se precisa ser substituído ou ajustado.
ResponderExcluirOlá, Bruno.
ExcluirIsso está dito no texto:
"Para minimizar esse tranco matinal, acione algumas vezes o manete da embreagem durante o aquecimento do motor para descolar e lubrificar os discos."
Valeu pela dica de verificação do cabo.
Um abraço,
Jeff
Olá, leitor!
ExcluirAlgumas motos têm embreagem que dão trancos bem intensos, como as ducati e harley, é característica de projeto.
Se a regulagem do cabo não resolve, talvez sejam as molas que enfraqueceram. Não dão mais o curso que davam, então você perde a proporcionalidade do curso da alavanca e a embreagem trabalha 100% acoplada / 100% desacoplada, sem meio termo.
Boa sorte com sua moto!
Um abraço,
Jeff
Não sei te dizer... somente quem viu a moto poderá avaliar a situação.
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff
Olá, Igor!
ResponderExcluirO sintoma parece mesmo de embreagem mal regulada. Se não der mais ajuste no ajustador junto do manete, volte-o totalmente para dentro e regule no ajustador na parte de baixo do cabo, junto do motor.
Precisa haver uma folga mínima de 0,5 a 1 cm medida na ponta do manete antes de a embreagem se desacoplar.
Um abraço,
Jeff
Olá, leitor. Acredito que você seja o Igor, né?
ResponderExcluirRespondi essa pergunta logo abaixo.
Um abraço,
Jeff
Isso vai depender do sistema de ajuste adotado pela fabricante da sua moto.
ResponderExcluirSe a porca de regulagem fica de um lado ou de outro da fixação do cabo.
Mas o que você precisa fazer é obter aquela folga na ponta do manete. Tente para um lado e, se o resultado não for o desejado, faça o contrário.
Nada como a prática, a tentativa e erro para nunca mais esquecer.
Abraço,
Jeff
Isso foi respondido ontem. A parte que eu não respondi esta na postagem acima.
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