O filtro de ar tem a função de impedir que poeira e areia entrem no seu motor, e existem dois tipos: o filtro de espuma embebida em óleo e o filtro de papel seco.
À esquerda, filtro de papel novo; à direita, filtro pedindo substituição. Nem todo filtro permite ver a sujeira, porque alguns trabalham de dentro para fora e a sujeira fica retida internamente.
Caso o filtro seja removido, a poeira e areia funcionarão como uma lixa dentro do seu motor, desgraçando o pobrezinho.
Para funcionar bem, o filtro de ar precisa estar desobstruído, porque ele perde eficiência com o passar do tempo.
No caso do filtro de papel, basta substituir o cartucho ou elemento de acordo com a recomendação do fabricante, geralmente 10 ou 20 mil km.
Nunca tente limpar o filtro com ar comprimido, porque é uma economia besta: isso arromba os poros do papel, e ele começará a deixar passar grãos de poeira muito maiores, justamente aquelas que ele deveria impedir.
Nunca aplique óleo num filtro de papel!
O filtro de espuma embebida em óleo dura mais tempo, mas precisa ser limpo e embebido em óleo periodicamente, senão ele perde a função de retenção da poeira.
É um trabalho... nojento.
Qual o inconveniente de se usar um filtro sujo?
Um filtro obstruído por sujeira não deixa passar ar suficiente para o motor. Ou seja, ele afoga o motor.
Como resultado, sua moto se torna beberrona de gasolina e consumidora de óleo, ou seja, suas despesas aumentam.
Isso acontece porque o motor é um fominha, se o filtro não deixar passar ar suficiente, ele compensará sugando mais gasolina do carburador e mais óleo do cárter, levando a moto a produzir mais fumaça que o normal.
Ou seja, uma moto fumando não representa necessariamente um problema ou a necessidade de recondicionar o motor...
A simples substituição do filtro de ar de papel (ou limpeza e banho de óleo do filtro de ar de espuma) podem fazer sua moto voltar à condição ideal.
É um pequeno trabalho ou gasto, mas vale a pena pela economia de combustível e pela diminuição do consumo de óleo.
O consumo elevado e a consequente falta de óleo no motor resulta em grande prejuízo e pode colocar você em risco se o motor vier a falhar numa rodovia ou via expressa.
Falaremos mais sobre isso, estou preparando uma série de postagens sobre lubrificação.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Daí vem minha dúvida: e os filtros "esportivos"? Dizem que o grande tchãn deles é a entrada maior de ar, mas isso também não permite que entre mais impurezas?
ResponderExcluirPois é, Daniel... em engenharia, você descobre um santo para cobrir outro. O filtro esportivo deixa passar mais ar, e consequentemente partículas maiores. Em uso esportivo, o ganho de desempenho compensa a redução da vida útil do motor. Na minha primeira moto, eu usava o filtro esportivo que a tecnologia da época permitia, tipo corneta com uma camada fina de espuma. Por ser mais fino (mas supostamente com o mesmo tamanho dos poros), eu era obrigado a limpá-lo toda semana. Mas vendi aquela moto com 32 mil km e acho que o motor já estava mais perto da retífica que o da minha moto atual, sempre com filtro original.
ExcluirBom, quase sempre... hehehe
Um abraço,
Jeff