segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como vai seu filtro de ar?

Frequentemente esquecemos de um componente vital para o bom funcionamento de seu motor: o filtro de ar.

O filtro de ar tem a função de impedir que poeira e areia entrem no seu motor, e existem dois tipos: o filtro de espuma embebida em óleo e o filtro de papel seco.

Imagem: McGyver Vinícius Melo

À esquerda, filtro de papel novo; à direita, filtro pedindo substituição. Nem todo filtro permite ver a sujeira, porque alguns trabalham de dentro para fora e a sujeira fica retida internamente.

Caso o filtro seja removido, a poeira e areia funcionarão como uma lixa dentro do seu motor, desgraçando o pobrezinho. 

Para funcionar bem, o filtro de ar precisa estar desobstruído, porque ele perde eficiência com o passar do tempo.

No caso do filtro de papel, basta substituir o cartucho ou elemento de acordo com a recomendação do fabricante, geralmente 10 ou 20 mil km.

Nunca tente limpar o filtro com ar comprimido, porque é uma economia besta: isso arromba os poros do papel, e ele começará a deixar passar grãos de poeira muito maiores, justamente aquelas que ele deveria impedir.

Nunca aplique óleo num filtro de papel!

O filtro de espuma embebida em óleo dura mais tempo, mas precisa ser limpo e embebido em óleo periodicamente, senão ele perde a função de retenção da poeira.

É um trabalho... nojento. 

Qual o inconveniente de se usar um filtro sujo?

Um filtro obstruído por sujeira não deixa passar ar suficiente para o motor. Ou seja, ele afoga o motor.

Como resultado, sua moto se torna beberrona de gasolina e consumidora de óleo, ou seja, suas despesas aumentam.

Isso acontece porque o motor é um fominha, se o filtro não deixar passar ar suficiente, ele compensará sugando mais gasolina do carburador e mais óleo do cárter, levando a moto a produzir mais fumaça que o normal. 

Ou seja, uma moto fumando não representa necessariamente um problema ou a necessidade de recondicionar o motor... 

A simples substituição do filtro de ar de papel (ou limpeza e banho de óleo do filtro de ar de espuma) podem fazer sua moto voltar à condição ideal. 

É um pequeno trabalho ou gasto, mas vale a pena pela economia de combustível e pela diminuição do consumo de óleo.

O consumo elevado e a consequente falta de óleo no motor resulta em grande prejuízo e pode colocar você em risco se o motor vier a falhar numa rodovia ou via expressa.

Falaremos mais sobre isso, estou preparando uma série de postagens sobre lubrificação.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

2 comentários:

  1. Daí vem minha dúvida: e os filtros "esportivos"? Dizem que o grande tchãn deles é a entrada maior de ar, mas isso também não permite que entre mais impurezas?

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    1. Pois é, Daniel... em engenharia, você descobre um santo para cobrir outro. O filtro esportivo deixa passar mais ar, e consequentemente partículas maiores. Em uso esportivo, o ganho de desempenho compensa a redução da vida útil do motor. Na minha primeira moto, eu usava o filtro esportivo que a tecnologia da época permitia, tipo corneta com uma camada fina de espuma. Por ser mais fino (mas supostamente com o mesmo tamanho dos poros), eu era obrigado a limpá-lo toda semana. Mas vendi aquela moto com 32 mil km e acho que o motor já estava mais perto da retífica que o da minha moto atual, sempre com filtro original.
      Bom, quase sempre... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

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