sábado, 17 de agosto de 2013

Modificações que não dão certo - Parte 1

Quem gosta de personalizar sua moto se entusiasma com o projeto, mas em geral não faz ideia dos riscos que isso pode trazer.

Uma modificação muito comum e tentadora é a troca do guidão. 

Guidões mais baixos deixam a moto mais "esportiva", guidões mais altos a deixam "custom", há gosto pra tudo. 


Imagem: http://olddogcycles.com um dos melhores blogs sobre motos e espírito motociclístico/motoqueiro que você vai encontrar neste país tropical.

Essas mudanças parecem apenas estéticas e inofensivas, mas infelizmente a realidade é traiçoeira.

O problema está no risco de pane mecânica gravíssima que pode surgir por conta dessa modificação "bobinha".

Guidões muito mais altos exigem cabos e mangueira de freio mais longos, então você é obrigado a adaptar componentes mais longos.

O problema surge quando o guidão não é assim tão mais alto e o dono fica tentado a reaproveitar os danados...

Os cabos elétricos poderão se romper, provocando uma pane ou curto-circuito, você a pé no meio do nada. À noite. Na chuva. No inverno. Em Santa Catarina. No Morro da Igreja.

E o que é mais perigoso, a mangueira (ou cabo) do freio dianteiro passa a receber esforços para os quais não foi feita.

Sabe aquele arame do clipe que você dobra para um lado e para outro, e ele vai ficando cada vez mais fácil de quebrar? 

Acontece a mesma coisa quando a suspensão sobe e desce: a roda estica a mangueira/cabo inúmeras vezes, até que se rompa.

E provavelmente isso irá acontecer no exato momento em que você mais precisar deles.

Imaginou o que é ver o trânsito parando na sua frente, acionar com vontade o freio e a moto simplesmente não responder?

Isso vai doer muito, no bolso ou em outras partes do seu corpo...

Comento isso porque hoje vi uma moto personalizada, com um belo guidão feito à mão. 

Mas a mangueira do freio estava no limite de se romper... a sorte do novo proprietário foi ter me mostrado a moto para tirar uma dúvida quanto ao motor.

Ao optar por um guidão mais alto, leve em conta a imperiosa necessidade de troca desses componentes. 

Se o guidão não for muito mais alto que o original, é até possível que a simples inversão da posição da conexão da mangueira na pinça de freio seja suficiente para aliviar o esforço sobre a mangueira.

Mas a solução correta é usar flexíveis e cabos mais longos para evitar surpresas muito, muito ruins.

Na próxima postagem sobre este tema, falarei sobre os problemas do uso de pneus maiores que os originais.

Um abraço,

Jeff

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