Se esse sintoma começou a aparecer de uma hora para outra, pode ser uma simples sujeira no miolo do interruptor de ignição ou do corta-corrente.
Aplicar um aerossol de limpeza pode eliminar algum detrito que esteja fechando um minúsculo curto-circuito insuficiente para queimar o fusível, mas suficiente para drenar a bateria ao longo da noite.
Caso sua moto seja equipada com esse dispositivo, o primeiro suspeito é o alarme/rastreador.
Pode ter ocorrido um problema na instalação, ou o sistema elétrico de sua moto não está aguentando compensar o consumo normal desse acessório.
As luzes do painel ficando mais fracas indicam um problema no retificador/regulador. Essa peça transforma a energia elétrica enviada pelo alternador a fim de ser aproveitada pela bateria.
O retificador/regulador é um componente relativamente frágil; mas tem a vantagem de não custar muito caro. Sua substituição é rápida, qualquer oficina faz o serviço na hora.
E os últimos suspeitos serão o alternador (mas isso é raro) ou a própria bateria, que tem vida útil máxima de 5 anos, a maioria delas abre o bico depois de 3 anos. Ou menos, se ela tiver sido muito maltratada.
Antes de pensar em trocar a bateria, examine as outras possibilidades de custo menor. Substituir o alternador somente em último caso, se os testes na oficina comprovarem devidamente que ele é o problema.
Você encontrará outras explicações sobre a bateria e macetes para economizá-la nas postagens:
Antes de pensar em trocar a bateria
A minha moto vive com problema na bateria
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Certa vez eu critiquei o uso de uma bateria de no-break, porque a adaptação/gambiarra poderia apresentar riscos graves. No entanto, o Daniel me provou por a+b que a dele funciona muito bem nos últimos 3 anos, então recomendo a quem estiver interessado em tentar essa alternativa, avalie os riscos, procure uma bateria de no-break de boa qualidade, e faça a adaptação com profissionalismo para evitar resultados incendiários...
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff