quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Minha moto amanhece com a bateria fraca

Se você não percebeu nada errado no dia anterior, tipo as luzes do painel ficando mais fracas, esse sintoma é causado por alguma coisa roubando energia durante a noite.


Imagem: Achada no google enquanto procurava uma ilustração para bateria fraca. Tudo a ver.

Se esse sintoma começou a aparecer de uma hora para outra, pode ser uma simples sujeira no miolo do interruptor de ignição ou do corta-corrente.

Aplicar um aerossol de limpeza pode eliminar algum detrito que esteja fechando um minúsculo curto-circuito insuficiente para queimar o fusível, mas suficiente para drenar a bateria ao longo da noite.

Caso sua moto seja equipada com esse dispositivo, o primeiro suspeito é o alarme/rastreador. 

Pode ter ocorrido um problema na instalação, ou o sistema elétrico de sua moto não está aguentando compensar o consumo normal desse acessório. 

As luzes do painel ficando mais fracas indicam um problema no retificador/regulador. Essa peça transforma a energia elétrica enviada pelo alternador a fim de ser aproveitada pela bateria.

retificador/regulador é um componente relativamente frágil; mas tem a vantagem de não custar muito caro. Sua substituição é rápida, qualquer oficina faz o serviço na hora.

E os últimos suspeitos serão o alternador (mas isso é raro) ou a própria bateria, que tem vida útil máxima de 5 anos, a maioria delas abre o bico depois de 3 anos. Ou menos, se ela tiver sido muito maltratada.

Antes de pensar em trocar a bateria, examine as outras possibilidades de custo menor. Substituir o alternador somente em último caso, se os testes na oficina comprovarem devidamente que ele é o problema.

Você encontrará outras explicações sobre a bateria e macetes para economizá-la nas postagens:

Antes de pensar em trocar a bateria

A minha moto vive com problema na bateria

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

Um comentário:

  1. Certa vez eu critiquei o uso de uma bateria de no-break, porque a adaptação/gambiarra poderia apresentar riscos graves. No entanto, o Daniel me provou por a+b que a dele funciona muito bem nos últimos 3 anos, então recomendo a quem estiver interessado em tentar essa alternativa, avalie os riscos, procure uma bateria de no-break de boa qualidade, e faça a adaptação com profissionalismo para evitar resultados incendiários...
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir